Mestrado em Futebol - da Formação à Alta Competição

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    Relatório de estágio na Equipa de Juniores (sub-19) do Real Sport Clube durante a época 2021/2022
    (2023) Perestrelo, Martim van Zeller Galvão; Monteiro, Luís Fernandes, orient.
    O relatório de estágio enquadra o aluno estagiário na função de analista de performance na equipa de juniores (sub-19) do Real Sport Clube, evidenciando as suas tarefas e funções, realizadas ao longo da época desportiva. Com o desenvolvimento do relatório, considera-se que os objetivos definidos foram alcançados, ao desenvolver uma metodologia de observação e análise e integrar a equipa principal do clube como analista. O estudo apresentado neste relatório de estágio procurou analisar as situações de finalização da equipa. Foram realizados 229 remates em 18 jogos, dos quais 40 terminaram em golo. Os resultados do estudo sugerem que é importante combinar diferentes métodos de jogo ao verificar que o ataque rápido resultou em mais finalizações, mas a equipa marcou mais golos através dos esquemas táticos 35% (n = 14) e de ataque posicional 25% (n = 10); inícios de ataques realizados na zona média ofensiva central aumenta as possibilidades de terminar em golo 25% ; mais golos foram marcados na zona de penalti 60%; combinações até 4 passes são mais preponderantes a conseguir situações de finalização 78.6% (n = 180); a equipa conseguiu conquistar mais pontos a jogar em casa 81,5%; o período de jogo entre os 76 e 90 minutos é o momento mais favorável para a equipa marcar golo; marcar o 1º golo do jogo aumenta a probabilidade da equipa vencer o jogo;. Este estudo contribui para o desenvolvimento de novas investigações, principalmente em contextos amadores e de formação, sendo necessário incluir o analista como um elemento fundamental para as equipas técnicas
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    Relatório final de estágio: Associação Desportiva de Oeiras - Época 2021/2022
    (2023) Carapinha, Gonçalo Filipe da Silva; Monteiro, Luís Fernandes, orient.
    O presente relatório de estágio, foi elaborado com vista á obtenção do grau de Mestre no Mestrado em Futebol – da Formação à Alta Competição que é conferido pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Este relatório tem como objetivos realizar uma análise à equipa, ao clube e ao campeonato onde o mesmo está inserido. Foca-se sobretudo na análise do processo de treino e no modelo de jogo, como uma caracterização específica da equipa e campeonato. É realizado também um estudo sobre a transição de atletas entre competições não profissionais e profissionais em Portugal. No decorrer do período de estágio foram realizadas 163 unidades de treino, 22 das quais em contexto pré-competitivo. Relativamente aos exercícios de treino, referir que os exercícios de forma III são aqueles que mais foram realizados no decorrer dos 49 microciclos realizados. Em sentido oposto, os exercícios de forma I foram aqueles que foram realizados durante menos tempo (4,59%). Em relação ao tempo de treino em cada uma das partes – preparatória, principal e final – a percentagem de tempo despendida em cada uma delas foi de 19,18%, 73,36% e 7,46% respetivamente. No processo competitivo, realizamos 35 jogos (34 jogos para a I Divisão Distrital da AFL e 1 para a Taça AFL). Foram utilizados 29 jogadores ao longo da época desportiva (1 atleta não chegou a realizar qualquer minuto oficial). No que diz respeito ao estudo científico realizado, pretendeu-se perceber qual o aproveitamento de atletas das competições não profissionais portuguesas para as competições profissionais deste mesmo país. Concluiu-se que dos 1476 atletas que pertenceram ás competições profissionais nas épocas 2018/2019 e 2019/2020, cerca de 24% destes pertenceram ás competições amadoras em algum momento da sua carreira. Este estágio permitiu ao estagiário perceber quais as suas competências e lacunas e como se pode desenvolver profissionalmente. O facto do estagiário ter uma função de relevo durante a época desportiva (treinador principal), permitiu ao estagiário desenvolver-se multidisciplinarmente, em virtude das várias tarefas e responsabilidades. Palavras-Chave: Futebol; Sénior; Processo de Treino; Modelo de Jogo; Competição; Transição Amador - Profissional
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    Relatório do estágio realizado na equipa sénior do Futebol Clube de Alverca, Futebol SAD na época 2022-2023
    (2023) Pereira, Bruno Miguel Sousa; Massuça, Luís Miguel Rosado da Cunha, orient.
    O presente relatório reflete o meu estágio académico na equipa profissional sénior da instituição Futebol Clube de Alverca, Futebol SAD, realizado na época 2022-2023, com vista à conclusão do Mestrado em Futebol – da formação à alta competição. O relatório resume o meu processo de estágio, com foco em toda a minha atividade ao longo da época desportiva e com a base científica exigida para suportar todas as matérias abordadas. Os conteúdos apresentados estão dispostos no relatório pela seguinte ordem: (I) Caracterização da Instituição Desportiva de Acolhimento; (II) Plano Funcional de Estágio; (III) Matriz Conceptual Técnico-Científica; (IV) Estudo Técnico-Científico; e (V) Considerações Finais. O objetivo da parte científica é a relação do futebol com a posição de guarda redes, onde são abordados temas, como a evolução da posição de guarda-redes, o treino de guarda-redes e a participação do guarda-redes no jogo. No estudo apresentado o objetivo é analisar a variação do número, tipo e eficácia das ações ofensivas e defensivas dos guarda-redes em contexto de jogo em função do nível da equipa (alto ou baixo), tendo por base dados relativos à participação em jogo dos guarda-redes das equipas da série B, da época desportiva 2022-2023 da Liga 3 e a posição final das equipas na tabela classificativa. O processo de estágio foi um contributo fundamental para a evolução do estagiário a nível pessoal, académico e profissional, onde se destaca a experiência vivida ao longo de toda a época desportiva, em contexto de treino e competição. Os objetivos foram considerados atingidos. Palavras-Chave: Guarda-Redes, Análise Estatística, Ações Técnicas, Taxa Sucesso, Nível Equipa, Participação no Jogo
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    Relatório final de estágio no escalão de Sénior do Clube de Futebol "Os Belenenses"
    (2023) Carvalho, Rafael Pereira de; Monteiro, Luís Fernandes, orient.
