Mestrado em Futebol - da Formação à Alta Competição

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    Clube Desportivo Cova da Piedade infantis A (sub 13) : época desportiva 2019/20
    (2024) Gonçalves, Vítor Hugo da Cruz; Faculdade de Educação Física e Desporto
    Este relatório é resultado da experiência de estágio enquadrado no Mestrado em Futebol - da formação à Alta Competição, da Universidade Lusófona- Centro Universitário de Lisboa, realizado na equipa de sub-13 do Clube Desportivo Cova da Piedade, que disputou os campeonatos de sub-13 (na variante de futebol 9) e de sub-15 (na variante de futebol 11), da Associação de Futebol de Setúbal (AFS) na época 2019/20. A primeira parte refere-se à caracterização da instituição de estágio, a segunda ao projeto individual de estágio, onde são abordados os objetivos de formação do treinador estagiário que assumiu a responsabilidade de ser treinador principal dos sub-13. Alguns desses objetivos são a potenciação da relação com todos os agentes desportivos envolvidos no processo de formação do clube, aprimorar o conhecimento de jogo (melhorando a leitura de jogo do ponto de vista coletivo e também das individualidades), desenvolver competências ao nível da metodologia e evoluir ao nível da liderança. A terceira diz respeito à caracterização da equipa em diferentes vertentes, por exemplo, algumas destas indicam que a equipa é composta maioritariamente por jogadores do primeiro semestre e que em 19 jogadores, 17 têm o pé direito como dominante. A quarta parte refere-se ao processo de jogo com ênfase no modelo de jogo, a quinta refere-se ao processo de treino, a sexta refere-se ao processo competitivo no qual se enumeram e analisam os diferentes momentos competitivos. A sétima parte refere-se a um estudo sobre o tema "Idade Relativa" onde foi realizada uma análise relacionada com a data de nascimento dos atletas que constituem os plantéis do Clube Desportivo Cova da Piedade (entre os escalões de sub-10 e sub-17), sendo que o objetivo foi entender se a idade relativa existia no CDCP. Por fim, a oitava corresponde às considerações finais, análise crítica e reflexões acerca da época, abordando o crescimento profissional e pessoal do estagiário no decorrer do desempenho da sua função de treinador. Nesta parte, toca-se em diversos pontos, como por exemplo, se os objetivos delineados foram ou não atingidos e quais os porquês, quais foram as maiores aprendizagens que esta experiência proporcionou. Palavras-chave: Futebol, Processo de Treino, Modelo de Jogo, Idade Relativa
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    Relatório de estágio curricular realizado no Sport Lisboa e Benfica : seniores B feminino em 2022/23
    (2024) Madeira, André Filipe da Silva Pereira; Faculdade de Educação Física e Desporto
    O relatório foi realizado com base no estágio desenvolvido no Sport Lisboa e Benfica - Seniores B Feminino na época desportiva 2022/23, que disputou a II Divisão Nacional Feminina, com vista à conclusão do mestrado em Futebol - da formação à alta competição. Resume o meu processo enquanto estagiário, com foco na minha atividade desenvolvida ao longo da época desportiva e com base científica para suportar as matérias abordadas. A função exercida no estágio foi a de treinador-adjunto, tendo como principais tarefas executar unidades de treino e observar/analisar a nossa equipa/os nossos adversários em contexto de jogo. Os conteúdos abordados estão representados da seguinte forma: (I) Caraterização da Instituição Desportiva de Acolhimento, (II) Plano Funcional de Estágio; (III) Matriz Conceptual Técnico-Científica, (IV) Estudo Técnico-Científico e, (V) Considerações Finais. O objetivo do estudo técnico-científico é representar um bom treinador com base nas caraterísticas mais importantes que um treinador deve dominar para as atletas femininas e, perceber se essa mesma representação varia de acordo com o escalão em que as atletas estão inseridas (futebol formação vs futebol senior). Concluo que o estágio na generalidade foi um contributo fundamental para a minha evolução pessoal e profissional, considerando que os objetivos do estágio foram atingidos com sucesso. Palavras chave: Futebol; Futebol Feminino; Futebol senior; Futebol formação; Perceção de um bom treinador; Treinador
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    Relatório de estágio na equipa sub16 : Sporting CP 2017/18
    (2024) Nascimento, Filipe Caldeira do; Faculdade de Educação Física e Desporto
    Este relatório surge no âmbito do estágio do Mestrado em Futebol - da Formação à Alta Competição, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, realizado na equipa Sub16 do Sporting CP que disputou a Divisão de Honra do Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Lisboa na época 2017/18. Nos capítulos deste relatório está descrito o trabalho desenvolvido ao longo do estágio que dividiu-se entre o Gabinete de Observação e Análise e o Laboratório de Otimização do Rendimento, bem como um estudo, com a finalidade de ajudar no trabalho desenvolvido com a equipa no momento dos esquemas táticos ofensivos. Palavras-Chave: Observação e Análise, Futebol de Formação, Futebol, Desporto, Esquemas Táticos, Pontapé de Canto
