Mestrado em Psicologia, Aconselhamento e Psicoterapias
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Percorrer Mestrado em Psicologia, Aconselhamento e Psicoterapias por assunto "AJUSTAMENTO EMOCIONAL"
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Item O ajustamento emocional em músicos(2014) Tacanho, João Paulo Nunes; Rosa, Joana Brites, orient.Esta investigação teve como objetivo avaliar o ajustamento emocional entre a população de músicos profissionais e os estudantes de música e estabelecer uma correlação com os seus traços de personalidade. A personalidade foi avaliada a partir do Inventário dos Cinco Grandes Fatores (BFI) de John, Donahue & Kentle (1991). O Ajustamento Emocional foi medido através das Escalas de Ansiedade, Depressão e Stresse (EADS) de Pais-Ribeiro, Honrado & Leal (2004). Foi ainda utilizado o teste de Stresse e Ansiedade em Músicos (SAM), proposto por Tacanho & Rosa (2012), especialmente adaptado a uma dimensão mais situacional. A amostra foi constituída por 106 sujeitos (49 estudantes de música e 57 músicos profissionais) com uma média de idades respetivamente de 22 e 39 anos. Quanto ao género, o grupo de estudantes constituiu-se por 30 homens e 19 mulheres, enquanto o grupo de profissionais se constituiu por 45 homens e 12 mulheres. A escala SAM apresentou uma excelente consistência interna (α = .90). Os resultados obtidos apontam para uma associação direta significativa entre a ansiedade e os traços de personalidade, principalmente entre o neuroticismo, ansiedade e ansiedade de desempenho, sendo esta associação mais forte nos estudantes de música do que nos músicos.Item Relação de vinculação, práticas educativas e ajustamento emocional na Díade Pais-Filhos(2011) Cruz, Mónica Susana Antunes da; Salvaterra, Fernanda, orient.O objectivo desta investigação foi estudar a relação entre a segurança de vinculação das crianças e a representação da vinculação, as práticas educativas e estilos parentais, com a finalidade de compreender a ligação entre estas variáveis e o ajustamento emocional das crianças. Este estudo foi constituído por 36 díades Pais-Filhos, com crianças entre os 7 e os 12 anos de idade. Os instrumentos utilizados para os pais foram: Escala de Vinculação no Adulto - EVA, para avaliar a representação da vinculação nos adultos, a Escala de memórias na Infância para pais - EMBU-P, que avalia as práticas educativas do pais e, o Questionário de Dimensões e Estilos Parentais - QDEP, que avalia os estilos educativos dos pais segundo a tipologia de Baumrind. Os instrumentos utilizados para as crianças foram: Kerns Security Scale - KSS, que avalia a segurança de vinculação ao pai e à mãe e, as memórias na Infânica para Crianças - EMBU-C , que avalia as práticas educativas parentais percebidas pelas crianças. Nesta investigação, a relação entre a representação da vinculação aos pais não foi conclusiva, não se tendo verificado a nível estatístico. No entanto, pode-se concluir a influência das práticas educativas no ajustamento emocional dos filhos.