Mestrado em Futebol - da Formação à Alta Competição
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Percorrer Mestrado em Futebol - da Formação à Alta Competição por autor "Costa, João Miguel Martins"
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Item Relatório final de estágio Sporting Clube Linda-a-Velha (Benjamins 2006) : época desportiva 2016 - 2017(2017) Costa, João Miguel Martins; Veríssimo, Nelson Alexandre da Silva, orient.Este relatório surge no âmbito do estágio para obtenção de Grau de Mestre em Futebol – da Formação à Alta Competição, no curso de Mestrado da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, e foi realizado no Sporting Clube de Linda-a-Velha, como Treinador Principal Estagiário da equipa B de Benjamins A (2006). Este relatório tem como objetivo apresentar e analisar o processo de treino conceptualizado pela equipa técnica e compará-lo com a sua efetiva operacionalização e adequação ao modelo de jogo selecionado. Da análise efetuada conclui-se que, no período Pré-competitivo, os Métodos Específicos de Preparação (MEP) foram os mais utilizados na operacionalização do Modelo de Jogo definido, a representarem cerca de 48,5% do tempo total de treino, nomeadamente com exercícios competitivos (e.g. jogos de treino). Também no Período Competitivo, foram predominantes os MEP, que representaram 49,3% do tempo total de treino, e novamente com destaque para os exercícios competitivos. Pretendi aprofundar a influência dos encarregados de educação no futebol de formação, no entanto, a literatura analisada não permite retirar conclusões quantitativas. É certo que os encarregados de educação são uma peça chave neste escalão, mas se a sua influência é maioritariamente positiva ou negativa ainda não foi possível aferir. Assim, serão necessários estudos adicionais para diagnosticar, não apenas o quanto os familiares acompanham as crianças, mas também de que forma é feito este acompanhamento e qual o sentimento da criança, face ao acompanhamento dos seus familiares, tanto nos treinos como nos jogos de competição. De qualquer forma, e independentemente dos resultados que estes estudos venham a revelar, é fundamental fomentar o respeito mútuo (treinador – encarregado de educação), de modo a que seja desenvolvida uma relação saudável, propiciando um ambiente estável e sem atritos, que certamente influenciará os jovens atletas de forma positiva.