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    Jogos reduzidos e condicionados com jovens jogadores : manipulação das dimensões do campo e das regras
    (2024) Figueiredo, Francisco José Antunes Vasconcelos; Faculdade de Educação Física e Desporto
    O objetivo do estudo visou analisar, em jogos reduzidos e condicionados (JRC) a influência das dimensões do campo e do número de toques na bola, nas cargas interna, externa e exigência técnica em jovens futebolistas. Na comparação entre JRC sem restrição de toques (SRT) e máximo três toques (M3T) foram encontradas diferenças significativas para o desarme, nas três dimensões de campo. O número de conduções de bola no campo pequeno e médio foi maior nos SRT do que nos M3T. No campo grande o drible ocorreu mais vezes nos SRT do que nos M3T (p = 0,03, d = 0,40). No JRC SRT, identificaram-se diferenças significativas na distância total, entre o campo pequeno e o grande (p = 0,04, d = 1,24). Nos JRC M3T a distância percorrida em sprint foi maior no campo médio comparativamente ao campo pequeno, (p = 0,04, d = 0,99). Ainda nos M3T, ocorreram mais desacelerações (p = 0,01, d = 1,41) no campo pequeno do que no grande. Limitar o número de toques diminui a ocorrência das ações técnicas. Já a manipulação das dimensões do campo tem influência sobre a carga externa dos jogadores. Palavras chave: Futebol juvenil; Jogos reduzidos; Global Poisition System; GPS; técnico-tática
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    Os efeitos de diferentes jogos reduzidos e condicionados nas cargas internas, externas e ações técnico-táticas em jogadoras de futebol sénior feminino
    (2024) Moreira, Gabriel Maciel; Faculdade de Educação Física e Desporto
    Este estudo visou analisar as principais diferenças entre as variáveis da carga interna, externa e ações técnico-táticas em Jogos Reduzidos e Condicionados (JRC) (3x3, 4x4, 5x5) enquanto o rácio de área de campo por jogador (RCJ) se manteve constante (1:75m²) em 17 jogadoras de futebol sénior feminino. O JRC 3x3 induziu respostas significativamente maiores na PSE do que os outros formatos de jogo (diferença média 1,79; p = 0,01 vs. 4x4 e diferença média 1,27; p = 0,01 vs. 5x5). Em 3x3 vs. 4x4, 3x3 apresentou valores significativamente maiores na velocidade média nos rounds II (diferença média 0,99; p = 0,01), III (diferença média 0,87; p = 0,01;) e IV (diferença média 0,88; p = 0,01;) e significativamente menores na distância total nos rounds II (diferença média -62,88; p = 0,013), III (diferença média 56,15; p = 0,02) e IV (diferença média -58,52; p = 0,01). Não foram detectados padrões relevantes nas ações técnico-táticas. Conclui-se que o número de jogadoras nos JRC influencia a intensidade do exercício independentemente do RCJ, e a magnitude dessa influência é maior nos JRC 3x3. Estes resultados permitem aos treinadores e preparadores físicos alocarem de forma mais consciente os JRC ao dia do microciclo pretendido. Palavras-chave: GPS; Global Positioning System; PSE; atleta feminino; futebolistas
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    Observação e análise dos pontapés de canto de uma equipa do escalão de juniores do futebol português
    (2024) Carvalho, Jean Bastos de; Faculdade de Educação Física e Desporto
    A análise de desempenho é essencial às equipas técnicas de futebol, contribuindo no estudo de variáveis como pontapés de canto. O estudo possui o objetivo de analisar pontapés de cantos de uma equipa de juniores que disputa a 1ª divisão do Campeonato Nacional Português. Foi adotada a metodologia observacional, utilizando o LongoMatch para analisar 7 jogos da equipa (sub19) como mandante da partida no apuramento de campeão. Foram analisados: lado da cobrança, tipo da cobrança, trajetória da bola, zona de lançamento, atleta que tocou a bola pela primeira vez, zona de finalização, tipo de finalização, resultado da finalização, atleta que finalizou, número de atacantes, resultado do momento do jogo, tempo de jogo, período de jogo e resultado da partida. Houve preferência por cantos diretos (91,5%), com trajetória para dentro (71%) e utilização de 5 atacantes (58%). A maioria dos cantos foi direcionado para regiões centrais e frontais da área, geralmente resultando em ação defensiva (37,03%), finalização bloqueada (18,52%) ou defendida (14,82%). O cabeceio foi utilizado em 60% das finalizações. Apenas 3,7% dos golos foram originados dos cantos. Não foi possível criar relação entre padrões de execução dos cantos e um resultado de sucesso na partida. Palavras-chave: Futebol; Análise de Desempenho; Pontapés de Canto; Metodologia Observacional
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    Relatório de estágio no Sporting Clube de Portugal - Seniores A Feminino : época 2021/22
    (2024) Coelho, Tomás da Costa Pires; Faculdade de Educação Física e Desporto
