Biblioteca - Dissertações de Mestrado
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Dissertações apresentadas para a obtenção do Grau de Mestre, conferido pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
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Item A declaração de insolvência e a proteção dos direitos laborais : uma análise jurídica e socioeconómica(2024) Andrade, Liliana Daniela Jesus; Faculdade de Direito e Ciência Política; Marques, Leticia Milhinha de PinhoO tema desta dissertação é “A Declaração de Insolvência e a Proteção dos Direitos Laborais” e tem como escopo analisar os efeitos jurídicos do processo de insolvência da entidade empregadora na esfera laboral e, consequentemente, o seu impacto socioeconómico. A problemática enfrentada durante a presente pesquisa passa por identificar quais os instrumentos jurídicos e os que se revelam mais vantajosos para o trabalhador, face à repercussão da situação de insolvência do empregador nos contratos de trabalho. Ao longo deste estudo será conduzida uma análise das disposições legais relevantes e atuais que regem a insolvência, e a forma como essas disposições afetam os créditos laborais. Palavras-chaves: insolvência; empresa insolvente; contrato de trabalho; créditos laborais; trabalhadores;Item A integração dos imigrantes da língua portuguesa em Portugal : um retrato digital(2024) Nuno, Stela Cláudia Cortêz; Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; COSTA, PEDRO DANIEL RODRIGUES DAEste estudo visa apresentar resultados sobre a integração dos imigrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Portugal, tendo em consideração o uso de algumas redes digitais. Para isso, deu-se início a uma investigação em torno de evolução histórica da imigração desta comunidade no mundo, na União Europeia e posteriormente em Portugal, tendo em consideração os processos de integração através de redes digitais e dos respetivos sistemas tecnológicos. A integração dos imigrantes da CPLP na sociedade portuguesa é um processo desafiador e de grande importância, no sentido da promoção da diversidade cultural e da inclusão social. Os imigrantes enfrentam barreiras como a língua, a burocracia, o reconhecimento de qualificações e a discriminação. No entanto, o governo português tem implementado políticas e programas de apoio para facilitar a integração desses imigrantes, ainda que grande parte destas comunidades utilizem sistemas informais de integração através das novas tecnologias. Oriundos de países com hábitos e culturas diversas, os imigrantes têm, com frequência, dificuldades de inserção social, representando um problema para os governos dos países de acolhimento que procuram desenvolver medidas integradoras nas mais diversas esferas da vida em sociedade, com realce para a habitação, saúde e educação. Com recurso à caracterização da realidade migratória em Portugal e à execução de um inquérito por questionário com 120 respostas válidas, junto de vários imigrantes da CPLP, pretendemos analisar que estratégias digitais foram utilizadas pelos imigrantes na integração em Portugal e quais as dificuldades e constrangimentos maiores desse processo. Palavras-chave: Comunicação, Imigração; Redes Digitais; WhatsApp; Integração Social.Item O excesso de legítima defesa no contexto da problemática da violência doméstica(2025) Seara, Rita Mafalda Almeida; Faculdade de Direito e Ciência Política; VILELA, ALEXANDRA MARIA DOS SANTOS ESTEVESO estudo em apreço visa analisar uma questão bastante particular que se traduz na insuportabilidade de uma vítima de violência doméstica continuar a vivenciar a situação fática em que está inserida. Supõe-se, neste estudo, que uma vítima de violência doméstica recorreu a todas as instâncias legalmente possíveis e é exposta a uma nova agressão da qual se decide defender. Neste caso, levanta-se a questão de compreender se, aquando da ação defensiva da vítima de violência doméstica, da qual resulta a morte do seu agressor, poderá esta ver a sua culpa e/ou a ilicitude do facto por si levada a cabo atenuada, ou até mesmo, excluída. Deste modo, proceder-se-á a análise do crime de violência doméstica no contexto conjugal, para assim compreender se o agente poderá beneficiar do privilegiamento do art.133º CP, hipótese em que tal conduta é consequência de uma compreensível emoção violenta ou de um ato de desespero. Ou ainda se, por outro, podemos colocar a questão de o defendente estar a agir em legítima defesa, sendo objeto do nosso estudo saber se poderá o excesso da sua conduta ser abrangido pela norma do art.33º CP. Em qualquer das hipóteses pressupõe-se que a vítima de violência doméstica atue dominada por um estado de afeto que determine a sua conduta. Quer isto significar que se carece de avaliar os respetivos pressupostos do homicídio privilegiado e da legítima defesa para, assim, poder atenuar ou até mesmo excluir a ilicitude e a culpa inerentes à sua conduta, funcionando neste último caso a inexigibilidade de comportamento diferente, prevista no n.º 2 do art.33.º CP. Palavras-Chaves: Violência Doméstica; Violência conjugal; Homicídio Privilegiado; Legítima Defesa; Excesso de Legítima Defesa.Item Soluções insolvenciais para pessoas singulares(2024) Costa, Margarida Araújo; Faculdade de Direito e Ciência Política; Marques, Leticia Milhinha de PinhoVivemos numa sociedade em que o crédito pode tornar-se o melhor amigo de alguém, com uma sociedade cada vez mais consumista e desalinhada com os valores da vida. É cada vez mais frequente que alguém obtenha dívidas em prol da satisfação dos seus gastos supérfluos. O que leva a um maior número de insolvência de pessoas singulares em Portugal. O processo de insolvência de pessoas singulares tem como objetivo ajudar o insolvente a pagar as suas dívidas e restabelecer a sua situação financeira, tendo, por isso, duas soluções insolvenciais que passam pela exoneração do passivo restante e o plano dos pagamentos. Pretendemos com esta dissertação fazer uma apresentação destas duas soluções insolvenciais, recorrendo a uma comparação com regimes estrangeiros, tais como, o regime norte-americano, italiano, alemão, francês e espanhol. PALAVRAS – CHAVE: Insolvência de pessoas singulares – A exoneração do passivo restante – Plano de pagamentoItem A governança corporativa nas sociedades anónimas e a responsabilidade dos administradores: o papel do conselho de administração no cumprimento da governança corporativa e a responsabilidade dos administradores(2024) Carvalho, Bárbara Soraia Fão De; Faculdade de Direito e Ciência Política; MEIRELES, ANA ISA DIASUma sociedade, aquando da sua constituição, deve formar uma estrutura de governo que tenha consciência do seu objetivo e do seu impacto no mercado económico, sendo que as responsabilidades devem ser divididas pelos diferentes membros da sociedade, de forma a garantir que o interesse público é cumprido. A estrutura de governo societário tem o dever de proteger o exercício dos direitos dos acionistas, garantindo um tratamento igualitário entre os mesmos. A governança corporativa é utilizada no âmbito de uma boa governança societária, traduzindo-se na utilização de regras e mecanismos através dos quais uma sociedade é dirigida. Uma sociedade que cumpra com os pilares da governança corporativa, ou seja, com a transparência, a responsabilidade corporativa, a equidade e a prestação de contas vai ser uma sociedade que tem uma melhor imagem no mercado relativamente a uma outra sociedade que não o faça. A governança corporativa é vista como algo indispensável tendo como objetivo a longevidade e o sucesso da sociedade, uma vez que esta reflete para o público a forma como uma sociedade é administrada, o que acaba por influenciar o mercado, fortalecendo a marca, aumentando a credibilidade da mesma perante possíveis investidores e clientes, evitando ainda o surgimento de conflitos de interesses entre os administradores. A presente análise foca-se nas sociedades anónimas, na sua composição, na governança corporativa e em especial no conselho de administração, a sua composição, as suas competências e responsabilidades, analisando, em último momento, a responsabilidade dos administradores de forma individual. A responsabilidade dos administradores e a governança corporativa são essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade, sendo este o principal foco da presente análise. Tendo ainda em vista uma componente prática, vai ainda ser analisado um Relatório de Governo de Sociedade, onde será escrutinada a Governança Corporativa numa das instituições mais emblemáticas de Portugal. Palavras-chave: Governança Corporativa; Conselho de Administração; AdministradoresItem Afirmação do direito ao ambiente no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos no contexto do combate à poluição(2024) Soares, Evandro Fabrício Lopes; Faculdade de Direito e Ciência Política; Ferreira, Lígia Andreia Carvalho AbreuNa Era Pós-industrial a qualidade do ambiente começou a ficar comprometida, sobretudo pelas emissões veiculares, industriais, setor da energia, atividades domésticas e material plástico, que impactam diretamente no ambiente e na saúde humana. Existiram alguns instrumentos comunitários e internacionais que reconheceram o direito do(ao) ambiente, enquanto direito humano. Esse direito, ergueu-se com a Declaração de Estocolmo, mas existiram outros instrumentos como a Declaração do Rio, Protocolo de Quioto, Convenção de Aarhus e o Acordo de Paris sobre o Clima. Estudos científicos demonstram o impacto da poluição, do aquecimento global e das alterações climáticas sobre a saúde humana e sobre o meio ambiente. O ativismo apresenta-se como um sustentáculo da responsabilidade ambiental No caso de violação, divergência ou litígio do direito ao ambiente, há que esgotar os meios jurisdicionais internos, interpondo a referida Ação judicial nos Tribunais Judiciais e/ou nos Tribunais Administrativos. O recurso ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, deverá surgir apenas em último recurso. Dada a inexistência de um direito humano ao ambiente, previsto na Convenção Europeia dos Direitos Humanos, o presente estudo, baseado numa análise jurisprudencial do Tribunal de Estrasburgo, conclui que essa afirmação decreta-se através dos artigos 2.º, 3.º, 6.º, 8.º, 10.º e 14.º da Convenção. Palavras-chave: Direito ao ambiente; Poluição; Impactos na saúde; Direitos Humanos; Direito de Ação AmbientalItem Impacto dos conteúdos gerados pelos utilizadores (CGU) na produção jornalística(2024) Costa, Tiago Miguel Silva; Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; CATALÃO, DANIEL DOS SANTOSO surgimento da web 2.0, dos smartphones, da internet móvel e das diversas redes sociais, ampliaram a panóplia de possibilidades do cidadão no mundo digital. As combinações destes fatores tecnológicos permitiram, entre outras coisas, que o internauta se tornasse num agente ativo, sendo capaz de produzir e publicar informação produzida pelo próprio, os denominados conteúdos gerados pelos utilizadores (CGU). Estes conteúdos vieram, de uma forma natural, criar uma disrupção no panorama jornalístico, graças ao novo enquadramento comunicacional, onde as audiências ganham um papel mais ativo do que outrora, tornando-se em verdadeiros cidadãos-jornalistas, com as ferramentas necessárias para registarem tudo o que passa em seu redor e contarem as suas próprias narrativas. A adoção dos CGU por parte dos jornalistas é um tema controverso, devido aos prós e contras que estes conteúdos apresentam. Por um lado, podem afirmar-se como conteúdos com elevado índice de relevância informativa, ajudando a tornar a informação mais rica. Por outro lado, estes mesmos conteúdos apresentam se, na internet, mesclados entre muitos outros que não constituem nenhum fundo de verdade, o que pode colocar em causa a credibilidade da informação jornalística, obrigando ao jornalista a esforços redobrados na verificação das informações obtidas via audiência. Desta forma, este estudo pretende analisar o fenómeno dos CGU e perceber qual o impacto que os mesmos têm sobre os meios de comunicação em Portugal. Palavras-chave: Conteúdos gerados pelos utilizadores (CGU), jornalismo, jornalismo participativo e prosumer.Item Meios de comunicação utilizados na promoção do festival IndieJúnior Porto : relatório de estágio – IndieJúnior Porto(2025) Carvalho, Diogo Miguel Guedes; Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; SANTOS, LARA MARISA GONÇALVES DOSEste relatório de estágio foi realizado no âmbito do mestrado em Comunicação, Marketing e Media Digitais da Universidade Lusófona do Porto. O estágio totalizou três meses de trabalho, e foi realizado na empresa lndielisboa, com foco na produção da oitava edição do festival de cinema infantil e juvenil lndieJúnior Porto. Pretende-se analisar os meios de comunicação utilizados para a promoção do festival lndieJúnior Porto, sendo as atividades realizadas em ambiente de estágio, a metodologia usada para atingir estes fins. Procura-se realizar também um levantamento teórico sobre festivais de cinema e a sua importância no âmbito nacional, bem como os meios de comunicação disponíveis atualmente e qual a importância da sua utilização na promoção de festivais de cinema. De modo a complementar esta recolha de informação, foi realizado um questionário com o objetivo de analisar a utilização das redes sociais por parte do público do festival e a interação deste com os conteúdos publicados nas páginas oficiais do festival lndieJúnior Porto. No final, foram analisados todos os resultados obtidos através dos diferentes métodos de investigação, de modo a dar uma resposta ao objetivo delineado para este relatório. Palavras-chave: Festivais de Cinema, Meios de Comunicação, Marketing, Promoção, Redes Sociais.Item O impacto da inteligência artificial na perceção de credibilidade de uma marca(2025) Vieira, Bruna Alexandra Azevedo; Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Sousa, Andreia Sofia Pinto deNa sociedade contemporânea, impulsionada pelos meios digitais, as marcas têm marcado presença nas plataformas online, aproximando-se da sua audiência. Ainda assim, a utilização crescente da Inteligência Artificial (IA), como instrumento de auxílio para a produção de conteúdos, levanta questões sobre a credibilidade das marcas, isto é, embora a IA facilite o trabalho dos profissionais, ao permitir que se concentrem em tarefas mais complexas, reduzindo custos e melhorando serviços, é importante salientar que a verificação do conteúdo gerado por estas ferramentas inteligentes é fundamental, uma vez que não são totalmente fiáveis. Deste modo, a presente investigação concentra-se na credibilidade das marcas que recorrem à IA como ferramentas de apoio para a produção de conteúdos. Para compreender esta questão, foi realizada uma revisão detalhada da literatura sobre IA, credibilidade das marcas, as diversas ferramentas de produção de conteúdos baseadas em IA e os desafios e barreiras associadas à utilização destas ferramentas. Palavras-chaves: Inteligência Artificial; Credibilidade; Marcas; Produção de conteúdos digitaisItem Processo de autonomização dos jovens em unidades de apoio e promoção de autonomia(2024) Santos, Ana Maria De Jesus Pereira; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; Marques, Jacqueline FerreiraO trabalho da autonomia é longo e árduo, difícil de levar a cabo, e se reveste da necessidade de ter sempre em mente a subjetividade, na medida em que se implica um sujeito da experiência, da ação, da relação e do desejo - a criança ou jovem - em interação com outros sujeitos - os cuidadores - a quem compete ajudar o primeiro a tornar-se progressivamente mais autónomo sem sobre ele impor o seu próprio desejo, a sua pressa ou a expetativa de que seja quem não é. O presente estudo apresenta como principal objetivo importância da unidade de apoio e promoção de autonomia dos jovens no processo de autonomização dos jovens institucionalizados. O estudo foi dirigido aos jovens e à equipa técnica de unidades de apoio e promoção de autonomia da área de Lisboa. Foram efetuados pedidos de colaboração a 40 unidades e obtivemos resposta de 26 jovens e 3 técnicos, que constituíram a amostra do estudo. Foi utilizada a metodologia mista recorrendo a um inquérito por questionário com respostas fechadas e abertas e posterior análise de conteúdo categorial dos mesmos. Realizaram-se dois questionários um para os jovens e o outro para os profissionais, que integram 3 grandes dimensões: caracterização, competências adquiridas (cognitivas, emocionais e funcionais) e impacto das Unidades de Apoio e Promoção de Autonomia dos Jovens no desenvolvimento e concretização do processo de autonomização. As principais conclusões foi que através das unidades de apoio e promoção da autonomia é possível os jovens assumirem algumas responsabilidades, tais como responsabilidades de gestão doméstica e financeira (cozinhar, pagar as contas, ir as compras), bem como procurar trabalho, entre outros. O que torna esta resposta social muito importante para adquirição da autonomia. Palavras Chaves: Autonomia, Unidade de Apoio e Promoção de Autonomia, Jovens, Competências. Projeto de VidaItem Expetativas das famílias de crianças com multideficiência face à sua inclusão escolar(2024) Fonseca, Joana Filipa Freixo Pinto da; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; OLIVEIRA, ISABEL MARIA RODRIGUES DO AMARALSendo a inclusão um conceito complexo no seu entendimento, este estudo perspetivou conhecer mais sobre esta temática e sobretudo, compreender que expetativas têm as famílias de crianças com multideficiência face à sua inclusão escolar. A descoberta de caminhos inclusivos e de novas práticas pedagógicas são evidenciadas como dificuldades na inclusão destas crianças que, por sua vez, não correspondem às expetativas destes pais. Entender que barreiras existem nesse processo é importante, mas conhecer que expetativas vivem nestas casas é o principal objetivo deste relatório. Realizaram-se cinco entrevistas às mães das crianças com multideficiência com o objetivo de entender quais são as suas expetativas na inclusão escolar do seu filho, compreendendo o modo como as famílias entendem a inclusão e conhecendo melhor a sua dinâmica familiar. Foi através dessa recolha de informação que se analisou os dados fornecidos pelas entrevistadas e que, posteriormente, se respondeu à grande questão de partida deste estudo. Concluiu-se que as preocupações relativas ao futuro da criança, as dificuldades sentidas pelas entrevistadas monoparentais e a falta de apoios são motivos das suas fracas expetativas relativas ao processo inclusivo dos seus filhos, por se sentirem desamparadas. Palavras-chave: Multideficiência; Inclusão; Expetativa; Ensino EspecialItem Violência no namoro : perceções de estudantes do ensino secundário do concelho de Lagos(2024) Oliveira, Beatriz Lucas de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; Chaves, Eva Raquel Xavier de Melo GilAtendendo à literatura (inter)nacional de referência, compreende-se que a violência no namoro entre os/as adolescentes consiste num grave problema da sociedade, com sérias consequências para um adequado desenvolvimento dos/as jovens. A presente investigação tem como objetivo compreender de que forma as características sociodemográficas influenciam os níveis de legitimação de atitudes de violência no namoro dos/as adolescentes do concelho de Lagos. A amostra foi constituída por 327 estudantes, entre os 14 e os 24 anos, sendo 56,6% do sexo feminino e 41% do sexo masculino. Recorreu-se a uma metodologia quantitativa, com recurso ao inquérito por questionário, compreendendo a caracterização sociodemográfica e a Escala de Atitudes acerca da Violência no Namoro (EAVN), para a recolha de dados. Alguns dos resultados obtidos mais relevantes expõem uma maior legitimação de atitudes associada à violência psicológica. Relacionados os níveis de legitimação com as características sociodemográficas dos/as jovens, observamos níveis de legitimação superiores associados aos jovens do sexo masculino, com durações de namoro inferiores, que frequentam o 10.º ano, inseridos no ensino profissional, com maior número de reprovações escolares e que são, ou foram, agressores/as de violência no namoro. Palavras-chave: Violência no Namoro; Adolescência; Legitimação; Atitudes.Item As experiências sexuais de clientes de sexo comercial em contexto abrigado(2024) Moreno, Bárbara Cristina Bragança; Instituto de Serviço Social; Ramalho, Nélson AlvesA investigação científica sobre trabalho sexual tem sido crescente. Todavia, no contexto português, os estudos sobre os clientes do sexo comercial têm sido limitados. Assim, para suprir esta lacuna, a presente investigação pretendeu conhecer e analisar as suas experiências sexuais com profissionais do sexo. Para tal, através de uma netnografia, procedeu-se à análise de comentários efetuados pelos clientes de sexo comercial acerca das suas experiências sexuais publicados no fórum GP-PT.net, no ano de 2022. Verificou-se que as experiências sexuais dos clientes são vivenciadas de formas distintas e influenciadas por diferentes fatores que variam de acordo com o preço e o local da prestação dos serviços sexuais, os atributos físicos e relacionais das profissionais do sexo, assim como com o controlo de tempo efetuado por estas. Deste modo, a presente investigação ajudou a melhorar a compreensão do sujeito clientelar, possibilitado a desconstrução de mitos e estereótipos que, socialmente, persistem sobre estes. Palavras-chave: trabalho sexual; trabalho sexual online; clientes do sexo comercial; experiência sexualItem O trabalho em rede e a importância da comunicacão nas organizações sociais(2024) Rodrigues, Helena Abrunhosa; Instituto de Serviço Social; GAMEIRO, FÁTIMA CRISTINA DA SILVA RIBEIROO trabalho em rede e a comunicação nas organizações sociais parecem influenciar os objetivos individuais, grupais e organizacionais. Com o objetivo de conhecer a perceção do interventor social relativamente ao trabalho em rede, mais concretamente, como o define, quais os seus objetivos, estratégias de gestão, formas de participação e de avaliação utilizadas e a importância que lhe é atribuída e à comunicação no trabalho em rede, mais especificamente, o que deve ser tido em consideração na dinâmica da comunicação interna e externa e qual a sua importância quando se trabalha em rede, foram estudados 31 interventores sociais, a maioria do sexo feminino (87,1%), com idades compreendidas entre os 21 e 68 anos (M=37), licenciados (58,1%), assistentes sociais (61,3%), a desenvolver intervenção na área metropolitana de Lisboa (61,3%), com experiência profissional há más de um ano na área social (16,1%) e há pelo menos um ano na atual organização social (22,6%). Foi utilizado o método Delphi, metodologia mista, recorrendo a entrevistas semiestruturadas e a inquéritos por questionário. Como resultados, relativamente ao trabalho em rede, os interventores sociais elencaram 251 afirmações, sendo que identificaram como mais importantes 21 relativas à definição do trabalho em rede, 30 objetivos, 29 estratégias de gestão, 17 formas de participação, oito formas de avaliação, 21 afirmações para ressaltar a importância que lhe atribuem, 16 vantagens e 12 desvantagens. Quanto à comunicação no trabalho em rede, os interventores sociais listaram 87 afirmações, elegendo como mais significativas 14 relativas à dinâmica da comunicação interna, 22 à comunicação externa, oito afirmações para ressaltar a importância da comunicação no trabalho em rede e seis canais de comunicação que se devem privilegiar no trabalho em rede. Conclui se que os interventores socias forneceram um mapa conceptual significativo para o enriquecimento destes conceitos que tanto são utilizados na intervenção e que tão pouco têm sido explorados na teoria. Palavras-chave: Trabalho em Rede; Comunicação; Organizações Sociais; Interventores SociaisItem O papel do Serviço Social na resposta à pandemia da covid-19 : práticas, dificuldades e desafios(2024) Varela, Carla Cristina da Veiga Ramos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; Ferreira, Paula Isabel MarquesA pandemia da covid-19 obrigou a uma reestruturação das práticas do Serviço Social, colocando novos desafios no campo de intervenção. O presente estudo tem por objetivo analisar as práticas do Serviço Social na resposta à pandemia da covid-19, no território de Loures, configurando-se para tal a seguinte questão de partida: Qual foi a importância do papel do Serviço Social na resposta à pandemia da covid-19? Para os fins propostos, utilizou-se uma metodologia qualitativa, com recurso aos instrumentos de recolha de dados, entre os quais, a análise documental, e a entrevista semiestruturada aplicada a quinze assistentes sociais do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social de Loures, dando a conhecer a intervenção do Serviço Social (práticas, dificuldades e desafios) no contexto pandémico. Dos resultados obtidos destacam-se a capacidade de reinvenção, a criatividade e resiliência dos profissionais, e as dificuldades e desafios enfrentados, pautados sobretudo por um aumento da volumetria de trabalho e pelo alargamento e complexificação do sistema-cliente, bem como a perceção dos assistentes sociais face ao papel do Serviço Social na resposta à pandemia, qualificado de elevada importância, prestando um trabalho de excelência e imprescindível na mitigação dos danos emergentes do contexto de crise. Sugere-se ainda a realização futura de estudos com vista à avaliação do serviço prestado no âmbito da intervenção social na resposta à pandemia e dos impactos causados no processo de mudança dos indivíduos e famílias. Palavras-Chave: Covid-19; Emergência Social; Serviço Social; Intervenção em Crise, Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social.Item Promoção do suporte social e dinâmica relacional de crianças e jovens em contexto de Acolhimento Residencial(2024) Ricardo, Mara Almeida; Instituto de Serviço Social; Ferreira, Paula Isabel MarquesAs crianças/jovens que entram hoje no sistema de acolhimento são crianças com mais problemas de saúde mental, com comportamentos de perigo e com mais comportamentos de agressão. Associado a estas questões, constata-se que as próprias famílias são famílias mais descomprometidas e com problemas mais complexos. A transição do ambiente familiar para o ambiente de Acolhimento Residencial deixa marcas nas crianças/jovens e um sentimento de perda. Mas o Acolhimento tem o compromisso de recuperar a identidade de cada criança/jovem, restabelecer vínculos e promover uma base segura onde a criança/jovem se possa desenvolver. Aqui, as relações interpessoais e o suporte prestado por estas mesmas interações são cruciais. Tendo por base este quadro de referência, esta investigação teve como objetivos avaliar o impacto do Projeto D´AR-TE na perceção de suporte social das crianças/jovens das UR do PP e LR da SCMS acerca da família e do grupo de pares, compreender a dinâmica relacional destas crianças/jovens com as suas redes de suporte social e avaliar o contributo do Projeto D´AR-TE para a intervenção social em CAR. Para a execução dos objetivos utilizou-se uma metodologia mista. Como instrumentos foram utlizados as Escalas de Medida de Perceção do Suporte Social dos Amigos (PSS-Am) e da Família (PSS-Fam), Prova semi-projetiva de Fagulha e o EMBU- práticas parentais (crianças e figuras de referência), aplicadas no início e no final do projeto. Foram ainda realizadas entrevistas semiestruturadas a 12 crianças/jovens e a 17 técnicos/monitores das UR do PP e LR da SCMS. Os resultados evidenciaram alterações estatisticamente significativas no aumento da perceção de suporte social da família e pares após a participação das crianças/jovens no Projeto D´AR-TE. Relativamente à perceção de suporte social da equipa educativa e técnica os resultados foram igualmente positivos em todos os tipos de suporte social. A dinâmica relacional entre técnicos/monitores e crianças/jovens foi avaliada positivamente, com evidência de melhoria em algumas dimensões, contudo não em todas. A avaliação geral do Projeto D´AR-TE revelou os contributos do mesmo para a promoção das competências pessoais, sociais e relacionais das crianças/jovens. Conclui-se que a intervenção no reforço do suporte social tem consequências positivas para a diminuição dos comportamentos de risco e para a melhoria do bem-estar das crianças e jovens em Acolhimento Residencial. Palavras-chave: Crianças e jovens em perigo, Acolhimento Residencial, Intervenção Social, Suporte Social, Projetos de intervenção.Item Processos de inserção : o papel do Rendimento Social de Inserção(2024) Mangerico, Mónica Viegas Balugas; Instituto de Serviço Social; Marques, Jacqueline FerreiraA problemática da pobreza e exclusão social afetam milhões de pessoas no mundo. No dia a dia vimos noticias que nos remetem para este mesmo tema. São muitas as famílias que recorrem a apoios sociais. O Rendimento Social de Inserção é um desses apoios, já que se trata de uma política social de garantia das necessidades mínimas e da inserção social dos seus beneficiários, através de uma prestação pecuniária e um programa de inserção. O último dado estatístico diz que em outubro de 2023, eram cerca de 181 mil pessoas recebiam o rendimento social de inserção (ISS,2023) A investigação pretendeu analisar a perceção dos beneficiários de RSI acerca da política e compreender o entendimento dos beneficiários acerca do impacto da política na sua vida. A metodologia utlizada foi a metodologia qualitativa com a utilização de entrevistas. Numa primeira fase, foi feito o contacto telefónico com os beneficiários a fim de explicar o objetivo do estudo, perceber se queriam ou não participar e por fim selecionar horas e dia para a realização das entrevistas. Foram assim realizadas entrevistas aos beneficiários do rendimento social de inserção. A amostra foi composta por 20 beneficiários do RSI acompanhados na Santa Casa da Misericórdia da Amadora. Os resultados mostraram que os beneficiários do RSI sentem que esta medida lhes traz um bom impacto à sua vida, nomeadamente ajuda das necessidades básicas, conseguindo fazer face às suas despesas económicas. Apesar de 3 beneficiários constatarem que não sentiram assim tão um grande impacto na sua vida ao receberem esta prestação, realçando que não mudou significativamente nada na sua vida. As dificuldades de integração no mercado de trabalho de modo a provocar a autonomização dos beneficiários poderá ser visível no facto de a maioria da população estar integrada na medida a 6 ou mais anos. Relativamente ao que os beneficiários pensam acerca da medida e o impacto do mesmo na sua vida, na sua maioria respondeu que é uma medida que ajuda, sem dúvida. Contudo tem a noção que "Não combate a pobreza completa, mas veio dar uma ajuda grande". Palavras-Chave: Exclusão Social, Pobreza, Rendimento Social de Inserção.Item Motivação e satisfação organizacional: estudo de caso em Instituições Particulares de Solidariedade Social do distrito de Lisboa(2024) Filipe, Zelayda Penhor Bom Jesus; Instituto de Serviço Social; Reis, Felipa Cristina Henriques Rodrigues Lopes dosOs profissionais que trabalham em Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) deparam-se com situações delicadas e que requerem um atento cuidado no trato dos seus utentes, garantindo a defesa das suas necessidades. Como tal, à semelhança de outros contextos organizacionais ligados à saúde física e mental, estes profissionais precisam de uma particular atenção por parte das instituições para que a motivação e satisfação associadas ao trabalho sejam salvaguardadas. Deste modo, a presente dissertação tem como objetivo estudar a relação entre a motivação e a satisfação na produtividade dos colaboradores de quatro IPSS do distrito de Lisboa, escrutinando também as suas necessidades, recompensas existentes e a avaliação de desempenho. Foi aplicada uma metodologia qualitativa e quantitativa, com a aplicação de entrevistas aos elementos da coordenação das IPSS e questionários a 65 colaboradores que exercem funções nas mesmas. Os resultados evidenciaram que os colaboradores, na sua maioria, encontram-se motivados no seu trabalho, identificando uma série de fatores motivacionais (e.g., salário, relacionamento interpessoal, reconhecimento), e mostraram se satisfeitos com as atitudes e medidas adotadas pela coordenação (e.g., respeito e tratamento da chefia, segurança, atividades de lazer com a equipa). Foi ainda possível observar que a coordenação e os colaboradores mostraram perceções semelhantes em relação aos fatores motivacionais e de satisfação, reconhecendo a necessidade da atribuição de recompensas e a importância de avaliar o desempenho. Posto isto, para evitar sentimentos de desmotivação e insatisfação é necessário que as organizações adotem estratégias de incentivos verdadeiramente eficazes, uma vez que tal impacta significativamente na produtividade dos colaboradores. Palavras-chave: Instituição Particular de Solidariedade Social, Motivação, Satisfação, Produtividade, Recompensas, Avaliação de Desempenho.Item O papel dos Centros de Apoio Preventivo na intervenção com crianças e jovens em risco(2023) Ferreira, Patrícia Alagôa; Instituto de Serviço Social; Marques, Jacqueline FerreiraO tema escolhido para esta investigação foi o Papel dos Centro de Apoio Preventivo para Crianças e Jovens em Risco (CAP) do Instituto dos Ferroviários. O facto de haver pouca informação e estudo nesta