Abordagem dos livros didáticos de língua inglesa sob a ótica da interculturalidade

Miniatura indisponível

Data

2015

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Resumo

Esta pesquisa tem como finalidade analisar os aspetos interculturais em uma coleção de livros didáticos de Língua Inglesa, desenvolvida para acatar os critérios do PNLD. Para isso, utilizamos o conceito de interculturalidade (Fleuri, 2005) e a noção de educação intercultural proposta por Candau (2008). Este trabalho insere-se em um cenário em que a Língua Inglesa apresenta um número cada vez maior de falantes, nas mais diferentes partes do mundo, o que nos faz pensar sobre o impacto dessa língua na produção e na qualidade desses materiais didáticos. Amparamo-nos em uma metodologia qualitativa, utilizamos a Análise do discurso (Orlandi, 2009), abarcando duas etapas. A primeira refere-se à análise das entrevistas proferidas pelos professores e a segunda consiste na análise da coleção em foco com o objetivo de perceber o tratamento dados aos aspetos interculturais. Em meio, a essas discussões, o nosso estudo aponta: a coleção apresenta referências culturais, mas que se apresentam de forma incipiente em alguns aspetos interculturais. Dessa maneira, se faz necessário que o docente planeje e adeque as próprias metodologias de acordo com a realidade do educando, tornando a utilização do livro didático um processo contínuo de reflexão e (re)construção do conhecimento.
This research aims to analyze the intercultural aspects of a collection of didactic books of English Language, developed to comply with the criteriaof PNLD. For this, we use the concept of intercultural (Fleuri, 2005) and the notion of Intercultural education proposedby Candau (2008). This work is part of a scenario in which the English language has an increasing number of speakers, in many different parts of the world, which makes us think about the impact of this language in the production and the quality of these materials. We baseadedon a qualitative methodology, we used Discourse analysis (Orlandi, 2009), covering two stages. The first refers to the analysis of the interviews given by teachers and the second is the analysis of the focus on collection in order to realize the treatment given to intercultural aspects. Between, these discussions, studies show: the collection features cultural references, but that presents incipient in some intercultural aspects. In this way, it is necessary that teachers plan and fits the methodological own in accordance with the reality of educating, making use of the textbook a continuous process of reflection and (re) construction of knowledge.

Descrição

Orientação: José Bernardino Duarte

Palavras-chave

MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO, RECURSOS EDUCATIVOS, LIVROS, DIDÁTICA, LÍNGUA INGLESA, EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, CULTURA, EDUCAÇÃO, ENSINO, EDUCATION, EDUCATIONAL RESOURCES, BOOKS, DIDACTICS, ENGLISH LANGUAGE, INTERCULTURAL EDUCATION, CULTURE, EDUCATION, TEACHING

Citação