    Este relatório de estágio, redigido no âmbito do curso de Mestrado em Futebol - da Formação à Alta Competição e ministrado pela Universidade Lusófona, apresenta as orientações conceptuais e operacionais da equipa sénior A feminina do Sporting Clube de Portugal, na época desportiva 2021/22. O treinador teve funções de treinador-estagiário e a equipa participou em 4 competições nacionais, totalizando 33 jogos oficiais. O relatório, em 5 capítulos, procura: (i) caracterizar a instituição de acolhimento; (ii) descrever o plano funcional de estágio; (iii) conceptualizar com base na literatura uma matriz englobando os esquemas táticos ofensivos e detalhando o pontapé de canto ofensivo - tema de estudo; (iv) investigar o tema dos pontapés de cantos ofensivos na equipa, em contexto de Liga BPI; (v) concluir o projeto académico com considerações relativamente ao processo de estágio e a futuros objetivos académicos. O estudo procurou aumentar o conhecimento relativo ao pontapé de canto ofensivo no futebol feminino, que carece de profundidade de estudos assinalável. Através de uma análise descritiva de 117 cantos ofensivos em diversas variáveis, algumas conclusões do estudo indicam que a equipa obteve percentagens de golo elevadas (6,84%) ou que se entre 3 a 5 atacantes tocassem na bola no canto, maiores as probabilidades de remate eficaz e golo. Uma época que começou oficialmente com a vitória na Supertaça de Portugal, terminando com o segundo lugar do campeonato nacional e a conquista da Taça de Portugal. Época onde o acumulado de jogos oficiais e unidades de treino foi de 243, tendo todos estes momentos contribuído para a melhoria do treinador enquanto profissional e pessoa. Palavras-chave: Futebol Feminino; Observação e Análise; Pontapé de Canto Ofensivo
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    Relatório de estágio Clube de Futebol “Os Belenenses” - Seniores : a época desportiva 2022/2023
    (2024) Rebelo, Rafael Rodrigues Carvalho Martins; Faculdade de Educação Física e Desporto
    A elaboração deste relatório de estágio insere-se no âmbito do Mestrado em Futebol - da Formação à Alta Competição e foi desenvolvido junto da equipa sénior do Clube de Futebol "Os Belenenses", que competiu na Liga 3, a 3ª divisão nacional de futebol, da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), durante a temporada 2022/2023. Ao longo do estágio, desempenhei o papel de treinador-adjunto estagiário, concentrando-me especialmente nas responsabilidades relacionadas com a preparação física. Assim, participei ativamente na condução dos treinos, com foco nas atividades pré-treino no ginásio, na fase inicial do treino (ativação e preparação para os objetivos) e também desempenhei funções em contexto competitivo, como o aquecimento pré-jogo, assim como durante o jogo. O plantel foi constituído por 28 atletas, contudo ao termos uma equipa B, sempre que necessário para treino, ou jogo tínhamos facilidade de ter maior número de jogadores disponíveis. Os objetivos classificativos traçados de forma inicial eram o da manutenção na Liga 3, o qual foi alcançado com êxito, visto que conseguimos ultrapassar o objetivo inicial, subindo de divisão para a Liga Portugal 2 SABSEG. Terminámos em 2º lugar, subindo desta forma de divisão. Durante a época desportiva, foi realizado um estudo onde se pretendia perceber o impacto dos banhos de gelo (crioterapia), cujo objetivo foi obter a perceção dos atletas quanto à recuperação muscular após a realização de dois protocolos distintos. Para chegar à conclusão de que este método é percecionado como um método útil de recuperação muscular, e com isto entender qual dos dois protocolos se adequa mais a cada um dos atletas. Os resultados deste estudo mostraram que a crioterapia é um método valorizado pelos atletas, contudo não existe consenso em qual dos métodos é o melhor para a realização da crioterapia. Concluindo que cada atleta deve realizar o método que sente maior benefício na sua recuperação muscular. Palavras-Chaves: Futebol, Treino, Preparação Física, Método de Recuperação, Recuperação Muscular
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    Relatório de estágio Casa Pia Atlético Clube – Iniciados B época desportiva 2022/2023
    (2023) Penedo, Rui David Matos; Faculdade de Educação Física e Desporto
    Este relatório de estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Futebol - da Formação à Alta Competição, foi realizado na equipa de sub14 (Iniciados B) do Casa Pia Atlético Clube. A equipa foi composta por 28 atletas, todos eles masculinos e nascidos no ano de 2009, participando na 2ª divisão do Campeonato Distrital de Iniciados (contra equipas sub15). A equipa concluiu a época do referido campeonato em 11º lugar, com o 6º melhor ataque. O treinador estagiário teve como funções específicas: o registo da ficha de jogo durante o jogo, a inserção dos mesmos dados na plataforma do clube e trabalhar com os atletas os esquemas táticos. Desempenhou também funções de criação, de explicação e de condução de exercícios, bem como a participação ativa na discussão de convocatórias para jogo. O relatório foi complementado com um estudo técnico-científico sobre a influência do treino de finalização no número de golos marcados ao longo da época. Concluiu-se assim que o treino influencia o número de golos, ou seja, quanto mais se treina a finalização com diferentes estímulos e situações reais, mais golos poderá haver em jogo, uma vez que para a população em estudo houve uma melhoria de 8,64%. Concluindo, o processo de estágio e a elaboração do dossiê e do relatório, permitiu que eu evoluísse a nível pessoal e profissional. Esta evolução notou-se a vários níveis: na organização e planeamento da época desportiva; na criação, explicação e condução de exercícios; na liderança e gestão do grupo e na aplicação do conhecimento científico. Palavras Chave: Futebol, treino, finalização
