Revista Lusófona de Educação n.º 37 (2018)
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Item Aprendizaje escolar y percepción de competencia lingüística en alumnos de origen inmigrante(University of Lusophone Humanities and Technology, 2018) Rego, Miguel Santos; Priegue Caamaño, Diana; Crespo Comesaña, Julia; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA aquisição de um nível de competência linguística sufciente para acompanhar as aprendizagens escolares é um dos aspetos de maior importância para os/as alunos/as de origem imigrante poderem completar os níveis de escolaridade obrigatória. É por isso que neste trabalho pretendemos examinar a perceção que os/as alunos/as autóctones e imigrantes têm da sua competência linguística em galego e em castelhano, e analisar em que medida esta perceção está relacionada com a sua trajetória académica. Para isso, realizamos um estudo comparativo das variáveis objeto de estudo, diferenciando os/as alunos/as nacionais (n=1.061) dos imigrantes (n=332), procurando com isso verifcar se entre ambos os grupos ocorrem diferenças estatisticamente signifcativas. As análises realizadas permitem-nos constatar, por um lado, que os/as alunos/as com origem imigrante percebem que possuem uma menor competência linguística em galego do que em castelhano, e, por outro, que, quando se trata do castelhano, as respostas de ambos os grupos apontam para a disposição de uma boa competência linguística, ainda que os resultados académicos dos/as alunos/as não nacionais refram que têm maiores difculdades para poder concluir o ensino obrigatório.Item Aproximándonos al derecho al asilo en España(University of Lusophone Humanities and Technology, 2018) Villanueva Turnes, Alejandro; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO asilo tem uma tradição importante no que diz respeito à sua existência, o que faz dele um direito com um enfoque relevante. O presente estudo tem como objetivo fornecer ao leitor uma visão geral do direito de asilo nos termos da lei espanhola. Esta abordagem requer um método segundo o qual se analisam os regulamentos existentes, a doutrina mais importante sobre este tema e os pronunciamentos jurisprudenciais considerados mais notáveis. Isto permite ter uma visão básica do direito, que tem uma dimensão internacional inegável e indispensável, mas que também é necessário conhecer a sua vertente nacional, para o compreender melhor. No caso de Espanha, partimos da regulação constitucional para alcançar a regulamentação legal, que também se adapta aos instrumentos internacionais. A chave deste trabalho é determinar, por um lado, quem pode solicitar o direito de asilo, e em que circunstâncias, deixando para outro estudo o procedimento a seguir. A conclusão básica é que não só temos um direito internacional, mas também, no caso espanhol, um novo direito constitucional, face à ausência de outras Constituições espanholas que contenham o mesmo. Além disto para se solicitar este direito deve possuir-se o estatuto de refugiado, que traz consigo um medo sério de perseguição, que deverá ser testado e encontrar a sua base numa série de motivos previstos pela legislação.Item Bem-estar psicológico na reforma: a importância da preparação dos trabalhadores para a transição(University of Lusophone Humanities and Technology, 2018) Pocinho, Ricardo; Belo, Pedro; Silva, Carlos da; Navarro Pardo, Esperanza; Fernández Muñoz, José; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO envelhecimento da população é uma realidade atual da nossa sociedade e, portanto, torna-se fundamental a criação de estratégias para que esta fase da vida seja vivida de forma positiva e saudável. Não obstante, é impossível evitar certas perdas que vão ocorrendo ao longo do envelhecimento, pois fazem parte do próprio processo. A reforma é uma dessas perdas, a nível social, com um grande impacto na vida dos indivíduos e nas famílias uma vez que todos nós somos profssionalmente ativos durante grande parte das nossas vidas. Torna- se, assim, importante a criação de estratégias precoces que habilitem as pessoas adultas e profssionalmente ativas para prepararem o seu próprio processo de reforma, isto é, a transição do trabalho ativo para a aposentadoria. Uma dessas estratégias poderá ser a frequência de um curso que se destina a preparar as pessoas adultas para esta transição. O presente trabalho avança com hipóteses sobre o impacto desta estratégia no nível de bem-estar psicológico dos adultos.Item