Caixa de sonos

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Data

2012

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Resumo

Esta dissertação aborda questões relativas aos conceitos de narrativa e de narrativa processual no contexto da experiência lúdica em espaços de configuração. Para este efeito, sugere-se um sistema, a caixa de sonos, que visa a implementação prática de uma narrativa visual processual enquanto terreno de experiência lúdica em meios tecnológicos. Este sistema procura tirar partido de diferentes media para proporcionar, de forma acessível, novos palcos e rituais performativos, através de narrativas visuais processuais customizáveis e partilháveis. Em concreto, a caixa de sonos, propõe um sistema jogável que possibilita, através da monitorização do comportamento do jogador ao longo da noite, compor interactivamente um retrato simbólico da noite do mesmo. O processo de composição é partilhado a partir de uma projecção direccionada para o tecto por cima da cama do jogador, quando este se encontra acordado; sendo possível que a interacção ocorra de forma activa ou passiva, dependendo do estado de vigia do jogador. Todas as experiências simbólicas, bem como a totalidade das linguagens gráficas (base de dados das composições processuais), são personalizáveis e passíveis de serem partilhadas através de uma plataforma comunitária na rede digital.
This dissertation touches upon the concepts of narrative and procedural narrative in the context of playful experience in configurable spaces. To this purpose, it presents a system, the sleepy box [caixa de sonos], which aims to implement a procedural visual narrative in the form of a playful experience that uses technological means. This system seeks to leverage media in order to make possible new performative rituals and stages, through customizable and sharable visual narratives. In a word, the sleepy box [caixa de sonos], advances a playable system that symbolically portrays the player’s night time, trough the monitoring of its behaviour as the night goes by. The composition process is shared through a projection in the ceiling above the player’s bed while he’s awake; thereby rendering it possible either a passive or an active interaction, depending on the player’s state of alertness. Every symbolic experience is customizable, as are all graphical languages (database of procedural composition); also sharable by means of a community platform on the web.

Descrição

Orientação : Patrícia Gouveia

Palavras-chave

COMUNICAÇÃO, NARRATIVA INTERATIVA, NARRATIVA VISUAL, COMMUNICATION, INTERACTIVE NARRATIVE, VISUAL NARRATIVE, MESTRADO EM PRODUÇÃO E CRIAÇÃO EM ARTES TECNOLÓGICAS, PLAYABLE MEDIA, ILLUSTRATED NARRATIVE, INTERACTIVE FICTION, SUPORTE REPRODUZÍVEL, NARRATIVA ILUSTRADA, FICÇÃO INTERATIVA

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