Mestrado em Contabilidade e Fiscalidade
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Item Alterações normativas e impactos estruturais em empresas de auditoria externa no contexto de Pandemia da Covid-19(2024) Lins, Gustavo Quintella Marreiro; Borralho, João Miguel C., orient.O presente trabalho tem como finalidade compreender os efeitos oriundos da pandemia de Covid-19 sobre a estrutura das firmas de auditorias, sobre as alterações que impactam as auditorias e, por fim, mapear as publicações produzidas acerca do futuro da atividade de auditoria externa, verificando as expectativas geradas por meio das informações obtidas junto a inquéritos a profissionais Conclui-se que as empresas de auditoria estavam preparadas para continuarem realizando seus trabalhos em um ambiente majoritariamente remoto; Não foram sentidos grandes impactos na estrutura organizacional ou financeira das grandes empresas; houve a implantação de novos procedimentos frente a crise de Covid-19; e foram acionados mecanismos de crise na salvaguarda dos profissionais e dos ativos destas empresas. A experiência do trabalho remoto da auditoria durante a pandemia impulsionou a transformação digital na auditoria financeira. Palavras-chave: Auditoria digital; Covid-19; Estrutura Organizacional; Impactos EstruturaisItem O impacto da pandemia do covid-19 no ensino on-line e na profissão na área da contabilidade(2023) Gouveia, Gislaine Jaqueline Pacanaro de; Borralho, João Miguel C., orient.Este estudo tem como objetivo geral contribuir para o conhecimento sobre o impacto da pandemia de COVID-19 no ensino online e na profissão da área da contabilidade. Nesta pesquisa tem-se como objetivos: analisar o impacto da pandemia do COVID-19 sobre o interesse pelo exercício da profissão na área de contabilidade, caracterizar os estudantes de contabilidade e avaliar o impacto sofrido na aprendizagem mediante o ensino remoto. O estudo foi realizado por meio de uma investigação positivista, o método foi de recolha de dados através de inquérito e o link para o questionário foi enviado por e-mail para o público em questão, isto é, os estudantes de contabilidade da Universidade Lusófona localizada em Portugal, bem como a Universidade Paulistana, localizada no Brasil. Foi obtido 120 respostas completas. O estudo permite concluir que o fator de motivação para a frequência do curso mais indicado pelos estudantes foi o gosto pelo exercício da profissão e mesmo o ensino remoto não afetou substancialmente tal interesse. Os resultados mostram que 72 dos estudantes sentem-se motivados com a frequência do curso, isto indica que mesmo o cenário de ensino remoto não impactou na motivação dos estudantes. Palavras-chave: Ensino à distância, ensino superior, contabilidade, motivação, profissão.Item A perceção dos colaborações às ações de sustentabilidade da empresa : um estudo de caso em empresa angolana(2022) Panzo, Silvina Sofia Zeyimo; Borralho, João Miguel C, orient.Angola é um país com muitos recursos naturais, mas a par disto existe também uma grande desigualdade social, onde muitos vivem situação de pobreza extrema, sem acesso à saúde, à educação, à cultura, a oportunidades de encontrar uma vida melhor. Não é possível ao Estado socorrer todas as carências vividas pelas populações de norte a sul, de este a oeste, sendo necessário e preciso que as empresas, através da responsabilidade social corporativa intervenham e ajudem a criar condições para melhorar a vida da população angolana. Nesta investigação estudamos a intervenção da Unitel no que diz respeito à sua atuação neste sentido. Abordamos este assunto tendo em conta duas vias. Em primeiro lugar estudamos a perceção dos colaboradores, através de um processo de amostragem não aleatório, por conveniência, sendo pedido aos mesmos que respondessem a um inquérito. A maior parte das questões apresentadas deu lugar a uma média superior a quanto pontos, num total de cinco, destacando se os itens relacionados com “A nossa empresa sempre paga os seus impostos de forma regular e contínua”, cuja média foi de 4,73 pontos, seguindo-se a questão “a satisfação do cliente é muito importante para a nossa empresa”, que obteve uma média de 4,71 e em terceiro lugar “a nossa empresa cumpre os regulamentos de forma completa e rápida”, com 4,59 pontos, sendo, portanto reconhecidas as práticas de RSC na dimensão externa. Em segundo lugar, recolhemos informação acerca dos programas desenvolvidos