Biblioteca - Dissertações de Mestrado

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Dissertações apresentadas para a obtenção do Grau de Mestre, conferido pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

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    Cash holding e o Conselho de Administração : análise das empresas de capital aberto não financeiras portuguesas
    (2024) Cassumba, Anás André; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
    O presente trabalho tem por objetivo analisar a associação entre o cash holding e o conselho de administração das sociedades anónimas não financeiras. Foram analisadas as características do conselho de administração concretamente fração de administradores não executivos; tamanho do conselho; a dualidade PCA/PCE (presidente do conselho de administração/ presidente da comissão executiva). Com este propósito, recolheram-se dados de 75 das sociedades anónimas portuguesas não financeiras, relativo a um período de 7 anos, de 2014 a 2020. Estes dados foram analisados através da regressão linear múltipla com dados em painel pelo modelo de efeitos fixos. Os resultados obtidos sugerem que as variáveis, fração de administradores não executivos" e "tamanho do conselho" estão inversamente associadas ao nível de cash holding. No caso da variável "dualidade PCA/PCE", os resultados não são significativos. Palavras chave: cash holding, conselho de administração, dualidade pca/pce, fração de administrador não executivo, tamanho do conselho, sociedades anónimas portuguesas não financeiras
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    Relação dos estilos de liderança e da motivação na satisfação dos colaboradores
    (2024) Guedelha, Carolina Calixto; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
    A elaboração da presente dissertação tem como objetivo estudar o impacto que os estilos de liderança e motivação têm na satisfação dos colaboradores de uma empresa. Para o estudo foi utilizada uma metodologia mista, de forma a enriquecer o tema no seu todo. Quanto à metodologia qualitativa a amostra selecionada foi a estratificada, selecionando cinco chefias da empresa, divididas pelos graus de chefia operations manager, coordenador operacional, responsável da área de qualidade e formação, responsável pela área de melhoria contínua e supervisor. Na metodologia quantitativa foram realizados questionários com questões sobre os estilos de liderança (Rouco, 2012), a motivação (Kuvaas & Dysvik, 2009; Kuvaas, Buch, Weibel, Dysvik, Nerstad, 2013 e a satisfação ((Weiss, Dawis, England e Lofquist,1967). Ao longo do estudo, identificaram-se os estilos de liderança presentes, bem como as diferentes dimensões de satisfação que os colaboradores consideram como ponto chave na realização da sua atividade como: (1) o trabalho no geral; (2) a satisfação com a remuneração; (3) a oportunidade de promoção; (4) a relação com as chefias e por último (5) a relação com os colegas, que mostrou fortes impactos positivos. Da análise final dos resultados obtidos conclui-se que os estilos de liderança participativo e por delegação são os mais utilizados pelas chefias e que os fatores pessoais, como as relações com as chefias e com os colegas, são os que mais influenciam a motivação dos colaboradores. Conclui-se assim que a motivação intrínseca apresenta valores mais altos no estudo que foram reforçados com os dados recolhidos sobre a satisfação. Palavras-Chave: Liderança; Motivação; Colaboradores e Satisfação
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    A relação entre auto-liderança e a criatividade : o papel moderador da auto-dúvida Grupo Lusófona em Portugal continental
    (2024) Gomes, Marco Paulo Cintra; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
    Esta investigação, baseada na revisão de literatura, visa perceber a relação entre a auto liderança e a criatividade, objetiva igualmente entender o papel da auto-dúvida como mecanismo moderador nessa relação. O estudo centrou-se na população de 18.234 estudantes do Grupo Lusófona em Portugal Continental, foi recolhida uma amostra não probabilística de 707 estudantes, dos quais 27.6% trabalham e estudam. Na amostra recolhida, 59% dos indivíduos pertencem ao género feminino e 41% ao género masculino, 67.2% pertencem a uma faixa etária menor ou igual a 24 anos. Os participantes no estudo preencheram um Questionário Sociodemográfico, instrumento vocacionado para investigações com metodologias quantitativas, com 67 perguntas distribuídas por três escalas, auto-liderança, criatividade e auto-dúvida todas elas com uma escala de Likert de cinco pontos. Em resposta à pergunta de partida, "Em que condições de auto-dúvida a relação entre a auto-liderança e a criatividade é positiva ?" Os resultados deste estudo demonstram que a auto-liderança exerce uma influência significativa e positiva sobre a criatividade, demonstram igualmente, que a auto-dúvida tem a capacidade de moderar a relação entre a auto-liderança e a criatividade, tornando essa relação não significativa quando a auto-dúvida está presente como variável moderadora e em condições elevadas. Palavras Chave: Auto-liderança, Criatividade, Auto-dúvida
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    Os fatores determinantes da intenção de uso : uma aplicação às retrosarias online
    (2024) Peres, Joana de Fátima Barata; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