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    Relatório do estágio realizado na equipa de futebol do Grupo Desportivo Estoril Praia no escalão de juvenis na época 2022/2023
    (2024) Andrade, Luis Gustavo Souza; Faculdade de Educação Física e Desporto
    Este documento foi desenvolvido para o Relatório de Estágio, do Mestrado em Futebol - da formação à Alta Competição, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. O estágio foi realizado na equipa de Sub 17 do Grupo Desportivo Estoril Praia, que participou no campeonato nacional da 1.ª divisão de Juvenis, na época desportiva 2022/2023. No decorrer da época desportiva foram realizados 47 microciclos e 175 unidades de treino, 18 no período pré-competitivo e 157 no período competitivo, equivalente a um volume total de 15750 minutos. Referente ao processo competitivo, a equipa terminou em terceiro lugar na 1.ª fase e em sétimo lugar na fase de apuramento de campeão, realizando 36 jogos oficiais, 18 em cada fase, no geral a equipa do GDEP conseguiu 15 vitórias, 3 empates e 18 derrotas. No total das duas fases foram marcados 62 golos e concedidos 70. No presente relatório existe um estudo sobre a eficácia da equipa de juvenis do GDEP onde foi possível identificar que a equipa recuperou 122 das 165 vezes a bola no seu meio-campo defensivo, sendo 61 vezes através de duelos, o tipo preferencial de saída foi o passe curto em mais de 50% das ocasiões (N=88) tendo utilizado entre 1 e 3 passes em 75% das jogadas. Durante o momento de transição ofensiva os jogadores utilizaram 112 vezes apenas um dos corredores, estiveram em 122 situações a atacar com 4 ou mais jogadores, porém as equipas adversárias estiveram com 4 ou mais jogadores em 157 das 165 ocasiões. Estes fatores acima referidos contribuíram para uma taxa de sucesso de apenas 18%. No final deste estágio foi possível constatar que o mesmo representa uma etapa muito importante na vida académica-desportiva de um treinador estagiário, pois permite não só a obtenção de conhecimento através da execução prática, mas também a utilização do conhecimento teórico obtido através de formações, licenciaturas, mestrados e outros cursos. Palavras-Chave: Futebol, Primeira Divisão Nacional, Transição Ofensiva, Organização Ofensiva
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    Relatório de estágio em futebol realizado na Equipa “B” sénior feminina do Sport Lisboa e Benfica na época 2022/2023
    (2024) Castro, João Miguel Gonçalves de; Faculdade de Educação Física e Desporto
    Ser treinador de futebol é mais do que, apenas, ter conhecimento do jogo. O treinador, para além de ser o responsável máximo pela equipa, deve ser alguém que se preocupa com os seus atletas, quer dentro quer fora das quatro linhas, e deve ser visto como um exemplo a seguir. Um dos objetivos do treinador é fazer com que os seus atletas repliquem em campo as suas ideias, assim como o modelo de jogo por ele estipulado. Para isso os treinos, e os exercícios realizados nos mesmos, devem ir ao encontro do pretendido e serem adaptados às características dos atletas. Foi desta forma que encarei o meu estágio como treinador estagiário da equipa "B" sénior feminina do Sport Lisboa e Benfica, que participou na II Divisão Nacional Feminina. A equipa técnica era constituída por oito treinadores que lideravam um grupo de dezanove jovens atletas com idades entre os dezasseis e os dezanove anos. A época desportiva foi composta por vinte e dois jogos oficiais e por cento e cinquenta unidades de treino. Apesar de apenas ter sido atingido o primeiro dos dois objetivos, a estrutura do Sport Lisboa e Benfica considerou uma época de sucesso devido às várias dificuldades encontradas ao longo da mesma. Para além da parte prática, realizei durante o processo de estágio, um estudo técnico-científico onde abordo a possibilidade da perceção de um bom treinador, para atletas de futebol feminino, ser influenciada pelo género do mesmo, realizando uma investigação com dois escalões de competição do Sport Lisboa e Benfica. Os resultados foram muito semelhantes nos vinte e quatro itens avaliados, existindo apenas diferenças estatisticamente significativas no item treze (< 0.05), onde as atletas do Grupo 1 dão mais importância à promoção do fair-play do que as atletas do Grupo 2. O que me leva a concluir que as atletas de futebol feminino em estudo não são influenciadas pelo género do treinador. Por fim apresento um balanço da minha experiência não só como aluno, mas também como treinador estagiário do Sport Lisboa e Benfica, onde abordo as principais dificuldades encontradas, as soluções para as mesmas e apresento uma reflexão crítica sobre todo este processo de estágio. Após a conclusão deste período de estágio num clube da dimensão do Sport Lisboa e Benfica, em que praticamente todos os objetivos delineados foram atingidos, posso afirmar que para além de ter tido uma grande evolução enquanto pessoa, provei que sou um treinador capaz de participar em divisões nacionais com sucesso. Palavras-chave: Futebol; Futebol Feminino; Treinador; Género do treinador; Perceção de um bom treinador
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    Relatório de estágio realizado na equipa de futebol Sub16 da Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Carenque – época 2022/2023
    (2024) Teixeira, Carlos Manuel Corrêa Mendes; Faculdade de Educação Física e Desporto
    Este documento relata o processo de estágio na época desportiva de 2022-2023, com o escalão de sub16 da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Carenque. O trabalho está dividido em cinco capítulos: (i) Caracterização da IDA, sendo feito um enquadramento histórico e a caracterização do clube, e demonstrados os recursos afetos ao clube/treinadores; (ii) Plano Funcional de Estágio, onde contém uma apresentação ao corpo técnico e dos atletas, os objetivos tanto do estagiário como da instituição de acolhimento, a calendarização das competições, o planeamento e periodização da época, terminando com o modelo de jogo apresentado; (iii) Matriz Conceptual Técnico-Tática onde e feita uma breve introdução do capítulo do estudo científico; (iv) Estudo Técnico-Científico, distribuído pelos subcapítulos de introdução, método, resultados, discussão, conclusões e as respetivas referências bibliográficas; (v) Considerações Finais, onde e feito um balanço da época desportiva. A época esteve dividida em três fases, primeiro o período preparatório, seguindo o período competitivo, em que se subdividia em 1ª fase e 2ª fase, e por fim o período transitório. Houve no total 135 UT, 28 jogos e 5 jogos de treino. No estudo procurou-se avaliar as capacidades psicológicas dos jogadores sub16 do ACRDC (n = 16) através da utilização do instrumento "OMSAT-3", bem como as capacidades técnico-táticas através de peritagem, procurando depois analisar se existe uma relação entre competências psicológicas e técnico-táticas, através das medidas de associação não paramétricas (coeficiente de correlação de Spearman), chegando à conclusão que existe uma relação entre a capacidade psicológica "estabelecimento de objetivos" e a capacidade técnica. Este ano serviu para o desenvolvimento do estagiário, procurando ganhar uma bagagem de conhecimentos cada vez maior e aprender com quem está no campo há mais tempo. Palavras-chave: técnico-tática, competências psicológicas, jogos reduzidos, juvenis
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    Relatório de estágio em futebol realizado no escalão sub-17 do Clube de Futebol “Os Belenenses”
    (2023) Oliveira, Rafael João André de; Faculdade de Educação Física e Desporto
    No âmbito do Mestrado em Futebol – da formação à alta competição da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, foi desenvolvido um relatório do estágio curricular realizado na modalidade de Futebol, no escalão de Sub-17 do Clube de futebol “Os Belenenses”. O escalão de estágio esteve inserido no Campeonato Nacional de Sub-17, contexto este muito competitivo, que foi dividido por 3 fases distintas, tendo o escalão participado em todas: 1ª fase, 2ª fase e fase de apuramento de campeão. O plantel de Sub-17 foi composto por atletas nascidos no ano de 2005 e 2006. No início da primeira fase do Campeonato Nacional, era constituído por 31 atletas, sendo 3 nascidos em 2006 e 28 nascidos em 2005 e no final da época eram 27 atletas, sendo 4 atletas de 2006 e 23 de 2005. No trabalho da equipa técnica tive a meu encargo as tarefas de análise do jogo realizado, tendo em conta o modelo de jogo adotado e a abordagem estratégica para o jogo e consequente apresentação da mesma à equipa técnica e aos atletas. A análise e reflexão realizada sobre o jogo através do video, o modelo de jogo adotado e a abordagem estratégica a ter em conta para o próximo jogo foram os fatores mais importantes a ter em conta para o planeamento do processo de treino e competição. O estudo técnico-científico teve como objetivo a comparação entre a performance técnica em treino e a performance técnica em jogo competitivo para cada posição. O valor de performance em treino (PST) foi 8,48 e o valor de performance em jogo (PSJ) 6,06. Os Defesas centrais esquerdos (DCE) apresentaram o valor mais elevado para PSJ, 11,33. Os Defesas centrais (DC) apresentaram o valor mais elevado para PST, 8,43. A posição de EXT apresenta diferenças significativas entre o valor obtido em treino e em jogo para o Valor de Performance (p= 0,01). Por último, podemos concluir que existem diferenças significativas entre o Valor de Performance em treino e em jogo (p < 0,01). O processo de estágio permitiu o desenvolvimento ao nível dos conhecimentos relativos ao Futebol, capacidade de gerir atletas próximas ao contexto sénior, e adquirir competências inerentes ao aumento de responsabilidades em contexto de elevada existência. Palavras-chave: Ações técnicas; Análise da Performance; Desenvolvimento do atleta; Periodização do treino
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    Relatório de estágio na Equipa de Juniores (sub-19) do Real Sport Clube durante a época 2021/2022
    (2023) Perestrelo, Martim van Zeller Galvão; Monteiro, Luís Fernandes, orient.