pelo Unitel, no âmbito da sua Responsabilidade Social Corporativa, explanados nos seus Relatórios. A partir deles foi possível concluir que a Unitel desenvolve várias ações, no campo da saúde, educação, empoderamento económico, cultura e desporto, com o objetivo de criar oportunidades para as populações mais vulneráveis, com especial incidência vida e futuro das crianças e das mulheres. Também a partir do inquérito foi possível concluir que a Unitel promove ações internas e externas, que aos colaboradores e aos clientes são dadas oportunidades de crescerem e alcançarem melhores condições de vida. A sua ação social passa por motivar os próprios colaboradores a investirem na sua educação e a participar ativamente nos projetos desenvolvidos. As ações desenvolvidas pela Unitel estão alinhadas com o Plano de Desenvolvimento Nacional de Angola para 2018-2020, e com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (Agenda 2030).Item O perfil do gestor e contabilista das empresas em São Tomé e Príncipe(2023) Prazeres, Diana Patrícia Castro dos; Machado, Maria João Cardoso Vieira, orient.O panorama económico presente nos dias de hoje assemelha os gestores com a necessidade de otimizarem os seus processos que os levam à tomada de decisão. Por isso, torna-se cada vez mais urgente melhorar os sistemas de controlo de gestão e as ferramentas e princípios que os suportam O Balanced Scorecard é um sistema de gestão estratégica que permite o controlo de gestão e desempenho através de um conjunto de indicadores alinhados à estratégia organizacional. O Custeio Baseado nas Atividades é uma ferramenta que permite um maior rigor no cálculo dos custos dos produtos/serviços bem como orienta os gestores para as verdadeiras causas ou fatores geradores de custos, permitindo, assim, orientar os gestores no sentido de criar valor na própria cadeia de valor da empresa. O presente estudo tem por objetivo analisar o perfil do gestor e contabilista das empresas em São Tomé e Príncipe para um melhor conhecimento e utilização sobre dois grandes métodos de contabilidade de gestão nomeadamente o método de avaliação do desempenho (BSC) e o método de valoração de produtos (CBA). Para a realização deste estudo foi criado um questionário online direcionado as 1008 empresas existentes no país, obtendo-se 33 respostas. Os resultados obtidos indicam que nas empresas os gestores e contabilistas são maioritariamente do sexo masculino com idades compreendidas entres 25 e 61 anos, o nível académico da maioria é a licenciatura tendo a área de formação a gestão. Permite-nos também concluir que a taxa de utilização do CBA é baixa e do BSC mediana, vários foram os benefícios trazidos apos a sua implementação como o aumento da comunicação externa e interna (BSC) e melhoria no controlo dos custos (CBA).Item Conhecimento e utilização dos instrumentos associados à filosofia lean : estudo empírico na indústria hoteleira em Portugal(2022) Lopes, Sérgio António Moreira; Machado, Maria João Cardoso Vieira, orient.O objetivo geral do presente estudo é contribuir para o conhecimento sobre as ferramentas associadas à gestão Lean, conhecendo sobre as suas associações entre as características dos hotéis e entre ascaracterísticas dos responsáveis financeiros de um conjunto de hotéis, em Portugal. Para este fim, foram delineados dois objetivos específicos para esta investigação: analisar a taxade conhecimento sobre as ferramentas de gestão Lean e a sua associação com as característicasdos responsáveis financeiros; e analisar a taxa de utilização destas ferramentas e a suaassociação com as características dos hotéis. Relativamente ao método de recolha de dados, traduziu-se no desenvolvimento de um inquérito online direcionado aos gestores financeiros de hotéis de 3, 4 e 5 estrelas localizados em Portugal. Obtivemos 126 inquéritos completos, o que gerou uma taxa de resposta de 24%. Os resultados obtidos desta análise permitem concluir que existem associações entre ascaracterísticas dos responsáveis financeiros e o conhecimento das ferramentas de gestão Lean,confirmando estatisticamente que a idade, as qualificações académicas, a área académica e o género influenciam o conhecimento destas ferramentas. Adicionalmente, os resultados obtidospermitem também provar a existência de associações entre as características dos hotéis e a utilização das ferramentas de gestão Lean, nomeadamente a categoria do hotel e a sua dimensão.Item Proposta