Revista Lusófona de Educação n.º 29 (2015)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 29 (2015) por assunto "COGNIÇÃO"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Aplicación de las Redes Asociativas Pathfinder : al análisis de los conceptos forma, tamaño y color en alumnos con Discapacidad Intelectual(Edições Universitárias Lusófonas, 2015) Torres, Noelia Bizarro; Luengo González, Ricardo; Casas García, Luis M.; Carvalho, José Luís; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO projeto de investigação que serve de base a este artigo trata de averiguar se o trabalho concreto com materiais manipulativos (Blocos Lógicos de Dienes), que implicam as características básicas e práticas de forma, tamanho e cor, contribui para o desenvolvimento das estruturas cognitivas associadas a estes conceitos básicos. O trabalho de campo foi levado a cabo com sujeitos portadores de Deficiência Intelectual. Empregouse uma metodologia de investigação baseada na técnica de inquérito e os instrumentos usados na recolha de dados foram a observação direta do trabalho em sala de aula, a realização de atividades de identificação de conhecimentos prévios, a ordenação de cartões (Card Sorting) e a consulta e representação de redes concetuais através do programa MICROGOLUCA. A análise e representação dos conceitos desenvolvidos foi efetuada a partir da técnica de “Redes Associativas Pathfinder” de acordo com a “Teoria dos Conceitos Nucleares”. Entre os resultados mais relevantes destaca-se a necessidade de que os docentes disponham de recursos para determinar os conceitos mais significativos a partir dos quais os alunos estruturam o seu conhecimentos e, em função dos resultados obtidos, planificar e desenvolver situações de aprendizagem ou conceber e utilizar materiais de apoio que ajudem a reforçar e consolidar esses conhecimentos.Item Benefícios da aprendizagem musical no desempenho académico dos alunos : a opinião de diretores e de professores do Ensino Básico português(Edições Universitárias Lusófonas, 2015) Mónico, Lisete S. M.; Santos Luiz, Carlos dos; Souza, Dayse Neri de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste estudo analisa a opinião de diretores e professores de escolas do Ensino Artístico Especializado de Música do Ensino Básico português quanto à influência da aprendizagem musical no desempenho académico dos alunos. Foram inquiridos quatro diretores e vinte professores de alunos que frequentam os Cursos Básicos de Música e de Canto Gregoriano do 3º ciclo do Ensino Básico. Da análise de conteúdo realizada emergiram três categorias de unidades de registo (UR): (1) Indeterminação causa-efeito entre aprendizagem musical e desempenho académico (4.5% de UR nos diretores e 7.0% nos professores), (2) Benefícios não musicais não exclusivos da aprendizagem musical (6.0% apenas nos diretores) e (3) Benefícios não musicais decorrentes da aprendizagem musical. (89.6% nos diretores e 93.0% nos professores). Nesta 3ª categoria, os benefícios no domínio do desempenho académico foram indicados em segundo lugar pelos diretores e em último pelos professores, comparativamente aos ganhos em dois outros domínios emergentes nesta categoria: desenvolvimento social e pessoal e capacidades cognitivas. Concluímos que a opinião sobre os benefícios da aprendizagem musical se estende muito além do domínio do desempenho académico. Os resultados são discutidos atendendo à influência que o cargo dos entrevistados poderá ter na avaliação dos efeitos da aprendizagem musical no desempenho académico, bem como nos domínios do desenvolvimento social e pessoal e das capacidades cognitivas.