Supervisão em comunidade aprendente na perspetiva dos supervisores

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Data

2013

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Resumo

O projeto que se apresenta tem como finalidade averiguar se o exercício da Supervisão numa Escola secundária com 3.º ciclo, na perspetiva dos Supervisores, contribui para o desenvolvimento de uma comunidade aprendente de professores. O estudo conjuga perspetivas de diversos autores, entre os quais destacamos Alarcão (2009), Alarcão e Roldão (2008), Alarcão e Tavares (2010), Ferreira e Flores (2012), Hargreaves e Shirley (2009), Oliveira- -Formosinho (2009), Pawlas e Oliva (2007), Senge (2000; 1990) e Vieira (2009). As teorias e investigações dos autores enunciados servem de base à revisão bibliográfica e fundamentam um perfil de Supervisores enquanto líderes educativos, equacionando a influência da Supervisão no desenvolvimento e transformação da dinâmica da Escola, como comunidade aprendente. Assim, são analisadas as representações dos Supervisores em relação ao exercício da Supervisão nos diferentes cargos e funções supervisivas na Escola, e a sua evolução, nos últimos cinco anos, no contexto da avaliação do desempenho docente. A investigação decorreu numa Escola do concelho de Santo Tirso, com utilização de procedimentos metodológicos mistos, qualitativos e quantitativos. Como estratégia qualitativa, analisaram-se os documentos orientadores da Escola. Como estratégia quantitativa, foram analisados inquéritos por questionário, aplicados aos Supervisores da Escola. Como conclusão, constata-se uma perceção positiva da Supervisão formativa entre pares, apesar da confirmação de constrangimentos, relacionados com uma Supervisão meramente avaliativa do desempenho docente. A ação supervisiva, assente em práticas democráticas de trabalho colaborativo e refletido, é valorizada, e considerada essencial, para o desenvolvimento da escola enquanto comunidade aprendente.
This study aims at finding out whether or not supervision in a secondary school, on the perspective of Supervisors, contributes to the development of a learning community of teachers. The study combines the perspectives of different authors, among whom Alarcão (2009), Alarcão and Roldão (2008), Alarcão and Tavares (2010), Ferreira and Flores (2012), Hargreaves and Shirley (2009), Oliveira-Formosinho (2009), Pawlas and Oliva (2007), Senge (2000; 1990) and Vieira (2009). The theories and investigations of these authors are the basis for the literature review and they justify a profile of Supervisors as educational leaders. They substantiate the influence of Supervisors in the development and remaking of the school dynamics as a learning community. Moreover, this study describes the way supervisors see themselves when assuming the different supervising positions and tasks in the school now and during the last five years, having in mind the teacher’s performance appraisal. The research took place in a school in Santo Tirso, using mixed methodological procedures, qualitative and quantitative. Not only did we analyze the guiding documents of the school, but also the results of the questionnaire addressed to the school supervisors. In conclusion, it is evident a positive perception of a peer formative supervision in context in spite of confirming the constraints related to the practice of individual assessment of a teacher´s performance. The act of supervising, based on democratic practices of collaborative and reflective work, is valued, and essential, for the development of the school as a learning community.

Descrição

Orientação: Maria de Nazaré Castro Trigo Coimbra

Palavras-chave

MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO, SUPERVISÃO PEDAGÓGICA, PROFESSORES, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, EDUCATION, PEDAGOGICAL SUPERVISION, TEACHERS, PROFESSIONAL DEVELOPMENT

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