ISG - Business & Economics School - Instituto Superior de Gestão
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer ISG - Business & Economics School - Instituto Superior de Gestão por autor "Barbosa, Maria"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O marketing relacional sob a perceção do cliente no contexto do ensino superior: estudo exploratório(ISG, 2012) Filipe, Sandra; Barbosa, MariaThe aim of the present research is to identify the factors that lead to a satisfactory relationship between the customer and the organization in the context of Higher Education. In order to evaluate customer loyalty a questionnaire was applied to the students in the last year of Undergraduate Studies at the Aveiro University in Portugal. The answers to the interviews were analyzed using the textual content analysis.Item Os new media como instrumento de comunicação política : estudo do caso das eleições legislativas em 2011 na península ibérica(CIGEST, 2013) Barbosa, Maria; Mota, Joana; Brandão, Nuno Goulart; Filipe, SandraO objetivo geral desta investigação consiste em analisar a comunicação de marketing institucional nos new media dos dois principais partidos que se candidataram às eleições legislativas em Portugal e em Espanha, tendo as primeiras decorrido em Maio/Junho de 2011 e as segundas em Novembro de 2011. Os partidos investigados foram o Partido Socialista (PS) e o Partido Social Democrata (PSD) em Portugal e o Partido Socialista Obrero Espanhol (PSOE) e o Partido Popular (PP) em Espanha. Para efeitos da presente investigação o termo new media foi definido como o conjunto dos canais de comunicação digital, abarcando ferramentas da Web 2.0. (Barbosa & Motta, 2011). A metodologia de investigação utilizada consistiu na análise temática de conteúdo, sendo o corpus constituído pela comunicação institucional constante nos diferentes new media dos quatro partidos referidos. Os resultados indicam que o esforço de marketing total desenvolvido pelos partidos-alvo do estudo é muito idêntico, embora cada um dos quatro partidos tenha recorrido a diferentes tipos de new media ao seu dispor e os utilizados com intensidade distinta.Item O Recurso aos New Media como Estratégia de Comunicação Política - o caso das eleições Portuguesas para Presidente da República em 2011(ISG, 2011) Barbosa, Maria; Mota, JoanaAccording to the literature in the field of Political Communication the use of new media played a major role in the election of Barack Obama as the new President of the United States of America in 2008. Web campaigning has become an important subject for other democratic countries, including Portugal. The aim of the present research consists in identifying and analyzing the official websites of the six candidates that run for President in the elections in Portugal in January 2011. Concerning the use of new media, the political communication strategies employed by each candidate were compared. The applied research methodology consisted in the thematic content analysis, used both as a quantitative and a qualitative tool.