Entretextos (2013)

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    O ensino da religião e moral na escola pública: 1910 e 2004
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Caetano, Ricardo
    Portugal sempre foi um país profundamente marcado pela influência religiosa cristã, maioritariamente católica, tanto nas suas políticas sociais como nas suas políticas educativas. Sempre foi preocupação das Constituições Políticas Portuguesas de 1911, 1933 e 1976 a separação do Estado das igrejas e a não confessionalidade do ensino nas escolas públicas. Todavia, com excepção na 1.ª República, vários foram as políticas educativas que transformaram o ensino da Religião e Moral numa disciplina de estrema importância no contexto educativo português, contrariando as próprias Constituições. Este artigo pretende levar-nos para uma reflexão acerca das mesmas.
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    Psicopedagogia e escola : elementos do ontem e reflexões sobre o hoje
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Sousa, Léa Barbosa de
    Este artigo discute a atuação do psicopedagogogo na escola municipal de Sobral, aponta questionamentos sobre a psicopedagogia e escola. A partir do baixo desempenho escolar dos alunos matriculados na escola básica apresentados nos exames de avaliação institucional, assim como, considerando a necessidade que se tem de trabalhar as dificuldades de aprendizagem escolar dos alunos das escolas públicas, surgiu a curiosidade de conhecer como estaria a aceitação do especialista em psicopedagogia, qualificado para atender e contribuir com a criança que não consegue aprender, na escola pública, tendo como referencial a rede de ensino municipal. Desse modo, surgiu a curiosidade em saber se a implementação e avanço dos cursos de pós-graduação em psicopedagogia, oferecidos pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral, era correspondido com a ampliação do mercado de trabalho para a incorporação e reconhecimento social deste novo especialista. Desejava vislumbrar o campo de atuação, a contribuição do psicopedagogo nas escolas frente às dificuldades de aprendizagem de crianças e adolescentes. Realizei uma pesquisa empírica, de cunho qualitativo, em escolas municipais da localidade. Utilizei-me da aplicação de entrevistas com professores e coordenadores pedagógicos, especialistas em psicopedagogia institucional, com a finalidade de ouvir os atores da escola acerca do objeto de estudo na medida em que lhes dava oportunidade de emitir suas opiniões referentes à atuação de psicopedagogos na escola em que trabalhavam. A pesquisa de campo mostrou que não há profissionais da psicopedagogia atuando como psicopedagogo institucional, o que deixa professores e os coordenadores aflitos, pois sabem da importância e da relevância do trabalho psicopedagógico na escola, acompanhamos nos dias atuais que as dificuldades de aprendizagem ainda é crescente no Brasil, e em Sobral não é diferente.