Mestrado em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade

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    Marketing no setor hoteleiro : estudo de caso - Vila Galé
    (2024) Caldeira, Madalena Gonçalves; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
    O presente Relatório de Estágio procura relatar o percurso realizado durante quatro meses de estágio, no Grupo Vila Galé. O marketing tem vindo a afirmar-se, cada vez mais, como uma área indispensável no setor hoteleiro, pois contribui para que as empresas consigam atrair, conquistar e fidelizar clientes num mercado altamente competitivo. No setor hoteleiro, o marketing assume um papel fundamental no que toca à promoção dos serviços e comodidades oferecidas pelas unidades hoteleiras, na criação de uma imagem de marca positiva e diferenciada, e, consequentemente, no auxílio do crescimento da ocupação e satisfação dos consumidores. Neste setor, existem diversas ferramentas de marketing que poderão ser utilizadas de forma a promover os hotéis, alcançar o público-alvo e impulsionar o crescimento da empresa, fazem parte dessas estratégias a criação de um plano de marketing digital completo (website e redes sociais, newsletters, publicidade online e estratégias de SEO), a implementação de programas de fidelização e realização de parcerias estratégicas com entidades que, partilhando o mesmo público-alvo, possam contribuir para o aumento de visibilidade da marca. Este trabalho de investigação tem como objetivo analisar algumas dessas estratégias no departamento de Marketing do Grupo Vila Galé, no âmbito de um estágio curricular de mestrado. Para isso, será utilizada uma abordagem metodológica qualitativa, que incluirá observação participante e entrevistas semi-estruturadas com profissionais especializados nas áreas em questão. Os resultados desta pesquisa levam a sugerir que este grupo hoteleiro optou por utilizar diferentes técnicas de marketing direcionadas para públicos diferentes de acordo com os objetivos e resultados alcançados. Palavras-chave: Marketing; Redes Sociais; Setor Hoteleiro; Fidelização; Merchandising; Grupo Vila Galé.
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    A importância da comunicação estratégica integrada para a sustentabilidade das microempresas : o caso Napural
    (2024) Alfaiate, Susana Isabel Fialho; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
    Esta dissertação de mestrado investiga o papel crucial da comunicação estratégica integrada (CEI) na sustentabilidade económica das microempresas. Com o cenário empresarial cada vez mais complexo e a crescente consciencialização ambiental e social, as microempresas enfrentam desafios significativos para manter operações sustentáveis. Numa primeira parte, o estudo apresenta uma revisão de literatura relevante sobre comunicação estratégica para a generalidade das organizações. A segunda parte da revisão de literatura procura caracterizar o ambiente específico das microempresas e as características que requerem métodos e processos comunicativos próprios e diferenciados, abordando conceitos de liderança, poder, inovação e comunicação integrada de marketing. A terceira parte da dissertação ilustra a teoria investigada, através da apresentação do Plano Estratégico de Comunicação (PEC) da marca Napural, uma microempresa nacional dedicada ao fabrico e comercialização de produtos de saboaria, cosmética e aromaterapia natural, que iniciou o seu caminho pela definição clara do conceito e posicionamento que pretendia adotar e só depois passou à operação. No PEC é possível reconhecer o papel crucial de uma liderança empenhada em manter a autenticidade do conceito e dos objetivos, a aposta no caminho do relacionamento com stakeholders e clientes e ainda a aposta em canais tecnológicos acessíveis para o trilho de um caminho que se deseja longo e forte. Palavras-chave: Comunicação Estratégica, Microempresas, Poder Relacional, Liderança Autêntica
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    Marketing digital: o impacto do uso do Facebook no crescimento da atividade empresarial de Quennie - Home Concept & Interior Design
    (2022) Rocha, Melissa Quennie Inocêncio da; Sarmento, Eduardo Morais, orient.
