Currículo e prática pedagógica na disciplina de língua portuguesa

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Data

2013

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Resumo

O presente estudo situa-se no âmbito das percepções de professores de Língua Portuguesa, quanto à organização curricular da disciplina. O objetivo principal consistiu em relacionar a percepção da Proposta Curricular da disciplina de Língua Portuguesa com o planejamento de práticas pedagógicas, potenciadoras da aquisição e do aperfeiçoamento de competências comunicativas, de alunos do Ensino Fundamental. Através de pesquisa documental, englobando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN, os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, e a Proposta Curricular da Secretaria Municipal de Ensino do Recife, analisamos as percepções dos professores sobre o Currículo e a prática pedagógica experienciada. Os dados foram recolhidos através de inquérito por questionário. Os resultados da investigação evidenciam que os professores inquiridos apresentam diferentes percepções, quanto ao Currículo e à organização do processo de ensino-aprendizagem. Concluímos, neste caso, ser necessária a apropriação dos diversos conceitos de Currículo, por parte dos professores. Em acréscimo, é fundamental, na Escola, a disponibilização de mais momentos para os docentes analisarem e discutirem a Proposta Curricular, visando à formação de cidadãos ativos e intervenientes na sociedade, através do aprofundamento de competências em Língua Portuguesa.
The present study lies within the teachers´perceptions of Portuguese Language, in terms of the curricular organization of the discipline.The main goal was torelate the perception of the Curriculum Proposal of Portuguese Language with the planning of teaching practices that potentiate the acquisition and improvement of communication skills of students of Fundamental Teaching. According to the documental research of legal texts, like “Lei de Diretrizes e Bases da EducaçãoNacional - LDBEN”, “Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs”, and “Proposta Curricular da Secretaria Municipal de Ensino do Recife”, we analysed teachers´perceptions about the Curriculum and how they experienced their pedagogic practice. The data collection instrument was a questionnaire survey.The results show that the inquired teachers have different perceptions about the Curriculum and the organization process of teaching-learning Portuguese Language.We conclude, in this case, that it is necessary the appropriation of the several Curriculum concepts, on the part of the researched teachers. More over, the school needs to make available spaces for the analysis and discussion of the Curriculum Proposal. So, it will be possible to educate citizens to be active and social involved, by developing students´ competencies in the Portuguese Language.

Descrição

Orientação: Catarina Fernandes de Oliveira Fraga ; co-orientação: Maria Nazaré Castro Coimbra

Palavras-chave

MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO, CURRÍCULOS, LÍNGUA PORTUGUESA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, EDUCATION, CURRICULA, PORTUGUESE LANGUAGE, TEACHERS EDUCATION, TEACHING-LEARNING PROCESS

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