    O relatório de estágio enquadra o aluno estagiário na função de analista de performance na equipa de juniores (sub-19) do Real Sport Clube, evidenciando as suas tarefas e funções, realizadas ao longo da época desportiva. Com o desenvolvimento do relatório, considera-se que os objetivos definidos foram alcançados, ao desenvolver uma metodologia de observação e análise e integrar a equipa principal do clube como analista. O estudo apresentado neste relatório de estágio procurou analisar as situações de finalização da equipa. Foram realizados 229 remates em 18 jogos, dos quais 40 terminaram em golo. Os resultados do estudo sugerem que é importante combinar diferentes métodos de jogo ao verificar que o ataque rápido resultou em mais finalizações, mas a equipa marcou mais golos através dos esquemas táticos 35% (n = 14) e de ataque posicional 25% (n = 10); inícios de ataques realizados na zona média ofensiva central aumenta as possibilidades de terminar em golo 25% ; mais golos foram marcados na zona de penalti 60%; combinações até 4 passes são mais preponderantes a conseguir situações de finalização 78.6% (n = 180); a equipa conseguiu conquistar mais pontos a jogar em casa 81,5%; o período de jogo entre os 76 e 90 minutos é o momento mais favorável para a equipa marcar golo; marcar o 1º golo do jogo aumenta a probabilidade da equipa vencer o jogo;. Este estudo contribui para o desenvolvimento de novas investigações, principalmente em contextos amadores e de formação, sendo necessário incluir o analista como um elemento fundamental para as equipas técnicas
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    Relatório final de estágio: Associação Desportiva de Oeiras - Época 2021/2022
    (2023) Carapinha, Gonçalo Filipe da Silva; Monteiro, Luís Fernandes, orient.
    O presente relatório de estágio, foi elaborado com vista á obtenção do grau de Mestre no Mestrado em Futebol – da Formação à Alta Competição que é conferido pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Este relatório tem como objetivos realizar uma análise à equipa, ao clube e ao campeonato onde o mesmo está inserido. Foca-se sobretudo na análise do processo de treino e no modelo de jogo, como uma caracterização específica da equipa e campeonato. É realizado também um estudo sobre a transição de atletas entre competições não profissionais e profissionais em Portugal. No decorrer do período de estágio foram realizadas 163 unidades de treino, 22 das quais em contexto pré-competitivo. Relativamente aos exercícios de treino, referir que os exercícios de forma III são aqueles que mais foram realizados no decorrer dos 49 microciclos realizados. Em sentido oposto, os exercícios de forma I foram aqueles que foram realizados durante menos tempo (4,59%). Em relação ao tempo de treino em cada uma das partes – preparatória, principal e final – a percentagem de tempo despendida em cada uma delas foi de 19,18%, 73,36% e 7,46% respetivamente. No processo competitivo, realizamos 35 jogos (34 jogos para a I Divisão Distrital da AFL e 1 para a Taça AFL). Foram utilizados 29 jogadores ao longo da época desportiva (1 atleta não chegou a realizar qualquer minuto oficial). No que diz respeito ao estudo científico realizado, pretendeu-se perceber qual o aproveitamento de atletas das competições não profissionais portuguesas para as competições profissionais deste mesmo país. Concluiu-se que dos 1476 atletas que pertenceram ás competições profissionais nas épocas 2018/2019 e 2019/2020, cerca de 24% destes pertenceram ás competições amadoras em algum momento da sua carreira. Este estágio permitiu ao estagiário perceber quais as suas competências e lacunas e como se pode desenvolver profissionalmente. O facto do estagiário ter uma função de relevo durante a época desportiva (treinador principal), permitiu ao estagiário desenvolver-se multidisciplinarmente, em virtude das várias tarefas e responsabilidades. Palavras-Chave: Futebol; Sénior; Processo de Treino; Modelo de Jogo; Competição; Transição Amador - Profissional
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    Relatório do estágio realizado na equipa sénior do Futebol Clube de Alverca, Futebol SAD na época 2022-2023
    (2023) Pereira, Bruno Miguel Sousa; Massuça, Luís Miguel Rosado da Cunha, orient.
