IMULP - Atas de Conferências Internacionais

URI permanente para esta coleção:

Navegar

Entradas recentes

A mostrar 1 - 9 de 9
  • Item
    Propuesta de modelo de proyecto de mediación de conflictos
    (Universidad de Loyola, 2018) Costa, Elisabete Pinto da; Universidad de Loyola
    Al proponer intervenir a través de la mediación en la gestión de las relaciones interpersonales y en los conflictos (asociados a la incivilidad, a la indisciplina o a la violencia) se promueve un medio positivo y colaborativo de (re)construir la (con)vivencia escolar. Sostengo que los proyectos de mediación de conflictos generan procesos de mejora de la escuela, en términos educativos, sociales y organizacionales, en favor de su calidad educativa y de su función socializadora.
  • Item
    A investigação qualitativa como metodologia compreensiva da dimensão interpessoal/social de um projecto de mediação de conflitos
    (CIAIQ, 2017) Costa, Elisabete Pinto da; Torrego, Juan; Martins, Alcina Manuela de Oliveira
    Este estudo teve por base um Projeto de Mediação de Conflitos (PMC), realizado no centro de Portugal. A análise focalizou o impacto da intervenção do projeto, nos alunos e professores que participaram ativamente no mesmo, indagando os seus efeitos e benefícios nas relações interpessoais e na convivência escolar. Na pesquisa, foi selecionada uma investigação qualitativa, que privilegiou as representações, os significados e as práticas em torno do PMC. Os resultados apontam para a eficácia do PMC, na prevenção e resolução de conflitos, assim como na promoção da sociabilização. Na opinião dos professores, o pessoal não docente foi o que menos acompanhou a dinâmica do projeto. Em contraste, é significativa a formação específica de alunos e professores, pois concorreu para o desenvolvimento de valores e princípios, essenciais à convivência colaborativa.
  • Item
    Mediación escolar: un estudio de caso en Portugal
    (Centro de Investigación en Derecho Público - Universidad de Montreal y Universidad de Luxemburgo, 2017) Costa, Elisabete Pinto da
    La mediación escolar tiene como objetivo principal la creación de espacios de socialización y convivencia donde la gestión de las relaciones interpersonales sea constructiva. Tiendo por referencia las lógicas y las modalidades apuntadas a la mediación escolar, sustento una vocación de amplio alcance, que va más allá de la gestión de conflictos propia de la primera generación de programas implementados en las escuelas: la mediación entre pares. En este artículo tengo como objetivo principal presentar un análisis sobre un proyecto de mediación escolar en sus principales etapas de concretización: diagnostico, formación y funcionamiento de estructuras de mediación, a partir de la percepción de los alumnos participantes en esas etapas. Es un estudio de caso, con una investigación longitudinal, realizada en Portugal, en una escuela conocida como Territorio Educativo de Intervención Prioritaria, entre 2009 y 2015, con un número alumnos, entre los 12 y 14 años, que ha cambiado en cada uno de los momentos estudiados. Se ha adoptado una metodología de investigación mixta, con uso de cuestionario y entrevista y recurriendo a un análisis estadística y análisis de contenido. Los resultados demuestran una clara evolución sobre el abordaje del conflicto y de la convivencia entre el diagnóstico y la actuación como mediadores, confirmando la eficacia de la metodología de intervención de la mediación.
  • Item
    Avaliação de um projeto de mediação de conflitos em contexto escolar
    (CIAIQ, 2016) Costa, Elisabete Pinto da; Torrego, Juan; Martins, Alcina Manuela de Oliveira; Carrington, Margarida
    Com este artigo pretende-se partilhar a avaliação de um projeto de mediação de conflitos aplicado numa escola de Portugal. Para o efeito foi adotado o modelo CIPP de Stufflebeam, direcionado para a tomada de decisão, tendo por base a avaliação das principais dimensões do projeto. Para o estudo recorreu-se a uma análise qualitativa de dados, recolhidos num focus group, através do Software WebQDA. Os resultados apontaram para uma avaliação globalmente positiva. Contudo, detetaram-se constrangimentos culturais, institucionais e processuais. Os resultados da avaliação contribuirão para a definição de estratégias com vista à afirmação do projeto na escola.
