ULP/HEI-Lab - Capítulos de Livros Nacionais

URI permanente para esta coleção:

Navegar

Entradas recentes

A mostrar 1 - 1 de 1
  • Item
    O papel da memória humana na aprendizagem escolar e na inovação pedagógica
    (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2021) Oliveira, Célia Regina Gomes; HEI-LAB (FCT) - Digital Laboratories for Environments and Human Interactions
    A investigação cognitiva evidencia o papel crucial da memória no processo de aprendizagem escolar, bem como os benefícios da aplicação pedagógica desta evidência. Ainda assim, a transposição educacional destes conhecimentos parece continuar aquém do respetivo potencial. No presente trabalho sistematizam-se algumas das estratégias mnésicas com maior robustez empírica para a compreensão da aprendizagem escolar, tomando por referência os processos de aquisição e consolidação das aprendizagens, por um lado, e os processos de recuperação e esquecimento, por outro. Paralelamente, ilustram-se as implicações deste conhecimento para a promoção de práticas e inovações pedagógicas eficazes. Identificam-se, ainda, alguns equívocos conceptuais em torno do papel da memória na aprendizagem escolar, e conclui-se destacando a influência das experiências e oportunidades pedagógicas na promoção do desenvolvimento cognitivo.