Quando sopram ventos de mudança, o que fazer? Constroem-se muralhas ou moinhos?

Miniatura indisponível

Data

2011

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Edições Universitárias Lusófonas

Resumo

Esta comunicação surge em consequência de um trabalho de investigação em andamento com os objetivos centrais de contextualizar as atuais configurações da identidade docente num quadro referencial, onde quer o processo de globalização educacional quer as referências à construção dos saberes profissionais docentes constituem marcas indeléveis para novas formas de construção das identidades profissionais e onde o mal-estar docente se faz cada vez mais sentir. Para a construção dos objetivos já enunciados, o estudo focaliza a construção da identidade dos professores de economia no Ensino Secundário, onde se releva, particularmente, quer o lugar dos saberes nessa construção quer o impacto das atuais políticas educativas nas identidades dos professores. Teoricamente consideram-se como instrumento de análise um estudo em extensão operacionalizado através de um questionário organizado em dimensões, onde para além dos campos relativos à caracterização pessoal e profissional, são considerados os seguintes – o processo de globalização educacional; a construção de identidades profissionais; os saberes profissionais docentes e o ensino da economia no ensino secundário. Objetiva-se nesta comunicação apresentar e refletir sobre alguns resultados preliminares já obtidos. Posteriormente a uma apresentação geral do estudo, expõe-se e reflete-se sobre resultados preliminares, que revelem diferenças relacionadas com as várias opiniões recolhidas dos respondentes. Termina-se explorando possibilidades.
This communication comes forward as a consequence of a research work which is being developed, with the central objetives of contextualizing the current configurations of teaching identity in a referential panel, where both the educational globalization process and the references to the building of teachers’ professional knowledge, constitute indelible marks to new ways of building professional identities and where teaching burnout is felt more and more. In order to build the objetives that were already stated, the study focuses on the identity building of Economy teachers in Secondary School, where both the placement of knowledge in that building and the impact of current educational politics in teachers’ identities are particularly relevant. Theoretically, a study in extension has been considered as analysis instrument. That study was operated through a questionnaire that was organized in dimensions where, besides the fields concerning personal and professional characterization, the following issues are considered - educational globalization process; building professional identities; teachers’ professional knowledge and Economy teaching in Secondary School. It is aimed to present and reflect upon some preliminary results in this communication. After a general presentation of the study, preliminary results, which unfold differences related to the several respondent opinions, are exposed and carefully considered. Finally, possibilities are explored.

Descrição

EDUScience : Revista do Centro de Estudos em Educação e Formação

Palavras-chave

EDUCAÇÃO, GLOBALIZAÇÃO, IDENTIDADE PROFISSIONAL, EDUCATION, GLOBALISATION, PROFESSIONAL IDENTITY

Citação