    O Marketing apresenta-se como o processo de planeamento e execução, desde a sua conceção, preço, promoção e distribuição, de ideias, mercadorias e/ou serviços que criem trocas que satisfaçam os objetivos individuais e empresariais/organizacionais. Com o avanço exponencial dos sistemas sociotécnicos, estabeleceu-se a necessidade de adaptar o Marketing tradicional para um Marketing Digital e direcionado ao consumidor. O avanço progressivo e constante potenciado pela internet no mercado enfatizaram a necessidade ao marketeer de uma interação e comunicação bidirecional com o consumidor individual, exigindo que o mesmo utilize novas estratégias de marketing e de comunicação com o consumidor. Neste sentido, as ferramentas de comunicação integrada de marketing, incluindo as plataformas de social media, em concreto, o Facebook, é utilizado como ferramenta para o marketeer poder estabelecer estas relações em tempo real com o seu público-alvo, permitindo uma versatilidade que se traduz num enorme potencial de marketing. Esta dissertação permitiu compreender o Facebook como ferramenta de marketing digital, através da realização de inquéritos que visaram o entendimento do público acerca da importância desta rede social como potenciador de compra. Além disso, procurou-se entender qual será, de facto, o impacto que esta ferramenta pode vir a ter no crescimento de uma empresa em desenvolvimento, utilizando-se como estudo de caso a empresa Quennie - Home Concept & Design Interior. Palavras-chave: marketing, marketing digital, redes sociais, Facebook
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    O impacto do marketing emocional no comportamento do consumidor : uma perspetiva da covid-19
    (2022) Luz, Rita Pinto da
    O presente estudo procura investigar a influência do Marketing Emocional no comportamento do consumidor, mediante a criação de campanhas publicitárias em vídeo divulgadas em meios digitais e anúncios televisivos. O objetivo geral é analisar campanhas publicitárias das empresas Bertrand, NOS e Vodafone criadas durante a pandemia de COVID-19, e como estas influenciaram a população numa altura particularmente frágil para os consumidores, em que estes se viram obrigados a mudar hábitos de consumo, trabalho e convívio. Foi realizada uma revisão da literatura que pretendeu discutir como as emoções influenciam o comportamento do consumidor e, a partir desse ponto, desenvolveu-se uma investigação. Para o enriquecimento do projeto optou-se por adotar uma abordagem mista, ou seja, por utilizar métodos de investigação qualitativos e quantitativos. No caso da metodologia qualitativa, foram analisados os comentários das três campanhas publicitária no Youtube, Facebook e Instagram, com o intuito de perceber a repercussão nas redes sociais. Para além disso, procurou-se identificar as emoções presentes nas campanhas e as principais mudanças verificadas no comportamento dos consumidores. No âmbito da investigação quantitativa, foi ainda realizado um questionário aplicado a 130 pessoas, em que foi possível obter mais ilações sobre os temas acima referidos. As principais conclusões apontam para o sucesso das campanhas junto dos consumidores.
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    Relatório de estágio : ETI (Empowerment Through Integration)
    (2022) Pimenta, Pedro Henrique Pimenta; Estrela, Rui, orient.
    O presente trabalho foi realizado no âmbito do estágio curricular em marketing digital na ETI (Empowerment Through Integration), para a unidade curricular relatório de estágio do mestrado em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. O relatório está dividido em três partes. A primeira é constituída por uma auditoria à organização e pela descrição das tarefas realizadas com a mesma. A segunda parte consiste na revisão bibliográfica onde são abordados tópicos como o marketing, marketing digital, marketing digital nas organizações sem fins lucrativos, redes sociais digitais e a sua inclusão, e criação de imagens inclusivas. Por fim, é feita uma análise crítica ao trabalho que fiz durante o estágio.
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    Relatório de estágio : comunicação e branding : type
    (2022) Silva, Leonor e Castro de Sousa; Estrela, Rui, orient.
    O presente relatório de estágio integra e conclui a última fase do Mestrado de Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. O estágio foi realizado na empresa portuguesa de swimwear Type, com a duração de um ano, de outubro de 2021 a outubro de 2022, onde desempenhei várias tarefas referentes à comunicação e branding da marca. O mercado de swimwear em Portugal está a crescer exponencialmente a cada ano que passa, com marcas e produtos novos que, consequentemente, aumentam a competitividade na indústria. Neste sentido, é crucial ter estratégias de marca que permitam atualizar e definir a diferenciação da mesma e fortaleçam a brand equity. O relatório demonstra o trabalho desenvolvido para atingir estes objetivos, focado em todos os aspetos que dizem respeito à imagem da marca, no contexto da indústria de swimwear, complementado pelas conclusões atingidas.
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    Sistema algorítmico : o caso da Netflix
    (2022) Santos, Ana Sofia Veiga; Ferreira, Eduardo Manuel Machado de Moraes Sarmento, orient.
    Com o crescimento acentuado do número de utilizadores em plataformas audiovisuais e a paralela diminuição a pique da audiência televisiva, torna-se relevante analisar o novo cenário digital. O presente trabalho de investigação analisa a Netflix e o seu sistema de recomendação, baseado em algoritmos que asseguram o acesso facilitado de conteúdos audiovisuais do interesse dos usuários. Tornou-se útil a realização de um inquérito cuja implementação teve como objetivo descobrir o valor que a recomendação personalizada da Netflix tem para os consumidores portugueses. De forma geral, este estudo debruça-se nas técnicas utilizadas pela inteligência artificial e em todas as vantagens que traz aos negócios digitais, particularmente à empresa Netflix. Nesta investigação conclui-se que a Netflix e o seu sistema de recomendação têm um grande impacto para os atuais espectadores. A empresa revolucionou o sistema de produção e consumo de conteúdos audiovisuais. Os consumidores, ao fornecerem dados constantes à Netflix, recebem de volta um catálogo de filmes e séries personalizados. Palavras-Chave: Netflix, Sistema de Recomendação, Inteligência Artificial, Algoritmos
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    O marketing digital em unidades de saúde
    (2022) Costa, Rita Macedo De Mesquita Freitas da; Ventura, Jorge Bruno da Costa, orient.
    O presente documento consiste num relatório decorrente da realização de estágio curricular, na área da comunicação e marketing, mais especificamente na área de marketing digital. O marketing digital foi a área desenvolvida durante o estágio dada a sua elevada importância nos dias de hoje para uma empresa que está no mercado. Atualmente, uma empresa sem presença digital é quase como se não existisse e, neste caso particular, a baixa presença online repercutia-se na reduzida procura dos serviços prestados. O estágio decorreu na Clínica São José de Camarate, unidade de saúde privada que tem como atividade principal a prestação de cuidados de saúde em internamentos de média e longa duração. A procura deste tipo de unidades de saúde é, na grande maioria das vezes, realizada pelos cuidadores, sejam família ou amigos, que procuram um ambiente familiar, com bons cuidados a nível de saúde, representando o preço um fator decisivo na escolha. Nesse sentido, foi delineada uma estratégia digital, em conjunto com a Direção da Clínica, e definidos os objetivos de forma a maximizar resultados em função do investimento, de forma célere. PALAVRAS CHAVE: Marketing de Serviços, Marketing Digital; Qualidade website, Google Ads, Websites saúde
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    Fatores associados à qualidade do atendimento presencial ao público no setor da saúde em Angola
    (2022) Machado, Cleves Leandra; Pereira, Fernanda Maria Peixoto, orient.
    Para melhor compreensão do tema, recorremos a uma frase clássica de Kotler que diz “ você não tem uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão”. Vivemos numa sociedade onde as organizações enfrentam a todo o instante a competitividade e algumas variáveis como tempo, qualidade, custo e inovação definem seu diferencial num mercado altamente globalizado e disputado. Para que os objetivos sejam alcançados, o leme é dirigido por pessoas. Com o passar dos tempos a relação entre as organizações e o capital humano mudou drasticamente. Os colaboradores deixaram de ser apenas parte do processo produtivo e passaram a ser o foco, ocupando um papel determinante no sucesso das organizações. Em contrapartida, as organizações passaram a exigir competências variadas dos seus colaboradores como estratégia competitiva, contando com responsabilidade, esforço, comprometimento e dedicação. Dentre as competências exigidas, o comportamento passou a ser um desafio nas organizações em razão das influências intrapessoais e interpessoais. Saber controlar e gerir as emoções e ter habilidade para compreender as ações dos outros tornou-se um diferencial no mundo organizacional. Hoje, além do conhecimento técnico, o mercado exige um profissional com autoconhecimento atrelado à autogestão, automotivação, empatia e habilidades sociais O presente trabalho tem como objetivo analisar os Fatores Associados à Qualidade do Atendimento Presencial ao Público no Setor da Saúde em Angola. Palavras-Chave: Atendimento ao utente, Saúde.
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    A rádio que se expande para as redes sociais
    (2022) Coelho, Inês Madalena Patrão; Ventura, Jorge Bruno da Costa, orient.
    A constante evolução social, cultural e, principalmente, tecnológica fez com que o Rádio, enquanto meio de comunicação, se tenha vindo a adaptar aos novos formatos, às novas linguagens e à nova audiência. Como tal, e tendo em conta esta nova forma de visualizar o meio radiofónico, o presente estudo pretende reviver e analisar a história da Rádio e a sua capacidade de adaptação até à sua convergência com a Internet e o digital, sobretudo com as redes sociais. Assim, pretende-se compreender de que forma as rádios, nomeadamente, as de entretenimento fazem uso das Redes Sociais de modo a assegurar o seu público e os interesses dos mesmos. Como consequência deste objetivo, foi realizado um questionário a uma audiência de 104 indivíduos, com o intuito de entender os seus interesses em relação à rádio, às redes sociais e ao conteúdo produzido pelas estações. Por outro lado, para uma perspetiva mais profissional, decidiu-se realizar uma pequena entrevista a uma fonte anónima de um grupo de rádio português. Por último, e com vista a agregar e analisar as respostas obtidas do questionário e entrevista, foram selecionadas as duas maiores estações radiofónicas de entretenimento em Portugal (RFM e Comercial) para fazer uma observação em termos de conteúdo divulgado online e em emissão. Neste estudo, entendemos que as rádios estiveram sempre ativas e aptas a atualizarem-se, não se deixando intimidar com os avanços dos restantes meios. Assim, esta tornou-se uma multiplataforma que se apropriou da Internet e das redes sociais, bem como de outras plataformas, tais como as aplicações móveis e Podcasts, para se expandirem e alcançarem o seu público e os seus novos interesses. Através do digital e das redes sociais, a Rádio reúne atualmente um maior poder de participação e interatividade com os seus ouvintes/utilizadores, focando em grande parte os pontos de interesse dos mesmos. Palavras-chave: Rádio; Redes Sociais; Podcast; Rádios de Entretenimento
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    O impacto das social media nas pequenas empresas e médias empresas
    (2022) Soares, Bruno Daniel Antunes; Figueiras, Ana Raquel de Ponte, orient.
    A era digital mudou como vemos, interagimos e lidamos com o mundo. Cada vez mais, serviços, produtos e relações sociais encontram-se à distância de um clique. Esta era digital vem também com um maior acesso à informação e a estreitar da relação marca-cliente. Por esta razão os consumidores são cada vez mais exigentes. O marketing digital contribuiu muito para a exigência dos consumidores e para o estreitar dessa relação. No marketing digital, as redes sociais são um dos maiores contributos para a presença das marcas no mundo digital. Em 2020, apenas o Facebook, segundo dados da plataforma Statista, contava com mais de 2 895 mil milhões de utilizadores. A plataforma Statista afirma ainda que em 2020 existiam cerca de 3,6 mil milhões de utilizadores de redes sociais e prevê que em 2025 este número seja de 4,45 mil milhões de utilizadores. O espaço digital, ao contrário do espaço físico, não permite às marcas marcarem e delinearem um território, o mesmo é de todos. Qualquer marca pode chegar a qualquer consumidor e qualquer consumidor pode chegar a qualquer marca. O processo de decisão de compra passa por um período de recolha de informação sobre o produto ou marca. Porém, este processo é cada vez mais social, no sentido em que as pessoas procuram agora compreender reviews e opiniões do seu círculo social. (Kotler et al., 2017). Atualmente, os consumidores procuram informações sobre a marca ou produto a nível digital. As redes sociais permitem a uma marca ter toda a informação sobre a mesma e permitem também aos consumidores deixarem a sua opinião sobre a marca para que outros consumidores possam ter em conta a experiência deles, positiva ou negativa. É importante compreender a representatividade das pequenas e médias empresas no mercado nacional. Só assim, nos é permitido demonstrar a importância das redes sociais para estas empresas e a importância deste espaço para as mesmas. As redes sociais são um dos principais canais de comunicação a nível digital e estas podem impactar o desempenho da empresa a vários níveis. Para enriquecer esta discussão foi escolhida uma metodologia que conta com a realização de dois inquéritos e a análise de e três empresas e as suas redes sociais. Os inquéritos focam-se nos consumidores e empresas e visam compreender a opinião dos mesmos sobre as redes sociais e as suas plataformas. A análise às redes sociais das empresas conta com uma breve análise à forma como estas surgem nas mesmas, de que forma comunicam, com que regularidade, em que plataformas, com que objetivo e para quem é que comunicam. Esta metodologia visa trazer para a discussão informações importantes sobre as redes sociais, empresas e os consumidores.
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    A importância do marketing digital para um destino turístico : o caso da ilha da Madeira - website VisitMadeira
    (2022) Rodrigues, Cláudia Patrícia Fernandes; Sarmento, Eduardo Morais, orient.
    É um facto de que estamos na era digital e que a internet e as plataformas sociais têm um grande impacto na maneira como as pessoas se comportam, como as empresas/marcas comunicam. Esta evolução digital permitiu a criação de ambientes mais dinâmicos e desafiadores, e por isso é importante adaptarmo-nos a esta nova realidade. Num mundo onde a internet tornou-se numa das plataformas mais importantes na transmissão e obtenção de informação e onde existe uma grande competitividade, o marketing digital surge para auxiliar as empresas a destacarem-se e a criarem uma forte presença online. Tanto no mundo físico como no virtual, ser relevante, original, criativo ou divertido nunca foi tão importante (Rosenthal, 2017). Os destinos turísticos não são exceção. O turismo em Portugal sempre foi uma das principais atividades económicas do país e, com a evolução da internet assistiu-se a um boom turístico. O aparecimento de várias ferramentas do marketing digital, tal como o website e redes sociais, mudou, para sempre, a maneira como fazemos turismo. Estamos perante um turista que é cada vez mais ágil, livre e dotado de ferramentas que lhe dão acesso a um conjunto de ofertas turísticas. Assim, os destinos vêem-se obrigados a seduzir um turista cada vez mais experiente e exigente, detentor de poder e informação, que dispões de um vasto leque de escolhas concorrentes aliciantes (Peres & Rita 2017). O estudo do caso da Ilha da Madeira torna-se relevante, uma vez que estamos a falar de um destino altamente competitivo. O objetivo desta dissertação é compreender de que maneira o marketing digital influenciou o crescimento do turismo na Ilha da Madeira.
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    O poder da influência da internet e do Word of Mouth no consumo de produtos biológicos através das redes sociais em Portugal
    (2022) Lopes, Mayara do Carmo Pereira; Varela, Miguel Nuno Vieira de Carvalho de Abreu, orient.
    Tema:o poder da influência da internet e do word of mouth no consumo de produtos biológicos através das redes sociais em Portugal. Delimitação: a percepção da indústria alimentícia sobre as possibilidades lucrativas desse novo nicho de mercado. Problema de Pesquisa: “A área de marketing das empresas do ramo alimentício de Portugal tem conseguido identificar e trabalhar de forma eficiente com as novas demandas de consumo de produtos biológicos no país?”. Hipóteses: (1) Há relação entre o consumo de produtos biológicos e o consumo de conteúdos digitais. (2) esse novo padrão de consumo é fortemente determinado por questões socioculturais e pela influência de famosos da internet, personalidades que poderiam ser aproveitadas pelos setores de marketing das empresas do ramo alimentício. Justificativa: a crescente busca do público português por alimentos mais saudáveis e sustentáveis, mostrando que essa tendência não é apenas um modismo, mas está inserida nas mudanças que a sociedade capitalista contemporânea deve realizar para combater a catástrofe ecológica que se anuncia, e ainda para lutar contra as pandemias de obesidade e de doenças relacionadas à má alimentação, tais como diabetes e hipertensão. Objetivo geral: avaliar o impacto que as mídias e as redes sociais têm na vida cotidiana de pessoas comuns, e como elas afetam em sua decisão de compra de produtos alimentícios biológicos, saudáveis e sustentáveis. Metodologia: revisão bibliográfica no repositório RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal) e no site Google Acadêmico, buscando estudos em língua portuguesa dos últimos 20 anos.
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    O uso de storytelling como estratégia de comunicação no recurso stories do Instagram
    (2022) Assis, Paula Melo Cunha de; Figueiras, Ana Raquel de Ponte, orient.
    A introdução das redes sociais e a produção de conteúdo, como estratégias de marketing digital, vem revolucionando as dinâmicas da comunicação há alguns anos. Existem cada vez mais estudos que se aprofundam nessas plataformas e suas relações com as marcas e o público, principalmente após os anos de 2010. Nesta dissertação, o Instagram é o principal foco da pesquisa, mais especificamente o Instagram Stories. O objetivo é perceber como a prática do storytelling se aplica neste contexto efêmero e quais dinâmicas e ferramentas é preciso considerar na produção de uma comunicação mais efetiva, onde se busca gerar um relacionamento próximo com a audiência e transmitir uma imagem forte de marca. O propósito é gerar ações que sejam positivas para a empresa. Adicionalmente, através dos resultados obtidos nos estudos aplicados, este trabalho espera contribuir para o reconhecimento dos Stories e outros recursos efêmeros como importantes elementos dentro da estratégia de comunicação, de forma a facilitar sua inserção na elaboração de um plano. Além do estudo teórico, com uma revisão de fontes secundárias essenciais para o desenvolvimento do conhecimento adquirido para a pesquisa, dois estudos práticos foram realizados com o objetivo de recolher informações e testar as dinâmicas mais comuns e eficazes de se aplicar na plataforma. Os resultados demonstram a importância de adaptar o storytelling para este formato efêmero e da construção de narrativas pensadas para se criar identificação, tendo em conta o que mais atrai a audiência. O propósito está em entreter e criar uma conexão forte com as pessoas, de forma que seja, preferencialmente, vantajosa para a marca.
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    A influência dos estereótipos de género na comunicação de Marketing de género
    (2021) Medeiros, Raquel Alexandra Cardoso; Pereira, Fernanda Maria Peixoto, orient.
    O objetivo principal deste estudo visa aprofundar o conhecimento sobre a atitude em relação à comunicação de marketing de género, relacionando-a com as perceções de componentes sobre os estereótipos de género - papéis de género e descritores de traços. Para tal, optou-se por um estudo quantitativo, tendo-se elaborado um questionário online aplicado a uma amostra de 54 participantes. O modelo teórico estrutura-se em torno do comportamento do consumidor, dos estereótipos de género e da comunicação de marketing de género. Formulam-se seis hipóteses correspondentes ao problema de investigação, sobre a relação entre a comunicação de marketing de género e os consumidores, e a respetiva associação com os estereótipos de género de papéis e descritores de traços. Pela análise das componentes principais dos itens do questionário, mantêm-se as três dimensões iniciais - «comunicação de marketing de género», «estereótipos de papéis de género» e «estereótipos de género de descritores de traços» -, que são depois submetidas a testes não paramétricos, feita a sua análise de normalidade. A análise de resultados verifica a hipótese relativas às diferenças na comunicação de marketing de género percebida pelos participantes relacionadas com a variável sociodemográfica «sexo». De igual forma, verifica-se uma associação entre a perceção sobre os estereótipos de papéis de género e a atitude sobre a comunicação de marketing de género.