    As retrosarias locais estão a desaparecer em Portugal - preocupação que motiva a in vestigação, que intenta perceber a relação dos consumidores de produtos de retrosaria com a tecnologia, focando-se num modelo que suporta a descoberta dos fatores determinantes para a Intenção de Uso de Retrosarias online. O foco na implementação das Retrosarias online existe por se acreditar que as plataformas de venda online podem funcionar como impulsionadores complementares dos negócios locais (apreciados, mas a cair em desuso), sem os substituir ou adulterar, propondo uma aproximação à vertente tecnológica dos consumidores que utilizam estes produtos e captar a atenção de consumidores desatentos da potencialidade dos produtos de retrosaria. Concluiu-se que os indivíduos demonstram interesse na utilidade que as plataformas de venda digital podem oferecer, facilitando o processo de compra e o seu quotidiano. A utili zação de tecnologia no seu dia-a-dia é encarada com otimismo e, mesmo apresentando algumas reservas em relação à segurança dos seus dados e presença online, estão confortáveis com o Uso destas plataformas. Para chegar as estas conclusões, recorreu-se a um Modelo de Equação Estrutural, tes tado através de uma metodologia quantitativa, em indivíduos residentes em Portugal. Foi tes tada a qualidade e validade do modelo e foram analisados os resultados, que complementam o material já existente na comunidade científica têxtil e com sugestões para a reinvenção do pa norama das retrosarias em Portugal, presente na maior parte da herança deixada de geração em geração e que à maior parte das famílias portuguesas é querido. Palavras-Chave: Aceitação tecnológica; Intenção de uso; Retrosaria; Perceção de utilidade; Perceção de facilidade de uso; Retrosarias online
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    O impacto das matérias relevantes de auditoria nos relatórios de auditoria das entidades cotadas da Espanha
    (2024) Cupertino, Eliete Pereira; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
    Este estudo visa a análise da aplicação da norma International Standard on Auditing 701 - Comunicar Matérias Relevantes de Auditoria no relatório do auditor independente - em Espanha. Para tal, foi feito um levantamento dos relatórios de auditoria de 100 empresas cotadas na Bolsa de Madrid durante o período de 2019 a 2021, analisando o número médio e quais as matérias divulgadas nestes relatórios, e como as caraterísticas do auditor e da empresa auditada influenciam o número de matérias relevantes de auditoria divulgado. Os dados recolhidos dos relatórios de auditoria contidos nos relatórios e contas das empresas foram tratados no software SPSS e os resultados podem ser verificados no capítulo quatro deste trabalho. Deste estudo conclui-se que reconhecimento de rendimentos, a recuperação de ativos por impostos diferidos, as provisões e contingências, mensuração e imparidade nos ativos fixos tangíveis e a imparidade no goodwill são as matérias mais comunicadas nos relatórios de auditoria da Espanha, sendo que, em média, são divulgados 2,36 matérias por relatório. Também se conclui que existe uma associação negativa entre o número de matérias e a rendibilidade da empresa bem como o facto de a empresa ser auditada por uma BIG 4, e uma associação positiva em relação ao nível de endividamento e à dimensão da empresa auditada. A relevância do presente estudo prende-se na comunicação de evidências empíricas sobre os fatores determinantes na divulgação de matérias relevantes de auditoria em Espanha. Palavras-chave: Matérias relevantes de auditoria, característica das empresas, relatório de auditoria, empresas cotadas em Espanha
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    Saúde 5.0 - o papel da Blockchain na transição do modelo de gestão de relacionamento com o cliente para o modelo de relacionamento gerido pelo cliente : uma revisão de literatura
    (2024) Soares, Fábio Alexandre Urbano; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
    Devido a uma mudança de paradigma na tecnologia digital, os sistemas de saúde mundiais irão experimentar uma mudança dramática dos cuidados de saúde tradicionais para cuidados de saúde inteligentes. A tecnologia digital será utilizada nos cuidados de saúde inteligentes para lidar e responder de forma inteligente às exigências do ambiente de saúde, integrar pessoas, recursos e organizações e facilitar a exploração de informações de saúde. Em particular, esta dissertação pretendeu esclarecer o papel da blockchain na transição do modelo de gestão de relacionamento com o cliente para o modelo de relacionamento gerido pelo cliente na saúde 5.0. Para atingir o objetivo anterior, os autores reviram a literatura relativa ao setor de saúde, desenvolvendo uma visão geral de sua evolução. Além disso, a saúde 5.0 foi considerada como um caminho para o bem-estar digital, porque explicava o modelo de relacionamento gerido pelo cliente. Por último, a revisão permitiu ampliar as visões sobre o papel do blockchain na transição do modelo de gestão de relacionamento com o cliente para o modelo de relacionamento gerido pelo cliente na área da saúde. Dada a revisão da literatura, esta dissertação avança duas proposições. De acordo com a primeira proposição, a indústria está a ser pressionada a perceber a necessidade de adaptar o papel que os clientes desempenham nos processos de gestão da saúde devido à ascensão dos cuidados de saúde 5.0 e ao posicionamento da OMS. Isto resulta numa mudança no modelo de gestão de relacionamento com o cliente. A segunda proposição, argumenta que a tecnologia blockchain pode ser integrada como mediadora na mudança do modelo de gestão de relacionamento com o cliente para o modelo de relacionamento gerido pelo cliente face à sua saúde. Argumenta ainda que isto acrescentará valor à capacitação segura e protegida das pessoas. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o valor acrescentado da utilização da blockchain na transição entre modelos de negócio na indústria da saúde, que beneficiará os sistemas de saúde mundiais. No entanto, esta dissertação enfatiza a atenção que deve ser dada ao nível de generalização da narrativa de "empoderamento" adotada em termos da utilização desta tecnologia, bem como de outras tecnologias. Palavras-Chave: Blockchain; Saúde 5.0; Segurança de Dados do Paciente; Bem-estar digital
