Mestrado em Futebol - da Formação à Alta Competição
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Percorrer Mestrado em Futebol - da Formação à Alta Competição por autor "Costa, Frederico Marques"
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Item Relatório de estágio Grupo Desportivo Estoril Praia Sub-15 Época desportiva 2016/2017(2017) Costa, Frederico Marques; Veríssimo, Nelson Alexandre da Silva, orient.O presente trabalho visa a elaboração de um relatório de estágio, realizado em função da conclusão do curso e respectiva obtenção do grau Mestre em Futebol, ministrado pela Faculdade de Educação Física da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Este estágio foi realizado na equipa de sub-15 do Grupo Desportivo Estoril Praia, durante a época 2016/2017, num contexto de campeonato nacional (Juniores C). Tem como objectivo principal a concretização de uma rigorosa e profunda análise ao processo de treino da equipa, discriminando os métodos de treino utilizados numa relação de proximidade constante com o modelo de jogo adoptado pela equipa. No período pré-competitivo foram analisadas 14 sessões de treino, correspondento a 1460 minutos. Para o período competitivo foram analisadas 107 sessões de treino, equivalendo a 9190 minutos. Verificam-se semelhanças entre o período pré-competitivo e competitivo, ao nível dos métodos de treino existindo preferência pelos MEP em ambos os períodos, no primeiro uma utilização de 75% e no segundo período de 68%. Também se verificou uma predominância nos dois períodos na utilização de exercícios competitivos, 36% e 35% respectivamente no período pré-competitivo e competitivo. Para além da análise ao treino, também é feita uma análise ao processo competitivo, tanto ao nível individual como ao nível colectivo. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o efeito da idade relativa no futebol de formação. Concluiu-se que os processos de detecção e desenvolvimento de talentos é uma tarefa mais complicada do que parece. É crucial que as associações de futebol e os clubes tenham bem definido os seus objectivos e a forma de os atingir. Nos escalões de formação deve-se acima de tudo privilegiar o desenvolvimento do atleta e entender que este é um processo a longo prazo.