Revista Lusófona de Educação n.º 45 (2019)
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Item Competencias y curriculum en educación de adultos : hábitos docentes en Asturias(University of Lusophone Humanities and Technology, 2020) Molina Martín, Susana; Sierra Arizmendiarrieta, Beatriz; García Rodríguez, Marta Soledad; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoEm Espanha, a introdução de competências na educação ocorreu em 2006, adquirindo especial importânciaas competências-chave, entendidas como uma combinação de conhecimentos, habilidades e atitudesadequadas ao contexto e identificando-as como aquelas que todas as pessoas necessitam para a sua realização edesenvolvimento pessoal, bem como para uma cidadania ativa, inclusão social e emprego. São propostos três perfisde ensino em relação às competências: ensino tradicional, modelo em transição e trabalho por competências. Oobjetivo desta pesquisa é colocar o corpo docente dos Centros de Educação de Adultos nesses perfis de ensino. Aamostra é constituída por 85 professores de educação de adultos, dos quais 49,4% são homens e 50,6% mulheres.Para coletar as informações, foi elaborado um questionário composto por uma primeira parte, para coletar dadossobre a natureza sociológica da amostra, e um segundo, composto por cinquenta itens, com uma escala Likertde quatro níveis de resposta. Os resultados indicam que 31,76% dos docentes trabalham para o desenvolvimentode competências, enquanto os 68,24% restantes são colocados em um modelo em transição para o trabalho porcompetências.