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    Empreendedorismo e criação do próprio emprego : projeto de consultoria e formação
    (2024) Lopes, Cristina Isabel de Matos; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
    O desemprego é um problema abordado diariamente pelo impacto que tem na economia a nível nacional e global. É importante estudar e aprofundar a existência de políticas ativas de emprego e de medidas que permitam mitigar esta questão, gerir o desafio constante e as fragilidades provocadas pelas crises económicas. Uma das medidas de apoio existentes, e ferramenta útil de combate ao desemprego em Portugal, é o Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego (PAECPE). Esta linha de apoio aos empreendedores, gerida pelo IEFP, incentiva o empreendedorismo em detrimento da compensação financeira passiva, decorrente do desemprego, sendo também uma ferramenta impulsionadora do empreendedorismo social. É nesta linha, que o presente trabalho pretende contribuir para a análise do empreendedorismo no contexto da medida de apoio à criação do próprio emprego, através do seu enquadramento, bem como permitir incentivar os potenciais promotores a conhecerem os apoios disponíveis e a criarem o seu próprio emprego, como alternativa à situação indesejada de falta de trabalho. Neste sentido, tendo em consideração toda a experiência profissional da promotora e a sua rede de contactos estabelecida ao longo dos anos, ambos pontos fortes do projeto agora apresentado, no âmbito do curso de Mestrado em Gestão de Empresas, este projeto tem como objetivo a criação de emprego e inicio de atividade de prestação de serviços de consultoria e formação, em especial na área de plano de negócios, sob a forma jurídica de Empresário em Nome Individual. O projeto aqui apresentado constitui a criação de um único posto de trabalho, o da promotora e pretende abranger o mercado nacional, tendo como clientes entidades prestadoras de apoio técnico e prestadoras de formação, credenciadas para o efeito, bem como, futuros empreendedores, empregados ou desempregados, que pretendam obter consultoria e/ou formação no âmbito da elaboração de plano de negócios. Para que a atividade possa ser iniciada, será apenas necessário a realização de investimento correspondente à aquisição de um computador portátil, no valor total de 549,99€. Prevê-se que a atividade inicie em janeiro de 2024, pelo que o presente projeto é elaborado com o período de análise de três anos civis completos (2024, 2025 e 2026), prevendo-se a apresentação de resultados positivos logo no primeiro ano de atividade. Este trabalho encontra-se estruturado em várias partes. A primeira parte aborda na introdução o histórico da ideia e da promotora, a segunda o enquadramento teórico do empreendedorismo e a sua relação com o desemprego, o mercado de trabalho e as políticas ativas de emprego, em Portugal, seguindo-se a metodologia geral do plano de negócios e a análise do mercado, apresentação de resultados e proposta de posicionamento. Na última parte encontram-se as recomendações e orientações para o futuro, bem como as conclusões, referências bibliográficas e anexos. Palavras-Chave: Empreendedorismo, Criação do Próprio Emprego, Plano de Negócios
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    Pagamentos digitais
    (2024) Manco, Diana Margarida Pinto Nunes; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
    A evolução das novas tecnologias nas últimas décadas tem revolucionado diversos aspetos da sociedade. Em específico, esta revolução afetou a forma como o consumidor adquire produtos e serviços, bem como os seus hábitos de consumo. Esta nova realidade tem como base os pagamentos digitais, que sofreram uma transformação radical e que se agravou com a pandemia Covid-19. Os métodos de pagamento digitais estão a ganhar cada vez mais importância no dia a dia das empresas e dos consumidores. O aumento da sua popularidade deve-se a diversos fatores, sendo que o mais importante é o avanço tecnológico e a sua acessibilidade. Foi identificada uma tendência decrescente nos pagamentos em dinheiro ainda antes da pandemia do coronavírus que foi verificada no estudo do Banco Central. Ainda assim, os pagamentos a dinheiro ainda representam 59% e que é uma diminuição considerável quando comparado com os 79% em 2016. Existe uma compreensão limitada do potencial e impacto dos pagamentos digitais no futuro e na sociedade. Neste sentido, o objetivo da dissertação é explorar os pagamentos digitais e os seus fatores determinantes e inibidores na adoção em Portugal. Através do inquérito, desenvolvido no contexto desta dissertação, foi possível identificar que os portugueses estão a adotar novos métodos de pagamento digitais tais como o MB Way. Através da metodologia aplicada, não foi possível relacionar a faixa etária, rendimento mensal, nível de formação académica, com maior literacia digital e utilização de tecnologias digitais. No entanto, diversos estudos consultados revelam que as pessoas com menor rendimento e menor nível de formação serão os mais impactados na adaptação a novos sistemas monetários e aos métodos de pagamentos. Este grupo social será impactada negativamente pelo desaparecimento do dinheiro o que pode agravar a desigualdade social. Palavras-chave: Pagamentos Digitais; CBDC; Hábitos de Consumidor.
