R-LEGO - Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações. nº 06 (2018)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Entradas recentes
Item A avaliação dos impactos da formação de utilização da metodologia return on investment: uma análise comparada(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Reis, Filipa Lopes dos; Santos, Neusa; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesEste estudo descreve um conjunto de esforços empreendidos para desenvolver medidas de avaliação da formação. São discutidos os desafios metodológicos de cada um desses níveis de avaliação e apresentados exemplos de como os problemas de análise e mensuração têm sido resolvidos. É feito um levantamento teórico do estado da arte neste domínio e são descritos os modelos mais importantes e reconhecidos de avaliação dos impactos da formação. Faz-se uma reflexão sobre a matriz metodológica da avaliação da formação e discutem-se as condições para a implementação da metodologia ROI. Os dados foram obtidos, através da aplicação de um inquérito online efetuado aos profissionais da área da formação e da gestão dos recursos humanos, que mostram a situação real da avaliação dos impactos da formação nas organizações. Os resultados mostraram que, a motivação dos supervisores e dirigentes é o principal fator no sucesso de uma formação. E que o plano de formação resulta de um diagnóstico de necessidades de formação não estando alinhado com um sistema de avaliação de desempenho. Apesar do elevado interesse em torno da metodologia ROI, o modelo de kirkpatrick é o mais utilizado pelas empresas, devido ao custo associado à implementação da metodologia ROI.Item Reflexão sobre a situação atual das crianças e famílias em Cabo Verde : melhorias da qualidade de vida das crianças, nas famílias e no desenvolvimento do país(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Andrade, Arlindo Mendonça; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesEste trabalho centra-se na mesma problemática - a Criança em Cabo-Verde, as políticas de desenvolvimento, que visam a defesa dos direitos da Criança, bem como o seu bem-estar social, na família e na sociedade. Foi desenvolvido para melhor entender a situação actual das crianças, bem como a protecção que lhes é devida, umas vezes concretizada, outras, ainda não. Pretende-se conhecer o papel desempenhado pelas, Instituições Governamentais, Associações e ONGs, bem como o desenvolvimento alcançado, passados cinco anos da dissertação de mestrado, então desenvolvida com um alargado trabalho de campo, cuja metodologia de investigação assentou em inquéritos aplicados, a uma amostra, significativa, da família, crianças e professores e entrevistas, feitas a responsáveis de diferentes áreas de intervenção. Os resultados procuraram dar respostas, sobre a realidade estudada à data. Assim, faz-se uma reflexão sobre o tema, à data estudado, bem como o esforço tentado, na melhoria e protecção das condições de vida da população em geral e das crianças em particular. Nesta fase foram feitas apenas entrevistas, a responsáveis, no activo, analisadas e comparadas, extrapolando tanto quanto possível, vantagens e benefícios alcançados e respectiva evolução de vida.Item O plano de marketing na produção das companhias de vinho em Portugal(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Carvalho, Paula Rita Brito Vitorino de; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesA criação de um plano de marketing é um aspeto que tem sido estudado e traz benefícios para as empresas. O objetivo deste artigo é transcrever os resultados da pesquisa realizada em empresas vinícolas portuguesas, sobre o desenvolvimento e implementação de um plano de marketing. Foi efetuada a pesquisa da literatura sobre os benefícios e barreiras do plano de marketing e questionadas as 50 maiores empresas produtoras de vinho - responsáveis por 61,6% da produção total de vinho - em Portugal continental (2009/2010). 65% dos respondentes não efetuavam um plano de marketing: simplesmente estabeleciam alguns objetivos e tentavam reagir de acordo com o que acontece no mercado. As principais razões apresentadas para não realizar um plano de marketing são a falta de recursos humanos disponíveis e a falta de um modelo adequado / guião para ser aplicado à empresa. Os resultados indicaram que o plano de marketing é feito anualmente e, os responsáveis pela sua implementação são, principalmente, diretores de marketing com a aprovação da alta direção. As vantagens do plano de marketing delineado pelas empresas são: plano de marketing ajuda a pensar sobre o que a empresa fará no futuro, ajuda a organizar o trabalho e avaliar e monitorizar o desempenho da empresa. Neste estudo estão também listados os principais elementos que compõem o plano de marketing e os mais importantes para as empresas -, bem como o tipo de embalagem utilizada, os critérios de fixação de preços, distribuição e as ações mais utilizadas de comunicação. O método de recolha de dados foi feito através da criação de um questionário online. O universo do estudo são as empresas vitivinícolas portuguesas. O método de amostragem é não probabilístico. A seleção do método de amostra é intencional.Item Outsourcing e a satisfação do consumidor nos serviços alimentares. estudo de caso da escola de dança e da escola de música do conservatório nacional(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Reis, Filipa Lopes dos; Dias, Sónia Cristina Goes; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesCada vez mais as empresas procuram a satisfação dos seus consumidores, por esse motivo centram os seus recursos no core-business da produção e descentralizam os restantes serviços através de um processo de subcontratação – o outsourcing. Neste estudo pretende-se averiguar o nível de satisfação dos consumidores públicos num dos setores abrangido por esta ferramenta estratégica, os serviços de cantinas escolares. Ou seja, apurar a satisfação dos alunos com a empresa que serve refeiçõesdiariamente; assim como os principais motivos da sua satisfação/insatisfação. Para esse efeito, procedeu-se a uma revisão de literatura e a um estudo empírico em duas escolas com um refeitório comum.Item Inovação e crescimento económico: Portugal (2000-2013)(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Rosário, Cátia; Costa, António Augusto Teixeira da; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesO crescimento económico de um país depende de inúmeros fatores, sendo um deles a inovação, que se centra essencialmente na criação e exploração de novas ideias e posteriormente na sua aplicação prática. Desta forma deve ser analisada do ponto de vista do desenvolvimento tecnológico e, para tal, o número de investigadores, o investimento em investigação e o tipo de investigação (básica ou aplicada) são essenciais para a sua compreensão. Com o fim de efetuar esta análise, determinando a importância da inovação para o crescimento económico de Portugal, no período 2000 - 2013, foram efetuados dois modelos de regressão linear múltipla. Tendo-se concluído que quanto maior a percentagem de investigadores nas empresas ou então a criação de sinergias entre a investigação feita nas empresas e universidades, então o crescimento económico será favorecido. De igual modo, a inovação tecnológica é o reflexo da investigação feita por cientistas e engenheiros e consequentemente contribui de forma mais acentuada que a investigação feita noutras áreas, como por exemplo em ciências sociais.