Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor
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Percorrer Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação Especial e Domínio Cognitivo e Motor por assunto "ASPERGER'S SYNDROME"
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Item Inclusão de alunos com Síndrome de Asperger no Ensino Básico : perceções e práticas dos docentes(2015) Fernandes, Cláudia Regina da Silva; Cavaco, Nora, orient.No presente trabalho, dá-se a conhecer as perceções e as práticas pedagógicas dos docentes do ensino básico do Agrupamento de Escolas João Villaret, em Loures, no ano letivo de 2013/2014, face à inclusão de alunos com Síndrome de Asperger, aprofundando e ampliando, assim, os conhecimentos existentes acerca desta problemática. Os dados resultam de um inquérito composto por vinte itens, num total de cinquenta e cinco questões. Participaram neste inquérito cinquenta e seis docentes dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Teve como objetivos perceber o que os docentes pensam sobre a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, e mais especificamente com Síndrome de Asperger, nas suas aulas, conhecer as medidas de diferenciação utilizadas pelos mesmos, assim como os aspetos facilitadores e os obstáculos identificados por estes professores no desenvolvimento do seu trabalho com esses alunos. Para isso, foi importante abordar outras questões como, por exemplo, a formação dos professores, a legislação de incidência na escolaridade de alunos com necessidades educativas especiais, o papel das TIC e dos diferentes intervenientes educativos. Em suma, pretendeu-se com este trabalho contribuir para um melhor ensino-aprendizagem numa escola que se pretende inclusiva.Item A inclusão de crianças com Asperger no ensino regular(2012) Gomes, Maria Grasiela Pereira Botelho Negrão; Pereira, Rafael Silva, orient.Propusemo-nos com este trabalho efetuar um estudo de investigação sobre a questão da inclusão de crianças com Síndrome de Asperger (SA) nas salas de aulas do Ensino Regular, aprofundando os conhecimentos, quer a nível individual quer a nível da sociedade em geral, acerca da temática. É objetivo deste estudo obter mais informação acerca desta síndrome, visto que muitas vezes é confundida como uma Perturbação Obsessiva – Compulsiva, Depressão, Esquizofrenia, entre outras patologias. Este panorama aponta para a necessidade de mais investigações que demonstrem as potencialidades interativas de crianças com SA e a possibilidade de sua inclusão no ensino regular. A amostra foi constituída por cinquenta e nove docentes de três escolas do distrito de Braga. Como instrumento de recolha de dados foi aplicado um inquérito com recurso à escala de Likert, com cinco opções de resposta, em que duas respostas eram abertas e vinte e três eram fechadas. Em síntese, após uma investigação quantitativa através da análise e interpretação dos dados verificou-se que no que diz respeito à concordância ou discordância dos inquiridos quanto à inclusão dos alunos com SA, grande parte concorda, sendo recorrente a referência da necessidade de implicar um acompanhamento constante por parte da educação especial.Item Perceção dos professores e dos pais face às competências dos alunos com Síndrome de Asperger(2012) Seiça, Raquel Alexandra Leitão de; Pereira, Fernando Oliveira, orient.Uma escola inclusiva é aquela onde todos os alunos são aceites e educados em salas regulares e recebem oportunidades adequadas às suas habilidades e necessidades. Pretende este estudo investigar e analisar a forma como os professores e os pais percecionam as competências dos alunos com síndrome de Asperger (SA) comparativamente à perceção que têm dos outros alunos sem problemas. Vários são os estudos que apontam para as principais competências deficitárias nestes indivíduos. Uma perceção mais clara e precisa por parte dos professores e dos pais permitirá adotar estratégias de intervenção com maior eficácia. No capítulo I, foi feita uma análise aos referenciais teóricos sobre SA, relativamente à etiologia e evolução histórica do conceito; ao diagnóstico e caraterísticas principais. Aborda-se ainda as competências da criança / jovem com síndrome de Asperger, nomeadamente sociais, emocionais, comunicacionais, cognitivas e motoras. O capítulo II é constituído pela caraterização e organização metodológica da investigação. Tecem-se algumas considerações gerais acerca da pertinência do tema e definem-se os objetivos. É caraterizada a amostra e são formuladas as hipóteses do estudo. É estruturado o método da investigação, partindo do problema apresentado e da orientação dada pelas hipóteses; o que permitiu formular as questões do estudo. Além disso, foram descritos os instrumentos metodológicos de recolha de dados. No capítulo III, é feita a exposição e consequente análise descritiva dos resultados obtidos. No capítulo IV, procede-se à discussão e interpretação dos resultados, propondo-se fazer inferências e relacioná-las com a abordagem teórica efetuada sobre a temática em estudo. Por fim, foram elaboradas conclusões, as quais decorreram diretamente das interpretações dos resultados, permitindo formular um conjunto de contribuições.Item Qual o atendimento de um aluno com síndrome de Asperger no ensino regular(2015) Amaral, Maria de Fátima Fernandes; Cavaco, Nora, orient.O presente estudo versa sobre o atendimento de um jovem com Síndrome de Asperger no contexto escolar, propondo-se o mesmo perceber as suas dificuldades, não só na capacidade de aprender, como na sua relação com os seus pares. O principal objetivo deste trabalho é conhecer o atendimento deste jovem na escola regular; quais as estratégias aplicadas a este jovem de forma a ultrapassar as suas dificuldades, quer ao nível das aprendizagens como, também na relação interpessoal. Uma outra questão prende-se com o seu futuro sobretudo numa opinião dos profissionais como perspetiva face a este jovem. Este estudo é qualitativo numa necessária abordagem teórica das palavras chave e uma parte empírica do trabalho. O estudo abrange a sua mãe e sua Encarregada de Educação, a Professora de português, a Diretora de Turma e também sua Professora de físico-química e a Psicóloga que o acompanha a dois anos. A recolha de dados foi feita através de três instrumentos de investigação: pesquisa documental, entrevistas e algumas conversas telefónicas com a mãe que favoreceram todo o decorrer da investigação. A observação em sala de aula não foi possível devido à oposição da própria escola; isso envolveria o conhecimento dos encarregados de educação da minha presença na sala de aula e a escola considerou ser pouco apropriado. Os resultados do estudo revelaram que a inclusão por parte de todos os professores resultou num bom funcionamento da turma e isso refletiu-se nos bons resultados do aluno em estudo. Os funcionários intervieram de forma eficaz junto do aluno desenvolvendo medidas para o bom funcionamento nos intervalos, estabelecendo um bom relacionamento com os outros alunos, nomeadamente com este aluno com síndrome de Asperger que permanecia, por sistema sempre sozinho. Em determinados momentos conseguiu estabelecer relação com alguns colegas, situação observada pela diretora de turma e também pela professora de português.Foi possível perceber a existência de uma boa relação do aluno com os professores, que melhorou gradualmente com os seus pares. Foram extremamente importantes as estratégias utilizadas pelos professores para aumentar o bem-estar, tão fragilizado deste aluno nas suas competências sociais e no deficiente no domínio de alguns conteúdos das disciplinas. Sendo estes os objetivos principais do presente trabalho, pode considerar-se que o mesmo alcançou com sucesso o que se propôs.