para implementação de balanced scorecard num banco(2022) Padroeiro, Fernando Tchipilica João; Capelo, Carlos, orient.A crescente complexidade da envolvente exige que as organizações implementem e utilizem sistemas efetivos de controlo de gestão. O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de controlo de gestão, que suporta a implementação da estratégia através de diferentes perspetivas da organização (financeira, cliente, processos internos, aprendizagem e crescimento) articuladas segundo uma lógica causal e sistémica. O controlo de gestão é exercido através de um conjunto de instrumentos que orientam e motivam os responsáveis a atingirem os objetivos da organização, segundo um processo contínuo de aprendizagem estratégica, contribuindo fortemente para o alinhamento estratégico, tanto nos vários departamentos da instituição como na organização como um todo. O presente trabalho visa responder à questão: qual a aplicabilidade/utilidade do BSC para suportar o controlo de gestão estratégico no setor bancário? Com vista ao tratamento desta questão, foi desenvolvido um estudo de caso de implementação de um BSC numa instituição bancária, com base nomeadamente em informação obtida através de análise de documentos e entrevistas semi-estruturadas. Como resultado, foram desenvolvidos um mapa estratégico, um conjunto de indicadores-chave de desempenho (KPIs) e um conjunto de metas, iniciativas ou ações estratégicas que proporcionam aos gestores uma visão geral do desempenho organizacional.Item Práticas de gestão sustentável : balanced scorecard nas maiores PME'S portuguesas(2022) Lopes, André Alexandre Moreira; Machado, Maria João Cardoso Vieira, orient.Este estudo visa contribuir para o conhecimento sobre a compreensão e a utilização do BSC e do SBSC, como modelos de avaliação de desempenho, possibilitando a implementação do conceito de gestão sustentável nas maiores pequenas e médias empresas portuguesas. Como objetivos específicos identificam-se os seguintes: analisar se existe associação entre o conhecimento do BSC e do SBSC, como modelos de avaliação de desempenho, e as características dos responsáveis financeiros; perceber se existe associação entre a utilização do BSC e do SBSC e as características das empresas selecionadas; analisar se as empresas utilizadoras do BSC aplicam as práticas de gestão sustentável respeitantes ao SBSC; e investigar quais as dificuldades de implementação e as vantagens associadas à utilização do BSC. O método de recolha de dados foi realizado através de um inquérito direcionado aos responsáveis financeiros das primeiras 500 pequenas e médias empresas portuguesas classificadas como as maiores no ranking das 1000 maiores PME’s portuguesas. Obtivemos 56 respostas válidas. Os resultados mostraram o seguinte: as responsáveis femininas conhecem melhor os modelos de avaliação de desempenho que impulsionam as práticas de gestão sustentável; os responsáveis financeiros formados em contabilidade ou gestão conhecem mais o BSC; as empresas selecionadas apresentam uma taxa de utilização do BSC superior à de outras empresas portuguesas; as empresas industriais utilizam, proporcionalmente, mais o BSC; e as empresas que utilizam o BSC, empregam práticas de gestão sustentável respeitantes ao SBSC.Item A fiscalidade verde como determinante para padrões de produção e de consumo mais sustentáveis(2022) Louro, André Simões; Dias, Claúdia Maria Marramaque Afecto, orient.A preocupação com o ambiente tem vindo cada vez mais a aumentar, não apenas na população em geral, mas também pelos governos e entidades reguladoras de cada país. Deste modo, os diversos governos e entidades reguladoras têm implementado diversas medidas e incentivos fiscais com o objetivo de contribuir para um planeta mais sustentável, tentando influenciar e mudar alguns dos hábitos de consumo dos contribuintes. Este estudo tem como objetivo geral contribuir para um melhor conhecimento da fiscalidade verde e analisar se esta tem tido e/ou pode ter um papel determinante, para criar um planeta mais sustentável e amigo do ambiente, analisando ainda se a fiscalidade verde pode ser um determinante na adoção de melhores padrões de consumo. Foi no início de 2015, que surgiu em Portugal, pela primeira vez, um diploma - Lei nº 82-D/2014, de 31 2 de dezembro - que teve a particularidade de juntar um conjunto de normas de fiscalidade no contexto ambiental. Deste diploma surgiram um conjunto de