    Este relatório de estágio apresenta a abordagem técnico-científico e todas as funções realizadas durante a época desportiva 2021-2022 na equipa Sénior do Clube de Futebol “Os Belenenses”. O treinador estagiário apresentou diferentes funções, desde o planeamento e intervenção nas sessões de treino, à intervenção em jogo nos Esquemas Tácticos ofensivos e defensivo da equipa. O plantel do Clube de Futebol “Os Belenenses” (sénior) foi constituído por 27 atletas, dos quais 14 provenientes da época transata. A equipa foi composta por: 3 guarda-redes, 7 jogadores do setor defensivo, 11 do setor médio e 5 do setor atacante, com média de idade de 26,1 ± 3,9 anos, média de altura de 1,79 ± 0,59 m, peso de 73,9 ± 7,8 kg e IMC 22,9 ± 1,7 kg/m2 . A equipa esteve inserida no Campeonato de Portugal 2021-2022, na Série E. Este campeonato apresentou duas fases distintas: uma 1ª fase onde se apuram os dois primeiros classificados de cada série para uma 2ª fase, fase esta onde se disputou o apuramento de subida à Liga 3. Na 1ª fase deste campeonato o Clube de Futebol “Os Belenenses” apurou-se para a 2ª fase em primeiro lugar, e posteriormente no apuramento de subida à Liga 3, ficou em 3º lugar. Porém sendo o melhor terceiro, após desistência de outro clube, o Clube de Futebol “Os Belenenses” acabou por garantir a subida de divisão à Liga 3. O presente relatório foi complementado com apresentação de um estudo técnico científico que procurou abordar qual o método de jogo mais eficaz na ação de golo do Clube de Futebol “Os Belenenses”, tendo sido constituído por uma amostra de 18 jogos, foram observados 25 golos num total de 181 ataques. Foi possível concluir que dos 25 golos conseguidos pelo Clube de Futebol “Os Belenenses”, 8% foram de Contra-Ataque, 36% de Ataque Rápido, 36% de Ataque Posicional e 20% de Esquemas Táticos. Como tal concluiu-se que não houve um método de jogo predominante na ação de golo, sendo os quatro métodos semelhantes (p=0,329), havendo um destaque de golos obtidos através de Ataques Rápido e Ataques Posicionais. Em suma, verificou-se que os objetivos principais da equipa de sénior do Clube de Futebol “Os Belenenses” para a época 2021-2022 foram atingidos, tendo o treinador estagiário cumprido todos os objetivos propostos. Palavras-Chave: Futebol, Estágio, Jogo, Métodos de Jogo e Golo
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    Relatório final de estágio no Clube Desportivo de Mafra Futebol SAD Seniores, Época 2021-22
    (2022) Azenha, Diogo Lopes; Santos, João Alberto Valente dos, orient.
    O presente documento foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio, correspondente ao Mestrado em Futebol – Da Formação à Alta Competição, ministrado pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, e visa apresentar todo o processo de estágio realizado na ET do plantel sénior do Clube Desportivo de Mafra. Foi neste contexto que o Treinador-Adjunto Estagiário teve a oportunidade de experienciar um conjunto de vivências em contexto de alto rendimento e exigência, onde foi passível a aplicação de todos os conhecimentos técnico-científicos adquiridos por via académica, integrados com as aprendizagens passadas enquanto treinador em diversas realidades competitivas. Desta forma, foi apresentada a caracterização detalhada do Modelo de Jogo e Treino da equipa, assim como toda a operacionalização do estágio e propostas de melhoria por parte do TAE nas diferentes dimensões do processo de treino e competição. Neste segmento, o estagiário introduziu, ainda, conceitos que o próprio desenvolveu, aprofundou e implementou ao longo da época desportiva. Posteriormente foi apresentada uma revisão da literatura focada numa abordagem desportiva ao contexto pandémico devido ao vírus SARS CoV2 e à performance desportiva dos atletas. Segue-se a investigação científica produzida na área da avaliação e monitorização da performance desportiva. Este Relatório de Estágio reflete o trabalho desempenhado ao longo da época 2021/2022 ao serviço do Clube Desportivo de Mafra no contexto de Futebol de Alto Rendimento. Palavras-Chave: Futebol; Modelo de Jogo; Treinador; Performance; COVID-19.
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    Relatório de estágio no Departamento de Observação, Análise e Scouting da Federação Portuguesa de Futebol
    (2023) Romão, Filipe Miguel da Cruz; Lopes, António, orient.
