Mestrado em Futebol - da Formação à Alta Competição
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Item Avaliação da força muscular em jovens jogadores de futebol e incidência de lesão muscular(2017) Silva, Renan Alvarenga Caetano; Madeira, Raquel Maria Santos Barreto Sajara, orient.O objetivo do presente estudo foi avaliar a força muscular em jogadores de futebol de formação de um clube da cidade de Lisboa, através da avaliação isocinética e avaliação dos saltos, em função da idade, posição específica e incidência de lesão muscular. Foram avaliados 108 atletas, do sexo masculino, dos escalões Iniciados A (Sub-15), Juvenis B (Sub-16), Juvenis A (Sub-17), e Juniores (Sub-19). A avaliação das variáveis antropométricas foi realizada através da medição da massa corporal e da estatura, a partir das quais foram calculados o IMC dos atletas. A avaliação da força muscular foi realizada através do dinamômetro isocinético Biodex System 4 Pro™, onde foram analisados o Pico de Torque (PT) e o Ângulo do PT, nas velocidades 60° e 300°/s. Os testes de saltos foram realizados utilizando-se do aparelho Microgate OptoGait, e consistiu dos saltos Squat Jump (SJ), Countermovement jump (CMJ), Countermovement Jump Unipedal (CMJU), e Drop Jump (DJ). O registo das lesões foi feito baseado nos relatórios emitidos pelo clube. Os resultados das avaliações isocinéticas revelaram que os Defesas centrais apresentaram maior capacidade de produção de força quando comparados aos Médios e Médios ala, e que o grupo Sub 17 foi aquele que apresentou uma capacidade de produção de força estatististicamente superior. Os testes de saltos indicam que os Defesas laterais e os Avançados apresentaram capacidade de produção de força superior aos outros grupos, enquanto os Médios foram aqueles que apresentam uma menor capacidade de produção de força. Além disso, em termos de escalões, o grupo Sub 17 foi aquele capaz de produzir mais força quando comparado aos outros grupos. Por fim, verificamos que os atletas sofreram mais lesões não-traumáticas do que traumáticas, com frequencia maior nos treinos do que nos jogos.Item Relatório de Estágio de Mestrado Sport Lisboa e Benfica(2017) Sarnago, Emílio Oliveira; Monteiro, Luís Fernandes, orient.Este relatório enquadra-se no momento final de avaliação do segundo ano de Mestrado em Futebol. Tem por base o ano de estágio realizado no Sport Lisboa e Benfica e visa a obtenção do grau de Mestre em Futebol pela Universidade Lusófona de Humanidades e Técnologias. O estágio foi desenvolvido ao longo da época 2016/2017 na equipa de futebol de Infantis (Sub 12 anos) do Sport Lisboa e Benfica. Ao longo do relatório foram descritos vários modelos próprios ao clube onde estagiei, modelos estes que visam várias áreas da formação de jovens atletas, entre as quais, observação, treino, recrutamento, e o jogo própriamente dito. Em termos pessoais, este relatório reflecte um ano de estágio ao longo do qual estive em contacto com uma estrutura extremamente organizada e competente, o que me propocionou uma nova visão sobre a realidade do futebol jovem em Portugal. Mais do que uma recolha de artigos sobre treino desportivo, este trabalho é uma descrição e reflexão sobre a experiência vivida ao longo de toda a época desportiva.Item Relatório final de estágio : Grupo Desportivo Estoril Praia sub-15 Época desportiva 2016/2017(2017) Oliveira, Hugo Miguel Pinto de; Veríssimo, Nelson Alexandre da Silva, orient.O presente trabalho visa a elaboração de um relatório de estágio, realizado em função da conclusão do curso e respetiva obtenção do grau Mestre em Futebol, ministrado pela Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Este estágio foi realizado na equipa de Iniciados A do Grupo Desportivo Estoril Praia, durante a época 2016/2017, num contexto de campeonato nacional (Juniores C). Este relatório tem como objetivo efetuar uma análise aprofundada e reflexiva sobre o processo de treino, assim como o modelo de jogo, conceptualizado e operacionalizado pela equipa técnica dos iniciados A do Grupo Desportivo Estoril Praia. Relativamente ao processo de treino foram analisadas 121 unidades de treino correspondentes a 10650 minutos de treino. Neste relatório elaborei um artigo, cujo tema é “A Filosofia do Treinador”, a escolha do tema surgiu, naturalmente, devido à necessidade de reflexão constante que é necessária nesta área e da necessidade de definir uma linha de pensamento e de trabalho que seja coerente com os meus princípios e objetivos. Ao longo da época desportiva, verificamos que a equipa técnica utiliza preferencialmente os métodos específicos de preparação, para operacionalizar o modelo de jogo, representando os exercícios competitivos e os sectoriais cerca de 50% do tempo total de treino, mesmo quando comparados os períodos pré-competitivos e competitivos verificamos que estes dados se replicam. Quando analisados os microciclos padrão da época desportiva (período pré-competitivo e competitivo), chegou-se à conclusão que os exercícios mais utilizados foram os de manutenção da posse da bola e os exercícios competitivos. Quando comparados os dois períodos competitivos verificamos uma manutenção da predominância dos exercícios de posse da bola e os exercícios competitivos. Relativamente à minha filosofia de treinador e tendo em conta a elaboração do artigo, reconheço a importância de fundamentar e organizar as ideias, o que exige uma constante reavaliação da filosofia, tratando-se de uma questão individual, que exige reflexão, conhecimentos adquiridos e experimentação, que dependem de modelos e valores.Item Relatório de estágio : Sub 13 Clube Atlético e Cultural(2017) Quedas, Edgar Alexandre Belchior; Proença, Jorge, orient.Este Relatório surge no âmbito do estágio de Mestrado em Treino de Futebol “Da Formação ao Alto Rendimento” da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, realizado na equipa de Infantis A (sub-13) do Clube Atlético e Cultural, que disputou o Campeonato Distrital de Juniores “D2”, na época desportiva de 2016/2017. Tem como principal objectivo a análise ao processo de treino da equipa. A partir da análise ao processo de treino da equipa podemos observar que o nosso método de treino dá grande enfâse à tomada de decisão e ao ensino do jogo de futebol, focando sempre moderadamente os aspectos técnicos e comportamentais do jogo. Foi dado um grande enfâse aos métodos específicos de preparação no período pré-competitivo (52%) e no período competitivo (60,5%). Os objectivos “desenhados” para o grupo de trabalho, foram com o decorrer do tempo, sendo atingidos, no final do ano conseguimos que o grupo de trabalho ficasse mais homogéneo, e garantimos uma estabilidade no ensino do jogo de futebol 11, no que diz respeito à organização de todos os jogadores ofensiva e defensivamente. Por fim foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema “Os pais e a sua importância no futebol de formação” tendo sido concluído que os comportamentos dos pais podem ter efeito de dupla influência, ou serem catalisadores de força e motivação na vida desportiva dos jovens, ou actuarem como um factor de stress e ansiedade que, como fim, pode levar ao abandono precoce da prática desportiva.Item Relatório final de estágio Sporting Clube Linda-a-Velha (Benjamins 2006) : época desportiva 2016 - 2017(2017) Costa, João Miguel Martins; Veríssimo, Nelson Alexandre da Silva, orient.Este relatório surge no âmbito do estágio para obtenção de Grau de Mestre em Futebol – da Formação à Alta Competição, no curso de Mestrado da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, e foi realizado no Sporting Clube de Linda-a-Velha, como Treinador Principal Estagiário da equipa B de Benjamins A (2006). Este relatório tem como objetivo apresentar e analisar o processo de treino conceptualizado pela equipa técnica e compará-lo com a sua efetiva operacionalização e adequação ao modelo de jogo selecionado. Da análise efetuada conclui-se que, no período Pré-competitivo, os Métodos Específicos de Preparação (MEP) foram os mais utilizados na operacionalização do Modelo de Jogo definido, a representarem cerca de 48,5% do tempo total de treino, nomeadamente com exercícios competitivos (e.g. jogos de treino). Também no Período Competitivo, foram predominantes os MEP, que representaram 49,3% do tempo total de treino, e novamente com destaque para os exercícios competitivos. Pretendi aprofundar a influência dos encarregados de educação no futebol de formação, no entanto, a literatura analisada não permite retirar conclusões