Revista Lusófona de Educação n.º 24 (2013)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 24 (2013) por assunto "ENSINO SUPERIOR"
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Item Construindo uma ponte Brasil-África: a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Luso- Afrobrasileira (UNILAB)(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Gomes, Nilma Lino; Vieira, Sofia Lerche; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo discute aspectos relativos à criação e implementação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), uma das mais novas instituições federais de ensino superior do Brasil. Trata-se de uma instituição multi-campi localizada nas cidades de Redenção e Acarape – Ceará e São Francisco do Conde – Bahia. Criada pela Lei Federal nº 12.289/2010, suas atividades letivas tiveram inicio em 25 de maio de 2011, Dia de/da África. Com a missão de construir uma ponte histórica entre o Brasil e países de língua portuguesa, é baseada no princípio da cooperação solidária e tem um projeto político-pedagógico diferenciado. Abriga estudantes brasileiros e oriundos dos países parceiros em seu empreendimento – Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Também o seu corpo docente é composto de várias nacionalidades. O texto detém-se sobre a sua inserção no cenário da ampliação do acesso à universidade pública no Brasil, aspectos relativos à sua criação, situação atual e alguns desafios à construção de seu projeto.Item Equidad en la Educación Superior Cubana : Logros y Desafíos(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Tristá Pérez, Boris; Almeida, Amelia Gort; Iñigo Bajos, Enrique; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoSocial inclusion in education and, particularly in Higher Education is a relevant study field, because of its significant impact in social and economic growth. It is well known that universities in Latin America where exclusive institutions situation which could be associated with different factors such as the 300 years of colonialism, the black spot of slavery and the traditional gender discrimination. In the Cuban case, after 1959 Revolution, the Government proclaimed the right to education as one of its main policies and made remarkable efforts to promote social inclusion of traditionally vulnerable groups historically discriminated due to gender or skin color, instead of the uneasy economic conditions derived from the United States Government hostility to the revolutionary process. The problem is if the implemented programs to promote equity have been enough and if the new policies in Higher Education access could lead to new forms of vulnerability for different social groups. That is why the objective of the study presented is to identify the present trends in Cuban Higher Education equity by mean of the analysis of indicators such as: schooling rate, social and demographic characteristics of enrolment, educational funding and parents’ educational level, among others. The results show a strong trend to equity, however, there are others vulnerability factors which can be associated with the concept of accumulation of cultural capital presented by Bourdieu in different texts. The hypothesis is that those vulnerability factors will be reinforced in the next years because of the promulgation of a meritocratic access system that will make appear new exclusion factors at long and medium terms. Some of the factors linked to accumulation of cultural capital like parents educational level, quality of teaching in the pre-university level and community cultural environment must be under scrutiny in the next years and are considered in the present work.Item Paulo Freire e a Universidade(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Romão, José Eustáquio; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste trabalho trata de um tema pouco abordado na literatura educacional, quebrasileiro tornou-se conhecido em todo o mundo como pensador e promotor da alfabetização e da educação de adultos. Dado o movimento, recentíssimo, de criação, implantação e implementação de novas matrizes institucionais di- ferentes dos modelos clássicos de Instituição de Ensino Superior (IES) no mun- do, este artigo relaciona o conceito de educação popular – a maior contribuição da América Latina e, certamente de Paulo Freire, ao pensamento pedagógico mundial – à nova concepção de universidade, identificando nichos universitá- rios de produção de ciência pública e democracia cognitiva omnilateral.Item O pensamento de Paulo Freire: suas implicações na Educação Superior : Eduardo Santos e Manuel Tavares conversam com o Professor Celso Rui Beisiegel(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Beisiegel, Celso Rui; Santos, Eduardo; Tavares, Manuel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoCelso de Rui Beisiegel possui graduação em Ciências Sociais (1958), mestrado em Sociologia (1964) e doutorado em Sociologia (1972) pela Universidade de São Paulo – USP. Exerceu a chefia do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação e a Diretoria da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, e foi Pró-Reitor de Graduação da USP entre 1990 e 1993. Sua experiência académica situa-se na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, política educacional, sociologia da educação e educação de jovens e adultos. Autor de vasta obra, disseminada por livros e artigos científicos, destacam-se aquelas em que discorre sobre o pensamento de Paulo Freire e a educação popular: (2010) Paulo Freire. Recife: Editora Massangana. (1982) Política e Educação Popular. A teoria e a prática