Confictos armados y fujos migratorios en el Oriente europeo actual(University of Lusophone Humanities and Technology, 2018) Doval Adán, Antonio; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAo longo dos últimos vinte e cinco anos, a Europa do Leste tem sido afectada por di-versas tensões geopolíticas e confitos armados, de intensidade variável. Neste contexto e com uma perspectiva didática são analisados os principais focos de violência que ainda permanecem ativos e o seu impacto sobre os fuxos migratórios recentes. Assim, todas as 17 regiões européias en confito estudadas geraram quase 1,1 milhões de refugiados e cerca de 3,5 milhões de pessoas deslocadas a nível interno. Da mesma forma, as guerras fora da Europa estão causando a entrada maciça e descontrolada nos países europeus de quase 1,2 milhões de imigrantes e refugiados em cada ano. A intensifcação destes fuxos migratórios nos últimos anos tem levado a tensões sócio- políticas internas e à adoção de medidas protecionistas cada vez mais agressivas contra os imigrantes ilegais o que tem provocado em vários países europeus un aumento dos populismos e das organizações políticas xenófobas extremista e ultranacionalista, opondo-se à entrada de estrangeiros nos seus Estados. Enquanto isso, os movimentos separatistas que enfrentam hoje nas repúblicas de Lugansk e Donetsk e em outros lugares na Europa, mais os interesses geoestratégicos no Cáucaso e na região do Mar Negro, têm contribuido a reativar a tensão geopolítica entre a Rússia e as principais potências ocidentais, confgurando uma nova bipolaridade entre a Europa Ocidental e a Europa Oriental.Item A Interação entre pares : que lugar na avaliação do desempenho docente?(University of Lusophone Humanities and Technology, 2017) Sá, Susana Oliveira; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoA avaliação do desempenho docente, quando realizada segundo o modelo da supervisão entre pares, tem assumido uma importância desmedida nas preocupações e nas atividades dos docentes, gerando tensões no ambiente profssional, para além das inerentes a qualquer dispositivo de avaliação e desvios em relação aos objetivos centrais propostos. Com este estudo, investigou-se de que forma a interação entre pares substitui com vantagem a supervisão entre pares, sobretudo em escolas onde os quadros docentes são estáveis e os seus docentes possuem mais de 15 anos de serviço. Neste contexto, optamos por uma investigação de natureza qualitativa, de tipo estudo de caso, recorrendo, para isso, à análise de narrativas de docentes e de entrevistas semiestruturadas às docentes. Os dados recolhidos foram tratados recorrendo às técnicas de análise de conteúdo, através do software de análise qualitativa webQDA. Em contextos similares, a interação entre pares constitui um indutor da melhoria da prática docente, uma vez que proporciona a hétero e a auto-refexão. Este método contribui para a edifcação de práticas de ensino refexivas, e, consequentemente, para uma melhoria das aprendizagens, para o sucesso dos estudantes e para o desenvolvimento profssional dos docentes, sendo uma excelente alternativa à avaliação de desempenho docente.Item Migrantes y refugiados: apuntes clave para un nuevo relato(University of Lusophone Humanities and Technology, 2018) Aguilar Idáñez, María José; Buraschi, Daniel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoApresentamos neste artigo algumas ferramentas conceptuais para interpretar o paradoxo moral da falta de reconhecimento dos direitos das pessoas que buscam refúgio, considerando os recentes dados relacionados com as migrações forçadas. A nossa proposta de análise baseia-se na ideia que a indiferença e a justificação da violência contra as pessoas que tiveram que se deslocar procurando ajuda, refletem a existência de fronteiras morais que os excluem do nosso espaço moral. As fronteiras morais são o conjunto de imagens, ações, formas discursivas, esboços mentais, sentimentos e símbolos que constituem representações sociais compartilhadas, e são construídas pela interação, no mediapolis, de um círculo vicioso racista entre os media, o discurso das elites e o discurso social; por um triplo processo de negação, diferenciação e construção da imagem dos refugiados e migrantes como ameaça. Finalmente mostramos algumas estratégias de resistência e um decálogo urgente para gerar um relato novo que reenquadre a situação e permita construir um acolhimento inclusivo na comunidade. Palavras-chave: migrações forçadas; indiferença; fronteiras morais; mediapolis; comunicaçao participativa antiracista.Item El papel de la escuela en la migración: buscando buenas prácticas desde las competencias saber ser y saber estar(University of Lusophone Humanities and Technology, 2018) Malvar Méndez, M. Laura; Fernández Tilve, M. Dolores; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoCom este trabalho pretendemos contribuir para a análise e estudo das concorrências actitudinales (saber ser e estar) implicadas no desenvolvimento de umas boas práticas para enfrentar a diversidade cultural no âmbito da orientação escolar. Tendo em conta que a diversidade supõe um grande valor que a escola tem de saber aproveitar e fazer redundar em seus pilares democráticos, consideramos que é necessário pôr especial ênfase naquelas concorrências emocionais que possam ajudar o orientador escolar no desenvolvimento de uma praxis orientada a fortalecer os valores que impregnan e potencian a coesão social desde uma perspectiva intercultural. Aqui situamos num lugar privilegiado competências como: diálogo, respeito, empatía, responsabilidade, tolerância, gestão de estrés, tolerância à frustración, comunicação, negociação, colaboração, etc. que podem confgurar um modelo competencial que gere práticas interculturales para a construção de pilares que sustentem a convivência e a rejeição à violência. Construir um modelo competencial intercultural, baseado nas competências saber ser e saber estar, supõe um grande desafo mas também uma necessidade imperiosa hoje por hoje. Sería, portanto, estabelecer propostas dirigidas a todos os alunos desde uma aproximaçao cooperativa e participativa, que implique uma atitude de abertura às culturas em áreas de uma sociedade mais dialogante, igualitaria e cooperante.Item Pedagogía sistémica e interculturalidad: claves para construir un aula inclusiva(University of Lusophone Humanities and Technology, 2018) Álvarez Núñez, Quíntín; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoOs processos de globalização atuais geram grandes migrações que confguram sociedades multiculturais nos países desenvolvidos. Eles enfrentam um dilema fundamental: incluir ou excluir esse grupo de pessoas. Neste artigo, vamos defender os benefícios da inclusão e compreender que a construção de escolas verdadeiramente inclusivas é uma boa maneira de ajudar a criar sociedades mais integradoras, justas e equilibradas. A partir deste ponto de partida, entendendo que a inclusão e a atenção à diversidade é um dos pilares fundamentais sobre os quais deve girar a educação do século XXI, desenvolvemos uma proposta de construção de salas de aula verdadeiramente inclusivas, onde não só os alunos imigrantes, mas todos se sintam reconhecidos, aceites e incluídos. Para fazer isso, contamos com as orientações oferecidas pela Pedagogia Sistémica, organizadas em torno de duas áreas fundamentais: atitudes, habilidades e competências pedagógicas do profesor e directrizes e estratégias a serem realizadas em sala de aula.Item Périplos textuais e representações da educação literária no ensino básico(University of Lusophone Humanities and Technology, 2018) Melão, Dulce; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA Educação Literária tem sido recentemente alvo de atenção no Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico (2015), destacando-se o seu contributo para a formação de leitores, sobretudo ao conciliar práticas de leitura autónoma com itinerários que possam promover o ensino da compreensão do texto literário. Neste estudo refetimos sobre tais desafos, a partir de um conjunto de planifcações realizadas no âmbito de um trabalho efetuado na unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita (1.º Ciclo de Estudos em Educação Básica, 3.º ano), centrado na exploração do domínio da Educação Literária em articulação com o ensino do desenvolvimento da compreensão na leitura. Utilizando como instrumentos 12 planifcações elaboradas pelos estudantes, tivemos como objetivo investigar qual a relevância da Educação Literária em sala de aula para estes estudantes, através da análise das suas diferentes propostas de operacionalização dos objetivos incluídos em tal domínio, cruzando-o com o domínio da Leitura e Escrita. Inferimos que depreciavam alguns dos objetivos e respetivos descritores de desempenho no âmbito da Educação Literária, fazendo, por vezes, uma articulação débil com o domínio da Leitura e Escrita. Concluímos que