Cadernos de Sociomuseologia Nova serie 24 - 2024 (vol. 68) : Sociomuseologia em diálogo com a Acessibilidade Cultural: reflexões e práticas

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    Museus e representações culturais da deficiência : entre uma identidade individual e uma história coletiva
    (Lusofona University, 2024) Martins, Patrícia Roque; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Este capítulo explora algumas inquietações e valores que fazem parte dos processos de reflexão que me levaram à construção do conhecimento científico em museologia, produzindo questionamentos sobre a própria natureza do significado cultural da deficiência. Introduzem-se, também, questões teóricas e práticas em torno da representação da deficiência, desafiando a relação dos museus com a deficiência como espaços de exclusão/inclusão, de construção de significados culturais, mas, também, de perpetuação de práticas discriminatórias e de estereotipagem. Assim, e embora falando sempre do ponto de vista da minha experiência enquanto investigadora da arena da museologia e dos estudos da deficiência, aproveitarei esta oportunidade para me debruçar sobre a minha própria biografia, arriscando-me, por ventura, a trilhar caminhos mais incertos, mas que a mim me têm norteado e feito parte do meu percurso profissional nos modos de pensar e fazer investigação sobre os museus e a deficiência. As motivações para o fazer são várias. Se por um lado, interessa-me explorar a relação entre a biografia do investigador e a produção do conhecimento científico desenvolvida no mundo académico – mediando relações entre pessoas, entre pessoas e coisas e entre pessoas e o mundo físico e o imaginário –, por outro lado, interessa-me materializar uma narrativa que junta e sobrepõe questões de identidade com o objeto de estudo. Para além disso, debruçar-me sobre a minha própria biografia permite-me explorar questões relativas à representação de uma forma transversal, compreendendo perspetivas que abrangem diferentes olhares no modo como o significado cultural da deficiência produz efeitos nas relações entre pessoas com deficiência e sem deficiência, mas, sobretudo, na construção identitária do nosso próprio eu e das noções convencionais de alteridade.
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    Cultura equitativa em ambientes culturais
    (Lusofona University, 2024) GUERREIRO, AUGUSTO DEODATO; CICANT (FCT) - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    A cultura da equidade concebe-se, interioriza-se, cultiva-se e multiplica-se em partilha, desenvolve-se e testa-se, aplica-se e valida-se na sua implementação na família, na comunidade e na sociedade, impondo-se aos cidadãos, com a mais diversa natureza de desvantagens ou anomalias, e aos cidadãos, sem essas limitações, como uma árdua e grata missão em motivação social, pesquisa e investigação, natural escorreiteza em sensibilidade e abertura à mútua aceitação uns dos outros e intercompreensão nas formas de adaptação de tudo a todos, em acessibilidade e usabilidade no mundo. A cultura equitativa tem de assumir-se como uma estrutura dialogal humana, que procura consensualizar comunidades e multiplicá-las numa configuração funcional e operacional no modo de atuação empresarial, organizacional e institucional, gerando e fundamentando cada vez mais solidariedade em dignidade na partilha, na qualidade e igualdade de direitos e oportunidades para todos os cidadãos. A cultura da equidade, como expressão aglutinadora de sensibilidades e de realizações para o bem de todos na sociedade, exige uma mútua e firme consciência científica e solidária na sua viabilização, como uma longa e feliz caminhada, e paixão no alcançar progressivo de êxitos na sua consumação por etapas, cientes de que "nada de grande no mundo se cumpre sem paixão" (Hegel).
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    Prefácio
    (Lusofona University, 2024-11-12) SALASAR, DESIREE NOBRE; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração