Ensino profissional como meio de preparação do formando, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho

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Data

2014

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Resumo

A presente investigação visa analisar em que medida o ensino profissional é perspetivado como forma de preparação profissional, pelo formando, poderá, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho. Sob o ponto de vista teórico, sustentou-se em diferentes perspetivas relativamente ao assunto. A formação profissional visa dotar os formandos de competências essenciais para conseguirem acompanhar a rápida evolução tecnológica da nossa sociedade e por sua vez, conseguirem um melhor emprego na sua área de formação profissional. Foi selecionada uma amostra correspondente à totalidade de 156 formandos de um Centro de Formação Profissional ligado à Construção Civil, com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos que frequentam, em 2014, cursos em horário diurno e nas diversas ações de formação modular. No estudo, optou-se por uma metodologia de abordagem quantitativa, tendo sido aplicado um questionário aos formandos da instituição em análise. Segundo os resultados obtidos, concluiu-se que, na maioria dos casos, a opção de continuar a estudar através da formação profissional surge como uma forma de tentar ampliar as oportunidades de emprego. A inserção neste tipo de ensino ajuda-os, de uma forma prática e muito direcionada para o contexto de trabalho, a desenvolver conhecimentos e competências, que lhes permitem desempenhar de forma mais profissionalizada as suas atividades profissionais.
This research intends to analyse how far vocational training is seen, by the trainees, as a way of professional preparation and considered as a path for (re)integration or progression in the labour market. Under the theoretical point of view, it is based on different perspectives on this subject. Vocational training aims to endow trainees with the essential skills for keeping up with our society’s fast technological evolution and, subsequently, for getting a better employment in their area of vocational training. A sample composed of all the 156 trainees of a Vocational Training Centre for the Construction Sector was selected, all of which aged 18 to 60 years old and attending in 2014 different modular training courses in daytime schedule. For this study a quantitative approach methodology was chosen, and all the trainees under analysis were given a questionnaire. According to the results obtained, we concluded that, in most cases, the option to proceed studies with vocational training derives from an attempt to increase the employment opportunities. The inclusion in this type of training, with a very practical and work-oriented approach, helps trainees to develop knowledge and skills allowing them to perform their professional tasks in a more professional way.

Descrição

Orientação: Alcina Manuela de Oliveira Martins

Palavras-chave

EDUCAÇÃO, EDUCATION, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, VOCATIONAL TRAINING, ENSINO PROFISSIONAL, PROFESSIONAL EDUCATION, MERCADO DE TRABALHO, LABOUR MARKET, REINSERÇÃO PROFISSIONAL, RETURN TO WORK, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, PROFESSIONAL DEVELOPMENT, MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

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