    O presente relatório reflete o meu estágio académico na equipa profissional sénior da instituição Futebol Clube de Alverca, Futebol SAD, realizado na época 2022-2023, com vista à conclusão do Mestrado em Futebol – da formação à alta competição. O relatório resume o meu processo de estágio, com foco em toda a minha atividade ao longo da época desportiva e com a base científica exigida para suportar todas as matérias abordadas. Os conteúdos apresentados estão dispostos no relatório pela seguinte ordem: (I) Caracterização da Instituição Desportiva de Acolhimento; (II) Plano Funcional de Estágio; (III) Matriz Conceptual Técnico-Científica; (IV) Estudo Técnico-Científico; e (V) Considerações Finais. O objetivo da parte científica é a relação do futebol com a posição de guarda redes, onde são abordados temas, como a evolução da posição de guarda-redes, o treino de guarda-redes e a participação do guarda-redes no jogo. No estudo apresentado o objetivo é analisar a variação do número, tipo e eficácia das ações ofensivas e defensivas dos guarda-redes em contexto de jogo em função do nível da equipa (alto ou baixo), tendo por base dados relativos à participação em jogo dos guarda-redes das equipas da série B, da época desportiva 2022-2023 da Liga 3 e a posição final das equipas na tabela classificativa. O processo de estágio foi um contributo fundamental para a evolução do estagiário a nível pessoal, académico e profissional, onde se destaca a experiência vivida ao longo de toda a época desportiva, em contexto de treino e competição. Os objetivos foram considerados atingidos. Palavras-Chave: Guarda-Redes, Análise Estatística, Ações Técnicas, Taxa Sucesso, Nível Equipa, Participação no Jogo
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    Relatório final de estágio no escalão de Sénior do Clube de Futebol "Os Belenenses"
    (2023) Carvalho, Rafael Pereira de; Monteiro, Luís Fernandes, orient.
    Este relatório de estágio apresenta a abordagem técnico-científico e todas as funções realizadas durante a época desportiva 2021-2022 na equipa Sénior do Clube de Futebol “Os Belenenses”. O treinador estagiário apresentou diferentes funções, desde o planeamento e intervenção nas sessões de treino, à intervenção em jogo nos Esquemas Tácticos ofensivos e defensivo da equipa. O plantel do Clube de Futebol “Os Belenenses” (sénior) foi constituído por 27 atletas, dos quais 14 provenientes da época transata. A equipa foi composta por: 3 guarda-redes, 7 jogadores do setor defensivo, 11 do setor médio e 5 do setor atacante, com média de idade de 26,1 ± 3,9 anos, média de altura de 1,79 ± 0,59 m, peso de 73,9 ± 7,8 kg e IMC 22,9 ± 1,7 kg/m2 . A equipa esteve inserida no Campeonato de Portugal 2021-2022, na Série E. Este campeonato apresentou duas fases distintas: uma 1ª fase onde se apuram os dois primeiros classificados de cada série para uma 2ª fase, fase esta onde se disputou o apuramento de subida à Liga 3. Na 1ª fase deste campeonato o Clube de Futebol “Os Belenenses” apurou-se para a 2ª fase em primeiro lugar, e posteriormente no apuramento de subida à Liga 3, ficou em 3º lugar. Porém sendo o melhor terceiro, após desistência de outro clube, o Clube de Futebol “Os Belenenses” acabou por garantir a subida de divisão à Liga 3. O presente relatório foi complementado com apresentação de um estudo técnico científico que procurou abordar qual o método de jogo mais eficaz na ação de golo do Clube de Futebol “Os Belenenses”, tendo sido constituído por uma amostra de 18 jogos, foram observados 25 golos num total de 181 ataques. Foi possível concluir que dos 25 golos conseguidos pelo Clube de Futebol “Os Belenenses”, 8% foram de Contra-Ataque, 36% de Ataque Rápido, 36% de Ataque Posicional e 20% de Esquemas Táticos. Como tal concluiu-se que não houve um método de jogo predominante na ação de golo, sendo os quatro métodos semelhantes (p=0,329), havendo um destaque de golos obtidos através de Ataques Rápido e Ataques Posicionais. Em suma, verificou-se que os objetivos principais da equipa de sénior do Clube de Futebol “Os Belenenses” para a época 2021-2022 foram atingidos, tendo o treinador estagiário cumprido todos os objetivos propostos. Palavras-Chave: Futebol, Estágio, Jogo, Métodos de Jogo e Golo
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    Relatório final de estágio no Clube Desportivo de Mafra Futebol SAD Seniores, Época 2021-22
    (2022) Azenha, Diogo Lopes; Santos, João Alberto Valente dos, orient.
    O presente documento foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio, correspondente ao Mestrado em Futebol – Da Formação à Alta Competição, ministrado pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, e visa apresentar todo o processo de estágio realizado na ET do plantel sénior do Clube Desportivo de Mafra. Foi neste contexto que o Treinador-Adjunto Estagiário teve a oportunidade de experienciar um conjunto de vivências em contexto de alto rendimento e exigência, onde foi passível a aplicação de todos os conhecimentos técnico-científicos adquiridos por via académica, integrados com as aprendizagens passadas enquanto treinador em diversas realidades competitivas. Desta forma, foi apresentada a caracterização detalhada do Modelo de Jogo e Treino da equipa, assim como toda a operacionalização do estágio e propostas de melhoria por parte do TAE nas diferentes dimensões do processo de treino e competição. Neste segmento, o estagiário introduziu, ainda, conceitos que o próprio desenvolveu, aprofundou e implementou ao longo da época desportiva. Posteriormente foi apresentada uma revisão da literatura focada numa abordagem desportiva ao contexto pandémico devido ao vírus SARS CoV2 e à performance desportiva dos atletas. Segue-se a investigação científica produzida na área da avaliação e monitorização da performance desportiva. Este Relatório de Estágio reflete o trabalho desempenhado ao longo da época 2021/2022 ao serviço do Clube Desportivo de Mafra no contexto de Futebol de Alto Rendimento. Palavras-Chave: Futebol; Modelo de Jogo; Treinador; Performance; COVID-19.
