Doutoramento em Estudos em Comunicação para o Desenvolvimento

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    Participação política, media digitais e mudanças sociais : a comunicação na perspectiva do cidadão jovem
    (2021) Ayres, Cássia Vasconcelos; Azeredo, Maria José Lisboa Brites de, orient.
    Na presente tese de Doutoramento analisam-se as dinâmicas participativas de jovens brasileiros, utilizadores do programa U-Report, como um caso de estudo exploratório, com o objetivo de pensar sobre a Comunicação para o Desenvolvimento e Mudança Social (CpDMS) na perspectiva do cidadão jovem, no Brasil, e em contextos similares. Metodologicamente, destacam-se os métodos qualitativos, recorrendo a entrevistas presenciais realizadas a um grupo de 13 jovens – composto por sete indivíduos masculinos e seis femininos –, com idades entre os 16 e os 22 anos, dos estados de São Paulo (11 indivíduos) e da Bahia (dois indivíduos). O método analítico está baseado na análise temática e discursiva. Dos resultados, no que diz respeito ao que é participação política para os jovens e as suas formas, esta engloba três vertentes: i) o exercício da voz; ii) o facto de serem levados em conta pelas instâncias do poder; e iii) o ato de se consciencializarem, a si e aos outros. É neste sentido que a internet se revela também uma mais valia para que os jovens protagonizem e autovalorizem os ativismos do dia-a-dia. Contudo, a internet não é condição essencial para a participação política e não muda nada sozinha, da mesma forma que não os aproxima dos seus representantes. Percebeu-se ainda o desafio das instituições em comunicar com jovens, e que a CpDMS feita institucionalmente tem dificuldade na articulação com o quotidiano dos jovens, em captar suas atenções ou em perceber as suas visões e mentalidades. O aspecto híbrido nas formas de participação eleitas pelos jovens converge com as características das mobilizações sociais, no advocacy e nas literacias críticas. São sobretudo estas vertentes que sugerem caminhos para se refletir a CpDMS na perspectiva do cidadão jovem, tomando-o como ponto de partida e de chegada, ao se considerar o problema de partida como parte das contribuições deste trabalho.