Mestrado em Design
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Percorrer Mestrado em Design por assunto "COMMUNICATION DESIGN"
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Item O cartaz e a imagem da mulher: a importância do cartaz como ferramenta de comunicação social(2017) Santos, Mariana de Carvalho dos; Rafael, Sónia Isabel Ferreira dos Santos, orient.Ao longo da história, mulheres se uniram para lutar por seus direitos, como cidadãs, em meio a uma sociedade marcada pela ideologia patriarcal. Na contemporaneidade, ainda são evidentes os desafios enfrentados pelas pessoas do sexo feminino, no mercado de trabalho, nas relações sociais e também pela forma com que são representadas nos meios de comunicação. Por ser uma investigação em design, essa dissertação centra-se no cartaz como ferramenta de comunicação em duas vertentes, publicitária e sensibilizadora social. É comum, nos dias de hoje, vermos anúncios que objetificam a mulher para despertar o interesse das pessoas do sexo masculino e, também, que limitam o papel da mulher aos cuidados do lar. Em contrapartida, tornou-se necessário, na sociedade atual, que demonstra um machismo enraizado, a sensibilização à liberdade feminina; sendo assim, cartazes que sensibilizam à violência contra a mulher têm sido uma solução para ir contra essa dominação de gênero e incentivar o número de denúncias. Deste modo, o presente estudo analisa e discute a responsabilidade social do designer de comunicação, por esses dois vieses de cartazes divulgados em Portugal, no século XXI, e o seu impacto na sociedade portuguesa, que alertam para a necessidade de novas abordagens e soluções criativas pelos profissionais que as desenvolvem.Item Vestir um conto: uma experiência participativa entre o design de comunicação e o vestuário infantil(2011) Palma, David Miguel Paixão; Elias, Helena Catarina da Silva Lebre, orient.Este trabalho nasce da vontade de explorar relações entre o Design de Comunicação e o vestuário infantil. Tem como objectivo fomentar um trabalho participativo no qual a produção de vestuário assume papel central no imaginário infantil, que inclui uma proposta da criação de t-shirts para crianças dos 6 aos 7 anos. O desenvolvimento da proposta foi motivado pela seguinte questão: Pode a participação das crianças, na criação do seu próprio vestuário, gerar soluções que evitem os estereótipos da iconografia visual da roupa segmentada por género? No enquadramento do trabalho estão referências a elementos históricos da relação da comunicação com o vestuário, à fantasia (MUNARI, 2007), ao design emocional (NORMAN, 2004) e ao desenvolvimento e socialização entre crianças (TOMLIN, s.d.). A metodologia é apoiada num processo participativo através da utilização dos métodos Grupo Focal, Sondas Culturais e Observação Etnográfica, permitindo a inclusão de 15 alunos do primeiro ciclo. Foi assim possível fazê-las contribuir com o seu imaginário para a conceptualização do produto final. A proposta resultou na elaboração de t-shirts que incorporam contos infantis interactivos (o Voadora, o Distraído e o Vaidoso), aplicando a experiência do Design de Comunicação aplicadas à cor, formas, texturas e tipografia. Cada t-shirt transporta uma personagem “amigo” para qualquer criança, com capacidades de interacção individual e/ou colectiva, possibilitando novas formas de estimular a sua fantasia.