Entretextos (2012)
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Item Português para todos : estreita relação entre língua portuguesa, interculturalidade e inclusão social(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Leal, Marcelino; Sanches, Isabel Rodrigues; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoPara existir inclusão, as leis não são o suficiente. Mais importante é haver uma correta forma de sentir e agir por parte do público em geral, não anulando a diferença (seja física, cognitiva, cultural, linguística ou religiosa). No que diz respeito aos imigrantes, as comunidades locais de acolhimento têm um papel importante na promoção da inclusão e igualdade de oportunidades, passando isto também pelo ensino da Língua Portuguesa [LP]. E, como adjuvante em todo este processo, aparece o formador do curso de Português Para Todos [PPT], com atuação em três ambientes (sala de aula, escola e comunidade local) e com três responsabilidades básicas: envolver o imigrante nas situações de comunicação em LP, tornando-a um facilitador e não um obstáculo e fator de diminuição; sensibilizar e dinamizar a comunidade socioeducativa, atribuindo à LP o devido destaque no processo da inclusão; e promover uma interculturalidade dinâmica, estreitando as relações formandos-escola-comunidade. E foi este o trabalho que se realizou numa escola do Algarve com cidadãos imigrantes do norte da Europa, resultando num Trabalho de Projeto de mestrado intitulado Português Para Todos: a aprendizagem da Língua Portuguesa como facilitadora da Interculturalidade e da Inclusão Social. Depois da investigação teórica e de campo (com recurso a métodos de pesquisa e de análise de informação), foi possível conhecer melhor as temáticas abordadas, o curso de PPT (objetivos e organização), a entidade formadora, os formandos, o contexto local, a situação inicial a ser mudada e traçar os objetivos e o plano de intervenção. O Trabalho de Projeto realizado permitiu tornar visível o contributo que o curso de PPT pode dar quer na aprendizagem da LP quer na interculturalidade assentes numa dinâmica educativa que ocorra tanto na sala de aula como no seio da comunidade escolar e local. Tratou-se de um trabalho de investigação-ação pertinente por: divulgar exemplos de trabalho e de valoração social que podem ser seguidos, melhorados e adaptados a outros contextos; e por deslocar a investigação para os locais alvo de intervenção, o que possibilita avaliações e reflexões constantes e, portanto, uma paulatina construção do saber.Item Aspectos da construção do corpo no século XIX : a influência britânica(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Mimoso, Anabela; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNo séc. XIX, fruto do desenvolvimento da medicina, da educação física e do higienismo, houve necessidade de estabelecer outros padrões de assunção do corpo mais adequados à saúde e ao trabalho. Em Portugal escasseiam esses estudos. Através da leitura de revistas de crítica social da época, sobretudo de As Farpas, pretende-se mostrar a campanha levada a cabo pela Geração de 70, nomeadamente por Ramalho Ortigão, entusiasta da cultura inglesa, em defesa do exercício físico, a fim de evitar a acentuada «decadência da raça». É à Inglaterra que o nosso país fica a dever os esforços para a defesa da construção de um corpo saudável. Este facto é tão evidente que, em Goa e Macau, devido à proximidade de territórios britânicos, as escolas de ensino particular adotam o exercício físico como parte integrante do seu currículo e as elites desses territórios consagram o sport man como o ideal do cosmopolitismo.Item Formação continuada : aprendendo a aprender sempre(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Oliveira, Eliane Cristina Ferreira de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo é fruto de inúmeras discussões que ocorrem no cenário educacional, ao situar suas análises sobre o professor e o desafio atual de construir a sua identidade profissional, uma vez que a profissão de professor é um dos ofícios mais aludidos no foco das exigências sociais. Como o ponto de partida para a reflexão em questão é a formação continuada, o texto faz referência ao que dispõe a superação da dicotomia teoria- prática? E cita também o trabalho do CREFCON – Centro de Referência em Educação e Formação Continuada do município de São Gonçalo, apoiando as demais discussões nos pontos de vista de teóricos que buscam situar as políticas públicas dirigidas à educação, sob a perspectiva de lê-las dentro de uma ótica em que as mesmas representam a mudança necessária à qual a educação deve vivenciar, ressaltando que a transformação esperada se traduz nos resultados da mudança proposta em toda a conjuntura formativa do professor, tanto inicial como continuada.