    O relatório de estágio enquadrou o aluno estagiário na função de analista de vídeo e dentro do contexto de excelência que se verifica na Federação Portuguesa de Futebol, evidenciando todo o trabalho que este realizou. Deste modo, as temáticas de análise de jogo e futebol constituíram o quadro teórico e concetual. No âmbito do desenvolvimento do relatório, considera-se que os objetivos traçados foram alcançados, destacando-se o cumprimento rigoroso do manual de procedimentos interno e a continuidade de forma efetiva no Departamento de Observação, Análise e Scouting. No contexto operacional, é de evidenciar as seguintes tarefas: A comunicação efetuada durante os jogos com a equipa técnica e o envio de vídeos para os mesmos com os comportamentos táticos individuais e/ou coletivos da equipa e/ou adversário; a estreita ligação com a equipa técnica para apresentação ao intervalo dos vídeos selecionados; a realização dos relatórios de análise e os compactos de vídeo (com ilustração) a patentear os comportamentos táticos individuais e coletivos do adversário e a forma como se poderia condicionar e explorar a sua dinâmica comportamental; a análise do desempenho coletivo e individual da Seleção Nacional. No que concerne ao estudo realizado, foram analisados os golos e indicadores de performance das seleções nacionais femininas de sub-16 na época desportiva 2021/2022. Os resultados da investigação sugerem o seguinte: marcar o primeiro golo aproxima a equipa da vitória; o período de jogo entre os 76 e 90 minutos de jogo é o momento mais propício para que uma das equipas faça golo; o ataque rápido é o método de jogo ofensivo que culmina mais vezes em golo; a recuperação de bola na zona 8 (setor médio-ofensivo central) aumenta as possibilidades de fazer golo; o remate na zona 9 (zona de penálti) aumenta as hipóteses do golo; as combinações até 5 passes são mais frequentes para a obtenção dos golos; o cruzamento é o tipo de assistência mais comum. Considera-se que este estudo é relevante e vem contribuir para o desenvolvimento de novas investigações na comunidade científica, nomeadamente no contexto do futebol feminino. Conclui-se ainda que o analista é um elemento indispensável para o desenvolvimento do trabalho diário das equipas técnicas, devendo este enquadrar a informação no contexto específico em que esteja inserido. Palavras-chave: Futebol; análise de jogo; golo.
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    Relatório final de estágio Sporting Clube Linda-a-Velha Equipa Sénior B 2021/2022
    (2023) Folgado, Marcos Alexandre Correia Vinagre; Casanova, Filipe, orient.
    O presente relatório enquadra-se no âmbito de estágio para a conclusão e obtenção do Grau de Mestre em Futebol – Da formação à alta Competição, no curso de mestrado conferido pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. O estágio foi realizado na equipa B do Sporting Clube Linda-a-Velha como Treinador Estagiário. O SCLV B disputou a 2ª Divisão Distrital do Campeonato da Associação de Futebol de Lisboa. O propósito deste relatório é descrever o conjunto de tarefas inerentes à minha função de treinador estagiário, baseada na revisão da literatura e efetuar um estudo técnico científico, tendo em conclusão as devidas considerações finais. No âmbito do plano funcional de estágio, foram realizados um total de 97 unidades de treino, perfazendo um total de 8766 minutos. Segundo a Taxonomia Classificativa abordada, os exercícios mais utilizados pertenceram aos Métodos Específicos de Preparação, onde os exercícios de cariz competitivo foram os mais utilizados com 36,2%, somando um total de 3175 minutos. Para a análise do estudo técnico-científico foi analisado o padrão temporal dos momentos de finalização. Para isso, foram analisados 15 jogos contra adversários diferentes, contabilizando 8 jogos em casa e 7 jogos fora, de modo a retirar-se uma amostra representativa dos resultados de finalização alcançados pelo SCLV B. O âmbito da avaliação realizada foi perceber se existiam diferenças nos momentos de finalização consoante o tempo de jogo em que este se encontrava e se existiam diferenças na eficácia das situações de finalização em relativamente aos períodos temporais de jogo. Através dos resultados dos três testes de qui quadrado efetuados, onde se obtiveram os valores de p de 0,072 para a análise entre as finalizações e as partes de jogo, 0,162 para a análise entre as finalizações e os períodos de jogo, e 0,738 para a análise entre os golos e os períodos de jogo, foi possível concluir que não existiu uma relação significativa entre os períodos de jogo e as finalizações. A autonomia que tive junto das duas equipas técnicas bem como a liderança que me foi dada em certos momentos competitivos e de treino, contribuiu imenso para a minha evolução enquanto treinador. Palavras-chave: Futebol; Processo Ofensivo; Finalização; Observação e análise.
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    Relatório final de estágio na Equipa Sub-17 de Futebol do Sporting Clube de Portugal como Treinador de Guarda-Redes – 2021/2022
    (2023) Caetano, Luís Antero Gouveia; Santos, João Alberto Valente dos, orient.
    O presente relatório é a reflexão do processo de estágio para a conclusão do grau de Mestre em Futebol – da Formação à Alta Competição, da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona. O estágio foi realizado na equipa de Sub-17 do Sporting Clube de Portugal, nas funções de Treinador de Guarda-redes. O principal objetivo deste relatório é demonstrar o trabalho desenvolvido em específico no treino de Guarda-redes, com base num modelo de jogo durante a época desportiva 2021/2022. O relatório começa com uma introdução à importância do treinador de Guarda-redes nas equipas técnicas, uma vez que o Guarda-redes apresenta uma posição especifica dentro do jogo de Futebol e assume uma preponderância crescente no modelo de jogo da equipa, seguindo-se uma apresentação da instituição e contexto de estágio. Posteriormente aborda-se o processo de treino, modelo de jogo e contexto competitivo, com foco nos Guarda-redes. Após um enquadramento teórico-científico que serve de base para todo o relatório, sucede-se um estudo sobre as ações técnico-táticas do Guarda-redes em jogo, nas diferentes fases competitivas do campeonato que a equipa disputou. Os resultados remetem para um maior número de ações ofensivas relativamente às defensivas, não existindo diferenças significativas ao longo das diferentes fases, com exceção da forma de chegada da bola ao Guarda-redes, da zona do campo de início da ação técnica e da ação técnica ofensiva usada pelo Guarda-redes. Em conclusão é feita uma reflexão final da época desportiva, que foi de evolução como treinador e como pessoa, tendo terminado com a conquista do campeonato. Palavras-Chave: Futebol Formação; Treino de Guarda-Redes; Modelo de Treino; Modelo de Jogo; Ações do Guarda-Redes
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    Relatório do estágio realizado na Equipa de Juniores do Futebol Clube De Alverca Sad na época 2021/2022
    (2023) Ferreira, Miguel Alexandre de Sousa; Massuça, Luís Miguel Rosado da Cunha, orient.
    O documento que aqui é apresentado converge a parte prática e a parte teórica do estágio realizado, na época 2021/22, na equipa de Juniores A do Futebol Clube de Alverca SAD. O relatório resume a experiência vivida pelo estagiário, respeitando uma ordem onde se apresenta: (i) a instituição desportiva de acolhimento, caracterizada pelo seu historial enquanto clube, pelos seus recursos, valores e ideais; (ii) o plano funcional do estágio, dando a conhecer a estrutura da equipa, bem como os seus objetivos, calendários e planeamentos; e (iii) um estudo teórico-prático relativo à ação de drible em situação de jogo formal, baseado no plantel de Juniores do clube. Em síntese, destacam-se 187 unidades de treino, 46 microciclos, 11 mesociclos, 67 sessões de apresentação aos jogadores, de análises da equipa e adversário, 36 jogos oficiais e 7 jogos de treino neste processo de estágio. O estudo apresentado identifica quais as variáveis que podem influenciar o sucesso na ação do drible em jogo, realizado com 27 jogadores da equipa de Juniores do Futebol Clube de Alverca, com recurso a diferentes testes físicos – teste t, zig zag e 100m sprint – e a todos os jogos oficiais realizados na época 2021/2022. Observou-se que as variáveis “anos de prática de futebol federado” e “anos de prática de futebol de rua” são preditores significativos do sucesso nas ações de drible analisadas, ou seja, são elementos válidos que podem ser considerados no estudo das probabilidades de sucesso e insucesso nesta ação. Neste modelo, o peso dessa significância é muito desequilibrado, pois os anos de federado explicam aproximadamente 80% do sucesso na ação de drible e a prática de futebol de rua apenas 20%, sendo esta variável apenas marginalmente significativa. Na análise global da época retratada, o ano contribuiu em muito para a evolução do estagiário, a todos os níveis, pelas experiências que pôde vivenciar, pelas partilhas com treinadores e jogadores que aumentaram o seu conhecimento desportivo e pelas reflexões que fez ao longo da época, que o tornaram melhor profissional e também melhor pessoa. Palavras-chave: Futebol; Estágio; Drible; Sucesso; Jogo.
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    Relatório final de estágio no departamento de observação, análise e scouting da Federação Portuguesa de Futebol na época desportiva 2020-2021
    (2022) Costa, André Oliveira Damas Peixoto; Lopes, António Manuel Marques de Sousa Alves, orient.
    Este relatório tem como finalidade descrever aquelas que foram as atividades realizadas no Departamento de Observação, Análise e Scouting da Federação Portuguesa de Futebol na época desportiva 2020/2021. É apresentada a lógica de realização de modelos de observação em vários contextos distintos. Para a observação da própria equipa, mais em contexto de treino ao longo do estágio, para observação coletiva do adversário e também a observação individual do oponente. Expõe-se ainda uma proposta de modelo de avaliação de jogadores, com o principal objetivo de tentar classificar com precisão o potencial que cada atleta tem de chegar à Seleção Nacional A. Foi realizado um artigo onde são feitas a observação e análise dos pontapés de canto da Seleção A da Hungria na preparação para o Euro 2020. Neste artigo retira-se que, apesar deste ser um momento com alguma influência na definição dos resultados dos jogos, ainda apresenta baixos níveis de aproveitamento. Os principais resultados passam pela predominância de marcadores destros que optam 79% das vezes por marcar diretamente para a área onde, em 91% dos cantos, estão na área cinco ou seis jogadores. Quando a Seleção A for jogar contra a Hungria, tendo em conta estes dados, importa que Portugal coloque sete jogadores a defender a sua zona da grande área para a obtenção de superioridade numérica. Caso o canto seja curto, importa definir quem são os jogadores que vão aproximar do portador da bola e quem compensará na posição inicial destes atletas. O documento termina com as conclusões finais onde é abordado a experiência vivida ao longo da época desportiva, assim como uma reflexão sobre aquilo que foram as dificuldades encontradas, sobretudo aquelas ligadas à situação singular vivida naquela época, uma situação pandémica que condicionou muitas daquelas que eram as atividades normais do estágio, o que acabou por ser um fator desafiante na medida em que se tornou necessário encontrar outras formas de demonstrar competências e ajudar o desenvolvimento do departamento. Apesar dos objetivos iniciais do estágio não terem sido concretizados (acompanhar uma seleção ao longo da época), surgiu a oportunidade de dar apoio à Seleção A na preparação para as suas competições oficiais, o que por si só representa uma sensação de grande orgulho.
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    Relatório de estágio na equipa de futebol de formação do Vitória Futebol Clube treino específico de guarda-redes
    (2022) Silva, Carlos André Cadeireiro da; Massuça, Luís Miguel Rosado da Cunha, orient.
    Este relatório é referente ao estágio realizado na equipa de Futebol Sub-16 do Vitória Futebol Clube que participou na 1ª Divisão Distrital de Setúbal na época 2021/2022, com vista à conclusão do Mestrado em Futebol – Da formação à alta competição da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. As funções desempenhadas no estágio foram o planeamento e posterior acompanhamento direto no desenvolvimento integral dos Guarda-Redes em função das necessidades da equipa por via da participação em 144 unidades de treino e em 30 jogos oficiais. Parte do objetivo deste relatório foi demonstrar o trabalho específico realizado com os GR, entender e desenvolver de melhor forma um planeamento adequando ao treino dos GR, por via de uma análise do ocorrido durante a competição e também uma reflexão pessoal. Foi realizada também uma sintetização das técnicas utilizadas pelos GR e entendido o seu envolvimento nos momentos específicos de jogo. Sendo o Guarda Redes uma posição muito específica, procurou-se o entendimento sobre a sua especificidade e a aplicação de soluções para melhoria dos mesmos.
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    Relatório final de estágio no escalão de juniores (sub19) do Belenenses futebol SAD na época desportiva 2021-22
    (2022) Ferreira, Mário Diogo Godinho Pereira; Monteiro, Luís Fernandes, orient.
    Este relatório de estágio foi realizado em função da conclusão final do curso e respetiva obtenção do grau de Mestre em Futebol – da Formação à Alta Competição, ministrado pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, no qual foi realizado na equipa de Sub-19 do Belenenses Futebol, SAD que disputou o campeonato de Sub-19, Juniores “A” de futebol onze, da Associação Futebol de Lisboa (AFL), na época 2021/2022. As minhas funções durante o período de estágio foram as de treinador-adjunto estagiário, no qual auxiliava na operacionalização do treino e colaboração no contexto competitivo. O plantel de juniores foi constituído inicialmente por 42 atletas, dos quais 33 eram provenientes de outros clubes e apenas seis mantiveram a sua continuidade no clube. Em relação ao trimestre de nascimento, o trimestre prevalente é o último (14 jogadores, o que equivale a uma percentagem de 33,3%). Os objetivos classificativos mínimos traçados, foram alcançados com êxito, tendo a equipa terminado em 7º lugar, permanecendo na respetiva divisão, no entanto, os outros objetivos não foram atingidos com o mesmo sucesso. Em relação à avaliação do treino ao longo da temporada, o Método Específico de Preparação (MEP) foi o mais utilizado (54,97%), sendo que dentro deste método os exercícios mais utilizados foram os de finalização (4,32%) e competitivos (39,82%). Durante a época desportiva, coise pretendeu-se avaliar as cargas externas dos atletas em diferentes jogos reduzidos, e compará-los ao jogo formal. Foi realizado um jogo reduzido condicionado (GR+5x5+GR) com uma área relativa por jogador inferior a 100 m2, e um jogo oficial competitivo. Os resultados deste estudo mostraram que as distâncias percorridas por minuto foram similares entre os dois jogos, enquanto, na variável distância percorrida por minuto em alta velocidade houve diferenças significativas nos dois jogos. Apesar dos jogos reduzidos serem cada vez mais utilizados nas metodologias de treino, de modo a desenvolver e melhorar todos os aspetos de jogo de forma integrada, é cada vez mais notório que quando comparado às exigências do jogo formal, ainda não alcançam níveis desejados de performance essenciais para os atletas.
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    Relatório de estágio na equipa sénior do Sport Clube Vila Real durante a época desportiva 2021/2022
    (2022) Bragança, Luís Carlos Gonçalves; Casanova, Filipe, orient.
    O presente relatório de estágio foi desenvolvido ao longo da época desportiva 2021/2022, onde a entidade acolhedora foi o Sport Clube Vila Real. Este foi orientado pelo Professor Filipe Luís Martins Casanova, Docente da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, e tutoriado pelo Diogo Coutinho, treinador principal do Sport Clube Vila Real. Este estágio, teve como objetivo principal a concretização de uma rigorosa e profunda análise ao processo de desenvolvimento e operacionalização de uma equipa do Campeonato de Portugal. Neste sentido, além da descrição do processo de treino e das diferentes fases que constituem a época desportiva, foi realizado uma análise ao modelo de jogo, ao treino, à observação, ao recrutamento, ao trabalho individualizado de força e preventivo, ao controlo de treino e à avaliação. Através da experiência adquirida no estágio, conjugado com as evidências científicas adquiridas ao longo da época desportiva foi possível concluir: (1) é de extrema importância definir os instrumentos de avalização, de monitorização e de controlo de treino a serem implementados na equipa e normalizar o procedimento de recolha de dados; (2) a utilização de instrumentos de avaliação, de monitorização e controlo do esforço do atleta, sejam elas de avaliação mais objetiva, caso do Global Positioning System, ou mais subjetiva, como a Perceção de Esforço, apresentam uma contribuição fundamental para a gestão das cargas e prevenção de lesões; (3) os dados obtidos com a utilização destas ferramentas devem ter um papel mais determinante na prescrição e gestão das cargas de treino. Por último, irá constar no relatório, um estudo alicerçado às qualidades físicas e fisiológicas dos atletas do Sport Clube Vila Real. Este estudo foi realizado com objetivo de mensurar e estudar os atletas em quatro momentos distintos e descobrir respostas normativas relativamente as qualidades físicas. O estudo conteve 24 jogadores, com uma média 24,7 ± 3,7 anos de idade, de massa corporal de 76,8 ± 0,8 Kg, uma altura média de 1,82 ± 0,8 m e índice de Massa Corporal de 22,8%. Com este estudo podemos concluir que quanto maior for a carga de treino aplicada durante a pré temporada melhor será a aptidão física dos atletas ao longo da temporada. Sugere-se que a carga seja aumentada no início da época e gradualmente diminuída no decorrer da época desportiva. Em suma, terminado o estágio, hoje em dia, sinto-me mais capaz de assumir uma equipa de formação em contexto de Futebol 11, bem como a capacidade de desempenhar funções no contexto sénior.
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    Relatório de estágio : equipa de sub.23 do Vitória Sport Clube durante a época 2021-2022
    (2022) Dias, Diogo Sousa; Casanova, Filipe, orient.
    Este relatório de estágio, realizado no âmbito da conclusão do Mestrado em Futebol - da Formação à Alta Competição, apresenta a abordagem técnico-científico e reais competências realizadas durante a época desportiva 2021-2022 na equipa de Sub.23 do Vitória Sport Clube. O treinador-estagiário apresentou diferentes funções, tarefas e responsabilidades no decorrer da época, desde o planeamento e intervenção nas unidades de treino, à participação e intervenção nos períodos de aquecimento pré-jogo, até à elaboração de vídeos de análise sobre a própria equipa. A equipa de Sub.23 do Vitória Sport Clube disputou a Liga Revelação 2021- 2022, prova dirigida pela Federação Portuguesa de Futebol. A equipa obteve o 5º lugar na 2ª Fase - Apuramento para a Taça Revelação, não tendo assim conseguido o apuramento para a Taça Revelação 2021-2022. Não obstante, podemos considerar que a equipa cumpriu um dos seus maiores objetivos, que se prende com o desenvolvimento e valorização dos jovens talentos vitorianos, tendo conseguido valorizar jogadores em idade júnior e conseguido igualmente promover jogadores para a Equipa B e A do clube. O presente relatório foi complementado com a apresentação de um estudo técnico científico que procurou abordar a análise através das networks, tendo sido constituído por uma amostra de dois jogos da equipa de Sub.23 do Vitória Sport Clube diante do mesmo adversário, com uma volta competitiva de intervalo entre a realização dos dois jogos. Para tal, procurou-se obter e verificar o número de interações com sucesso efetuadas e recebidas pelos diferentes jogadores da equipa de Sub.23 do Vitória Sport Clube, calcular as probabilidades de ocorrência de interação e analisar qualitativamente o posicionamento médio dos jogadores. Foi possível concluir que esta metodologia de análise permitiu obter informações e dados sobre o rendimento de uma equipa, que posteriormente poderão ajudar e auxiliar o treinador a aperfeiçoar o seu modelo de jogo. Em suma, verificou-se que os objetivos principais da equipa de Sub.23 do Vitória Sport Clube para a época 2021-2022 foram atingidos, tendo o treinador-estagiário cumprido todos os objetivos propostos. De tal forma, segue-se uma nova época desportiva, com novas ambições e desafios, uma vez que o Treinador-Estagiário foi convidado a pertencer, na época desportiva 2022-2023, à equipa técnica da Equipa B do Vitória Sport Clube.
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    Relatório de estágio : equipa sénior de futebol masculino Estoril Praia B 2020/2021
    (2022) Pisco, João Pedro Ramos; Santos, João Alberto Valente dos, orient.
    Este relatório de estágio, relativo à época de 2020/21, onde o treinador estagiário representou o Estoril Praia B, foi apresentado para a obtenção do Grau de Mestre, no curso de mestrado de Futebol – da Formação à Alta Competição, administrado pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Faculdade de Educação Física e Desporto, de Lisboa. Numa primeira fase é realizado um enquadramento histórico do clube, seguindo-se uma apresentação dos seus recursos estruturais, humanos e materiais. Posteriormente, é apresentado pelo treinador estagiário um projeto individual de estágio com o intuito de demonstrar quais as suas expectativas em torno desta etapa da sua formação, bem como as suas estratégias a adotar durante a mesma. É também apresentada uma caracterização da equipa técnica e do plantel. Serão abordados temas como o modelo de jogo, o processo de treino e uma revisão do processo competitivo. É ainda apresentada uma breve revisão da literatura referente às lesões no futebol, na medida em que se mostrou um assunto de interesse para a equipa técnica. Adjacente ao relatório de estágio pode ser consultado um projeto de investigação científica acerca das habilidades táticas em atletas de dois grupos etários distintos. No final deste relatório de estágio são apresentadas as conclusões e reflexões por parte do treinador estagiário, após o término desta etapa.
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    Relatório de estágio na equipa de sub 19 do Futebol Clube de Paços de Ferreira
    (2022) Almeida, Jorge Tiago Bastos de; Casanova, Filipe, orient.
