Revista Lusófona de Educação n.º 52 (2021)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 52 (2021) por assunto "EDUCATIONAL POLICY"
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Item Educação e futuros: desafios em busca de equidade(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Gatti, Bernardete A.; Menezes, Luiz Carlos deEste texto faz sintética apreciação das condições sociais e educacionais no Brasil e apresenta propostas de ação para enfrentar situações de grande carência ou risco no atendimento educacional básico. A edu cação escolar no Brasil ainda deixa muito a desejar, embora políticas educacionais implementadas nos últimos trinta anos tenham ensejado alguns avanços a serem reconhecidos. A emergência da pandemia do novo coronavírus agudizou desigualdades e seletividades já existentes. À luz dos diferenciais sociais e econômicos sugere-se um mapeamento de condições extremas que demandem ações específicas, como ponto de partida para intervenções com participação local. Este seria caminho plausível para se buscar a superação de desigualdades gritantes. Palavras chave: políticas educacionais; dados educacionais; desigualdade; propostas de ação.Item Que educação para quais futuros? Entrecruzamento de olhares a partir da casa global(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Cunha, Célio da; Dantas, Lucimar AlmeidaEste artigo apresenta uma síntese expandida dos trabalhos que com põem o dossier Os futuros da educação: aprendendo a solidarizar-se, ora publicado pela Revista Lusófona de Educação, por ocasião do lan çamento do terceiro relatório da Unesco. Traça um panorama das re flexões de autores de diferentes partes do mundo sobre os futuros da educação, a partir dos seus locais de fala, áreas de estudo e contextos epistemológicos. As reflexões e propostas para os futuros da educação apresentadas passam por temas como a racionalidade e o papel do Estado, a educação na era do antropoceno, a evolução das ideias pe dagógicas, o lugar do ensino superior e da universidade no século XXI, a análise de contextos sociais, econômicos e políticos na criação de políti cas educativas e a crise de sustentabilidade dos modelos educacionais. Como eixo comum, defende-se a refundação da instituição escolar e dos seus modelos e uma educação para a sustentabilidade humana.