Aprendendo a viver com regras : a validação das teses piagetianas da gênese da moral nos contextos atuais
Miniatura indisponível
Ficheiros
Data
2010
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Esta dissertação teve como objetivo central replicar o estudo realizado por
Piaget sobre aquisição do conceito de regras em crianças, a fim de
procurarmos saber se passados 78 anos da obra “O Juízo Moral na Criança”,
os dados que o mesmo encontrou sobre a aquisição do princípio da moral se
mantêm em nossa atualidade. Para atingir esse objetivo realizamos uma breve
revisão bibliográfica, abrangendo alguns autores, teóricos e pesquisadores que
enfatizaram estudos sobre o princípio da ética e a fundamentação da moral,
entre os quais constam: Platão, Aristóteles, Nietzsche, Kant, Durkheim.
Baseamo-nos igualmente em alguns autores mais recentes como Vázquez,
Lourenço, Cortina e Martinez, Biaggio, dentre outros. Ao analisarmos a origem
psicológica do desenvolvimento moral da criança, buscamos suporte na teoria
de Kolhberg e principalmente de Jean Piaget, autor principal para esta
pesquisa. A pesquisa guiou-se por uma dimensão descritiva e qualitativa,
centrada na observação direta e indireta, baseada no modelo clínico
introduzido por Piaget. Os resultados da pesquisa demonstraram que os dados
obtidos por Piaget há 78 anos, são compatíveis com os dias de hoje, pois as
crianças apresentaram dados equivalentes em média com as idades
estipuladas para a aquisição da moral heterônoma e da moral autônoma.
Constatámos que a aquisição do princípio da reversibilidade leva as crianças a
adquirirem capacidades cognitivas para uma moral autônoma. A concepção de
regras transmitidas pelas crianças, emergiram em uma concepção de respeito
a uma norma pré estabelecida, e que, gradualmente se transforma em
consciência da importância das mesmas para o princípio da boa convivência.
This dissertation aimed to replicate the study worked out by Piaget on acquisition of concept rules in children, in order to know if, 78 years passed from "The Moral Judgment in Child", data about acquisition of morality principle remain current. To achieve this goal we conducted a brief bibliographic review, covering some authors, theorists and researchers who emphasized studies on ethics principle and moral fundamentation, such as: Plato, Aristotle, Nietzsche, Kant, Durkheim. We were also based on some latest authors as Vázquez, Lourenço, Cortina and Martinez, Biaggio, and others. Considering the psychological origin of moral development of children, we sought support in Kolhberg´s theory and, especially, Jean Piaget, the main author for this search. The research was led by a descriptive and qualitative dimension, focused on direct and indirect observation, based on clinical model introduced by Piaget. The survey results showed that data obtained by Piaget 78 years ago are still compatible with the present day, because children have, on average, equivalent data through all ages stipulated for the acquisition of heteronomic and autonomous moral. We found that the acquisition of the reversibility principle leads children to acquire cognitive skills for an autonomous moral. The conception of rules provided by children, emerged to a conception of respect to a pre-established standard, that gradually becomes aware of its importance to the principle of coexistence.
This dissertation aimed to replicate the study worked out by Piaget on acquisition of concept rules in children, in order to know if, 78 years passed from "The Moral Judgment in Child", data about acquisition of morality principle remain current. To achieve this goal we conducted a brief bibliographic review, covering some authors, theorists and researchers who emphasized studies on ethics principle and moral fundamentation, such as: Plato, Aristotle, Nietzsche, Kant, Durkheim. We were also based on some latest authors as Vázquez, Lourenço, Cortina and Martinez, Biaggio, and others. Considering the psychological origin of moral development of children, we sought support in Kolhberg´s theory and, especially, Jean Piaget, the main author for this search. The research was led by a descriptive and qualitative dimension, focused on direct and indirect observation, based on clinical model introduced by Piaget. The survey results showed that data obtained by Piaget 78 years ago are still compatible with the present day, because children have, on average, equivalent data through all ages stipulated for the acquisition of heteronomic and autonomous moral. We found that the acquisition of the reversibility principle leads children to acquire cognitive skills for an autonomous moral. The conception of rules provided by children, emerged to a conception of respect to a pre-established standard, that gradually becomes aware of its importance to the principle of coexistence.
Descrição
Orientação: Óscar C. de Sousa
Palavras-chave
EDUCAÇÃO, CRIANÇAS, MORAL, APRENDIZAGEM, PIAGET, JEAN, EDUCATION, CHILDREN, MORALITY, LEARNING, MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO