Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor por assunto "AGEING"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Qualidade de vida no processo de envelhecimento e a integração nos centros de dia (uma perspectiva do utente)(2011) Silva, Flora Cristina Moreira e; Sequeira, Paulo, orient.Fruto das alterações demográficas nas últimas décadas, verifica-se um duplo envelhecimento: na base e no topo, advindo daí a necessidade de respostas sociais. Os Centros de Dia são estruturas semi-institucionalizadas que surgem enquadradas numa política de 'envelhecer em casa' sendo, por isso, uma verdadeira alternativa ao internamento permanente. O objectivo geral deste estudo passa por avaliar, na perspectiva do utente, a dinâmica institucional dos Centros de Dia e o seu contributo para a melhoria da sua qualidade de vida. O estudo é sustentando por uma amostra de 48 utentes de IPSS's e pela análise dos níveis gerais de satisfação, serviços disponibilizados, actividades propostas e graus de participação dos utentes. Como instrumento de recolha de dados, usou-se uma versão adaptada do 'Questionário do Utente', do protocolo de avaliação de Centros de Dia. Os resultados apontam para respostas favoráveis a uma boa socialização, muito próximas da concordância na autonomia e bom nível de satisfação relativamente à satisfação global. Nas actividades de vida diária, exceptuando o tomar banho, todos os outros itens obtiveram resposta ‘sem ajuda’. Relativamente à intensidade de utilização dos Centros de Dia registámos um valor elevado. O principal motivo de adesão ao programa é a necessidade de companhia.