Mestrado em Produção e Tecnologias do Som
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Percorrer Mestrado em Produção e Tecnologias do Som por autor "Sá, Adriana, orient."
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Item Arte sonora e transdisciplinaridade: processos criativos, DMI, mineração de dados e sonificação(2023) Ferranddis, Nikolas Gomes; Sá, Adriana, orient.O presente trabalho aborda a conexão entre arte sonora e transdisciplinaridade como metodologia criativa do artista, destacando a criação e desenvolvimento da instalação sonora intitulada 'Concerto para Piano e Pandemia'. A obra integra música, DMIs, data mining, data sonification e o desenvolvimento de softwares para criação musical. O texto apresenta uma revisão bibliográfica sobre arte sonora e questões epistemológicas tangentes, além de uma análise do estado da arte em NIME e uma revisão teórica e prática de mineração e sonificação de dados como prática artística. Também é detalhado o processo de desenvolvimento da obra, com uma reflexão sobre a conceptualização da obra em diversos formatos, apresentados online, em exposições e conferências, além de ser convertida em aplicação para a sonificação artística de dados. Um relatório sobre o alcance da obra, com dados de visualizações, é apresentado. O trabalho demonstra a trajetória percorrida pelo autor desde a ideia inicial até a implementação prática da obra, incluindo a inserção sociocultural e temporal e as alterações que uma obra em tempo real pode sofrer. O trabalho contribui para o campo de estudos da arte sonora, destacando-a como uma das principais formas de aplicação do pensamento transdisciplinar. Também é um estudo de caso de criação artística, onde o autor assume várias funções no projeto, incluindo artista criador, desenvolvedor técnico, teórico e implementador prático, além de transformar a obra em software para que mais artistas possam fazer uso desse trabalho. Palavras-chave: Arte Sonora, Transdisciplinaridade, Mineração de Dados, Sonificação de Dados, Novos Interfaces para Expressão Musical, COVID-19, TwitterItem Audiodescrição, percepção e simulação binaural(2023) Borges, Felipe Stolnik; Sá, Adriana, orient.Pretende-se que esta investigação contribua para uma reflexão sobre a acessibilidade de pessoas com deficiência visual às narrativas audiovisuais. O principal método adotado por canais de televisão, cinemas e plataformas de streaming para promover essa acessibilidade é a audiodescrição (AD). Consiste em uma narração verbal que se justapõe à banda sonora original, de modo a fornecer informações relevantes sobre o que a pessoa com deficiência visual não pode ver. Tipicamente, a AD é posicionada frontalmente no campo auditivo, como se o narrador estivesse à frente e muito próximo do ouvinte. A descrição dos acontecimentos visuais é executada nas pausas entre diálogos, mas tende a ofuscar os efeitos sonoros, a música e os silêncios, que também possuem significados para a narrativa. Será possível conjugar o som original e a audiodescrição sem desfavorecer a inteligibilidade das diversas componentes sonoras? São poucas as investigações que se dedicam a esta questão, que é foco central no nosso próprio trabalho. Esta dissertação aborda os princípios que governam a agregação e segregação dos sons, e os mecanismos de localização e percepção auditiva. Debruça-se sobre espacialização sonora e apresenta um estudo de caso, que explora diversas maneiras de posicionar a audiodescrição no campo auditivo. O estudo utiliza as ciências da percepção para analisar como a simulação computacional de binauralidade pode afetar a inteligibilidade da AD e do som original do filme. Com efeito, a utilização de tecnologias binaurais abre novas perspectivas sobre o problema, mas não garante a sua resolução; a eficácia de cada estratégia dependerá sempre de um estudo aprofundado dos nossos mecanismos de percepção. Palavras-chave: acessibilidade; audiodescrição; audiovisual; binaural; percepção auditiva.