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    What are sexual rights? : a thematic analysis of portuguese people’s definitions
    (2024) Cordeiro, Filipa Lopes; Escola de Psicologia e Ciências da Vida
    Os direitos humanos são quase unânimes a nível mundial, mas os direitos sexuais continuam a ser considerados uma área cinzenta. Direitos sexuais podem ser definidos como direitos humanos aplicados à sexualidade, mas as definições variam entre organizações. O objetivo deste estudo foi explorar as definições e perceções do que são direitos sexuais por adultos Portugueses através de um questionário qualitativo online. Os 148 participantes (n=148, 19-75 anos) responderam à questão “Na sua opinião, o que são direitos sexuais?”. Os dados foram analisados através de análise temática reflexiva, e foram conceptualizados três temas: “Governo e Sociedade”, “Experiência da própria pessoa” e “Território Desconhecido”. Estes temas referem-se a fatores externos e sociais (e.g., a implementação de direitos humanos, ou o contexto social que rodeia o individuo); fatores internos (e.g. identidade e limites da própria pessoa), e outros fatores que podem colocar em perigo os direitos sexuais (e.g. violência e o conservadorismo) ou tornar a sua definição e implementação mais difícil pela falta de consenso sobre o que constitui esses direitos. Os participantes deram maior enfase aos cuidados de saúde, educação, proteção legal, liberdade, autonomia, identidade e consentimento, o que corresponde na generalidade às diferentes declarações de direitos sexuais encontradas na literatura. Palavras chave: direitos sexuais, direitos humanos, saúde sexual, análise temática
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    Metamorfose : referencial para a criatividade duas experiências no ensino do desenho ao 10º e 12º anos de escolaridade
    (2023) Gigante, Cláudia Maria dos Santos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo e no Secundário, é referente à prática de ensino supervisionada desenvolvida na Escola Secundária Henriques Nogueira, numa turma de 10º ano de Desenho A e numa turma de 12º de Oficina de Artes. Esta reflexão versa sobre a influência que duas Unidades Didáticas assentes no tema da Metamorfose tiveram no desenvolvimento da Criatividade, considerando o processo de ensino/aprendizagem do Desenho em dois anos de escolaridade diferentes. Dedicadas à agilização do pensamento critico e criativo, todas as aulas dos projetos elaborados ao longo das Unidades Didáticas (UD), efetuaram-se com o intuito de estimular aptidões criativas de fluidez, de flexibilidade, de originalidade e de elaboração, de modo a facilitar cada fase de conceptualização e realização dos trabalhos dos alunos segundo o projeto proposto, do principio ao fim. Para esta evolução, escolheram-se estratégias de ensino que tiveram em conta a aproximação ao mundo as artes, o contacto com algumas obras de maior importância, através de apresentações em sala de aula, o contacto com novos materiais e suportes para as produções plásticas, visitas de estudo, realização de exposições e o incentivo à reflexão, individual e em grupo, sobre o processo de elaboração dos projetos, assim como apresentação dos trabalhos por parte dos alunos. Este estudo procura assim responder à pergunta de partida: “Pode o conceito de Metamorfose ser tomado como referencial para desenvolver e estimular a criatividade dos alunos em projetos de Desenho?”, e tem como objetivos demonstrar que o conceito de Metamorfose pode ser um referente facilitador da criatividade no Desenho, por oferecer um exemplo de processo – a variação e especulação formal e também que pode ser um referente facilitador da criatividade no Desenho, por constituir uma metáfora – a permanente transformação, tomando novas qualidades. Palavras-Chave: Ensino das Artes, Metamorfose, Criatividade, Sustentabilidade
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    Modelo de competências de liderança : estudo de caso no setor do retalho de produtos óticos
    (2024) Barata, Cláudia Sofia Antão; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
