Cadernos de Sociomuseologia Nova serie 22 - 2023 (Vol. 66) : Museu e Universidade: aproximações sob a perspectiva da Sociomuseologia

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    Universidades, coleções, museus universitários e sociomuseologia : rede híbrida de diálogos
    (Lusofona University, 2023) Silva, Maurício; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Neste artigo pretende-se analisar o contexto contemporâneo das coleções e museus universitários brasileiros a partir da ótica da sociomuseologia. São apresentados dados desta categoria especifica de museus, aqui denominados em seu conjunto heterogêneo como Núcleos Museológicos Universitários. Abordaremos aspectos de suas potencialidades e desafios para demandas sociais, com destaque para a inclusão de processos museais contemporâneos que buscam a inserção de narrativas inclusivas dentro de estruturas tradicionais, em ambientes acadêmicos, historicamente constituídos. O objetivo é desenvolver uma reflexão baseada em textos que abordam aspectos do campo museal em espaços construídos, ou mesmo em projetos, que operam nas instituições de ensino superior, no campo da pesquisa, ensino e extensão cultural, com base em coleções formadas para fins acadêmicos e que atualmente pretendem expandir suas atribuições originais, vislumbrando a sociedade como um todo, na perspectiva de seus indivíduos como agentes históricos. As redes de cooperação estão inseridas no presente estudo como um complexo sistêmico, constituindo-se como uma estratégia de ação em face dos desafios sociais para a comunicação do patrimônio museológico universitário. Aqui não se buscam conclusões e apontamentos de caminhos, mas a construção de um discurso que possa contribuir para o instigante debate sobre a relação entre sociomuseologia, museus e universidades. Palavras-chave: Museus universitários; Universidade; Sociomuseologia; Redes de cooperação
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    Artistas mulheres em museus universitários de arte no Brasil : identificando iniciativas
    (Lusofona University, 2023) Duarte, Ana Delfino; Canto, Aylana Teixeira Pimentel; Gonzales, Humberto Torres; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    O presente trabalho se propõe a discutir a temática da mulher e sua representação no contexto museológico, especialmente no que acerca museus universitários de arte, dos quais destacamos três para mediar nossa reflexão: o MusA (UFPR), o MUnA (UFU) e o MALG (UFPel). Em um primeiro momento nos atemos a reflexões que versam sobre as mulheres artistas sob o prisma de sua constante invisibilização frente ao histórico de instituições museais. Em seguida mergulhamos no panorama do ensino formal da museologia enquanto disciplina no Brasil, do museu ao contexto universitário, frisando a presença constitutiva de mulheres em seu corpus teórico e histórico. E finalmente, ao destacar o panorama da museologia e dos museus universitários em sua especificidade, atingimos por fim, nosso foco dominante no presente estudo, ao realizar um levantamento de estratégias e ações desenvolvidas no contexto brasileiro que conferem visibilidade à extensa e potente produção de artistas mulheres no recorte institucional dos três museus elencados para análise. Para além da apresentação das mencionadas iniciativas, ponderamos acerca de suas implicações na constituição imprescindível do protagonismo da mulher, tanto no campo da museologia, como no campo da arte, em ações práticas, teóricas e poéticas, enquanto agentes de suas próprias vivências e demandas, em um movimento dissidente e contínuo que objetivamos contribuir. Palavras-Chave: Museus Universitários de Arte; Artistas Mulheres; Museologia Brasileira; Museologia Social; Gênero.