é necessário que existam programas de formação que possibilitem aos futuros profssionais da Educação consolidar o gosto pela leitura, de modo a que tal possa vir a repercutir-se no seu futuro público. La educación literaria ha recibido recientemente atención en el Programa y Metas Curriculares de Portugués de la Educación Básica (2015), destacando-se su contribución a la formación de lectores, particularmente con respecto al reconciliar de prácticas de lectura autónoma con itinerarios que pueden promover la enseñanza de la comprensión del texto literario. En este estudio se refexiona sobre estos desafíos a partir de un conjunto de planes de aula realizados en un trabajo de la unidad curricular de Introducción a la Lectura y Escritura (Grado en Educación Básica, 3er año) centrado en la exploración de la educación literaria en articulación con la enseñanza del desarrollo de la comprensión lectora. Utilizando como instrumentos 12 planes de aula desarrollados por los estudiantes, nuestro objetivo fue investigar la relevancia de Educación Literaria para estos estudiantes en las clases, a través del análisis de sus diferentes propuestas para poner en práctica los objetivos allí incluidos, cruzándolos con el campo de la Lectura y la Escritura. Deducimos que menospreciaran a algunas de las metas y los respectivos descriptores de desempeño de la educación literaria, haciendo, a veces, una conexión débil con la lectura y la escritura. Concluimos que es necesario que existan programas de entrenamiento que permitan a los futuros profesionales de la educación consolidar los hábitos de lectura, por lo que esto pueda llegar a ser refejado en su futuro público.Item Proyectos de inserción laboral en tierra de nadie: el caso de las mujeres refugiadas(University of Lusophone Humanities and Technology, 2018) Mariño Fernández, Raquel; Fernández Tilve, M. Dolores; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA crise social em que se encontra a Europa obriga-nos a repensar a realidade de hoje a partir da vertente socioeducativa. O processo de inserção laboral torna-se cada vez mais rigoroso, mutável e complexo para responder as exigências de hoje. Estes factores agudizam-se em sectores vulneráveis como é o caso dos refugiados que chegam aos nossos países com uma imperante necessidade de se inserirem no mercado de trabalho. Este artigo tem como objetivo oferecer novas vias e recursos tecnológicos que permitam a construção de projectos sociais e profssionais mais efcazes e operacionalizáveis; neste caso, dirigidos às mulheres refugiadas já que estamos ante um colectivo especialmente vulnerável e desfavorecido neste campo. Afgura-se-nos fundamental que iniciemos aqui os processos de análises e exploração da realidade laboriosa e cultural do país de acolhimento, com a fnalidade de adquirir um conhecimento mais realista do que lhes oferece e lhes solicita o mercado a que desejam aceder. Em suma, apresentamos ferramentas para que as mulheres refugiadas planifquem adequadamente o seu processo de integração e inserção sócio-laboral, uma vez superadas as difculdades iniciais aquando da sua chegada.Item Serviços educativos em bibliotecas públicas(University of Lusophone Humanities and Technology, 2018) Lage, Maria Otília Pereira; Bandeira, Carla; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAs Bibliotecas Públicas Portuguesas confguram-se hoje como serviços democráticos culturais e educativos, direcionados aos interesses e necessidades dos seus públicos diversifcados que procuram atrair e fdelizar proativamente através de estratégias e técnicas de comunicação, motivação, formação e educação integrando as novas tecnologias de informação. Neste enquadramento têm um papel fulcral os Serviços Educativos que funcionam como mediadores entre a biblioteca e os seus utilizadores. Esta importante valência de educação não formal das bibliotecas agrega um conjunto multifacetado de ações de largo espectro: promoção da leitura e da compreensão leitora, desenvolvimento das literacias, projetos de formação ao longo da vida, atividades de caráter lúdico e pedagógico particularmente direcionadas a crianças e jovens, para além de outras iniciativas integradas e/ou segmentadas, mas sempre programadas e planifcadas em função dos públicos-alvo. O presente artigo desenvolve a temática enunciada, e nesse contexto, centra-se na descrição, avaliação e análise do panorama nacional atual dos Serviços educativos nas Bibliotecas Públicas Portuguesas.