Escola-família: aprendendo juntas… um compromisso de futuro

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Data

2011

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Editora

Edições Universitárias Lusófonas

Resumo

A complexa transformação social que caracteriza o atual momento histórico coloca a escola contemporânea perante novos desafios que exigem respostas adequadas por parte dos agentes educativos. Neste sentido, desenvolvemos um projeto de investigação, intitulado Escola-Família: aprendendo juntas… um compromisso de futuro, no qual se inscreve este trabalho. A educação, verdadeira missão da escola, precisa de ser arauto de uma felicidade impregnada de cultura e de relações sociais justas e harmoniosas; marcada pela capacidade de imaginação, de sentir a paixão pela vida. Exige-se uma educação capaz de ir para lá das metas académicas tradicionais, promotora de uma cultura humanista, com uma intencionalidade pedagógica clara, dando sentido ao caminho – educar e orientar o olhar para o otimismo, para o positivo, para a competência pela exigência, para o diferente. Cientes de que escola e família partilham um projeto comum – a educação dos alunos, projeto esse demasiado complexo e difícil para ser levado em braços apenas por um setor, desenvolvemos um trabalho de colaboração muito próximo com as famílias, convencidos de que dele depende o sucesso de qualquer estratégia a desenvolver com os alunos. Procurando encontrar soluções adaptadas para responder à necessidade real de melhorar o sucesso escolar dos alunos, com vista à conclusão da escolaridade obrigatória e tendo como horizonte uma educação integral e uma cidadania social mais ativa e responsável, desenvolvemos o Projeto Socioeducativo Escola-Família: aprendendo juntas… um compromisso de futuro. A opção metodológica pela investigação-ação, enquanto forma de investigação participada que visa encontrar soluções partilhadas para problemas reais de uma comunidade, numa perspetiva pedagógica, transforma-se em investigação participante, com a participação das famílias, numa lógica democrática de defesa da igualdade. Os participantes tomam parte do processo ao mesmo nível do investigador, num percurso de corresponsabilidade e proximidade, fomentando a aprendizagem significativa e permanente de todos e de cada um, elevando o nível de desenvolvimento humano e promovendo a cidadania social.
The complex social transformations which characterize the atual historical moment puts the contemporary school on new challenges that require appropriate answers by the educational agents. So we developed an investigation project named School-Family: learning together… a commitment of future, in which this essay is inserted. The education, the real school mission, needs to be herald of a happiness impregnated with culture and with fair and harmonious social relationships; marked by the capacity to imagine and feel the passion for life. It’s required an education capable to go beyond the traditional academic goals, prosecutor of a humanistic culture, with a clear pedagogical intention, giving meaning to the path – educate and guide the view to the optimism, to the positive look, to the competence by the requirement, to the different. Aware that school and family embrace a common project – the education of students, project which is too complex and hard to be carried only by one setor, we developed a collaboration work very close to the families, convinced that from it depends the success of any strategy to develop with students. Trying to find personalized solutions to answer the real need of improvements on the educational success of students, thinking about the ending of obligatory education and having an integral education and a more responsible and ative social citizenship as target, we develop the childcare project School-Family: learning together… a commitment of future. The methodological option for investigation-action as a way of participated investigation that seeks finding shared solutions to real problems of a community, in a pedagogical perspetive, transforms into a participant investigation, with the participation of families, in a democratic logic of equality defense. The participants make part of the process at the same level of the investigator, in a path of corresponsibility and proximity, fostering the significant and permanent learning of each and every one, raising the level of human development and promoting the social citizenship.

Descrição

EDUScience : Revista do Centro de Estudos em Educação e Formação

Palavras-chave

EDUCAÇÃO, RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA, SUCESSO ESCOLAR, EDUCATION, SCHOOL-FAMILY RELATIONSHIP, SCHOOL SUCCESS

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