    Perante os desafios políticos, económicos e sociais que temos vivenciado torna-se crucial apostar na sobrevivência das organizações, criando vantagem competitiva, através da prestação de serviços de excelência. Para orientação deste estudo, foi formulada a seguinte questão de partida: Quais as competências de liderança que permitem a obtenção de desempenhos superiores no retalho de produtos óticos? O presente estudo, de metodologia mista, deu origem a um modelo de liderança para a obtenção de desempenhos superiores no retalho de produtos óticos. Para o efeito foram realizadas 6 entrevistas à liderança estratégica de uma organização líder de mercado no sector, que permitiram perceber quais as competências ideais a incluir no modelo e qual o nível de proficiência ideal a utilizar em cada uma delas. Para a determinação dos outputs do modelo foram aplicados 100 inquéritos por questionário à generalidade dos colaboradores da organização. Paralelamente, procurou-se perceber que não existe um melhor estilo de liderança a utilizar no dia a dia das organizações do setor, concluindo que a liderança deve ser situacional e adaptativa. Como resultados finais para este estudo, obteve-se um modelo com 20 competências de liderança, agilidade organizacional, análise, planeamento e organização, ambiente competitivo, aptidão técnica e profissional, capacidade de inspirar os outros, capacidade de resolver problemas, clarificar funções e objetivos, compromisso para com a organização, desafiar o processo, empowerment, integridade, maturidade e capacidade de raciocínio, orientação para as relações humanas, orientação para o cliente, orientação para os resultados, resiliência, trabalho em equipa, colaboração e coesão, transparência, visão inspiradora e visão organizacional. Palavras-Chave: Modelo de competências de liderança; Liderança; Competências; Retalho de produtos óticos.
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    O impacto da pandemia de Covid-19 nas academias seniores do concelho de Lisboa
    (2024) Martins, Ana Patrícia Vieira; Instituto de Serviço Social
    Em março de 2020, foi decretado Estado de Emergência em Portugal, devido ao confronto mundial com uma das maiores pandemias do século XXI. Por esse motivo, o presente estudo teve como objetivo investigar e compreender o impacto da pandemia no funcionamento das academias seniores. Através de entrevistas aos diretores dessas respostas sociais e a inquéritos por questionário aos respetivos alunos, a presente dissertação analisou e compreendeu as adaptações implementadas com vista a manter os seus objetivos e também as perspetivas dos seus alunos. Como resultado deste estudo, verificou-se que as academias seniores são essenciais no envelhecimento ativo, combatendo a solidão e o isolamento social através da interação e relações interpessoais, como foi possível verificar durante o período da pandemia de Covid-19. Palavras-Chave: Academia sénior, covid-19, envelhecimento ativo, impacto, isolamento social, qualidade de vida
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    Perceções de assistentes sociais sobre a violência nas relações de intimidade de casais do mesmo sexo
    (2024) Alves, Inês Sampaio; Instituto de Serviço Social
    Independentemente do campo de intervenção, os profissionais de serviço social necessitam de ter competências para lidar e intervir eficazmente com pessoas de orientações sexuais e identidades de gênero não normativas. Em particular, aqueles que apresentam probabilidade de contactar e atender possíveis vítimas LGBTI+, têm a responsabilidade de lhes prestar um serviço adequado e de qualidade. Neste sentido, procurou-se conhecer quais as perceções de assistentes sociais que exercem a sua atividade em organismos públicos sobre o fenómeno da violência nas relações de intimidade em casais do mesmo sexo. Para tal foi utilizado uma metodologia qualitativa, com recurso a entrevistas semiestruturadas a seis assistentes sociais a exercerem atividade em serviços da administração pública e, adicionalmente foi realizado duas entrevistas a duas Técnicas de apoio à vítima. As assistentes sociais tinham idades compreendidas entre os entre os 35 e os 55 anos (M=45 anos). As entrevistas focaram-se em três tópicos principais: (i) familiaridade com as questões LGBTI+; (ii) perceções sobre a violência em relações de intimidade de casais do mesmo sexo; e (iii) perceções sobre competências profissionais no âmbito da violência em relações de intimidade de casais do mesmo sexo. Os resultados demonstraram que os profissionais apresentam reduzidos conhecimentos sobre a população LGBTI+ e, especialmente, sobre o fenómeno da violência nas relações de intimidade em casais do mesmo sexo, com consequências ao nível da intervenção social. Estando a falta de formação académica e profissional ligada a baixas competências para uma intervenção eficaz junto de vítimas LGBTI+, reconhece-se a necessidade de uma maior supervisão profissional e investimento na formação e capacitação dos assistentes sociais por parte dos organismos públicos, em concordância com os enquadramentos legais e estratégias nacionais sobre o tema atualmente em vigor. Palavras Chaves: Pessoas LGBTI+; violência nas relações de intimidade; assistentes sociais; organismos públicos
