Doutoramento em Arquitetura
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Item A obra de arquitetura e a primeira revolução digital : transformações e paradoxos(2018) Pinto, Bernardo de Castro Norton Vaz; Santa-Rita, António José de, orient.Esta investigação pretende, através da análise de obras da arquitetura contemporânea, entender as transformações que as tecnologias eletrónicas e digitais vieram trazer à arquitetura, e questionar o que foi realmente transformado após o que podemos identificar hoje como tendo sido a primeira revolução digital na disciplina1. Não parece haver dúvidas que o desenvolvimento tecnológico eletrónico e informático que despoletou nas últimas duas décadas do passado século veio alterar de forma significativa a disciplina da arquitetura. Por um lado, alterando os processos conceptuais e metodológicos, por outro ao transformar os processos construtivos e abrir novos limites às possibilidades de construção e materialidade na arquitetura, incluindo novas possibilidades morfológicas dos objetos construídos. Paralelamente as transformações tecnológicas e eletrónicas parecem agora dominar toda a sociedade, fenómeno que veio alterar a forma como percecionamos a arquitetura num contexto cada vez mais simulado e virtualizado. No entanto a arquitetura, como disciplina da construção de espaços físicos, parece resistir em parte a esta mediatização social. O que foi então transformado na obra da arquitetura? Como questão central queremos questionar a utilização das tecnologias eletrónicas e digitais em processos que muitas vezes não apresentam a obra construída como objetivo, afastando-se de referências e precedentes da própria disciplina, mas também inquirir a possibilidade de a arquitetura ganhar sentido numa era em que muito da realidade se transforma em simulacro, em pequenas idiossincrasias virtuais. Como pode a arquitetura representar uma época que parece desvalorizar a presença física, que constrói «lugares sem espaço»2, que substitui a experiência física pela virtual? Que critérios a definem, que objetivos se apresentam? O que se argumenta é que a obra construída, com todas as suas idiossincrasias e condicionantes, representa hoje, mais do que nunca, um olhar singular sobre o sentido do uso da tecnologia eletrónica e digital na construção da arquitetura por ser exemplo da possibilidade da construção física.Item O revestimento cerâmico : o azulejo na arquitetura e na era virtual(2018) Carvalho, Alexandra Maria de; Santa-Rita, António José de, orient.This research intends to analyse what is understood as ceramic tiles, through the analysis and description of their historical development, manufacture and function mainly from the sixteenth century, supported by the development of pastes and raw materials. With the analysis of the Case Studies, the industrial development, the new understanding of urban art and the requalification of the Cities, we seek to involve this material also as a vehicle for the spread of Public Art with an increasingly promising future, beyond the functions that we all know. It ceased to be called a minor art because it has already appropriated the architecture, assuming its own identity in an art in full development, contrary to the modernist current of simplification of adornments and decorations, but using its remarkable reference that, in the urban context, confers a proper meaning to public art full of great artistic and social significance. With the new technologies backed up in the very small constitution of the material and computers, it is also predicted a promising future for the ceramic tiles whose performance, according to current trends, may help the architecture itself in its sustainable aspects of conservation, comfort and energy savings.