de Paulo Freire no Brasil. São Paulo: Ática. (1974) Estado e Educação Popular: Um estudo sobre a educação de adultos. São Paulo: Livraria Pioneira Editora. A entrevista do Prof. Celso de Rui Beisiegel, um dos maiores especialistas brasileiros no pensamento de Paulo Freire, com quem conviveu e debateu os temas da educação, foi realizada no seu gabinete na USP em junho de 2013, tendo por temática central “Paulo Freire e a Educação Superior”. Esta entrevista, que a seguir se reproduz, foi uma amabilidade especial do Professor Celso para com a Revista Lusófona de Educação e, por isso, aqui ficam os nossos sinceros agradecimentos.Item O trabalho coletivo como princípio pedagógico(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Gadotti, Moacir; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoMoacir Gadotti é Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra, Doutor Honoris Causa pela Universidade Rural do Rio de Janeiro, Professor Titular da Universidade de São Paulo, Fundador e atual Presidente de Honra do Instituto Paulo Freire. É autor de diversos livros, traduzidos em vários idiomas, entre eles: Pedagogia da práxis (1996); História das ideias pedagógicas (1998); Paulo Freire: Uma biobibliografía (2001); Pedagogia da Terra (2002); Perspectivas atuais da educação (2003); Os mestres de Rousseau (2004), Educar para um outro mundo possível (2006) e Educar para a sustentabilidade (2008). Tendo em vista a edição de um número da Revista Lusófona de Educação com um dossier temático sobre Paulo Freire e a Educação Superior, lançamos a Moacir Gadotti o repto de escrever um curto texto, para inserir na secção Depoimentos, sobre um dos princípios do pensamento de Paulo Freire que, na sua perspectiva, mais se poderia aplicar à Educação Superior. Feito o desafio, Moacir Gadotti, com toda a sua amabilidade, brindou-nos com o texto que se segue, subordinado ao tema: o trabalho coletivo como princípio pedagógico. O mesmo desafio foi feito a José Eustáquio Romão, um dos companheiros de Paulo Freire e fundador do Instituto Paulo Freire. Graduado em História, pela Universidade Federal de Juíz de Fora (1970) e Doutorado em História Social (1978) e em Educação (1996) pela Universidade de São Paulo. Diretor e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Universidade Nove de Julho (UNINOVE), em São Paulo, onde coordena o Grupo de Pesquisa “Culturas e Educação”. É professor visitante da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), de Lisboa, da Universidad de La República de Uruguai e da Universidad Cade Cauca, da Colômbia. Foi Diretor e fundador do Instituto Paulo Freire, coordenando a cátedra do oprimido. Atualmente, é membro do Conselho Nacional da Educação (CNE). Autor de uma vasta obra entre livros e artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, destacam-se, apenas, algumas das obras relacionadas com o pensamento de Paulo Freire: (2012). Paulo Freire e Amilcar Cabral. São Paulo: Instituto Paulo Freire. (2011). Educação de adultos: teoria, prática e proposta. São Paulo: Cortez. (2011) . Paulo Freire e a Educação de Adultos: Teorias e Práticas. Brasília: Liber Livro. (2011). Avaliação Dialógica: desafios e Perspectivas. São Paulo: Cortez . (2010). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica. (2005). Paulo Freire: educar para Tranformar - Almanaque Histórico. São Paulo: Mercado Cultural, 2005. O depoimento, amavelmente concedido por Eustáquio Romão, centra-se sobre a relação do pensamento de Paulo Freire com Educação Superior e com as perspectivas das Instituições de Ensino Superior, particularmente das Universidades, com o legado freiriano.Item A Universidade e a pluridiversidade epistemológica : a construção do conhecimento em função de outros paradigmas epistemológicos não ocidentocêntricos(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Tavares, Manuel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNo nosso tempo, as questões relativas à universidade e educação superior trazem consigo grandes incertezas, quer no que diz respeito às funções da universidade nas sociedades contemporâneas, à sua organização interna, às relações que estabelecem com os centros de poder político, económico e financeiro quer relativas à inclusão de novos públicos, ao saber que se transmite e à relação entre ensino, investigação e inovação. As questões que nos inquietam relacionam-se com a dimensão epistemológica da universidade, ou seja, como ela será capaz ou não de incorporar outros modelos de racionalidade e outras epistemologias que resultam da diversidade e riqueza culturais existentes no mundo. A partir de algumas propostas e análises teóricas (Bernheim & Chauí, Estermann, Freire, Nóvoa, Santos, Teodoro), defende-se a tese de que as universidades convencionais, pelos seus compromissos com o poder económico- financeiro e com as agendas internacionais impostas pelas organizações neoliberais, pela sua estrutura ainda colonial e pelo grau de colonialidade que invade as dimensões do poder e do conhecimento, não têm capacidade para incluir os diversos saberes e promover a interculturalidade. Apresentam-se algumas experiências inovadoras de educação superior na América Latina, sobretudo as universidades interculturais que, enraizadas nas comunidades indígenas e afrodescendentes, os seus projetos pretendem responder aos anseios e necessidades dos povos e nações que historicamente foram excluídos dos processos de construção social. Apresenta-se a proposta de Boaventura Santos da universidade popular dos movimentos sociais (UPMS) e recuperam-se os princípios do pensamento de Paulo Freire aplicados a uma educação superior emancipatória e popular.