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    A tutela sucessória das uniões de facto
    (2024) Aguiar, José Nuno Viana de Queiroz; Faculdade de Direito
    O presente trabalho será dedicado a algumas reflexões sobre o regime jurídico geral da convivência more uxorio, com especial atenção na eventual qualificação do convivente supérstite como herdeiro legal do convivente falecido, servindo de paradigma a realidades presentes na ordem jurídica portuguesa. Em Portugal, são consideradas unidos de facto duas pessoas que vivam juntas em situação análoga à dos cônjuges há mais de dois anos, ao abrigo do regime previsto pela Lei n.º 7/2001, de 11 de maio. Como a denominação indica, trata-se da qualificação de uma relação mais de facto, e não tanto de direito. Distingue-se assim do regime do casamento, especialmente, para efeitos sucessórios, não havendo lugar à sucessão legal e apenas ocorrendo a sucessão testamentária. Não obstante o regime legal português não considerar o convivente supérstite como herdeiro legal, a proteção das pessoas que vivem em União de Facto evoluiu de forma acelerada no sistema jurídico português, a partir da entrada em vigor da Lei n.º 135/99, de 28 de agosto. Este diploma reconheceu alguns efeitos pontuais às uniões de facto heterossexuais, passando estes a ser também reconhecidos às Uniões de Facto homossexuais, com a entrada em vigor da Lei n.º 7/2001, de 11 de maio, que revogou aquela Lei. Hoje, a proteção nos vários âmbitos da vida em comum, desenvolveu-se, ainda que com recurso aos institutos gerais do direito civil. PALAVRAS-CHAVE: Casamento, Direitos Sucessórios, União de Facto, Sucessão Legítima, Sucessão Legitimária
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    A desconexão do trabalho : abordagem ao artigo 199.º-a do Código do Trabalho
    (2023) Morais, Tiago Ferreira; Faculdade de Direito
    A presença das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação dinamiza a troca contínua de informação entre os interlocutores da relação laboral, que interagem através do respetivo fluxo comunicacional, ligando-os a qualquer instante e em qualquer local, através dos diversos equipamentos eletrónicos à sua disposição. Esta realidade contribui para a diluição do respeito dos momentos de repouso e descanso do trabalhador. Partindo destas constatações, concretizamos um estudo da legislação, nacional e internacional, confrontando-a com bibliografia dedicada a este tema, visando uma análise ao dever de abstenção de contacto consagrado no Código do Trabalho, pela qual salientamos os elementos relevantes deste instituto, procurando identificar alguns problemas e sugerir possíveis soluções, quer por via regulamentar, quer por via legislativa e identificando a desconexão enquanto conceito que o empregador e o trabalhador carecem de interiorizar, para melhor se compatibilizar o labor com a vida extralaboral. Palavras-chave: Dever - Abstenção - Contacto - Descanso
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    Relações entre motivações interpessoais, sintomatologia, bem-estar e distress numa amostra na comunidade portuguesa
    (2024) Castelo, Miguel Veiga Mateus Vaz do; Escola de Psicologia e Ciências da Vida
    As motivações interpessoais podem ser definidas como um conjunto de motivos filogenéticos evoluídos e desenvolvidos para atingir determinados padrões sociais. A perspetiva evolucionista das emoções e motivações humanas postula que todas as interações interpessoais são moldadas por um conjunto de mentalidades sociais. Através da Social Mentalities Scale (SMS) são sugeridosseis sistemas motivacionais interpessoais: Insegurança, Pró-Sociabilidade, Agonismo, Pertença, Sexualidade e Jogo Social. De acordo com vários modelos teóricos estes sistemas são descritos como essenciais para o bem-estar psicológico e saúde mental. O objetivo do presente estudo, transversal e que considera uma amostra de 131 adultos de ambos os géneros e de língua portuguesa, consiste em correlacionar os sistemas motivacionais com sintomatologia, bem-estar e distress e verificar se a escala de Insegurança da SMS mediava a relação entre o Bem-Estar Psicológico e o Índice Geral de Sintomas (IGS) do Inventário de Sintomas Psicopatológicos (BSI). Foram aplicados os instrumentos BSI, Inventário de Saúde Mental (ISM) e SMS. Os resultados demonstram que as mentalidades sociais de Insegurança, Agonismo e Pertença assumem um papel relevante no Bem-Estar Psicológico, Distress e sintomatologia, realçando-se que a Insegurança é um preditor significativo positivo no IGS. Palavras-Chave: Motivações interpessoais, Mentalidades sociais, Sintomatologia, Bem-estar psicológico, Distress psicológico.
