Revista Lusófona de Educação n.º 37 (2018)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 37 (2018) por assunto "DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL"
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Item A Interação entre pares: que lugar na avaliação do desempenho docente?(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Sá, Susana OliveiraA avaliação do desempenho docente, quando realizada segundo o modelo da supervisão entre pares, tem assumido uma importância desmedida nas preocupações e nas atividades dos docentes, gerando tensões no ambiente profssional, para além das inerentes a qualquer dispositivo de avaliação e desvios em relação aos objetivos centrais propostos. Com este estudo, investigou-se de que forma a interação entre pares substitui com vantagem a supervisão entre pares, sobretudo em escolas onde os quadros docentes são estáveis e os seus docentes possuem mais de 15 anos de serviço. Neste contexto, optamos por uma investigação de natureza qualitativa, de tipo estudo de caso, recorrendo, para isso, à análise de narrativas de docentes e de entrevistas semiestruturadas às docentes. Os dados recolhidos foram tratados recorrendo às técnicas de análise de conteúdo, através do software de análise qualitativa webQDA. Em contextos similares, a interação entre pares constitui um indutor da melhoria da prática docente, uma vez que proporciona a hétero e a auto-refexão. Este método contribui para a edifcação de práticas de ensino refexivas, e, consequentemente, para uma melhoria das aprendizagens, para o sucesso dos estudantes e para o desenvolvimento profssional dos docentes, sendo uma excelente alternativa à avaliação de desempenho docente.