Revista Lusófona de Educação n.º 41 (2018)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 41 (2018) por assunto "CAPITALISM"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item The state of the art in comparative education and WCCES at a crossroads in the 21st Century(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Torres, Carlos Alberto; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO foco deste trabalho situa-se nas potenciais contribuições e desafios emergentes da educação comparada. A globalização trouxe uma globalização heterogênea do mundo, tendo como maior expressão o capitalismo mundial, deixando espaço aberto para as divergências. Teoria e pesquisa de campo limitadas constituem obstáculo ao propósito da educação comparada como campo intelectual para a análise da globalização e da antiglobalização. O autor, baseado em sua carreira de teórico crítico e sua experiência como presidente do referido Conselho, desenha uma breve perspectiva histórica da educação comparada e internacional. Considerando esta última não como disciplina e, sim, uma área interdisciplinar, afirma que, neste período, aprendemos a trabalhar com três amplas orientações: científica, pragmática e uma dimensão internacional da educação, eminentemente global. Todavia, as melhores contribuições da educação comparada e internacional não floresceram no Conselho. Assim, o trabalho conclui com proposições para a continuidade da sua trajetória. As mais importantes são a adoção das posições da Conferência de Incheon, bem como assumir que nosso firme compromisso se mantém com projetos de igualdade e transformações.