normas relacionadas com os veículos elétricos e híbridos Plug-in que se mostraram bastante apelativas para os contribuintes portugueses. Na concretização deste estudo partiu-se da análise da taxa de crescimento dos veículos elétricos e híbridos Plug-in em Portugal e na correlação entre o crescimento das vendas com os diversos incentivos fiscais que têm vindo a ser adotados nos últimos anos em Portugal. Foi então elaborado um questionário a alunos e docentes da área económica de forma a conhecer qual a sua opinião sobre cinco dos principais incentivos fiscais à aquisição de veículos elétricos e/ou híbridos Plug-in, cujos resultados foram objeto de comparação com os resultados do paper realizado por Borrego (2016b), que de certa forma realizou uma investigação idêntica à deste trabalho, mas sobre os contabilistas certificados.Item A implementação do IVA em Angola : análise comparativa entre Portugal e Moçambique(2022) Calolósio, Genovievie de Lourdes Maria; Lourenço, Lúcio Augusto Pimentel, orient.A crise económica mundial principalmente as variações do preço do petróleo nos mercados internacionais nos últimos anos fez com que Angola enfrentasse uma crise financeira, isso porque a maior parte da receita angolana é proveniente do petróleo. Esta dependência levou o executivo angolano a desenvolver estratégias com o objetivo de amenizar a crise financeira, através da diversificação económica e da redução do impacto das variações do preço do petróleo. No processo de diversificação foram criados estudos estratégicos denominados como Linhas Gerais do Executivo para a Reforma Tributária (LGERT) publicado pelo Decreto Presidencial n.º 50/2011. Foi daí que se iniciou a materialização da reforma de todo o sistema fiscal. Este processo da Reforma Tributária está a ser realizado pelo Projeto do Executivo para a Reforma Tributária (PERT) publicado pelo Decreto Presidencial n.º 155/2010, que foi atualizado em 2014. Desta forma, a implementação do Imposto sobre o Valor Acrescentado em Angola foi aprovada pela Lei n. º7/19, de 13 de Agosto, tornando-se em um tema importante no seio da sociedade angolana. Conclui-se que a substituição do Imposto de Consumo (IC) para o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) ocorreu de forma a aumentar a receita fiscal, uma vez que o antigo IC era ineficiente e incapaz de gerar as receitas desejadas e o IVA por ser um imposto plurifásico com um amplo grau de generalidade que abrange tendencialmente todo o ato de consumo através de uma noção residual ou negativa de prestações de serviços levaria ao aumento da receita fiscal, a redução da evasão e da fraude fiscal através da emissão de documentos por parte dos operadores económicos o que permitiria a Administração Geral Tributária fiscalizar os sujeitos passivos que exercem uma atividade comercial e não cumprem com as suas obrigações fiscais e ao mesmo tempo procurar aumentar a transparência fiscal.Item O IVA no sistema fiscal português(2022) Salvador, Isabel Celmira Lemos; Lourenço, Lúcio Augusto Pimentel, orient.A abolição das fronteiras fiscais, desde 1 de Janeiro de 1993, no interior da Comunidade Económica europeia (CEE), obrigou a significativas alterações do imposto Sobre o valor Acrescentado (IVA) as quais deram origem a um regime autónomo, a aplicar, por um período transitório mas que vigora desde essa data, às trocas intracomunitárias de bens entre os vários Estados-Membros e que se designa por Regime do IVA nas transações Intracomunitária (RITI), aprovado pelo Decreto Lei( DL) 290/92, de 28 de Dezembro. Este regime fundamenta-se no facto de as transações de bens efetuadas entre sujeitos passivos de diferentes Estados-Membros não serem tributados na passagem da fronteira, visto desaparecer o conceito de importação e exportação no interior da comunidade. Nesta matéria a Diretiva 91/680/CEE, de 16 de dezembro, veio introduzir uma série de modificações e complementar a Sexta Diretiva, tendo em vista o objetivo da abolição das fronteiras fiscais. O objeto do presente estudo é o IVA no sistema fiscal português, destacando-se o regime fiscal no direito Português e Europeu. O presente trabalho encontra-se estruturado em cinco capítulos. No primeirocapítulo, faz-se uma alusão histórico da UE e do IVA; o segundo capítulo refere-se ao imposto geral sobre o consumo; no terceiro capítulo dar-se-á ênfase ao IVA, seguindo- se de um quarto capítulo onde se refere os aspetos do Regime do IVA, nas