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Título: A identidade do vinho do Porto e sua relação com o turismo
Autores: Silva, Joana Filipa Sousa
Orientadores: Ferreira, Maria José Moutinho, orient.
Palavras-chave: MESTRADO EM MARKETING E PUBLICIDADE
MARKETING
MARCAS COMERCIAIS
VINHOS
TURISMO
ENOTURISMO
MARKETING
TRADEMARKS
WINES
TOURISM
OENOTURISM
Resumo: O Vinho do Porto é mais do que um produto comercial e de consumo, este assumiu um carácter identitário de uma nação. Desde o século XIX, que o Vinho do Porto utiliza o suporte iconográfico com o objetivo de vender e posicionar o Vinho do Porto nos mercados internacionais. A mensagem transmitida é sobretudo de confiança, prestígio, luxo e de qualidade: se no início do século tal imagem era dada pela quantidade de medalhas que um vinho recebia, hoje essa garantia é dada ao consumidor pela assinatura do enólogo ou pelas características do vinho. O objetivo desta dissertação centra-se na análise dos meios comunicacionais da marca Vinho do Porto, nomeadamente dos rótulos e cartazes. Pretendo assim, ao longo deste estudo dar resposta as seguintes perguntas: O que é a marca Vinho do Porto? Qual a relação entre a marca e o turismo? Essa relação tem resultado num aumento do turismo no Porto? Para Ricardo Magalhães, chefe da estrutura de Missão do Douro, deve-se apostar na promoção mundial e que não há nada melhor que a promoção no exterior feita à boleia do Vinho do Porto, que é conhecido em todos os cantos do mundo (Soares, 2010).
Abstract Port wine is more than a commercial and consumer product, it took an identifying character of a nation. Since the nineteenth century, the Port Wine uses iconographic support aiming to sell and position the Port wine in international markets. The message is mostly confidence, prestige, luxury and quality: at the beginning of the century this image was given by the amount of medals that a wine received. Today that guarantee is given to the consumer by the signature of the winemaker or the characteristics of the wine. The objective of this study focuses on the analysis of communication media of port wine, particularly the labels and posters brand. So I intend to, throughout this study to answer the following questions: What is the Port wine brand? What is the relationship between the brand and tourism? This relationship has resulted in an increase in tourism in Porto? For Ricardo Magalhães, Head of Mission of the structure of the Douro, you should bet on the worldwide promotion and there is nothing better than overseas promotion made to ride the Port, which is known all over the world (Soares, 2010).
Descrição: Orientação: Maria José Ferreira
URI: http://hdl.handle.net/10437/9136
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Marketing e Publicidade

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