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    Relatório de estágio no Departamento de Observação, Análise e Scouting da Federação Portuguesa de Futebol
    (2023) Romão, Filipe Miguel da Cruz; Lopes, António, orient.
    O relatório de estágio enquadrou o aluno estagiário na função de analista de vídeo e dentro do contexto de excelência que se verifica na Federação Portuguesa de Futebol, evidenciando todo o trabalho que este realizou. Deste modo, as temáticas de análise de jogo e futebol constituíram o quadro teórico e concetual. No âmbito do desenvolvimento do relatório, considera-se que os objetivos traçados foram alcançados, destacando-se o cumprimento rigoroso do manual de procedimentos interno e a continuidade de forma efetiva no Departamento de Observação, Análise e Scouting. No contexto operacional, é de evidenciar as seguintes tarefas: A comunicação efetuada durante os jogos com a equipa técnica e o envio de vídeos para os mesmos com os comportamentos táticos individuais e/ou coletivos da equipa e/ou adversário; a estreita ligação com a equipa técnica para apresentação ao intervalo dos vídeos selecionados; a realização dos relatórios de análise e os compactos de vídeo (com ilustração) a patentear os comportamentos táticos individuais e coletivos do adversário e a forma como se poderia condicionar e explorar a sua dinâmica comportamental; a análise do desempenho coletivo e individual da Seleção Nacional. No que concerne ao estudo realizado, foram analisados os golos e indicadores de performance das seleções nacionais femininas de sub-16 na época desportiva 2021/2022. Os resultados da investigação sugerem o seguinte: marcar o primeiro golo aproxima a equipa da vitória; o período de jogo entre os 76 e 90 minutos de jogo é o momento mais propício para que uma das equipas faça golo; o ataque rápido é o método de jogo ofensivo que culmina mais vezes em golo; a recuperação de bola na zona 8 (setor médio-ofensivo central) aumenta as possibilidades de fazer golo; o remate na zona 9 (zona de penálti) aumenta as hipóteses do golo; as combinações até 5 passes são mais frequentes para a obtenção dos golos; o cruzamento é o tipo de assistência mais comum. Considera-se que este estudo é relevante e vem contribuir para o desenvolvimento de novas investigações na comunidade científica, nomeadamente no contexto do futebol feminino. Conclui-se ainda que o analista é um elemento indispensável para o desenvolvimento do trabalho diário das equipas técnicas, devendo este enquadrar a informação no contexto específico em que esteja inserido. Palavras-chave: Futebol; análise de jogo; golo.
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    Relatório final de estágio Sporting Clube Linda-a-Velha Equipa Sénior B 2021/2022
    (2023) Folgado, Marcos Alexandre Correia Vinagre; Casanova, Filipe, orient.
    O presente relatório enquadra-se no âmbito de estágio para a conclusão e obtenção do Grau de Mestre em Futebol – Da formação à alta Competição, no curso de mestrado conferido pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. O estágio foi realizado na equipa B do Sporting Clube Linda-a-Velha como Treinador Estagiário. O SCLV B disputou a 2ª Divisão Distrital do Campeonato da Associação de Futebol de Lisboa. O propósito deste relatório é descrever o conjunto de tarefas inerentes à minha função de treinador estagiário, baseada na revisão da literatura e efetuar um estudo técnico científico, tendo em conclusão as devidas considerações finais. No âmbito do plano funcional de estágio, foram realizados um total de 97 unidades de treino, perfazendo um total de 8766 minutos. Segundo a Taxonomia Classificativa abordada, os exercícios mais utilizados pertenceram aos Métodos Específicos de Preparação, onde os exercícios de cariz competitivo foram os mais utilizados com 36,2%, somando um total de 3175 minutos. Para a análise do estudo técnico-científico foi analisado o padrão temporal dos momentos de finalização. Para isso, foram analisados 15 jogos contra adversários diferentes, contabilizando 8 jogos em casa e 7 jogos fora, de modo a retirar-se uma amostra representativa dos resultados de finalização alcançados pelo SCLV B. O âmbito da avaliação realizada foi perceber se existiam diferenças nos momentos de finalização consoante o tempo de jogo em que este se encontrava e se existiam diferenças na eficácia das situações de finalização em relativamente aos períodos temporais de jogo. Através dos resultados dos três testes de qui quadrado efetuados, onde se obtiveram os valores de p de 0,072 para a análise entre as finalizações e as partes de jogo, 0,162 para a análise entre as finalizações e os períodos de jogo, e 0,738 para a análise entre os golos e os períodos de jogo, foi possível concluir que não existiu uma relação significativa entre os períodos de jogo e as finalizações. A autonomia que tive junto das duas equipas técnicas bem como a liderança que me foi dada em certos momentos competitivos e de treino, contribuiu imenso para a minha evolução enquanto treinador. Palavras-chave: Futebol; Processo Ofensivo; Finalização; Observação e análise.