    O Futebol é um desporto de uma magnitude ímpar na sociedade, nele estão associados vários prismas de atuação: desportivo-competitivo, social, integrativo, formativo, entre muitos outros, que elevaram o seu estudo e, posterior, compreensão a patamares de excelência. A evolução do jogo em todas as suas vertentes gerou uma necessidade de adaptação e aprendizagem constantes, onde o treinador necessita de estar atualizado quanto às suas tendências, particularmente na vertente do treino enquanto elemento fulcral de desenvolvimento dos atletas e das equipas, num contexto competitivo cada vez mais exigente e sob escrutínio geral. Este documento foi desenvolvido para o Relatório de Estágio, do Mestrado do curso de Futebol – da formação à Alta Competição, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. O estágio foi efetuado na equipa de Sub.19 do Futebol Clube Paços de Ferreira, que participou no campeonato nacional da 1º divisão de Juniores, tendo o Treinador-estagiário a função de coadjuvar o treinador principal na operacionalização do processo de treino e jogo ao longo da época desportiva. O relatório descreve e apresenta reflexões críticas de todos os processos desenvolvidos na equipa ao longo do ano, nomeadamente o processo de treino e de jogo; modelo de observação e análise e na formulação de um estudo técnico-científico sobre a organização ofensiva da equipa comparativamente ao 1º e 12º classificado na prova. Os resultados do estudo apontam para a existência de diferenças estatisticamente significativas na obtenção do golo quanto ao momento de jogo, método de ataque e fator de ser a primeira equipa a marcar no encontro. Em suma, e desportivamente, o principal objetivo delineado para a equipa foi alcançado (manutenção na principal divisão do escalão e a estreia de três elementos na equipa principal do F.C.P.F.). Quanto aos objetivos definidos para o treinador-estagiário, ficou demonstrado o elevado desenvolvimento pessoal e profissional, reforçado pelo convite em integrar os quadros técnicos do clube.
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    Relatório de estágio nos sub.15 do Rio Ave Futebol Clube na época 2021/2022
    (2022) Quintas, Nuno Ricardo Giesta Dias; Casanova, Filipe, orient.
    A evolução que se tem verificado no Futebol desde os seus primórdios até aos dias de hoje poderá reger-se, especialmente, à forma como o processo de treino é pensado, planeado e operacionalizado. As áreas do conhecimento inerentes a esta modalidade contribuem, de certo modo, para um aumento da performance das equipas e, também, para um crescente interesse científico. O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Futebol, através da realização de estágio na época desportiva 2021/2022, tendo a responsabilidade de liderar duas equipas técnicas de Sub.15 do Rio Ave Futebol Clube, que disputaram o campeonato nacional e a primeira divisão distrital do respetivo escalão etário. Neste sentido, o relatório teve como principais propósitos dissertar e refletir acerca todo o processo de treino e jogo das equipas e elaborar um estudo de carácter técnico-científico com os próprios atletas. A realização do estudo técnico-científico permitiu verificar que existe uma grande discrepância entre os valores mínimos e máximos no escalão Sub.15 para a altura, peso, capacidade aeróbia e anaeróbia e agilidade e, também, verificaram-se diferenças significativas na capacidade aeróbia e na agilidade entre os atletas nascidos em 2007 e 2008 do clube, favorecendo os atletas mais velhos. Perante toda a informação adquirida, quer da revisão de literatura, atos reflexivos, contacto com diversas pessoas, ou da experiência prática, foi possível concluir que: a) revelou se fundamental haver uma boa organização de uma equipa técnica constituída por vários elementos; b) o extremo envolvimento no processo de treino e jogo contribuiu em larga escala para aprofundar a compreensão do jogo de Futebol; c) a capacidade adaptativa e superação são essenciais no percurso do treinador; d) o suporte académico-científico abordado na formação académica demonstrou-se essencial para uma intervenção devida ao longo do processo; e) graças à constante comunicação dos treinadores, ao ambiente positivo e a um treino apelativo e motivante, observou-se uma boa coesão de grupo e uma confiança mútua entre todos os intervenientes de ambas as equipas; f) fruto do empenho e dedicação empregue tanto pelo clube, como das equipas técnicas, como de todos os atletas, um atleta foi convocado para a seleção nacional do escalão e cinco foram convocados para a seleção distrital de Sub.14.
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    Relatório de estágio na equipa sénior do Sport Comércio e Salgueiros na época 2021-2022
    (2022) Teixeira, Rui Filipe Guedes Gandarela Pires; Casanova, Filipe, orient.
    O presente relatório de estágio foi elaborado tendo em vista a conclusão do Mestrado em Futebol – da Formação a Alta Competição, na Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, no qual é descrito todas as funções de treinador-estagiário executadas no decorrer da época desportiva 2021/2022, na equipa sénior do Sport Comércio e Salgueiros. Ao ingressar nesta equipa técnica, já formada, as funções de treinador-estagiário passaram por ser o responsável pelo treino individual e de prevenção de lesões, sendo o membro da equipa técnica que comunicava diretamente com os fisioterapeutas, colaborador ativo na planificação da unidade de treino, liderando a parte preparatória e ativação no dia de jogo, responsável pela observação e análise do adversário (individualmente). A equipa principal do Sport Comércio e Salgueiros competiu no Campeonato de Portugal 2021/2022, prova organizada pela Federação Portuguesa de Futebol atingindo a 2ª Fase que ditava a subida de divisão. A equipa alcançou o 5º Lugar, não conseguindo desta forma obter o principal objetivo, que era o da subida à Liga 3, contudo, e apesar do objetivo de rendimento não ter sido alcançado, a equipa conseguiu grandes feitos esta temporada, tais como: ter conquistado o 1º Lugar na 1ª Fase do Campeonato, ter 14 jogos consecutivos sem perder e uma série de 8 jogos consecutivos a vencer. Adjacente a estas conquistas, e uma das principiais missões do clube, três jogadores formados localmente fizerem a estreia pela equipa principal do clube. Este relatório apresenta ainda um estudo técnico-científico que analisou a incidência de lesões nos músculos posteriores da coxa dos atletas desta equipa, durante a época desportiva 2021/2022. A avaliação da lesão foi coadjuvada por um fisioterapeuta, seguindo as recomendações do “Consensus Statement on Injury Definitions and Data Collection Procedures in Studies of Football (Soccer) Injuries”. Através dos resultados obtidos, foi possível verificar que a lesão no músculo estudado teve maior incidência nos jogadores acima dos 30 anos de idade, como também se verificou que este tipo de lesões necessita de um elevado tempo de recuperação.
