Revista Lusófona de Educação n.º 37 (2018)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 37 (2018) por assunto "ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Pedagogía sistémica e interculturalidad: claves para construir un aula inclusiva(University of Lusophone Humanities and Technology, 2018) Álvarez Núñez, Quíntín; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoOs processos de globalização atuais geram grandes migrações que confguram sociedades multiculturais nos países desenvolvidos. Eles enfrentam um dilema fundamental: incluir ou excluir esse grupo de pessoas. Neste artigo, vamos defender os benefícios da inclusão e compreender que a construção de escolas verdadeiramente inclusivas é uma boa maneira de ajudar a criar sociedades mais integradoras, justas e equilibradas. A partir deste ponto de partida, entendendo que a inclusão e a atenção à diversidade é um dos pilares fundamentais sobre os quais deve girar a educação do século XXI, desenvolvemos uma proposta de construção de salas de aula verdadeiramente inclusivas, onde não só os alunos imigrantes, mas todos se sintam reconhecidos, aceites e incluídos. Para fazer isso, contamos com as orientações oferecidas pela Pedagogia Sistémica, organizadas em torno de duas áreas fundamentais: atitudes, habilidades e competências pedagógicas do profesor e directrizes e estratégias a serem realizadas em sala de aula.