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    Impacto do social commerce no comportamento do consumidor de Turismo
    (2021) Fonseca, Daniela Almeida da; Pereira, Fernanda Maria Peixoto, orient.
    O principal objetivo deste estudo consiste em investigar o papel do social commerce na intenção de compra dos portugueses de produtos e serviços de turismo, através da análise da relação dos fatores sociodemográficos e da confiança dos consumidores com as compras online. Para o efeito, opta-se pelo método quantitativo e um questionário online aplicado a 366 participantes. Discutem-se cinco hipóteses que operacionalizam o problema de investigação sobre a relação entre esses fatores e a confiança, e a intenção de compra e a posterior compra pelos consumidores. Através da análise de componentes principais dos itens do questionário, foram apuradas seis dimensões finais - «intenção de compra», «conveniência», «confiança», «publicidade», «influência e opiniões de terceiros» e «utilização do social commerce». A análise dos resultados obtidos permitiu concluir que existem diferenças estatisticamente significativas na intenção de compra dos participantes relacionadas com as variáveis sociodemográficas «habilitações literárias» e «idade».
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    A influência do social media marketing na indústria da moda : o caso da Chanel e da Zara
    (2021) Costa, Inês Marques Prestes Pires da; Sarmento, Eduardo Morais, orient.
    Com a evolução da internet, as redes sociais estão cada vez mais inseridas no nosso quotidiano. Isto desperta a necessidade por parte das marcas de perceber qual o impacto e grau de influência destas plataformas nas escolhas feitas pelos consumidores. Assim, o papel do marketing tem feito cada vez mais sentido nas redes sociais, uma vez que estas permitem um novo tipo de comunicação e contacto entre a marca e o consumidor, novas reações e feedbacks instantâneos. Na indústria da moda, marcada predominantemente pelo consumismo, as redes sociais têm tido uma função fundamental, sendo este um dos mercados que mais se adequa e beneficia deste modelo de comunicação. Desde modo, são várias as marcas de moda que se adaptaram a esta realidade virtual e que contam já com uma grande influência no mundo digital. O presente trabalho de investigação tem como objetivo a compreensão e pertinência do funcionamento do social media marketing na indústria da moda e a análise das estratégias de comunicação e de marketing de duas marcas líderes de mercado, uma no ramo da moda de luxo, a Chanel, e uma pertencente ao ramo da moda de Fast Fashion, a Zara. Conclui-se que, através da análise de ambas as marcas, foi possível entender qual o papel que as redes sociais demostram ter na interação entre as marcas de moda e os seus consumidores e de que forma conseguem estas marcas distanciar-se dosseus concorrentes e utilizar estas plataformas como ferramenta de comunicação e divulgação dos seus produtos. Para além disso, foi possível constatar também que as estratégias aplicadas devem diferir conforme o mercado a que pertencem as marcas em questão, mantendo-se fiéis aos valores e imagem que estas pretendem transmitir.
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    As implicações da era digital no meio rádio enquanto instrumento publicitário
    (2021) Fernandes, Carina Cortines Linares; Varela, Miguel Nuno Vieira de Carvalho de Abreu, orient.
    O presente trabalho aborda um estudo sobre a rádio enquanto instrumento publicitário ao longo dos anos até a era digital, bem como as estratégias que esse meio de comunicação precisa seguir para ter vantagem competitiva frente a outros meios de comunicação que chegam com a era digital e outros canais também tradicionais, que conseguem se adaptar à nova realidade. Logo, este trabalho tem como objetivo analisar os desafios e as oportunidades que a rádio enfrenta enquanto instrumento publicitário. Por meio de estudos pretende-se verificar que a constante evolução e adaptação no rádio é determinante para que exista a manutenção do consumo e investimento publicitário. Para isso, a rádio precisa estar cada vez mais atenta às novidades e às novas tecnologias.