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    Cátedra Kaapora: conhecimentos e conhecedores nãohegemônicos na Universidade Federal de São Paulo
    (Lusofona University, 2023) Goldstein, Ilana Seltzer; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    O presente artigo compartilha e discute experiências que vêm sendo desenvolvidas na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no âmbito da Cátedra Kaapora de Conhecimentos Tradicionais e não-Hegemônicos. Criada em 2016 e vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, a Kaapora funciona como uma plataforma de diálogos entre os saberes acadêmicos e os não acadêmicos. Um de seus diferenciais é a valorização do protagonismo dos detentores de saberes e formas expressivas não-hegemônicos, assim como a abertura a suas formas próprias de construção e transmissão de conhecimento. Trata-se de um conjunto de iniciativas que combinam ensino, pesquisa e extensão comunitária, levadas a cabo por docentes e estudantes de diversos cursos e campi da Unifesp. A Cátedra Kaapora promove cursos dentro e fora da grade curricular, oficinas, palestras presenciais e remotas, visitas técnicas, levantamentos, residências artísticas e publicações – sozinha ou em parceria com outras entidades. Assim, contribui para ampliar os horizontes intelectuais, estéticos e epistemológicos dos envolvidos e para transformar a universidade em uma “pluriversidade”. Palavras-chave: Cátedra Kaapora; Universidade Federal de São Paulo; conhecimentos não-hegemônicos; diálogos entre saberes; cotas epistêmicas
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    Documentação do patrimônio da ciência e tecnologia : o caso da colaboração entre a Universidade Federal do Pará e o Museu do Instituto Evandro Chagas
    (Lusofona University, 2023) Lima, Jéssica Tarine Moitinho de; Silva, Giselle Santos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Pensar na gestão de espaços culturais sem pensar nas possibilidades de implementação dos benefícios informacionais é virtualmente impossível. O estudo de viabilidade e a implementação do Tainacan é uma solução adotada no campo museal pelo Instituto Brasileiro de Museus e, portanto, utilizá-lo é permitir a interoperabilidade de informações museológicas em todo o sistema cultural nacional. Objetiva-se relatar as adversidades e soluções institucionais vivenciadas com o intuito de apresentar soluções para a documentação museológica de coleções científicas no âmbito do patrimônio da ciência e tecnologia. A metodologia utilizada para atingir o objetivo foi a implementação do projeto de extensão Organização e Gestão da Documentação Museológica das coleções presentes no Museu do Instituto Evandro Chagas cria um laboratório de práticas documentais museológicas que assenta no desenvolvimento de pesquisa para fundamentar a organização e representação da informação do acervo museológico do Instituto Evandro Chagas, permitindo ainda a modelagem conceitual semântica segundo padrões internacionais para acervos digitais. Esta ação de extensão universitária permite uma vivência profissional única e essencial para os alunos, ao mesmo tempo que oportuniza, por meio do trabalho executado, a divulgação da profissão e consequentemente do Curso de Museologia da Universidade Federal do Pará. PALAVRAS-CHAVE: Documentação museológica; Extensão universitária; Patrimônio da Ciência e Tecnologia
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    A campanha nacional de museus regionais : pesquisa e universidade entre São Paulo e Belo Horizonte
    (Lusofona University, 2023) Pausini, Adel Igor Romanov; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Na década de 1960 diante inúmeras transformações socioculturais, mas sobretudo, diante a Guerra Fria e a implementação do duro regime militar no Brasil, o jornalista Assis Chateaubriand, associado as figuras de Yolanda Penteado e Pietro Maria Bardi conduziram a Campanha Nacional de Museus Regionais, iniciativa mecenática, que com o apoio do Museu de Arte de São Paulo, do grupo jornalístico Diários Associados, assim como do poder público e demais financiadores incentivaram por meio de doação de coleções iniciais a abertura de museus regionais espalhados pelo Brasil. Partindo de uma metodologia dialógica, este texto busca refletir sobre algumas das influências do modelo de rede e museu implementado pela Campanha, dialogando de distintos modos com as universidades, utilizando como estudo de caso as raízes da formação e a doação do acervo da Galeria Brasiliana á Universidade Federal de Minas Gerais. Palavras-Chave: Museu Regional; Campanha Nacional de Museus Regionais; Galeria Brasiliana; Pesquisa; Universidade.
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    Ecomuseus Universitários Brasileiros : desafios e potencialidades
    (Lusofona University, 2023) Valença, Vivianne; Almeida, Gelsom; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    O presente artigo tem como objetivo analisar os Ecomuseus Universitários Brasileiros, suas ações, projetos, desafios e potencialidades ao ser considerado um museu híbrido, sendo simultaneamente um Ecomuseu e um Museu Universitário. Destacamos a relação entre teoria e prática de um Ecomuseu, priorizando a atuação integrada das comunidades e seus patrimônios e territórios. E os pilares universitário do ensino, pesquisa e extensão e como um Ecomuseu inserido neste âmbito potencializa sua missão e valores científicos e comunitários. Este trabalho faz uso da fundamentação teórico-conceitual desse tipo de museu, envolvendo as noções de território, comunidade, patrimônio científico e integral, e os desafios e potencialidades de um Ecomuseu universitário. Na interação e integração de saberes, sujeitos e interesses, investe-se no poder transformador do conhecimento e das suas próprias formas de produção, possibilitando a realização de uma “ecologia de saberes”. O ecomuseu torna-se campo de pesquisas múltiplo, de diferentes grupos de pesquisa, cursos de graduação e pós graduação, abrangendo como objeto de estudo o patrimônio, território, com sua fauna, flora, rios, mar, os processos antrópicos, histórias e memórias da população local. Palavras-chave: Ecomuseus Universitários, Museu híbrido, Ecomuseu, Universidade, Comunidade, Território.Brazilian University Ecomuseums: Challenges and Potentialities
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    A institucionalização da Museologia no Brasil : a inversão periferia-centro na disputa pelo controle do campo científico
    (Lusofona University, 2023) Rocha, Ana Karina Calmon de Oliveira; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    No Brasil, a institucionalização do campo da Museologia se deu através da criação dos Cursos na área – um na região Nordeste, na Universidade Federal da Bahia/UFBA e dois na região Sudeste, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO e o outro na Fundação Escola Livre de Sociologia de São Paulo/Fesp. Esse campo, composto por agentes em disputa, será investigado neste artigo através de análises sociológicas para, compreendendo seu funcionamento, indagar com congruência os usos das ferramentas utilizadas pelos agentes entre as décadas de 1960 e 1980. Compreender a forma particular que essa lógica assume faz-se especialmente necessário na percepção da constituição do campo Museologia no Brasil, enquanto categoria analítica, visto que é importante considerar as relações de força simbólica existentes nesse espaço no seu momento de constituição. Os profissionais atrelados a cada uma das Escolas problematizaram e desenvolveram, a partir dos estatutos epistemológicos específicos, práticas e concepções teóricas veiculadas ao trabalho técnico em museus, bem como à Museologia e tais perspectivas reverberam no campo até hoje. Palavras-chave: Campo científico; Museologia no Brasil; Colonialismo interno; Cursos de Museologia.
