Revista Lusófona de Educação n.º 41 (2018)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 41 (2018) por assunto "AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item University rankings: between market regulation and the diffusion of organizational models : The Brazilian case(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Teodoro, António; Santos, Eduardo; Costa Junior, Reinaldo da; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNeste artigo, apresentam-se dois dos mais conhecidos rankings de universidades produzidos a nível internacional, o Academic Ranking World Universities (ARWU) e o Times Higher Education World Universities Rankings (THE), e um de natureza nacional, o Ranking Universitário Folha (RUF), que tem como foco as universidades brasileiras. A hipótese defendida é a de que os rankings desempenham um duplo papel, o de regulação do mercado e o de difusão de modelos organizacionais. O artigo mostra a existência de diferenças entre as preocupações (e implicações) dos rankings internacionais (ARWU e THE) e do ranking nacional brasileiro (RUF), que apresenta, como principal foco, por um lado, orientar a procura de formação superior por parte das elites em direção aos cursos com maior empregabilidade, e, por outro, fornecer indicações que possam ser consideradas úteis para o mercado de trabalho no recrutamento dos profissionais melhor qualificados.