  • Item
    O projeto de mediação de conflitos como dispositivo de melhoria de escola
    (Universidade Católica do Porto, 2015) Costa, Elisabete Pinto da; Torrego, Juan; Martins, Alcina Manuela de Oliveira
    Os estudos relativos à melhoria educativa centram-se nas dimensões orgânico-culturais da Escola (Fullan, 2007a), focando as condições internas educativas (Bolívar, 2012). Torna-se fundamental criar práticas que marquem a diferença e que incorporem valor aos processos existentes. Por isso, Jares (2002), Alzate, (2003) e Torrego (2006) defendem que projetos de mediação de conflitos carecem duma lógica integrada. No artigo pretende-se analisar de que forma documentos estruturantes de uma Escola integram e valoram o projeto de mediação, tendo em vista a introdução de um novo método de resolução de conflitos e de gestão das relações interpessoais. Numa abordagem qualitativa, foram analisados o projeto educativo, o regulamento interno e o relatório do gabinete de mediação de uma Escola de 2º e 3º ciclos, Território Educativo de Intervenção Prioritária. Para a análise dos dados e em função do objetivo a alcançar recorreu-se à análise de conteúdo. Os resultados permitem constatar que a mediação faz parte das estruturas, dos normativos, dos procedimentos e do quotidiano escolar. É possível implementar uma forma mais eficaz de gestão dos conflitos e das relações interpessoais, capaz de mudar a cultura organizativa e social, e de contribuir para a melhoria da Escola.
  • Item
    A aula de convivência: um dispositivo de mediação socioeducativa
    (Universidade da Coruña, 2011) Costa, Elisabete Pinto da; Barandela, Teresa
    Da necessidade de se encontrarem respostas educativas diferenciadas e adequadas à diversidade de alunos a frequentar a escola, surgem projectos e estratégias inovadoras. A adopção da Mediação de Conflitos em Contexto Escolar faz emergir novas potencialidades de intervenção socioeducativa, adjudicando novas valências que se podem integrar e articular num projecto mais amplo de melhoria da convivência na escola, à luz do Modelo Integrado proposto por Torrego (2008). Trata-se de iniciativas imbuídas do movimento da melhoria da escola numa das suas vertentes: o clima e cultura escolar. A Aula de Convivência constitui, nesse contexto, mais um passo para o desenvolvimento de iniciativas específicas para a promoção dos relacionamentos interpessoais entre os diferentes actores educativos. Esta medida tem por objectivo converter-se numa resposta construtivista para o encaminhamento de alunos a quem é dada a ordem de saída da sala de aula por situação de indisciplina. Com este artigo pretende-se apresentar a implementação, funcionamento e alguns resultados desta medida educativa denominada por “Aula de Convivência” numa escola secundária, com terceiro ciclo, localizada numa zona semi-urbana do norte de Portugal.