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    Irmãos acima de tudo : estudo qualitativo sobre a experiência de ter como irmãos pessoas autistas
    (2024) Lopes, Giovanna Arruda; Escola de Psicologia e Ciências da Vida
    A presença de um elemento com autismo na família pode ser considerado um acontecimento atípico que pode influenciar significativamente não só o funcionamento do subsistema parental, mas de todo o sistema familiar, incluindo o subsistema fraterno. A literatura nesta área é limitada e apresenta frequentemente resultados incongruentes no que diz respeito à adaptação e às experiências dos irmãos de pessoas autistas ao longo do tempo. Sendo os irmãos um dos primeiros agentes de socialização da criança com autismo, é importante compreendermos os aspetos positivos e negativos que caracterizam estas interações ao longo do tempo, de modo a proporcionarmos melhores sistemas de apoio aos irmãos e às suas famílias. O presente estudo teve como objetivo explorar as experiências psicológicas de irmãos jovens adultos de pessoas autistas ao longo do seu desenvolvimento. Neste estudo qualitativo e transversal, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas a 7 irmãos jovens adultos emergentes, entre os 19 e os 24 anos (85% mulheres). As transcrições foram analisadas através da aplicação da metodologia de análise temática reflexiva. Os resultados apontaram para três temas principais: Oportunidades, Desafios e Necessidades. Emergiram destas narrativas experiências associadas a silenciamento de necessidades pessoais, percepção de responsabilidades acrescidas, vivência de ressentimentos e estigma. Também surgiram experiências de suporte e coesão familiar, e oportunidades de desenvolvimento de competências sociais e pessoais. Este estudo traz pistas relevantes para o desenvolvimento de intervenções psicológicas dirigidas não só aos irmãos de pessoas autistas, como à família no seu todo. Reforça ainda o impacto negativo que o estigma e o desconhecimento sobre o autismo, patentes na população em geral, têm no irmão do autista, e a necessidade proeminente de implementação de campanhas de consciencialização e de programas de capacitação de pessoas de referência na comunidade, para lidar com as pessoas autistas, com enfoque nos intervenientes no contexto educativo e familiar. Palavras-chave: Autismo; experiências, irmãos; relações fraternas; estudo qualitativo
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    A relação entre os riscos psicossociais do trabalho e os níveis de burnout em bombeiros
    (2024) Parrinha, Mariana Lopes; Escola de Psicologia e Ciências da Vida
    Um corpo de Bombeiros está exposto de forma diária a condições físicas e psicológicas de grande impacto no individuo, sendo necessário o profissional adotar estratégias que o protejam desses mesmos riscos. Este estudo pretende estudar os riscos psicossociais do trabalho, o burnout, perceber de que forma o envolvimento do profissional tem impacto nesses mesmo riscos, e por fim, entender de que forma os recursos de saúde adotados pelo profissional podem alterar ou não essa relação. Utilizou-se uma amostra total de 176 participantes, de vários quartéis de bombeiros, dos quais 53 são femininos (30,1%) e 123 são masculinos (69,9%), a idade dos participantes varia entre 18 e os 63 anos, e com um desvio padrão de 10.51. Os participantes responderam ao questionário Ecossistemas dos Ambientes de Trabalho Saudáveis (EATS), sendo os dados analisados pelo programa Statistical Program for Social Sciences (SPSS). Inicialmente, foi realizada uma análise de correlação de Pearson, seguida de uma mediação com a variável mediadora, recursos de saúde. Os resultados indicam que existe robustez ao nível da consistência interna das dimensões do EATS em estudo. Existe uma correlação estatisticamente significativa entre o Envolvimento do Profissional e o Ambiente Psicossocial, o modelo da variável critério apresenta um modelo explicativo de 57,02%, revelando ser um resultado estatisticamente significativo p p<0.001. Relativamente à variável "recursos de saúde" esta indica uma Relativamente à variável "recursos de saúde" esta indica uma relação positiva com o aumento do ambiente psicossocial do trabalho. Palavras-Chave: Bombeiro, Ambiente Psicossocial, Envolvimento Profissional, Recursos para a saúde
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    Bem-estar, satisfação com a vida e tempo de ecrã em adolescentes
    (2024) Rodrigues, Cláudio André Ferreira; Escola de Psicologia e Ciências da Vida