Transações Intracomunitária (RITI); e no quinto capítulo ameaças ao IVA.Item A evolução da investigação em contabilidade na África do Sul(2021) Pimenta, Tiete Magnólia Simões; Machado, Maria João Cardoso Vieira, orient.Este estudo tem como objetivo geral analisar o desenvolvimento da investigação em contabilidade na África do Sul, usando o método de revisão de literatura para analisar o total de 24 artigos publicados em 2018 e 2019 na SAJAR. O primeiro objetivo específico tem como finalidade fazer a caracterização dos investigadores que publicam artigos no SAJAR analisando as seguintes três variáveis: o número de autores, o país do autor e a universidade do autor. O segundo objetivo específico tem como finalidade caraterizar os artigos publicados na SAJAR analisando as seguintes variáveis: temáticas mais estudadas e o método de recolha de dados. O terceiro objetivo específico analisa a associação entre as características dos investigadores e as características dos estudos. Os resultados obtidos permitem concluir que na sua maioria os artigos publicados são de autoria coletiva e que os autores eram maioritariamente sul africanos. Conclui-se ainda que a metodologia mais usada para a realização destes artigos é a de Estudos através de bases de dados e a temática Fiscalidade foi a mais estudada durante os dois anos analisados. Quanto a associação entre as características dos investigadores e as características dos estudos não foi encontrada nenhuma associação, contudo dentre a temática e metodologia usada foram identificadas associações comprovadas estatisticamente.Item Quais as competências mais relevantes para a profissão de contabilista? Um estudo comparativo entre as perceções dos estudantes e os profissionais de contabilidade(2022) Visandule, Melciadina Ana; Martins, Maria Helena Gonçalves, orient.Num mundo em constante mudança, fruto da globalização e do avanço das tecnologias, as empresas procuram que os seus recursos humanos sejam os mais qualificados quanto possível, mas também os mais competentes, incluindo os/as profissionais da contabilidade. A evolução das tecnologias de informação e de comunicação e o acréscimo da importância das características pessoais para enfrentar uma profissão em constante mudança, contribuem para uma necessidade crescente de competências cada vez mais específicas e que envolvem formação contínua constante nos profissionais da contabilidade. Nesta investigação analisa se a perceção das competências mais relevantes para o exercício da profissão por parte de estudantes e profissionais em Portugal e em Angola (n=193). Os resultados do presente estudo indicam que de acordo com os profissionais de contabilidade, as competências percecionadas como mais importantes são as relacionadas com a ética e profissionalismo e com as competências técnicas, em especial ética profissional e softwares de contabilidade. Quanto aos estudantes de contabilidade, a resolução de problemas e domínio dos softwares de contabilidade são percecionados como os mais importantes. No que diz respeito às competências atuais, os estudantes enaltecem as suas capacidades para aprender ao longo da vida, e em segundo no ranking, ficaram as suas perceções sobre a sua capacidade para prática de ética e de responsabilidades sociais. Quanto aos Profissionais de Contabilidade a competência que ocupa o primeiro posto no ranking corresponde à aplicação de ética e responsabilidade e em segundo lugar a aprendizagem ao longo da vida. Estes resultados indicam uma diferença na perceção da importância das diferentes competências entre profissionais e estudantes de contabilidade e refletem as diferentes expectativas e tendências que contabilistas em diferentes fases da sua carreira terão na busca de competências através de formação ou de atração de talento para as empresas.Item A tributação sobre o consumo no Brasil e a experiência da União Europeia com o Imposto sobre o Valor Acrescentado : possibilidades de adoção deste modelo(2021) Barros, António César de Sousa; Dias, Claudia Afeto, orient.Importantes setores da vida econômica brasileira, têm compartilhado, há alguns anos, opinião nem sempre favorável acerca do modelo de tributação sobre bens e serviços, atualmente em vigor no país. A perceção é que este modelo se tornou altamente complexo e disfuncional e, por consequência, acaba prejudicando a economia como um todo. A realização do presente estudo justifica-se a partir da necessidade