Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor por assunto "ACESSIBILIDADE"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O impacto da requalificação do parque escolar nas necessidades educativas especiais(2015) Alves, Odett Ribeiro; Cavaco, Nora, orient.O presente trabalho tem por objetivo conhecer o impacto que as obras de requalificação escolar levadas a cabo pela Parque Escolar E.P.E., tiveram ao nível das acessibilidades e dos equipamentos específicos para os alunos com necessidades educativas especiais. Para tal foi realizado um inquérito por questionário junto das escolas intervencionadas no Distrito do Porto. Foi também realizada uma revisão da literatura, focando o apoio aos alunos com necessidades educativas especiais e as boas práticas de construção escolar, particularmente ao nível da escola inclusiva. Foi possível constatar que houve melhorias generalizadas ao nível das acessibilidades, embora tenham sido identificados alguns problemas. O mesmo não se verificou ao nível dos equipamentos específicos, relativamente aos quais não houve melhorias. Ficou claro que as obras estudadas focaram apenas a acessibilidade física e não tiveram uma preocupação mais inclusiva, mais orientada para o design inclusivo ou universal, ao contrário das melhores práticas internacionais. Por outro lado, as funções de algumas escolas só foram definidas após o arranque das obras, levando à realização de adaptações insatisfatórias. A suspensão das obras, além de ser um problema, constitui também uma oportunidade para corrigir os problemas identificados e permitir a criação de uma escola mais inclusiva.