quantitativas. É certo que os encarregados de educação são uma peça chave neste escalão, mas se a sua influência é maioritariamente positiva ou negativa ainda não foi possível aferir. Assim, serão necessários estudos adicionais para diagnosticar, não apenas o quanto os familiares acompanham as crianças, mas também de que forma é feito este acompanhamento e qual o sentimento da criança, face ao acompanhamento dos seus familiares, tanto nos treinos como nos jogos de competição. De qualquer forma, e independentemente dos resultados que estes estudos venham a revelar, é fundamental fomentar o respeito mútuo (treinador – encarregado de educação), de modo a que seja desenvolvida uma relação saudável, propiciando um ambiente estável e sem atritos, que certamente influenciará os jovens atletas de forma positiva.Item Relatório de estágio no Sport Grupo Sacavenense : a lógica do treino aplicada ao jogo competitivo(2017) Souza, Alexandre Oscar Soares de; Massuça, Luís Miguel Rosado da Cunha, orient.O presente relatório tem como objetivo efetuar uma análise sobre o processo de treino idealizado e operacionalizado pela equipa técnica do Sport Grupo Sacavenense, bem como uma descrição do seu modelo de jogo. Na época desportiva 2016/17, ficou caracterizado que os exercícios Essenciais Forma III foram os mais utilizados para operacionalizar o modelo de jogo conceptualizado, representando os exercícios com duas balizas (GR+DEFESA/ATAQUE contra ATAQUE/DEFESA+GR), aproximadamente (46.5%) do tempo total de treino. Estes dados são ratificados quando comparamos os métodos de treino utilizados no período précompetitivo e competitivo. Definiram-se os microciclos (Mcr) do período pré-competitivo (Ppc) e do período competitivo (Pco) considerando apenas um momento competitivo, tendo-se observado que: (i) no microciclo do período pré-competitivo os exercícios mais utilizados foram os de Forma III (56.4%) (manutenção da posse da bola e exercícios competitivos); e (ii) quando comparados os Mcr do Ppc e Pco verificamos uma manutenção dos exercícios de Forma III (46.5%) e um aumento significativo dos exercícios gerais (11.7%) com trabalhos de circuitos, força e pliometria. Os resultados sugerem que os métodos de treino devem estar intimamente ligados entre si e revelar uma transferência, de forma lógica, do que se pretende passar.Item Relatório final de estágio na equipa de iniciados a do Sporting Clube de Portugal na época desportiva 2016/2017(2017) Coelho, Pedro Manuel Vilhena; Costa, Helena Margarida dos Santos e, orient.O objetivo do presente relatório é analisar o processo de estágio, desenvolvido nos Iniciados A do Sporting Clube de Portugal, na época desportiva 2016/2017 e que consistiu numa enorme experiência formativa e profissional. O relatório focar-se-á na descrição, análise, fundamentação e reflexão das decisões e ações subjacentes ao dia-a-dia da equipa ao longo da época desportiva. Verificou-se uma aprendizagem e evolução significativa no desempenho do papel do treinador na área da organização e gestão do treino, em todas as suas dimensões (planeamento, avaliação e condução). O relatório encontra-se dividido em três fases: (1) Caracterização Geral, que inclui o plano individual de estágio, a caracterização da instituição de estágio e da equipa e contexto competitivo. (2) Planificação Estratégica e Tática, que inclui os modelos utilizados ao longo da época (Jogo, Treino e de Observação) como também os pressupostos fundamentais do período pré-competitivo e competitivo. (3) Conclusões finais, que expõe uma reflexão sobre as experiências vividas ao longo da época desportiva.Item Relatório de estágio : Sport Grupo Sacavenense : Iniciados A(2017) Dias, Valter André Raposo; Costa, Helena Margarida dos Santos e, orient.O futebol é um jogo desportivo colectivo que ocorre num contexto de elevada variabilidade, imprevisibilidade e aleatoriedade, no qual as equipas em confronto disputam objectivos comuns (Garganta, 1997). Neste sentido, é essencial que o treino, nomeadamente, a metodologia aplicada na sua realização seja assente numa estrutura bem sustentada, só assim se consegue obter patamares de rendimento individuais e colectivos e, consequentemente, o sucesso desportivo. O presente documento pretende expor detalhadamente o