Mestrado em Desporto, Educação e Literacia Física

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    Avaliação da literacia física em adultos
    (2023) Boldovskaia, Anastasiia; Carraça, Eliana Cristina Veiga, orient.
    O conceito de literacia física surge como uma resposta à tendência global da inatividade física e está sendo definido e interpretado de várias formas. Uma das mais adotadas é “a motivação, confiança, competência física, conhecimento e compreensão para manter a atividade física ao longo da vida”. A literacia física pode ser considerada uma componente fundamental da existência humana em todas as faixas etárias, pelo seu potencial de proporcionar experiências incorporadas enriquecedoras. O construto engloba um conjunto de domínios conceptualmente ligados entre si, que torna desafiante a recolha de dados empíricos e desenvolvimento dos instrumentos de avaliação. Até ao momento, nenhum instrumento de avaliação da literacia física para adultos, em contexto comunitário, foi validado em língua portuguesa. O objetivo desta dissertação de mestrado foi rever e comparar sistematicamente os instrumentos e métodos de avaliação da literacia física em adultos, e, de forma informada pela revisão, selecionar, traduzir e adaptar para português um instrumento apropriado. Foram realizados dois estudos. A revisão sistemática procurou analisar os métodos de avaliação da literacia física em adultos face ao seu alinhamento com o conceito e às propriedades psicométricas, e foi realizada de acordo com a metodologia Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). A revisão incluiu a literatura publicada e não publicada, e foi a primeira do género de considerar artigos publicados em língua não inglesa. No segundo estudo a escala Perceived Physical Literacy Instrument Portuguese Version (PPLI-PT) foi validada numa amostra de 434 adultos portugueses. A tradução e adaptação para português foram realizados com o recurso a painel de especialistas. Após a avaliação da estrutura fatorial da escala, foi efetuada a análise fatorial confirmatória, análises de invariância entre sexos, de validade concorrente, e de confiabilidade e concordância teste-reteste. A revisão sistemática incluiu 31 artigos, publicados entre 2016 e 2022. Sete instrumentos de avaliação explícitos foram encontrados, dos quais três foram originais. Foi detetada uma inconsistência relativamente aos domínios e atributos da literacia física medidos. A falta de instrumentos validados levou a uma utilização frequente de escalas combinadas autoconstruídas. As características psicométricas das avaliações foram, em geral, insuficientemente relatadas, o que impossibilitou a comparação dos instrumentos ao nível da sua qualidade e viabilidade. O segundo estudo forneceu evidências para a utilização adequada de PPLI-PT na população portuguesa. A escala contém 9 itens e avalia três dimensões da literacia física: sentido de si e autoconfiança (engloba habilidades de autogestão e autopercepção da aptidão física), autoexpressão e comunicação com os outros (autopercepção das habilidades sociais e da capacidade de resolução de problemas) e conhecimento e compreensão (atitude em relação à atividade física e consciencialização dos seus benefícios para a saúde). O modelo apresentou um bom ajuste aos dados e a validade de construto adequada. Surgiram algumas limitações, nomeadamente não foi verificada a invariância entre sexos, e não foi demonstrada uma consistência suficiente da escala ao longo do tempo. Mais estudos de validação são necessários para confirmar os resultados. A presente dissertação demonstrou que embora o método mais adequado de avaliação da literacia física em adultos ainda esteja por descobrir, e as soluções existentes necessitarem de mais evidências, existe crescente interesse na implementação prática do conceito, sendo amplamente aceite o seu potencial contributo no desenvolvimento do ser humano. A investigação que relaciona a literacia física com outras métricas poderá ajudar a identificar os determinantes do comportamento complexo da atividade física e apoiar eficazmente os adultos na sua jornada de literacia física. Literacia física, atividade física, avaliação, adultos
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    Literacia física, mobilidade ativa e atividade física em contexto universitário: uma abordagem quantitativa e qualitativa
    (2023) Dias, Nuno Manuel Gonçalves; Silva, Marlene Nunes, orient.
