Revista Lusófona de Educação n.º 09 (2007)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 09 (2007) por assunto "CITIZENSHIP"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Construir uma argamassa contra-hegemónica : reflexões sobre educação desenvolvimento(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Lucio-Villegas Ramos, Emilio; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoPretendemos, com este artigo, reflectir sobre educação e desenvolvimento. Para tal, é nossa intenção rever diversos conceitos, dando especial relevo à interculturalidade. Terminaremos com uma referência aos trabalhos de Freire e Gramsci.Item Investigação-acção e construção da cidadania(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Marques, Joaquim; Sarmento, Teresa; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO desenvolvimento social, económico e cultural das últimas décadas e as múltiplas alterações que se têm produzido tanto a nível familiar como a nível educativo, têm introduzido a questão da educação como acção pública a ser realizada por diferentes agentes educativos – pais, crianças, elementos da comunidade. No presente texto apresentaremos, sumariamente, três projectos com base numa metodologia de investigação-acção, indicando os contextos em que se têm desenvolvido, as suas finalidades, os processos metodológicos seguidos. Uma meta-análise destes projectos permite-nos destacar a singularidade de cada um e, ao mesmo tempo, encontrar alguns indicadores comuns, como sejam, a pertinência da colaboração como motor de exercício de cidadania de cada actor social, a (re)construção de novas formas de solidariedade social e educativa, a necessidade de desocultar a participação da criança neste processo relacional, a (re)valorização do professor enquanto profissional do humano e a afirmação da educação como projecto comum.