processo de estágio curricular que se realizou na equipa de Iniciados A de futebol do Sport Grupo Sacavenense, ao longo da época desportiva 2016/2017, dentro de um contexto de futebol de formação que tinha por competição o Campeonato Nacional. Procura-se com este relatório dar a conhecer todo o percurso desenvolvido ao longo do estágio, analisando toda a envolvente do processo de treino, discriminando-se as metodologias utilizadas, o contexto e os intervenientes que fizeram parte deste jogo. Todo este caminho contribuiu para me aproximar o mais possível do objectivo de ser um treinador de excelência.Item Relatório de estágio Sport Grupo Sacavenense, juniores a 2016/2017(2017) Pereira, Duarte Afonso Moital; Massuça, Luís Miguel Rosado da Cunha, orient.O presente relatório surge no âmbito do estágio do Mestrado em Futebol - da Formação à Alta Competição, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, realizado na equipa de Juniores A do Sport Grupo Sacavenense, que disputou o Campeonato Nacional 1 Divisão Juniores A, na época de 2016/2017. Tem como objetivo principal a descrição, fundamentação e reflexão das decisões subjacentes ao treino da equipa. Neste sentido, será feita uma análise profunda e reflexiva sobre o processo de treino conceptualizado e operacionalizado pela equipa técnica, desde o modelo de treino, aos métodos de treino predominantes (quais os fatores fundamentais que contribuíram para essa predominância), ao modelo de jogo adotado pela equipa. O relatório visa ainda a apresentação do enquadramento da instituição de estágio (história, instalações e recursos), a caracterização da equipa (plantel e objetivos) e do contexto competitivo, a análise das competições oficiais e a análise individual competitiva dos jogadores. A realização deste estágio foi uma oportunidade enriquecedora para crescer como treinador e pessoa, de onde retirei importantes ensinamentos sobre a difícil atividade que é ser treinador de futebol, e todas as implicações inerentes a essa profissão, nomeadamente na condução de uma equipa ao objetivo estabelecido inicialmente, desde o momento de planeamento até à avaliação da época desportiva.Item Amora Futebol Clube sub - 15 época desportiva 2016/2017(2017) Soares, Fernando Roseta; Proença, Jorge, orient.Este trabalho foi efetuado na equipa A de Iniciados (Sub15) do Amora Futebol Clube, a longo da época desportiva 2016/2017, no contexto de futebol de formação na 1ª Divisão Distrital de Setúbal como competição oficial. Tem como objetivo a descrição, análise e reflexão do processo de treino e da competição pela equipa técnica durante o período pré-competitivo e o período competitivo. A época teve início a 30 de agosto de 2016 e terminou a 7 de maio de 2017, num total de 11 mesociclos, 36 microciclos e 107 unidades de treino (UT), fazendo um total de 7.401 minutos de treino. A nível de minutos de competição foram despendidos um total de 2.379 minutos, divididos entre 26 jogos oficiais e 15 jogos particulares. Segundo a taxonomia de Castelo (2009) as percentagens de métodos de treino de MPG foram 19% no PPC e 25% no PC, os MEPG foram de 24% no PPC e 28% no PC, os valores predominantes em ambos os períodos foram os MEP com 57% no PPC e 47% no PC. Em ambos os períodos pode ser visto que, os MEP são os métodos predominantes em comparação com os outros apresentados, valores são explicáveis através ao foco da equipa técnica ser, desde o início, ao modelo de jogo e a organização defensiva/ofensiva. O estudo, apresentado no capítulo 7 do presente trabalho, pretende revelar a influência das situações fixas de jogo, seguidamente abreviadas por SFJ, no jogo de futebol. O objetivo do estudo é analisar e avaliar a influência que as SFJ têm no resultado final, no escalão de sub15, nos diferentes contextos (jogos oficiais e jogos particulares). A maior percentagem de golos marcados por SFJ foi através de cantos, seguido dos livres indiretos, ou seja, com cruzamentos para a área, tendo por base os mesmos movimentos que os cantos.Item Relatório de estágio Grupo Desportivo Estoril Praia Sub-15 Época desportiva 2016/2017(2017) Costa, Frederico Marques; Veríssimo, Nelson Alexandre da Silva, orient.O presente trabalho visa a elaboração de um relatório de estágio, realizado em função da