O assessor pedagógico e sua actuação em escolas públicas da cidade de Manaus: imagem e realidade

Miniatura indisponível

Data

2014

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada em quatro escolas da rede pública municipal da cidade de Manaus, que atendem a modalidade de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Tem como foco principal o assessoramento pedagógico. Foram abordados aspectos conceituais do assessoramento e as diversas formas em que esta ação acontece como a empresarial, organizacional e pedagógica. A pesquisa aponta ainda para o desenvolvimento das ações do assessoramento pedagógico nas escolas e traz resultados sobre a importância do mesmo nas unidades de ensino junto aos sujeitos envolvidos no processo educativo. Aponta ainda como as escolas públicas municipais percebem o trabalho do assessoramento pedagógico, de que forma esta ação está contribuindo positivamente para a melhoria da prática pedagógica dos pedagogos e professores nas escolas. Partimos de pesquisas bibliográficas realizando em seguida a análise de dados dos instrumentos utilizados (questionário e entrevistas) com uma abordagem qualiquantitativa. Percebemos através da pesquisa que o assessoramento pedagógico é uma ação que acontece de diversas maneiras, entre elas acompanhando, orientando, realizando oficinas pedagógicas, entre outras e visa contribuir para a melhoria da prática pedagógica nas unidades de ensino.
The study herein is the result of research undertaken at schools of the municipal public education net of the city of Manaus, which provide schooling for children of the 1st to the 5th years of Basic Education. The main focus of this research is on pedagogic advice. Conceptual aspects of counseling and the various manners in which this action occurs, namely entrepreneurial, organizational and pedagogical were also addressed. Research points to the development of pedagogical actions in schools and educational advice, even at the schools in which individuals collaborated with the present study. How it is that public schools perceive the work of educational advice, in what way this action does in facto contribute towards the improvement of pedagogical practice of teachers and education in schools. The study presented here is of a qualitative and quantitative nature, with bibliographic research followed by the analysis of information obtained from instruments questionnaires and interviews. We understand, through the research, that pedagogic advice is an action that happens in many ways, among which we can include monitoring, guidance, conducting educational workshops, among others, all aiming at improving pedagogical practices at schools.

Descrição

Orientação: Emmanuel Sabino

Palavras-chave

EDUCAÇÃO, ESCOLAS, DIREÇÃO PEDAGÓGICA, BRASIL, MANAUS, EDUCATION, SCHOOLS, PEDAGOGICAL BOARD, BRAZIL, MANAUS, MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

Citação