Mestrado em Comunicação, Marketing e Medias Digitais

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    Comunicação e marketing no mercado de luxo : as redes sociais e o impacto da contrafação
    (2025) Queiroz, Bárbara Figueredo Rodrigues De; Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Oliveira, Ana Filipa Pereira
    O processo estratégico de comunicar a proposta de valor distintiva de uma marca de luxo ao seu mercado-alvo é referido como comunicação na área do marketing de luxo. Implica o desenvolvimento de mensagens envolventes, a escolha dos canais de distribuição certos e o cultivo de ligações profundas com os clientes. Como os serviços e produtos de luxo se distinguem pela exclusividade, excelência e acabamento, esses aspetos requerem uma compreensão das preferências do público alvo, para uma melhor taxa de sucesso entre a concorrência. O mercado do luxo é altamente competitivo e conta com diversas marcas de luxo bem estabelecidas e de renome que competem por quotas de mercado. Porém, no contexto atual, e a nível global, as marcas confrontam-se, ainda, com o elevado crescimento da indústria da contrafação. O ato ilícito de criar e comercializar produtos falsificados que imitam marcas premium reais é conhecido como falsificação. Este comportamento afeta tanto os clientes como as empresas legítimas envolvidas, minando a autenticidade e o valor dos produtos de luxo originais. O propósito desta dissertação de mestrado é analisar as motivações e perceções dos indivíduos em relação aos produtos contrafeitos e para a sua aquisição, tendo como base a sua experiência digital com as marcas de luxo. O trabalho visou também o papel e impacto, do mercado da contrafação, na perceção do valor da marca, por parte dos consumidores. Para os propósitos da investigação, foi adotada uma metodologia mista que conjugou um questionário online e uma entrevista estruturada. Os resultados sugerem que a interação digital com marcas de alto padrão impacta de maneira significativa a perceção de valor dos clientes, ressaltando a relevância da autenticidade e da exclusividade na formação dessa visão. A par disso, a pesquisa indica que o mercado da contrafação afeta de maneira ambígua a reputação das marcas de luxo - às vezes diminuindo o seu prestígio, outras intensificando o seu desejo ao estabelecer uma aura de inacessibilidade. Palavras chave: Comunicação; marketing; redes sociais; fashion; luxo; premium; contrafação; moda; mercado; indústria; consumidores.
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    Meios de comunicação utilizados na promoção do festival IndieJúnior Porto : relatório de estágio – IndieJúnior Porto
    (2025) Carvalho, Diogo Miguel Guedes; Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; SANTOS, LARA MARISA GONÇALVES DOS
    Este relatório de estágio foi realizado no âmbito do mestrado em Comunicação, Marketing e Media Digitais da Universidade Lusófona do Porto. O estágio totalizou três meses de trabalho, e foi realizado na empresa lndielisboa, com foco na produção da oitava edição do festival de cinema infantil e juvenil lndieJúnior Porto. Pretende-se analisar os meios de comunicação utilizados para a promoção do festival lndieJúnior Porto, sendo as atividades realizadas em ambiente de estágio, a metodologia usada para atingir estes fins. Procura-se realizar também um levantamento teórico sobre festivais de cinema e a sua importância no âmbito nacional, bem como os meios de comunicação disponíveis atualmente e qual a importância da sua utilização na promoção de festivais de cinema. De modo a complementar esta recolha de informação, foi realizado um questionário com o objetivo de analisar a utilização das redes sociais por parte do público do festival e a interação deste com os conteúdos publicados nas páginas oficiais do festival lndieJúnior Porto. No final, foram analisados todos os resultados obtidos através dos diferentes métodos de investigação, de modo a dar uma resposta ao objetivo delineado para este relatório. Palavras-chave: Festivais de Cinema, Meios de Comunicação, Marketing, Promoção, Redes Sociais.
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    O impacto da inteligência artificial na perceção de credibilidade de uma marca
    (2025) Vieira, Bruna Alexandra Azevedo; Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Sousa, Andreia Sofia Pinto de
    Na sociedade contemporânea, impulsionada pelos meios digitais, as marcas têm marcado presença nas plataformas online, aproximando-se da sua audiência. Ainda assim, a utilização crescente da Inteligência Artificial (IA), como instrumento de auxílio para a produção de conteúdos, levanta questões sobre a credibilidade das marcas, isto é, embora a IA facilite o trabalho dos profissionais, ao permitir que se concentrem em tarefas mais complexas, reduzindo custos e melhorando serviços, é importante salientar que a verificação do conteúdo gerado por estas ferramentas inteligentes é fundamental, uma vez que não são totalmente fiáveis. Deste modo, a presente investigação concentra-se na credibilidade das marcas que recorrem à IA como ferramentas de apoio para a produção de conteúdos. Para compreender esta questão, foi realizada uma revisão detalhada da literatura sobre IA, credibilidade das marcas, as diversas ferramentas de produção de conteúdos baseadas em IA e os desafios e barreiras associadas à utilização destas ferramentas. Palavras-chaves: Inteligência Artificial; Credibilidade; Marcas; Produção de conteúdos digitais