de maior entendimento sobre o tema e também de conhecer as possibilidades de mudança. Ao proceder análise comparativa com modelo de tributação sobre o consumo vigente nos Estados-membros da União Europeia, verifica-se que o Brasil não utiliza em sua totalidade as estratégias exitosas adotadas nestes países. A principal finalidade deste trabalho é verificar as possibilidades de inclusão, ao Sistema Tributário Nacional, de um imposto único sobre o consumo, neutro, com arrecadação centralizada e vigência harmónica em todo o território nacional, aos moldes do IVA Europeu. O Sistema Tributário Brasileiro apesar de acolher a técnica de tributação sobre o valor acrescentado, não o faz de forma completa, eficiente e produtiva. Dividiu e reduziu a base de incidência e ainda mantém no sistema impostos cumulativos. Em virtude dessas características e de outros problemas gerados pela complexidade do sistema, as empresas brasileiras arcam com altos custos de conformidade e perdem competitividade. Após análise procedida aos problemas da tributação sobre o consumo e suas consequências conclui-se que as soluções existem. Nesse sentido, as propostas de reforma tributária, atualmente em tramitação no Congresso Nacional (Parlamento), concentram ideias sintonizadas com experiências exitosas em muitos países, com sistema econômico organizado. Tais propostas são claramente exequíveis e sua apreciação se faz cada vez mais urgente. No entanto para a efetiva implementação de um novo modelo de tributação sobe o consumo no país, é necessário a realização de um amplo debate, onde também a sociedade, e não apenas os agentes econômicos, possa ser ouvida e seja contemplada com melhores práticas de tributação.Item Custeio baseado nas atividades e balanced scorecard : estudo empírico nas 100 melhores empresas para trabalhar em Portugal(2021) Marques, Lanna Mara Araújo; Machado, Maria João Cardoso Vieira, orient.O presente estudo tem como objectivo geral contribuir para a investigação sobre o conhecimento e a utilização de dois métodos de contabilidade de gestão pelas empresas portuguesas, uma vez que, esses métodos são considerados pela teoria como os mais adequados, sendo eles: Custeio Baseado nas Atividades (CBA) como método de valoração dos produtos e serviços e Balanced Scorecard (BSC) como método de avaliação de desempenho. Os objectivos mais específicos são analisar as taxas de conhecimento e utilização do CBA e do BSC, os motivos que condicionam a sua utilização, identificar se existe associação entre o conhecimento desses métodos e as características dos responsáveis financeiros e analisar as possíveis associações entre sua utilização e as características das empresas. Para isto, foi enviado o inquérito para cada uma das empresas constantes no ranking das 100 Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal, divulgado pela Revista Exame em 2019. Os resultados obtidos permitem concluir que a maioria das empresas conhece tanto o CBA quanto o BSC como sistemas de contabilidade de gestão, contudo, esses métodos ainda são pouco utilizados por essas empresas, uma vez que, as taxas de utilização foram consideravelmente baixas. Não foi possível encontrar associação entre o conhecimento do CBA e as características dos responsáveis financeiros, no entanto, os resultados indicam a existência de associação entre o conhecimento do BSC e a idade dos responsáveis financeiros. Por último, não foram obtidas evidências que suportem haver relação entre as características das empresas e o uso de cada um dos métodos abordados neste estudo.Item O custeio baseado nas atividades nas 100 melhores empresas para se trabalhar em Portugal(2021) Nunes, Jessica Sofia Pedro; Machado, Maria João Cardoso Vieira, orient.This paper aims to contribute for the knowlodge of management accounting practices between the best companies where to work in Portugal, in particular about activity based costing. The specific objectives extend to the knowledge of costing methods and its use by the enterprises, such as the understanding of the association between the knowledge and utilization and the explanatory factos based on the financial officers personal characteristics and the organizational characteristics. The results obtained show that most of the respondents knows the ABC, although most of the enterprises still does not use the ABC. Were not identified association between the knowledge and the financial officers personal characteristics. The data showed that exists a link between the use of the approach by activities and the enterprise registered office.Item A investigação em contabilidade : revisão de estudos publicados na Revista Contemporânea de Contabilidade(2021) Furtado, Carla de Jesus Tavares; Machado, Maria João Cardoso Vieira, orient.O presente estudo tem como objetivo principal contribuir para a investigação em conta-bilidade no Brasil, através da análise de 40 artigos publicados na Revista Contemporânea de Contabilidade no período de 2020. Como objetivos específicos, o presente estudo con-siste em: o primeiro objetivo específico caracterizar os investigadores que publicam no Brasil através da análise das seguintes variáveis: número de autores e país de afiliação dos investigadores. O segundo objetivo específico consiste em caracterizar os estudos publicados no Brasil, analisando nomeadamente a temática mais investigada, o método de recolha de dados e país de investigação. O último objetivo específico deste estudo visa analisar se existe alguma associação entre as características dos investigadores e as ca-racterísticas dos estudos e se existe associação entre as características dos estudos. Os resultados obtidos permitem afirmar que a maior parte dos artigos publicados neste perí-odo é composto por dois ou mais autores e o Brasil é o país de proveniência de autores com mais artigos publicados, seguindo-se à Colômbia e Portugal. As temáticas mais es-tudadas são relativas à conteúdos da Contabilidade Financeira e Finanças, seguindo-se os conteúdos relacionados a Contabilidade de Gestão e a base de dados é o principal método utilizado na pesquisa. Relativamente as associações entre as características dos investiga-dores e as características dos estudos, os resultados afirmam que não existe associação entre o número de autores e as características do estudo, nem entre o país de afiliação dos autores e o tema do artigo nem o país de investigação, apenas existe associação entre o país de afiliação dos autores e o método de recolha de dados. No que respeita a associação entre as características dos estudos, os resultados permitem concluir que existe associação entre o país de investigação e o método de recolha de dados.Item Item O Cash Value Added (CVA) como o indicador de avaliação do desempenho(2021) Quizomba, Achabwabwa; Borralho, João Miguel C., orient.Nas últimas décadas, o contexto empresarial tem vindo a sofrer várias alterações rápidas e determinantes, uma vez que a globalização e as inovações tecnológicas passaram a influenciar a competitividade global e aumentar o risco na tomada de decisão das empresas. Os métodos tradicionais usados na avaliação de desempenho das empresas deixaram de ser suficientes e surgiu então a necessidade de desenvolver outros indicadores que acompanhassem melhor os gestores na criação de valor das empresas. Apareceram então novos indicadores financeiros, os indicadores de criação de valor, cujo objetivo era maximizar a criação de riqueza para os acionistas ao longo do tempo. Estes indicadores vieram substituir os tradicionais de base contabilística, com especial referência para o : Cash Value Added (CVA - Valor Monetário Adicionado) e o Economic Value Added (EVA - Valor Económico Adicionado). A presente dissertação, que adotou um formato de estudo de caso, tem como objetivo estudar o indicador financeiro que retrata os resultados financeiros de três empresas, o CVA, por comparação com o indicador financeiro EVA. As empresas selecionadas estão cotadas na Euronext, e são as seguintes: CTT – Correios de Portugal, S.A, IMPRESA – SGPS, S.A, e Teixeira Duarte, S.A. Os dados obtidos, através de análise às demonstrações financeiras, permitiram o cálculo de diversas variáveis, como o índice beta, resultado operacional ajustado, custo médio ponderado (WACC), capital investido, amortização económica, e dos indicadores CVA e EVA. Verificou-se que o CVA apresenta valores positivos e negativos, que parecem refletir a criação de valor das empresas, podendo assim considerar-se que é um indicador adequado. No entanto, apenas para as empresas CTT e na Texeira Duarte, se obteve uma variação mais regular dos valores do CVA no período estudado. A empresa Impresa apresenta valores negativos nos primeiros anos e no ultimo ano teve um valor positivo. Os valores negativos do CVA para a empresa IMPRESA confirma que a empresa não criou valor para os acionistas, situação