  • Item
    Construção e validação de uma escala de competências de mediação de conflitos em jovens (ECMEDJ)
    (Universidade da Corunha, 2011) Costa, Elisabete Pinto da; Melo, Márcia; Jesus, Paulo
    A literatura especializada refere que a Mediação de Conflitos, enquanto metodologia de intervenção sócio-educativa, proporciona uma melhoria das competências de gestão pacífica de conflitos que, por sua vez, apoiam a promoção de competências relacionais. No entanto, a avaliação da eficácia de tais programas de intervenção requer a utilização de um instrumento válido e fidedigno que registe a aquisição e desenvolvimento de competências de mediação de conflitos. Assim, após um enquadramento teórico sobre a mediação e a importância das competências de mediação, descreve-se neste artigo, o processo de construção e validação de um instrumento capaz de desempenhar essa função. A construção da escala tipo Likert visou a inclusão de itens relativos a competências da mediação distribuídas por três dimensões psicológicas: dimensão cognitiva, sócio-emocional e relacional. A análise dos itens baseia-se nas respostas de 264 jovens dos 12 aos 20 anos, 148 do género feminino e 116 do género masculino, estudantes de quatro estabelecimentos de ensino, públicos e privados (ensino básico, secundário e universitário), residentes na zona Norte de Portugal. A análise psicométrica revelou uma consistência interna satisfatória (indicador de fiabilidade) assim como uma correlação elevada entre os resultados obtidos na Escala e as experiências reais de envolvimento em conflitos interpessoais (validade de construto e validade relativa a um critério externo). Avaliou-se ainda a estrutura factorial do instrumento, concluindo-se que as dimensões não correspondem a factores.
  • Item
    A mediação escolar nas narrativas de alunos do Ensino Secundário
    (Universidade do Minho, 2010) Costa, Elisabete Pinto da; Barandela, Teresa
    A mediação escolar apresenta-se como uma ferramenta educativo-pedagógica através da qual se pode ministrar aos jovens competências relacionais promotoras da cooperação e da sã convivialidade, proporcionando, inclusive, oportunidades para enfrentarem os dilemas morais que se lhes colocam nesta fase de desenvolvimento. Tornase essencial consciencializá-los e, sobretudo, prepará-los para assumirem a coresponsabilidade pela harmonia do seu contexto social. Tendo por base tais pressupostos, promoveu-se uma formação em alunos do ensino secundário de uma escola do norte do país, cujo objectivo principal consistiu em dotá-los de habilidades de mediação de conflitos. Tais alunos foram sendo integrados numa equipa de mediação já em funcionamento na escola. Com este artigo pretende-se apresentar um estudo qualitativo realizado a partir de uma amostra de 10 alunos do ensino secundário, segundo a metodologia da narrativa que permitiu desocultar as representações da mediação de conflitos em torno de três principais temas: a formação em mediação, o processo de mediação e a identidade do jovem mediador. Este trabalho resulta de um processo de investigação e intervenção que obedeceu a um plano sequencial e cujo procedimento básico comum a todos os sujeitos consistiu na realização de sessões de sensibilização, de formação, de mediação e de reuniões de equipa, desenvolvido ao longo de 9 meses.
  • Item
    A mediação para a convivência entre pares: contributos da formação em alunos do Ensino Básico
    (Universidade do Minho, 2009) Costa, Elisabete Pinto da; Almeida, Liliana; Melo, Márcia
    A mediação de conflitos em contexto escolar apresenta-se como uma ferramenta educativo-pedagógica que pode proporcionar aos jovens a aquisição de competências relacionais duradouras. Estas competências permitem reforçar a convivialidade e a cooperação dentro da sala de aula e na escola, promovendo o sentimento de melhor integração no meio escolar. Segundo alguns estudos, a mediação apresenta-se, simultaneamente, como uma estratégia de prevenção primária e de prevenção secundária face a fenómenos de conflitualidade, incivilidade e agressividade. Por isso, é de considerar a necessidade de dotar os jovens das competências necessárias para uma intervenção eficaz e positiva ao nível dos conflitos. Além disso, torna-se necessário consciencializá-los de que possuem uma parte do poder de resolução de problemas, assim como a co-responsabilidade pela harmonia social da escola. Tendo por base tais pressupostos, elaborou-se um programa de formação, aplicado a alunos do ensino básico de duas escolas do norte do país. O programa compreendeu temas da mediação de conflitos e foi suportado por uma metodologia teórico-prática adequada à faixa etária. A este programa está associado um processo de investigação quantitativa e qualitativa com o qual se pretendeu avaliar a eficácia da sua aplicação ao nível das competências de mediação de conflito, bem como os diversos parâmetros da formação.