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    Observação e análise no futebol profissional: estágio no CD Mafra 2020/21
    (2022) Pincho, João Pedro Leite; Lopes, António Manuel Marques de Sousa Alves, orient.
    A análise no futebol tornou-se essencial para que os treinadores possam aumentar o rendimento dos atletas e das equipas. Através da observação e da análise é possível monitorizar e compreender a performance desportiva, facilitando desta forma a correção de erros e o potenciar dos comportamentos desejados, através do controlo, da avaliação e reorganização do processo de treino. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel do analista no futebol profissional. Através de um estágio na equipa principal do CD Mafra, desempenhando as funções de analista, foi possível aprofundar o conhecimento sobre esta área. O maior foco deste trabalho acaba por ser a análise aos adversários visto que as principais tarefas estão relacionadas com este âmbito da observação e análise. Neste trabalho é feita uma descrição do projeto individual definido para o estagiário, onde é descrito o local de trabalho, as funções e tarefas exercidas, os objetivos do estágio, a metodologia aplicada e o planeamento da época. Adicionalmente é feita uma reflexão sobre o processo de jogo, de treino e de observação ao longo da época, na perspetiva do papel de analista de jogo. Para além da descrição e reflexão sobre o trabalho desenvolvido ao longo do ano, realizou-se um artigo onde se analisaram todos os golos marcados pelo CD Mafra na Liga Portugal SABSEG 2020/21. Os resultados demonstram uma maior propensão para marcar nos jogos em casa (60%); a maior parte dos golos marcados surgiram na 2ª parte (57%); o método ofensivo mais predominante nos lances analisados foi o ataque posicional (46%); o ataque rápido foi o método ofensivo menos utilizado (11%); e uma percentagem considerável de golos de bola parada (23%) ou na sequência de lances de bola parada (20%). Como considerações finais, conclui-se que o analista assume um papel fundamental nas equipas técnicas no futebol profissional. A sua função passa principalmente por encontrar soluções e saber interpretar, de forma sistematizada e consistente, a informação recolhida. Numa altura em que o acesso a vastas quantidades de informação nunca foi tão fácil, a verdadeira tarefa passa por saber definir aquilo que é realmente importante. Palavras-Chave: Análise de jogo; Análise do golo; Futebol; Treino; Performance.
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    Relatório Final de Estágio realizado na equipa de Juvenis (Sub.17) do Clube Desportivo de Tondela na época desportiva de 2020/2021
    (2021) Sousa, João Pedro Gonçalves Chaves de; Casanova, Filipe, orient.
    Neste relatório de estágio irei relatar todo o processo de estágio realizado no escalão de juvenis Sub.17 do Clube Desportivo de Tondela realizado durante a época desportiva de 2020/2021, no âmbito do Mestrado de Futebol – da Formação à Alta Competição, da Faculdade de Educação Física e Desporto, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Ao longo deste documento vai ser possível aprender um pouco sobre a história do Clube Desportivo de Tondela; perceber quais os recursos disponíveis a utilizar por parte do escalão em que estive inserido; dar a conhecer as funções de estagiário exercidas ao longo do processo, respetivos objetivos e os da equipa, também; informar os processos de treino, jogo e de observação; e, claramente, analisar a evolução desta equipa ao longo período competitivo. Este documento termina com um estudo técnico-científico realizado na equipa em questão, em que o seu objetivo foi o de perceber a influência (positiva ou negativa, significativa ou não) da realização de planos de treino durante o período confinamento (gerado devido ao surto global do coronavírus), nas avaliações das capacidades condicionais de 25 atletas de uma equipa de futebol de juvenis (15 e os 16 anos), através da comparação dos resultados obtidos em dois momentos avaliativos. No período de pré-época foi realizado o primeiro momento avaliativo. Foram aplicadas baterias de testes para avaliar a Resistência específica, a Força (nomeadamente a força dos membros superiores, força abdominal e força dos membros inferiores), a Velocidade (máxima e de aceleração) e a Flexibilidade (Modified Sit-and-Reach). Durante o período de inatividade presencial (confinamento), eram enviados planos de treino a estes atletas para realizarem durante a semana (três a quatro treinos por semana) desde 10 de novembro a 27 de abril. No final do momento competitivo (uma semana depois do ultimo jogo da época) foi realizado o segundo momento. Concluiu-se que os planos de treino enviados, que visavam trabalhar estas capacidades influenciaram positivamente todas as capacidades (66,6% dos atletas melhoraram resistência; 66,6% a força m.s.; 81% a força abdominal; 85,7% a força m.i.; 57,1% a velocidade máxima; 61,9% a velocidade de aceleração; e 42,8% a flexibilidade). Em suma, o relatório evidenciou todo o exercício de funções de treinador estagiário nos sub.17, possibilitando a aquisição integral das múltiplas competências de treinador de Futebol.