conclusão do curso e respectiva obtenção do grau Mestre em Futebol, ministrado pela Faculdade de Educação Física da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Este estágio foi realizado na equipa de sub-15 do Grupo Desportivo Estoril Praia, durante a época 2016/2017, num contexto de campeonato nacional (Juniores C). Tem como objectivo principal a concretização de uma rigorosa e profunda análise ao processo de treino da equipa, discriminando os métodos de treino utilizados numa relação de proximidade constante com o modelo de jogo adoptado pela equipa. No período pré-competitivo foram analisadas 14 sessões de treino, correspondento a 1460 minutos. Para o período competitivo foram analisadas 107 sessões de treino, equivalendo a 9190 minutos. Verificam-se semelhanças entre o período pré-competitivo e competitivo, ao nível dos métodos de treino existindo preferência pelos MEP em ambos os períodos, no primeiro uma utilização de 75% e no segundo período de 68%. Também se verificou uma predominância nos dois períodos na utilização de exercícios competitivos, 36% e 35% respectivamente no período pré-competitivo e competitivo. Para além da análise ao treino, também é feita uma análise ao processo competitivo, tanto ao nível individual como ao nível colectivo. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o efeito da idade relativa no futebol de formação. Concluiu-se que os processos de detecção e desenvolvimento de talentos é uma tarefa mais complicada do que parece. É crucial que as associações de futebol e os clubes tenham bem definido os seus objectivos e a forma de os atingir. Nos escalões de formação deve-se acima de tudo privilegiar o desenvolvimento do atleta e entender que este é um processo a longo prazo.Item Relatório final de estágio Sport Lisboa e Benfica Traquinas a sub-09 : época desportiva 2017-2018(2018) Fernandes, Carlos Miranda Marques; Costa, Helena Margarida dos Santos e, orient.; Farias, Claúdio Filipe Guerreiro, orient.Este relatório surge no âmbito do estágio professional do Mestrado em Futebol – da Formação à Alta Competição, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, realizado na equipa de Sub-9 do Sport Lisboa e Benfica (SLB), que disputou o campeonato de sub-10 de futebol sete da Associação de Futebol de Lisboa (AFL) na época 2017/2018. O relatório encontra-se dividido em sete partes. A primeira refere-se ao meu plano individual de estágio; a segunda à caracterização do SLB; a terceira diz respeito à caracterização da equipa e do contexto educativo; a quarta aos modelos da equipa e processos de treino; a quinta parte é uma análise ao processo competivivo onde se enumera e analisa os diferentes tipos de jogos: jogos particulares, jogos de campeonato e torneios; a sexta corresponde a um estudo sobre o tema “Efeito da Idade Relativa (EIR)” onde foi efetuada uma análise sobre as datas de nascimento de todos os jogadores pertencentes aos quadros no futebol formação de SLB, Sporting Clube Portugal (SCP) e Futebol Clube do Porto (FCP), onde é notório um enviesamento para escolher atletas nascidos no primeiro semestre. Por fim, a sétima e última secção engloba as conclusões, análise crítica e as reflexão acerca do trajeto de crescimento profissional e pessoal do estagiário durante o desempenho da sua função de treinador. Este relatório de estágio focar-se-á no desenvolvimento do jogo de futebol de um grupo etário sub-9 de nível alto. Explicita-se qual a conceção de jogar e treinar nesta idade através de uma análise ao modelo de jogo, de quais as tendências utilizadas nas unidades de treino e a relação entre ambos.Item Relatório final de estágio intitulado treino desportivo : realizado no Clube União Recreativa Sambrasense, na época 2017-2018(2018) Oliveira, Ricardo Filipe Carvalho de; Proença, Jorge, orient.Este trabalho é parte integrante do relatório de estágio no Mestrado de Futebol, da Universidade Lusófona, que foi realizado na Vila de São Brás de Alportel, no clube Sambrasense, incidindo sobre jogadores seniores, com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos. Este é um clube de futebol com um nível de estatuto baixo, pois estamos a falar de uma simples vila com 12.340 habitantes. Numa primeira análise do clube, pretendeu-se introduzir ao leitor