Revista Lusófona de Educação n.º 48 (2020)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 48 (2020) por assunto "FRANÇA"
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Item L’ enseignement de l‘histoire en France a-t-il fait l’objet d’un epistémicide? : retour critique sur quelques présupposès de la pensée décoloniale(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Cocke, Laurence De: Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão crítica sobre o ensino da História em França. Argumenta-se que o ensino da História só pode ser político e, portanto, é necessário saber quais os conhecimentos básicos que os alunos devem assimilar para exercer a cidadania política. A narrativa histórica da França forjada no século XIX na época da constituição académica da disciplina de História é baseada numa narrativa linear, ancorada nas grandes personalidades e fundadores de eventos e carregada por uma lógica progressista para demonstrar o progresso de França para o melhor. Essa narrativa histórica tinha um duplo objetivo: fornecer uma matriz de identidade pela identificação comum a um destino coletivo, estabelecer um apego patriótico e um consentimento ao poder, primeiro imperial, depois republicano. Essa narrativa também pretende transmitir um ideal universal diretamente derivado dos pensamentos do Iluminismo, complexos e múltiplos, no centro do qual a História colonial ocupa um lugar central. Em 1957, os programas de História são reescritos com a participação de Fernand Braudel. A abordagem “civilizacional” oferece uma nova perspetiva sobre os espaços descolonizadores, oscilando entre a delimitação de uma nova forma de História imediata e o comentário sobre a atualidade. As questões coloniais estão fortemente representadas. O período da década de 1970 até ao presente aborda novas temáticas. A primeira diz respeito à inclusão das descolonizações como conteúdos de ensino a serem organizados numa narrativa histórica. O segundo, de caráter mais político, é a demanda social que emerge sobre a memória colonial, em conexão com a politização da França da questão da imigração colonial e pós-colonial. Hoje, a História colonial está muito presente, no ensino secundário, na faculdade e no ensino tecnológico e profissional. Palavras-chave: ensino secundário; História; colonização; colonialidade; decolonialidade.