Caixa de sonos
Miniatura indisponível
Ficheiros
Data
2012
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Esta dissertação aborda questões relativas aos conceitos de narrativa e de narrativa
processual no contexto da experiência lúdica em espaços de configuração. Para este
efeito, sugere-se um sistema, a caixa de sonos, que visa a implementação prática de uma
narrativa visual processual enquanto terreno de experiência lúdica em meios tecnológicos.
Este sistema procura tirar partido de diferentes media para proporcionar, de forma
acessível, novos palcos e rituais performativos, através de narrativas visuais processuais
customizáveis e partilháveis. Em concreto, a caixa de sonos, propõe um sistema jogável
que possibilita, através da monitorização do comportamento do jogador ao longo da noite,
compor interactivamente um retrato simbólico da noite do mesmo. O processo de
composição é partilhado a partir de uma projecção direccionada para o tecto por cima da
cama do jogador, quando este se encontra acordado; sendo possível que a interacção
ocorra de forma activa ou passiva, dependendo do estado de vigia do jogador. Todas as
experiências simbólicas, bem como a totalidade das linguagens gráficas (base de dados
das composições processuais), são personalizáveis e passíveis de serem partilhadas
através de uma plataforma comunitária na rede digital.
This dissertation touches upon the concepts of narrative and procedural narrative in the context of playful experience in configurable spaces. To this purpose, it presents a system, the sleepy box [caixa de sonos], which aims to implement a procedural visual narrative in the form of a playful experience that uses technological means. This system seeks to leverage media in order to make possible new performative rituals and stages, through customizable and sharable visual narratives. In a word, the sleepy box [caixa de sonos], advances a playable system that symbolically portrays the player’s night time, trough the monitoring of its behaviour as the night goes by. The composition process is shared through a projection in the ceiling above the player’s bed while he’s awake; thereby rendering it possible either a passive or an active interaction, depending on the player’s state of alertness. Every symbolic experience is customizable, as are all graphical languages (database of procedural composition); also sharable by means of a community platform on the web.
This dissertation touches upon the concepts of narrative and procedural narrative in the context of playful experience in configurable spaces. To this purpose, it presents a system, the sleepy box [caixa de sonos], which aims to implement a procedural visual narrative in the form of a playful experience that uses technological means. This system seeks to leverage media in order to make possible new performative rituals and stages, through customizable and sharable visual narratives. In a word, the sleepy box [caixa de sonos], advances a playable system that symbolically portrays the player’s night time, trough the monitoring of its behaviour as the night goes by. The composition process is shared through a projection in the ceiling above the player’s bed while he’s awake; thereby rendering it possible either a passive or an active interaction, depending on the player’s state of alertness. Every symbolic experience is customizable, as are all graphical languages (database of procedural composition); also sharable by means of a community platform on the web.
Descrição
Orientação : Patrícia Gouveia
Palavras-chave
COMUNICAÇÃO, NARRATIVA INTERATIVA, NARRATIVA VISUAL, COMMUNICATION, INTERACTIVE NARRATIVE, VISUAL NARRATIVE, MESTRADO EM PRODUÇÃO E CRIAÇÃO EM ARTES TECNOLÓGICAS, PLAYABLE MEDIA, ILLUSTRATED NARRATIVE, INTERACTIVE FICTION, SUPORTE REPRODUZÍVEL, NARRATIVA ILUSTRADA, FICÇÃO INTERATIVA