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    Inbound marketing & marketing automation: o impacto na angariação de leads : estudo de caso da empresa Go4Mobility
    (2021) Silva, Davide Miguel Vieira da; Figueiras, Ana Raquel de Ponte, orient.
    A transformação digital assume um fator primordial nas opções estratégicas das empresas, as quais devem tomar decisões que lhes permitam, potenciar os seus resultados através das mais valias associadas ao Digital e, à Tecnologia. Esta investigação incide sobre o conceito de Inbound Marketing, que permite às empresas atrair visitantes para os seus canais, essencialmente, para o website, converter os mesmos em leads (potenciais clientes), e, por fim, converter as leads em clientes fidelizados. Através do Inbound Marketing, novos, mas também, atuais clientes, podem tornar-se promotores da marca, aumentando assim o retorno dos mesmos para com a empresa. O Marketing Automation e a sua aplicabilidade através das funcionalidades e, da tecnologia disponível em forma de plataforma, possibilita que as empresas possam, por um lado, automatizar processos, e por outro, dotar se de um conjunto de estratégias e canais de comunicação, que lhes permitem oferecer aos seus clientes e contactos, uma boa experiência de utilização, potenciando assim os resultados comerciais das empresas e a satisfação dos seus clientes. O presente estudo tem como principal objetivo aferir o impacto da implementação de estratégias de Inbound Marketing e, a utilização de uma plataforma de Marketing Automation, na angariação de leads para as empresas. De forma a inquirir as evidências deste impacto, é realizado um estudo de caso sobre a empresa Go4Mobility, que implementou estas duas estratégias, com o objetivo de angariar um maior número de oportunidades de negócio (leads). No decorrer do estudo, foram também especificadas as técnicas utilizadas e que culminaram na angariação de um maior número de leads.
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    Oeiras Valley : uma boa estratégia de branding? análise do impacto do programa na imagem do concelho
    (2021) Figueiredo, Joana Fidalgo; Fonseca, Célia Gamboa da, orient.
    Cada vez mais, os territórios, sejam eles países, regiões, cidades ou vilas, pensam e repensam formas de comunicação, procurando atrair investimento, pessoas, entre outros. Estas estratégias podem decorrer ao nível da sua própria imagem, do seu posicionamento ou das suas ações concretas, recorrendo, para isso, a diversas estratégias. E são precisamente estas estratégias que constam do seu programa de branding, neste caso, branding territorial. Oeiras é um dos concelhos mais privilegiados de Portugal, com uma boa localização, tempo ameno, paisagens agradáveis e proximidade das praias. Mas não é só disto que provém a fama de Oeiras, tendo sido já considerado um dos melhores concelhos para se viver no país. Mais recentemente, têm sido atribuídas a Oeiras outras características que têm favorecido a sua imagem, relativas às suas políticas de investimento em educação, emprego, saúde e habitação. Toda esta estratégia de branding territorial foi amplificada com o lançamento do programa Oeiras Valley, que prometeu trazer investimento ao concelho e um cada vez maior número de empresas, apostando em Ciência, Tecnologia e Inovação. Tendo como referência os Modelos do Hexágono Territorial de Simon Anholt (2000) e de Brand Equity de Keller (2016), o presente trabalho procurou perceber qual o impacto que o lançamento do programa Oeiras Valley teve na imagem que os habitantes e/ou trabalhadores têm do concelho. Através da recolha de opiniões de uma amostra representativa deste grupo de pessoas, procedeu-se à análise estatística no programa informático SPSS, sendo feito o confronto destes resultados com os modelos teóricos mencionados. Por último, foram identificadas áreas de melhoria e apresentadas sugestões e linhas de ação futuras.