que está associado a um clima financeiro instável, ao contrário dos valores positivos apresentados. Adicionalmente, observámos que a instabilidade dos mercados financeiros no período analisado tornou problemático o estudo da relação causa-efeito da performance empresarial, dificultando a compreensão da relação entre o CVA e EVA, e do potencial de um indicador face ao outro.Item Divulgação de informação aos empreendedores através das páginas web dos municípios : um estudo aplicado aos municípios de Cabo Verde(2021) Martins, Sandri de Brito; Carvalho, Luísa Margarida Cagica, orient.Este trabalho foi realizado no âmbito da obtenção do grau de Mestrado em Contabilidade e Fiscalidade, tem como objetivo analisar as páginas web dos municípios de Cabo Verde para averiguar o nível de divulgação de informação aos empreendedores. Para contextualização dos dados desta pesquisa que ocorreu durante os meses de maio, junho e julho de 2020, procedeu-se à análise de conteúdo de todas as páginas web dos onze municípios que constitui a amostra, para assim analisar quantos dos quarenta e nove itens, divididos em cinco blocos de análise são divulgados para cada um dos municípios. No decorrer de todo o estudo e mais concretamente na recolha e registo de dados foi adotado um sistema de pontuação dicotómica, sendo atribuído o valor de zero (0) se a informação não constasse da página web e de um (1) se a informação estivesse divulgada, assinalando assim todos os itens e com ajuda de uma folha de Excel foram apurados os respetivos cálculos dos índices. Por fim, o estudo mostra que os municípios de Cabo Verde divulgam 9,56% das informações aos seus empreendedores através das páginas web, isto dos onze municípios analisados. Quanto ao tipo de informação divulgada o bloco, informação geral é a mais divulgado seguido de empreendedor ativo que é o segundo mais divulgado. O bloco menos divulgado corresponde aos recursos de apoio ao empreendedor. Olhando para o resultado, conclui-se que os níveis de divulgação são muito baixos, portanto os municípios devem trabalhar cada vez mais para tornar essa informação acessível e transparente aos seus empreendedores.Item Perceção do impacto das alterações às Normas Contabilísticas e de Relato Financeiro “O Caso Português”(2021) Gariso, Clara Margarida Simões; Kaizele, Ana Catarina Pagarim Ribeiro, orient.Em janeiro de 2010 entrou em vigor um novo modelo de normalização contabilística denominado Sistema de Normalização Contabilística, aprovado pelo Decreto-Lei nº 158/2009 de 13 de julho, que revogou o Plano Oficial de Contabilidade. Posteriormente, o Decreto-Lei nº 98/2015 de 2 de junho, transpõe para o ordenamento jurídico interno a Diretiva n.º 2013/34/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 26 de junho de 2013, relativa às demonstrações financeiras anuais, às demonstrações financeiras consolidadas e aos relatórios conexos de certas formas de empresas. Este trabalho analisa as dificuldades e o impacto proveniente das alterações aos normativos que advém da harmonização contabilística. Para esse efeito é abordada a evolução da harmonização e normalização contabilística internacional e em Portugal, culminando na análise do impacto decorrente da aplicação das alterações ao normativo proveniente da publicação do Decreto-Lei nº 98/2015 de 2 de junho através da captação da perceção dos profissionais que lidam com as exigências inerentes à implementação de novos normativos. A metodologia empregue foi a da revisão de literatura e a técnica de questionário dirigido aos contabilistas certificados portugueses. Os resultados deste estudo permitem concluir que a análise e avaliação de possíveis impactos do Decreto-Lei n.º 98/2015 de 2 de junho às Normas Contabilísticas e de Relato Financeiro após entrada em vigor da mesma, têm uma forte aceitação das empresas no que respeita às alterações a implementar, encontrando-se os profissionais desta área preparados para aplicar estas alterações. Os contabilistas certificados consideram, ainda, haver algum impacto nos resultados e em alguns elementos da posição financeira das empresas. No que concerne à redução de custos com a preparação da informação financeira, os profissionais acreditam que o impacto será nulo. Na perspetiva dos Contabilistas Certificados, os procedimentos serão idênticos. A diversidade de normativos pode comprometer o processo de harmonização.
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