o estudo em causa dando a conhecer o espaço do clube, a instituição acolhedora e local de treino; as funções e tarefas do treinador estagiário; e foram também definidos os objetivos gerais e a estrutura do estágio, os objetivos do treinador, do clube e da equipa. No estágio realizado foi analisado o modelo de jogo e sistemas táticos da equipa, bem como o modelo de treino, prestando-se apoio na preparação, realização e avaliação das sessões de treino. Relativamente ao treino, e dada a sua importância, participou-se na organização dos três microciclos que se encontravam inseridos no período competitivo da época 2017/2018. No que diz respeito ao jogo, colaborou-se na preparação da estrutura da reunião para o Jogo, na vertente organizativa, técnico-tática e estratégica. Foram observados vários jogos, mas de realçar o jogo com a equipa do Ferreiras, de modo a perceber o seu modelo de jogo, a estrutura da equipa e as características. Com o presente estágio foi possível ter uma perspetiva do treino e dos métodos desportivos, permitindo ainda realizar e desenvolver um planeamento semanal mais elaborado e eficaz junto dos jogadores. Ficou-se também com uma perspetiva da importância de um treinador no sucesso de uma equipa, das suas características como pessoa, bem como das suas competências técnicas.Item Relatório final de estágio : Sporting Clube Linda-a-Velha Sub-13 : época desportiva 2017/2018(2018) Messias, Diogo Miguel Mendes Ribeiro; Lopes, António Manuel Marques de Sousa Alves, orient.O presente relatório surge no âmbito da conclusão do Mestrado em Futebol- da Formação à Alta Competição, para a obtenção do grau de Mestre do mesmo, através da Faculdade de Educação Física e Desporto, na Universidade Lusófona das Humanidades e Tecnologias. O estágio foi realizado no Sporting Clube Linda-a-Velha, no escalão de Infantis “A” (2005). Este relatório tem como objectivo relatar o que por mim foi feito ao longo da época desportiva e tem como maior incidência o tema por mim abordado “A Influência dos Encarregados de Educação no Futebol de Formação. A análise efectuada ao volume total de treino, permite-nos concluir que em cento e duas unidades de treino previstas e noventa e três realizadas, um número algo abaixo das expectativas totais, foram cumpridos seis mil setecentos e noventa e nove minutos de tempo útil de treino, o que equivale a aproximadamente 81% (81,23%) do tempo total de treino. O principal destaque nas unidades de treino, vai para os exercícios essenciais Forma III, que foram realizados em todas as unidades de treino, dando uma especial destaque a exercícios reduzidos que incidissem em contexto competitivo, que se aproximassem da realidade competitiva. Como principal conclusão, observamos que ainda não existe uma fonte segura que diga que a influência dos pais é benéfica ou prejudicial. Podemos ainda concluir que os pais devem saber em que ponto da formação estão os seus filhos, para saberem também em que ponto deve estar o seu envolvimento.Item Relatório final de estágio: Sport Clube Sanjoanense seniores: época desportiva 2017/2018(2018) Santos, Luís Miguel Fonseca dos; Cunha, Paulo Jorge Rodrigues, orient.A realização deste relatório, tem como objetivos, a conclusão do mestrado em futebol, a demonstração de como é e funciona um clube amador no distrito de lisboa, relatando as dificuldades e os proveitos em treinar uma equipa de seniores de um clube “pequeno” que é o Sport Clube Sanjoanense e acima de tudo, dar a perceber como é que eu e a minha equipa técnica trabalhamos globalmente e como nos adaptámos a este contexto. Foi uma época longa, um processo demorado, que teve a envolvência de 114 sessões de treino, organizados em 41 microciclos e em cerca de 10.260 minutos de treino. Para a classificação de exercícios de treino, foi escolhida a taxionomia do professor Silveira Ramos, derivado à sua classificação ser devidamente validada. A partir daqui, foram demonstrados quais os exercícios utilizados e em que frequência nas várias sessões de treino que foram realizados. Exercícios como os essenciais de forma III e os complementares especiais com oposição, foram os mais utilizados derivado à nossa ideia de jogar. Apesar do ano complicado e irregular, conseguindo posicionar-se em diversos lugares durante todo o decorrer da época desportiva, no final a equipa conseguiu classificar-se em 2º lugar, dando lugar à tão desejada subida de divisão, objetivo estipulado desde início por todos. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre “a transição do escalão de juniores para o escalão de seniores”. Dando me a possibilidade de perceber o porquê do abandono de muitos jogadores neste período das suas vidas. Mas ao mesmo tempo, também consegui averiguar fatores que podem ajudar na diminuição desse abandono, existindo assim várias soluções que os clubes possam utilizar e implementar para que os jogadores continuem a praticar esta modalidade com o mesmo prazer enquanto jovens. Conseguindo concluir que, basta paciência e trabalho por parte dos clubes no momento da transição dos jogadores do escalão de juniores para seniores, para que a percentagem de abandono nesta altura diminua e para que a adaptação a um novo paradigma seja realizada com sucesso. São exemplos disso, a preferência de desenvolver um jogador inteligente em detrimento do jogador formatado, a introdução de um modelo de jogo igual em todos os escalões do clube, a existência de equipas B, de clubes satélites e de competições sub23.Item Relatório final de estágio na Equipa B - Sport Lisboa e Benfica na época desportiva 2016/2017(2018) Mendes, Bruno Miguel Borges; Proença, Jorge, orient.O presente relatório foi realizado no âmbito do estágio para a conclusão final do curso e, a respectiva obtenção do grau de Mestre em Futebol – da formação à alta competição, ministrado pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, que se realizou na equipa Sénior B do Sport Lisboa e Benfica, ao longo da época desportiva 2016/2017 enquanto treinador estágiário. O relatório tem como objectivo principal a concretização de uma rigorosa e profunda análise ao processo de desenvolvimento e operacionalização de uma equipa B. Neste sentido, além da descrição do processo de treino e do periodo competitivo, foi realizada uma análise ao modelo de jogo, treino, observação, recrutamento, trabalho individualizado de força e prevenção, controlo de treino e avaliação. Foi concluido que o objectivo primordial de desenvolvimento indívidual de cada jogador está presente em todos os processos de planeamento e operacionalização. Desde o recrutamento até à implemetação do modelo de jogo em cada unidade de treino, revela que este objectivo está sempre presente.Item Relatório final de estágio na equipa de futebol iniciados A do Sporting CP - 2016/2017 : o treino de guarda-redes(2018) Simões, Gonçalo Gomes Ribeiro Sande; Massuça, Luís Miguel Rosado da Cunha, orient.O presente trabalho visa a elaboração de um relatório final de estágio, realizado em função da conclusão final do curso e respetiva obtenção do grau de Mestre em Futebol - da formação à alta competição, ministrado pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. O objetivo do presente relatório é analisar e refletir sobre o processo de estágio, desenvolvido com os guarda-redes de futebol nos Iniciados A do Sporting Clube de Portugal (SCP), na época desportiva 2016/2017. O relatório encontra-se dividido em diversas fases: na primeira, que engloba os capítulos um, dois e três, é feita uma caracterização geral, que inclui o plano individual de estágio, a caracterização da instituição de estágio e da equipa e contexto competitivo. Posteriormente, nos capítulos quatro, cinco e seis, são explicitados os elementos mais operacionais do jogo e do treino, que inclui os modelos utilizados ao longo da época (jogo, treino e de observação). De seguida, a elaboração de um artigo no capítulo sete, que permitiu conhecer melhor sobre a temática desenvolvida e refletir sobre a forma como devem ser trabalhadas as diferentes capacidades motoras. Por último, nos capítulos oito e nove, são feitas as reflexões e conclusões finais, que expõem uma reflexão sobre as experiências vividas ao longo da época desportiva.Item Relatório final de estágio no Sporting Clube de Portugal sub-19 feminino, época 2017-18(2018) Morais, Rodrigo Evtouchenko; Massuça, Luís Miguel Rosado da Cunha, orient.Este Relatório de Estágio foi redigido no âmbito da unidade curricular de Estágio do curso de Mestrado em Futebol, ministrados pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, e visa apresentar, sucintamente, as particulares orientações conceptuais e operacionais do treino e jogo de uma equipa de futebol. O estágio foi realizado na equipa de futebol Sub-19 feminino do Sporting Clube de Portugal, na época desportiva 2017/2018, cuja função desempenhada foi a de treinador adjunto. O relatório contempla sete capítulos, i.e.: (i) plano individual de estágio; (ii) caracterização geral; (iii) orientações concetuais e metodológicas; (iv) modelos (do jogo, treino e análise); (v) controlo do treino; (vi) controlo do processo competitivo; e (vii) autorreflexão, fundamentalmente centrada no conceito de modelação do treino e jogo de futebol. No plano desportivo destaca-se que ao longo da época, foram realizados 28 jogos oficiais, que se traduzem num volume competitivo total de 1960 minutos. A qualidade desse volume competitivo, assente sobre a particular modelação do treino e respetivo jogo da equipa a partir do contexto de treino, viu-se traduzido, por um lado, na concretização dos objetivos processuais que respeitam à evolução integral de cada jogadora e à aprendizagem implicada, segundo as referências e critérios definidos pela equipa técnica; e, por outro, na concretização dos objetivos competitivos, designadamente pela conquista do campeonato nacional de juniores.Item Relatório final de estágio numa equipa Sénior de futebol feminino de elite : SPORTING CP 2016/17(2018) Caldeira, Luís António Guedes; Massuça, Luís Miguel Rosado da Cunha, orient.O desenvolvimento do Futebol Feminino está associado ao desenvolvimento humano de um país, apesar de atualmente existir ainda um fosso global médio entre géneros de 32 %. Foi neste contexto sociocultural de desigualdade de géneros, onde o preconceito ainda existe e, apesar do investimento efetuado, as diferenças na prática da modalidade são abismais entre a realidade masculina e feminina, que se desenvolveu o presente estágio numa equipa de elite do Futebol Feminino, o Sporting CP. Esta realidade não foi esquecida no relatório que aqui se apresenta e que se inicia pela contextualização introdutória do estágio e dos seus objetivos, e caracterização da equipa e do clube. Posteriormente são explicados também os Modelos de Jogo, Treino, Recrutamento, com especial destaque para o Modelo de Observação e Análise de Jogo. Foi efetuada uma análise profunda dos Métodos de Treino utilizados ao longo de um volume total de 17710 minutos de atividade, onde se realçam os 46% do volume total de treino passados em Métodos Específicos que envolvem Jogos Reduzidos e 34% em MPG. Também a presença nas competições foi alvo de análise. Por último, antes das conclusões gerais é apresentado um estudo de revisão que pretende aferir a utilidade e pertinência dos Jogos Reduzidos no treino de futebol.Item Relatório final de estágio na equipa sénior da Associação Desportiva da Camacha : época desportiva 2017-2018(2018) Silva, Hugo André Rodrigues; Proença, Jorge, orient.Este trabalho está inserido no relatório final de estágio, com vista à conclusão final de curso e obtenção do grau de Mestre em Futebol – da Formação à Alta Competição, ministrado pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. O relatório foi efetuado na equipa sénior da Associação Desportiva da Camacha durante a época desportiva 2017/2018 que competiu no Campeonato de Portugal Prio, série B. O principal objetivo deste relatório é o de descrever o modelo de jogo adotado pela equipa técnica, assim como, analisar de forma profunda e rigorosa, o processo de treino, descriminando os métodos e os exercícios fundamentais usados na época desportiva. Relativamente ao processo de treino e à sua dimensão vertical, foi possível verificar que os métodos mais utilizados foram os específicos de preparação (54%), seguidos pelos específicos de preparação geral (26%). Tendo menor expressão, embora um complemento fundamental no processo de treino, os métodos de preparação geral (20%). Relativamente aos exercícios, os mais utilizados foram os competitivos (27%), seguidos dos exercícios de manutenção de posse de bola (12%) e dos exercícios de finalização (7%). No que respeita aos menos utilizados encontramos os exercícios em circuito (3%) e os metaespecializados (3%).