    O principal objetivo deste estudo é explorar a relação entre o Bem-Estar, Satisfação com a vida e tempo de Ecrã em adolescentes. A amostra é constituída por 5748 participantes, em que 2591 (45.1%) do sexo masculino e 2921 (50.8%) do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos inclusive, com uma média de idade de 14,05 (DP =1.77), sendo que também foram analisadas diferenças que ocorram nos diferentes anos de escolaridade nomeadamente o 6ºano com uma amostra de 1717 participantes (29.9%), o 8ºano com 1944 participante (33.8%) e do 10ºano com 2087 participantes (36.3%). A técnica que foi utilizada de forma a escolhermos a amostra é a "cluster sampling" ,é constituído por 5748 participantes sendo que o mesmo detém entre os 10 e os e os 17 anos, dado que a nível da escolaridade a mesma vai desde o 6º até ao 10 ano, em que o 6º ano apresenta 1717 participantes (29.9%), o 8º ano tem 1944 participantes (33.8%) e o 10ª ano tem 2087 participantes (36.3%), sendo este um projeto de pesquisa quantitativa, foram realizadas análises de estatística descritiva, análises de comparação de grupos, análises de correlação. Os resultados do estudo revelam que existe uma correlação entre os Baixos Sintomas Psicológicos e o Bem-estar sendo esta uma correlação positiva elevada (r=0.67), sendo a correlação entre o Bem-estar e o tempo de ecrã uma correlação negativa fraca (r= -0.039) , dado que a correlação entre os Sintomas Psicológicos e o Tempo de Ecrã também apresenta uma correlação negativa fraca (r=-0.085). Podemos verificar diferenças estatisticamente significativas em todas as variáveis, na perceção de Bem-estar observamos valores nos rapazes (M= 39.5, dp= 6.46) e nas raparigas (M= 35.28, dp= 7.13), nos Baixos Sintomas Psicológicos verificamos também diferenças estatisticamente significativas tendo os rapazes (M= 23.39, dp= 5.64) e raparigas (M= 18.61, dp= 6.64) e no tempo de ecrã os rapazes (M= 24.91, dp= 7.88) e raparigas (M= 24.52, dp= 6.86). Podemos verificar também que existe diferenças estatisticamente significativas entre as diferentes faixas etárias no Bem-Estar (p= <0.001) e nos Baixos Sintomas Psicológicos (p= <0.001), sendo assim podemos verificar que o Bem estar é influenciado pelos Baixos Sintomas Psicológicos. Os resultados provenientes deste estudo podem ser úteis para contribuir para o aprofundar do conhecimento atualmente existente sobre o papel das atividades escolhidas para ocupação de tempos livres na perceção de bem-estar e satisfação com a vida por parte dos adolescentes. Palavras-chave: Adolescente, Bem-estar, Satisfação com a vida, tempo de Ecrã.
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    Pressão financeira, ajustamento psicológico e coping diádico de pais com filhos com Perturbação do Espectro do Autismo : comparação com amostra comunitária
    (2024) Soares, Sara Cristina Copeto Monteiro Peste; Escola de Psicologia e Ciências da Vida
    O atual contexto socioeconómico tem gerado níveis de incerteza e de pressão financeira crescentes sobre as famílias, com correlatos negativos prováveis no funcionamento familiar e individual. Este efeito pode ser ainda mais notório nas famílias com filhos com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), pelas exigências complexas e de longo prazo que o diagnóstico dos filhos acarreta. O presente estudo teve por objetivos: comparar os níveis de pressão financeira, coping diádico de casal e ajustamento psicológico individual entre pais com filhos com PEA e famílias da comunidade; examinar os correlatos da pressão financeira com variáveis sociodemográficas, clínicas, sintomatologia ansiosa, depressiva e stress e coping diádico apoiante; caracterizar as perceções parentais sobre a adequação, suficiência e satisfação com os apoios terapêuticos e educativos proporcionadas aos filhos com PEA. Tratou-se de um estudo de natureza transversal, cuja amostra foi recrutada por conveniência, através do método bola de neve e autosseleção (n =37 pais/mães na amostra clínica; n = 88 pais/mães na amostra comunitária). Os participantes responderam a um questionário online, que integrava questões de natureza sociodemográfica e clínica (amostra clínica), uma escala de pressão financeira, uma escala de ansiedade, depressão e stress e uma subescala de coping diádico apoiante de um inventário de coping diádico. O grupo clínico apresentou níveis significativamente superiores de pressão financeira e de sintomatologia ansiosa, depressiva e de stress, comparativamente ao grupo comunitário, sem diferenças significativas entre grupos quanto ao coping diádico apoiante. No grupo clínico, a pressão financeira associou-se a menores rendimentos familiares e a maior sintomatologia depressiva e no grupo comunitário, a pressão financeira associou-se a níveis superiores de sintomatologia ansiosa, depressiva e stress, não se verificando uma associação da pressão financeira com o coping diádico apoiante em ambos os grupos. O grupo clínico reportou níveis baixos de satisfação, suficiência e de adequação com os apoios educativos e níveis moderados com os apoios terapêuticos. O presente estudo contribui para a identificação de grupos de risco de pressão financeira e desajustamento individual, oferecendo um conjunto de recomendações clínicas e para o desenvolvimento de políticas públicas. Palavras-chave: Pressão Financeira; Perturbação do Espectro do Autismo; Pais; Coping Diádico Apoiante; Ajustamento psicológico