Revista Lusófona de Educação n.º 52 (2021)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 52 (2021) por assunto "GLOBALISATION"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A pedagogia do encontro como uma pedagogia de baixa densidade: contextos (socio) educativos e relacionais(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Martins, Ernesto CandeiasO texto valoriza a pedagogia do encontro na formação humana e convivência. A realidade quotidiana exige uma (nova) perspetiva de encontro(s), não só de tempos, mas entre pessoas/grupos, culturas e gerações, em que o ‘entre’ apresenta interação comunicacional/dialó gica, na diversidade de temporalidades coexistentes na sociedade. O encontro é, no âmbito antropológico, ético e pedagógico, um espaço de convergência na relação do ser humano com o ‘outro(s), para ge rar o ‘Nós’. A nossa argumentação, de índole hermenêutica analítica, aprofunda o sentido do encontro norteado pelos seguintes objetivos: entender o encontro em termos pedagógicos tendo em conta a rece tividade dos seres humanos para que a sua mesmidade seja aberta à alteridade e outras formalidades humanas; (re)atualizar a pedagogia do encontro no marco das pedagogias de baixa densidade; potencializar a pedagogia do encontro, na congeneridade entre formalidade-conteúdo de apreensão real na base da vertente dialógica e convivencial. O marco teórico-conceptual oscila entre um conjunto de referências filosóficas, sociológicas, pedagógicas e éticas que permitiram estruturar o texto em dois pontos: 1º ‘evidência’ do cenário atual da sociedade, geradora de metamorfoses e emergências; 2º ‘desafio’ na base da pedagogia do ‘en contro’, explicitando a sua conceptualização no âmbito das pedagogias de baixa densidade. Pretendemos que a(s) pessoa(s) sejam geradoras do ‘Nós’, já que somos ‘Nós’ cada vez mais na realidade. Palavras chave: pedagogia do encontro; pedagogias baixa densidade; ética alteridade; rede sistémica; convivência; cidadão global.Item Que educação para quais futuros? Entrecruzamento de olhares a partir da casa global(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Cunha, Célio da; Dantas, Lucimar AlmeidaEste artigo apresenta uma síntese expandida dos trabalhos que com põem o dossier Os futuros da educação: aprendendo a solidarizar-se, ora publicado pela Revista Lusófona de Educação, por ocasião do lan çamento do terceiro relatório da Unesco. Traça um panorama das re flexões de autores de diferentes partes do mundo sobre os futuros da educação, a partir dos seus locais de fala, áreas de estudo e contextos epistemológicos. As reflexões e propostas para os futuros da educação apresentadas passam por temas como a racionalidade e o papel do Estado, a educação na era do antropoceno, a evolução das ideias pe dagógicas, o lugar do ensino superior e da universidade no século XXI, a análise de contextos sociais, econômicos e políticos na criação de políti cas educativas e a crise de sustentabilidade dos modelos educacionais. Como eixo comum, defende-se a refundação da instituição escolar e dos seus modelos e uma educação para a sustentabilidade humana.