área social, chama a atenção para a necessidade de aprofundar o tema, de forma a que se consiga obter respostas sociais para o trabalho dos profissionais da área e, também, para a sociedade como um todo. Por esse motivo, este estudo procura compreender como se desenvolve a intervenção realizada junto da população que frequenta o CAP do Instituto dos Ferroviários e compreender a perceção das famílias e dos jovens que são apoiados. Assim sendo, os principais conceitos abordados neste estudo foram, o sistema de promoção e proteção em Portugal, os maus-tratos e a sua tipologia, a lei de proteção de crianças e jovens em perigo e as entidades com competência em matéria de infância e juventude sendo estas as entidades sinalizadoras dos CAP. Tendo em conta o contexto da investigação, foi adotado um cariz misto que engloba uma abordagem qualitativa e quantitativa e os participantes do estudos foram todas as crianças e jovens e suas respetivas famílias que estavam integradas no CAP até março de 2023. Os métodos de recolha de dados baseados nas análises de processo e entrevistas semi-estruturadas foram os escolhidos para o desenvolvimento da pesquisa. Relativamente aos resultados obtidos com as entrevistas realizadas junto das crianças e jovens e das respetivas famílias, foi possível perceber que a grande maioria das crianças e jovens integrados no CAP têm conhecimento relativamente à importância da intervenção realizada no Centro para com eles e também com as famílias. As mesmas identificam e mencionam como mais relevante para elas os fatores de proteção promovidos pelo Centro, tais como a intervenção realizada sobre a capacidade resolutiva e o acompanhamento escolar que se traduz no sucesso escolar. No que diz respeito às famílias, foi possível, de forma geral, perceber que as mesmas também mostram uma opinião bastante positiva sobre a intervenção realizada pelos técnicos e educadores que lidam diariamente com os seus educandos. Uma vez que existe pouca divulgação desta resposta na área social, este estudo acaba por trazer resultados necessários que contribuem para o conhecimento tanto da comunidade cientifica quanto a sociedade em geral. Palavras-chave: Centro de Apoio Preventivo; Crianças e Jovens; Famílias; Intervenção; Prevenção.Item Acolhimento aos migrantes : integração das crianças migrantes em contexto escolar(2024) Anes, Mariana Filipa Mesquita; Instituto de Serviço Social; CARNEIRO, HELIA AUGUSTA DE MAGALHÃES CORREIA BRANCONSNos últimos anos têm-se vindo a registar um aumento dos fluxos migratórios, devido a questões económicas, falta de segurança, a questões políticas e conflitos armados. Com a chegada de novos migrantes muitas vezes acompanhados das suas famílias, é fundamental haver uma preocupação acrescida com o seu acolhimento e a sua integração, focando nos na integração das crianças no meio escolar. Para que o processo de integração seja bem eficaz é fundamental haver uma sensibilização junto dos indivíduos, para fomentar a integração e evitar conflitos e comportamentos desadequados para com a população migrante. O presente estudo procurou conhecer a perceção dos estudantes imigrantes do segundo e terceiro ciclo quanto à sua integração escolar e identificar as estratégias adotadas pelos professores para promover a integração das crianças. Para tal, foi realizado um estudo exploratório, recorrendo à metodologia qualitativa, nomeadamente, a entrevistas semiestruturadas que foram realizadas a 24 professores e a 47 alunos do agrupamento de escolas de Benavente, em articulação com o Centro Local de Apoio ao Migrante (CLAIM) e Câmara Municipal de Benavente (CMB). Através da análise do conteúdo conseguimos destacar que a maioria dos alunos se sente integrado na escola e o seu acolhimento é realizado de uma forma bastante positiva, dando enfase a que para se sentirem mais integrados deveriam ser reforçadas as aulas da disciplina de Português Língua não Materna (PLNM). Os professores à semelhança dos alunos também sentiram que a integração destes alunos foi realizada sem grandes conflitos, apesar de haver alguns comportamentos desadequados para com os alunos migrantes, sendo necessário uma intervenção mais integradora. As dificuldades sentidas por parte dos professores vão de encontro com algumas dificuldades dos alunos, nomeadamente a barreira linguística, que por vezes limita a socialização e consequentemente a integração. A Escola não tem um método/projeto de integração comum, ou seja, cada professor tem a sua forma de acolher e integrar os seus alunos como considera mais vantajosa e melhor para o seu aluno. No entanto, as preocupações de uma integração plena, eficaz e integradora são propósitos comuns da comunidade educativa. Palavras-chave: Migração; Integração; Educação Intercultural; Diversidade Cultural.