Mestrado em Marketing e Publicidade
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Percorrer Mestrado em Marketing e Publicidade por assunto "COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES"
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Item O Impacto dos Ambientes Promocionais em Montras na Estratégia Comercial de um Ponto de Venda e no Comportamento do Consumidor(2013) Dias, Ana Carina Viegas; Bacelar, Jorge, orient.O comércio a retalho tem sido alvo de mudanças devido à crescente importância do consumidor no mercado e, por isso, um ponto de venda bem sucedido é aquele que possui uma imagem distinta e consistente na mente deste, potenciando os produtos e os serviços oferecidos. Neste contexto, o visual merchandising, um componente do marketing no ponto de venda, permite a potenciação da imagem do retalhista através do desenvolvimento de uma atmosfera de compra que envolve o consumidor desde a entrada do espaço comercial. Considerada o “cartão de visita” do ponto de venda, a montra é uma importante ferramenta de comunicação que tem como principal objetivo exercer influência no potencial cliente com base no poder de sedução dos seus ambientes promocionais. Esta investigação tem por base o estudo de caso da Rua de Santa Catarina, no Porto, caracterizada pelo enfileiramento de montras em toda a sua extensão e pelo ambiente muito característico que a envolve, procurando averiguar a influência que os ambientes promocionais nas montras dos espaços comerciais desta rua têm nas opções de consumo e como resultado das estratégias comerciais desses pontos de venda.Item Sustentabilidade à portuguesa : hábitos de consumo(2014) Silva, Cláudia Isabel Rebelo da; Ferreira, Maria José Moutinho, orient.As famílias da atualidade, associadas ao consumismo e ao materialismo, têm hoje uma pesada herança ambiental fruto dos excessos económicos e sociais. Segundo a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente (1987) torna-se necessário “lançar a pedra fundamental dos debates internacionais sobre diversas questões ambientais até então irrefletidas, ensejando a vinculação necessária sobre a proteção conjunta de direitos interdependentes e relacionados, como a vida humana e o seu desenvolvimento, a poluição e o esgotamento dos recursos não renováveis”. Em vários países, incluindo Portugal, existem fatores que contribuem para tal esgotamento, tais como a mudança climática, a poluição do ar e a produção de resíduos, colocando assim as famílias no centro do problema, pelo efeito multiplicador das suas atitudes e comportamentos. Esta àrea do consumo sustentável das famílias tem vindo a receber um aumento de pesquisas resultando numa série de critérios que pretendem medir o consumo sustentável das famílias, sendo que das mais mediáticas está a pegada ecologica. Este aumento reflete um reconhecimento das preocupações ambientais que, no entanto, ainda não tem sido objeto de pesquisa no que respeita a Portugal e às famílias portuguesas. Procura-se contribuir para o estudo dos atuais conhecimentos relativos aos comportamentos das famílias em termos de hábitos de consumo, e até que ponto são esses hábitos sustentáveis. Para medir o comportamento sustentável das famílias, o estudo foca um conjunto de critérios estabelecidos, e conclui que o consumo sustentável das famílias estudadas não é de todo sustentável. O que implicitamente leva ao reconhecimento de uma incongruência na relação entre o marketing verde e o atual consumo das famílias, que deveria ser preocupante para as empresas e governos. Este estudo tem como principal objetivo investigar de que forma as famílias agem e se comportam nos seus hábitos de consumo e nas suas opções domésticas, levando à percepção das áreas onde há mais trabalho para que se possa perceber quais os comportamentos em que as famílias revelam haver uma preocupação sustentável. Pretende-se ainda identificar as fontes de informação que fomentam as decisões das familias relativamente a questões de sustentabilidade ambiental.