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    From a Babel Tower to a common ground : trans-national and undisciplined dialogues about insurgent museologies and urban planning
    (Lusofona University, 2023) Cândido, Manuelina Maria Duarte; Pappalardo, Giusy; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Na busca por práticas que vinculem a educação (no sentido freireano) com uma reflexão crítica sobre o passado visando empoderar os cidadãos na moldagem deliberada de seu futuro, este paper tem por objetivo explorar o campo comum entre as áreas da museologia e do planeamento urbano, refletindo sobre as intersecções transnacionais e indisciplinadas. Após retomar o debate sobre transdisciplinaridade e indisciplina como tendência de discursos acadêmicos (e não acadêmicos) emergentes em vários contextos e campos do conhecimento, as autoras exploram o conceito e as práticas das insurgências. O paper apresenta tais tendências emergentes que visam tornar algumas formas de museologia mais abertas às comunidades e, simultaneamente, algumas formas de processos de planejamento de base comunitária ancoradas a uma redescoberta do passado como meio de reimaginar o futuro. As autoras argumentam que a ponte entre formas insurgentes de planejamento urbano e museologia pode contribuir para abrir novas formas e trajetórias de emancipação, fundamentadas em uma consciência multifacetada do passado e um ethos de justiça socioecológica para o agora. Palavras-chave: Ecomuseus; museus comunitários; planejamento de base comunitária; paisagem; Patrimônio territorial; nova museologia
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    Práticas colaborativas de curadoria e gestão de acervos no Museu da Imigração : uma reflexão sobre sociomuseologia e universidade
    (Lusofona University, 2023) Balaguer, Otávio; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    As práticas colaborativas têm sido cada vez mais empregadas nos processos museológicos em instituições tradicionais, por meio das quais os museus se aproximam e incluem suas comunidades no ciclo curatorial. Tais esforços emergem de um compromisso com a sociomuseologia, como ferramenta de superação da distância entre museu e sociedade. Nessa perspectiva, o presente artigo busca explorar o histórico de constituição da Coleção Museológica do Museu da Imigração do Estado de São Paulo, apresentando os principais desafios experimentados na gestão do patrimônio salvaguardado e as estratégias de compartilhamento propostas na Política de Acervo da instituição, que visam a qualificação de tal coleção. Para isso, o texto discute e avalia os principais projetos implementados no âmbito do Programa de Gestão de Acervos que aproximam o museu das comunidades e da universidade, tornando-o laboratório de desenvolvimento técnico-científico. Os resultados aferidos até o momento demonstram que a colaboração técnica impacta positivamente na qualidade dos processos desenvolvidos internamente, e que tem promovido a melhoria das condições de preservação e difusão do acervo. Palavras-chave: Sociomuseologia; Currículo; Gestão de Acervos; Colaboração acadêmica; Imigração
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    Reservas técnicas do curso de conservação e restauração de bens culturais móveis da Universidade Federal de Pelotas e Museu de Telecomunicações : espaços de colaboração técnica entre acervos de instituições de Ensino Superior
    (Lusofona University, 2023) Bachettini, Andrea Lacerda; Montone, Annelise Costa; Nunes, Magda Villanova; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    O presente artigo trata da execução de colaboração técnica entre o Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), através do desenvolvimento do projeto intitulado “Gestão de Reservas: Atuação do curso de Conservação e Restauração da UFPel junto às instituições Públicas e Privadas”. Reconhecendo a importância do patrimônio científico, tecnológico e industrial que constituem os acervos de instituições de ensino superior e procurando delimitar as possíveis ações da Conservação e Restauração, no sentido de contribuir à construção do pensamento crítico e reflexão da comunidade acadêmica acerca do papel social de acervos das instituições de ensino, o projeto tem no seu escopo a reorganização e a elaboração de um instrumento de busca na forma de banco de dados das peças depositadas nas reservas técnicas do Museu das Telecomunicações e do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, que servirá de modelo de acesso e socialização desses acervos para outras instituições e a comunidade em geral. Palavras chaves: Reservas Técnicas Universitárias; Colaboração Técnica; Patrimônio Tecnológico; Patrimônio Científico. Patrimônio Industrial.