    A mobilidade ativa compreende a utilização de passeios a pé e de bicicleta para viagens individuais ou dentro de uma viagem em combinação com os transportes públicos, e contribui para maiores níveis de atividade física integrada no dia-a-dia. A literacia física pode ajudar a promover estilos de vida mais ativos, contribuindo para cidades mais sustentáveis e sociedades mais saudáveis, promovendo comportamentos de saúde positivos e sustentáveis. A literacia física no seu conceito mais holístico é descrita como a motivação, confiança, competência física, conhecimento e compreensão para valorizar e assumir a responsabilidade pelo envolvimento em atividade física para a vida. É fundamental olhar para a literacia física na sua complexidade de forma a analisar a sua contribuição para estilos de vida mais ativos e sustentáveis. Objetivo: A presente tese, fazendo uso de métodos quantitativos e qualitativos teve como objetivo analisar as relações entre o nível de atividade física e a mobilidade ativa analisando a compreensão e perceção em redor do conceito de literacia física e do seu contributo para estilos de vida mais ativos. Método: Foi adotado um método de pesquisa misto, através do desenvolvimento de dois estudos sequenciais. (I) O primeiro estudo assentou numa análise quantitativa observacional. Responderam a um inquérito digital 498 pessoas com idades entre 18 e 80 anos, 62.95% do sexo feminino. Foram analisadas: a) a associação das várias dimensões da literacia física (motivação, confiança e competência motora e conhecimento, imagem corporal e oportunidades) com o nível de atividade física atual; b) a associação das várias dimensões da literacia física, e do nível de atividade física atual, com um indicador central para a sustentabilidade – a forma de deslocação. A análise das variáveis em estudo foi feita com recurso ao JASP. (II) O segundo estudo foi qualitativo exploratório, e analisou (via grupo focal) as relações entre o nível de atividade física e a mobilidade ativa, analisando a compreensão e perceção em redor do conceito de literacia física – nas dimensões acima mencionadas. 7 estudantes universitários, sendo 42.9% do sexo feminino, participaram no grupo focal. Os resultados foram analisados seguindo uma análise temática com auxílio da aplicação Nvivo. Resultados: No estudo I verificou-se que a literacia física estava relacionada com maiores níveis de atividade física e que um nível mais elevado de atividade física estava associado a uma forma de deslocação mais sustentável. No entanto, não se verificou uma associação entre a literacia física e uma forma de deslocação mais sustentável. Já no estudo II, esta falta de associação pode talvez entender-se à luz do desconhecimento em relação ao que constitui a literacia física, bem como a mobilidade ativa. Ainda assim, a maioria dos participantes referiu sentir-se confiante e capaz para ser ativo fisicamente no dia-a-dia, ligando esta confiança com experiências positivas anteriores. A maioria dos participantes evidenciou uma motivação autónoma, para a prática de atividade física. Já em relação à dimensão da imagem corporal e das oportunidades, os participantes evidenciaram alguma ambivalência com a satisfação com o seu corpo, e indicaram que, no seu dia-a-dia, as caminhadas para os transportes e para a faculdade são as oportunidades para serem mais ativos. Conclusão: Os resultados deste estudo sublinham a importância de estimular a literacia física e o seu conhecimento e encarar a mobilidade ativa como um tipo de atividade física a promover nesta população. Mais pesquisas e estudos devem ser realizados sobre a relação da literacia física com a mobilidade ativa. De facto, a forma de deslocação entre locais nem sempre é valorizada como uma oportunidade para aumentar o nível de atividade física diária. Intervenções direcionadas para o aumento da literacia física, com especial foco na sua componente de identificação e oportunidades diárias podem ser particularmente relevantes. Palavras-chave: literacia física, atividade física, mobilidade ativa, método misto
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    Dimensões da literacia física em estudantes universitários e sua relação com a prática de atividade física
    (2022) Souza, Maria Fernanda Santos; Silva, Marlene Nunes, orient.
    A literacia física (LF) é definida como a motivação, a confiança, a competência física, o conhecimento e a compreensão da forma de manter a atividade física (AF) ao longo de toda a vida. Apesar da crescente investigação a este nível, ela tem estado principalmente associada à educação física (EF) é à população infanto-juvenil. É fundamental analisar, a partir de diferentes perspetivas e métodos, os fatores que estão relacionados com a LF, para além da EF. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo principal analisar as dimensões da LF e a sua relação com a prática de AF atual e anterior, numa amostra de estudantes universitários em Portugal. Método: Foi adotado um método misto, através do desenvolvimento de dois estudos. O primeiro estudo ancorou numa análise quantitativa, observacional, com base num questionário online, preenchido através da plataforma Qualtrics e disseminado via redes sociais. Os dados de 326 estudantes (55,8% do sexo feminino) foram analisados em relação às variáveis de motivação, confiança e competência subjetivas, conhecimento, experiência anterior com educação física, bem como imagem corporal e oportunidades do dia-a-dia para a prática de AF. A análise inferencial de correlação bivariada foi feita com recurso ao software SPSS statistics27. O segundo artigo foi desenvolvido via estudo qualitativo descritivo, em que 13 estudantes universitários (61,5,8% do sexo feminino) participaram em 2 grupos focais. Os resultados foram analisados seguindo uma análise temática com auxílio do QDA Miner Lite. Resultados: Os resultados do estudo I (quantitativo) revelaram uma associação positiva entre a maioria das dimensões da LF e o score total de LF, e entre estes e a AF total (p<0.01). Também para a AF vigorosa, AF moderada e caminhada foram encontradas associações com domínios da LF. Os resultados do estudo II (qualitativo) indicam que todas as dimensões analisadas como parte do construto da LF, podem ser, de facto, relevantes para o desenvolvimento de indivíduos fisicamente letrados e confirmam a importância da qualidade autónoma da motivação para a prática de AF, bem como da consciência corporal e do gostar de si próprio, bem como da identificação de oportunidades para prática no dia a dia, e da capacidade para se exercitar bem. Conclusão: A LF é um construto ainda com potencial de desenvolvimento, principalmente no campo da saúde pública. Existindo margem para sublinhar dimensões (imagem e consciência corporal, identificação de oportunidades quotidianas) em adição às mais tradicionalmente reconhecidas (motivação, confiança, competência física, conhecimento), e as robustecer e ampliar. Exemplo paradigmático é o da motivação, sublinhando-se a necessidade de se especificar o tipo dessa motivação (autónoma, não controlada por pressões externas e internas), e o do conhecimento (que tipos de conhecimento são de facto fundamentais para a LF - não existindo aqui consenso nos resultados deste estudo). Tal como em estudos anteriores, também os estudos desta tese apontam para a associação entre LF e prática de AF presente e passada, sendo fundamental explorar em profundidade as suas várias dimensões em diferentes amostras populacionais, permitindo não só o avanço teórico, mas principalmente o desenvolvimento e a aplicação de intervenções eficazes. Palavras-chave: literacia física, atividade física, estudantes universitários, experiência anterior, automotivação, método misto