Formação de professores do 1.º ciclo do ensino básico e criatividade: : o caso português no início do século XXI

Miniatura indisponível

Data

2022

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Resumo

Inúmeros estudos científicos apontam para a importância da criatividade em prol do desenvolvimento individual e de toda a sociedade (UNESCO, 2016; OCDE, 2018). No contexto português, a investigadora procurou conhecer as relações entre as recomendações do Ministério de Educação, os currículos escolares do Curso de Mestrado de Formação de Professores do 1ºciclo de Ensino Básico e as representações sociais de docentes e discentes acerca do desenvolvimento da criatividade em contexto de formação de professores. À luz do paradigma sistémico de complexidade (Morin, 1996) e baseada numa investigação interpretativa e compreensiva (Amado, 2014; Faria e Vieira, 2016) combinou informações obtidas através da revisão da literatura, entrevistas individuais, grupais, e de questionários, tendo observado uma pontual valorização da promoção da criatividade aquando da formação de futuros professores, quer através da legislação, currículos, ou representações sociais aferidas acerca das práticas educativas. Denota-se, assim, a urgência de uma atualização do quadro legislativo e governamental, curricular ao nível das instituições educativas, e das práticas pedagógicas adotadas, por forma a assegurar uma maior coerência entre orientações de organizações mundiais, estudos científicos e premissas atuais do Ministério da Educação português, para os quais a emergência da criatividade e urgência do seu desenvolvimento para viver no século XXI estão bem patentes. Palavras-Chave: Criatividade, Educação, Formação de Professores de 1ºciclo
Extensive scientific research has highlighted the importance of creativity in the development of both the individual and society (UNESCO, 2016; OCDE, 2018). With reference to the portuguese context, this study attempts to identify the relationships between the recommendations of the Ministry of Education, the School Curriculum of the Master's in Teacher Training in the 1st cycle of Basic Education, as well as the social representations of teachers and students regarding the development of creativity in the context of teacher training. In light of the systemic paradigm of complexity (Morin, 1996), and based on an interpretive and comprehensive research (Amado, 2014; Faria e Vieira, 2016), this research study combines information obtained from literature review, individual and group interviews, and questionnaires. Results show a marginal appreciation of the promotion of creativity when training future teachers, whether through legislation, curricula, or social representations identified in educational practices. This emphasizes the importance in updating the legislative and governmental framework, the curricula of educational institutions, as well as pedagogical practices, in order to ensure greater coherence between the guidelines of world organizations, scientific studies and current premises of the Portuguese Ministry of Education, for which the emergence and development of creativity are a requirement for the 21st century. Keywords: Creativity, Education, 1st Cycle Teacher Training

Descrição

Orientação: Ricardo Manuel das Neves Vieira

Palavras-chave

DOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO, CRIATIVIDADE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO BÁSICO 1º CICLO, PORTUGAL, EDUCATION, CREATIVITY, TEACHERS EDUCATION, PRIMARY EDUCATION

Citação