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    Entre objetos e vidas : explorando a ética em museus e coleções de patologia
    (Lusofona University, 2023) Closs, José Guilherme; Mariana, Veras; Lima, Jéssica Tarine Moitinho de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Este artigo aborda a complexa interseção entre ética, museus e coleções de patologia por meio de uma análise histórica que remonta ao século XVIII, quando a ética médica começou a ser codificada. O texto explora o contexto atual, onde as preocupações éticas se expandem para as coleções médicas. O objetivo deste artigo é analisar as complexas questões éticas envolvidas na preservação e exposição de remanescentes humanos em museus e coleções médicas, considerando a evolução histórica, os desafios contemporâneos e a necessidade de uma abordagem ética contextualizada. Para atingir este objetivo foi adotada uma metodologia que combina pesquisa histórica, análise crítica de literatura acadêmica e reflexão ética para abordar questões relacionadas à preservação e exposição de remanescentes humanos em museus e coleções médicas. Alguns dos resultados alcançados nesta análise crítica incluem a identificação da falta de diretrizes comuns para lidar com remanescentes humanos em museus, ressaltando o equilíbrio delicado entre conservação e acesso. Argumenta-se que uma abordagem ética eficaz deve reconhecer a complexidade dos remanescentes humanos, considerando-os tanto como objetos científicos quanto como testemunhas de vidas vividas, e enfatiza a importância da contextualização histórica para discernir eticamente o tratamento dessas coleções. Em última análise, conclui-se que a ética médica e as abordagens museológicas estão sujeitas a mudanças contínuas, destacando a importância de acompanhar as transformações no campo. PALAVRAS-CHAVE: Deontologia; Patrimônio científico; Museologia
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    “Os Afetos da Imagem”: relato de caso de exposição colaborativa no Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia (MUnA, UFU)
    (Lusofona University, 2023) Paula, Douglas de; Rodrigues, Rodrigo Freitas; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Este artigo aborda a curadoria da exposição "Os Afetos da Imagem" no Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia (MUnA/UFU) em abril de 2023, realizada de forma colaborativa pela equipe do museu. Essa proposta destaca a responsabilidade compartilhada entre indivíduos nas atividades museológicas e a redefinição das abordagens tradicionais de preservação da memória e extroversão do acervo. A exposição resultante celebra a diversidade artística, abrangendo diferentes tipologias, como escultura, desenho, gravura, livro de artista, objeto e pintura. Concebida e construída de forma descentralizada e colaborativa, essa curadoria parte do princípio de que o museu é um dispositivo performativo, promovendo o diálogo com a sociedade e valorizando o patrimônio cultural e artístico público. Embora a experiência de curadoria colaborativa tenha apresentado desafios, estes foram prontamente superados pela equipe, resultando em uma exposição que destaca a capacidade de trabalho em conjunto e reafirma o MUnA como espaço de experimentação e construção de saberes a partir de perspectivas compartilhadas. PALAVRAS-CHAVE: Museu. Acervo. Curadoria. Experiência Colaborativa. Preservação da Memória.
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    A memória social do Sete de Setembro da Vila Progresso quando a museologia e os museus não chegam nas periferias e no futebol de Varzéa : estudo de caso da memoria social do Sete de Setembro na Vila Progresso
    (Lusofona University, 2023) Conceição, João Pedro Rodrigues da; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    O futebol de várzea é uma prática esportiva muito difundida nas periferias do Brasil. Na cidade de São Paulo, essa prática transcende o esporte e se torna um dos principais atrativos nesses bairros, seja pela escassez e opções de lazer ou por uma tradição que acompanha o crescimento desses bairros. A prática do futebol de várzea na Zona Leste da Cidade de São Paulo é bem difundida e essa região conta com diversos times tradicionais, dentre eles o Sete de Setembro. Atualmente, o time tem uma sede em terreno privado, mas ao longo de sua história ele já teve quatro campos, todos dentro dos limites da Vila Progresso. Este artigo analisará a relação do Clube Sete de Setembro da Vila Progresso com seu bairro buscando as memórias sociais em torno do campo através de entrevistas com pessoas ligadas ao clube e ao bairro. Dessa forma, compreenderemos como essa relação influenciou e influencia historicamente a vida desse bairro e dessas pessoas e afirmaremos que a busca por essas memórias amplia o olhar sobre o campo de futebol para além de sua funcionalidade usual, e o põe como um possível espaço de memória. Palavras-chave: memória; futebol de várzea; lugar de memória