FE - Dissertações de Mestrado
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Percorrer FE - Dissertações de Mestrado por autor "ANTUNES, VITOR FILIPE SILVA"
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- Item Contribution to incorporation of non-recyclable plastics in bituminous mixtures(2025) Fonseca, João Clérigo; FE - Faculty of Engineering; ANTUNES, VITOR FILIPE SILVA; Freire, Ana CristinaNos últimos 50 anos, a produção mundial de plástico registou um aumento exponencial, levando à procura de novas soluções que reutilizem estes resíduos. Este estudo explora a incorporação de resíduos plásticos não recicláveis em misturas betuminosas, pretendendo desenvolver uma solução sustentável com desempenho igual ou superior ao das misturas tradicionais para camadas de desgaste em pavimentos rodoviários. Selecionaram-se dez amostras de resíduos plásticos colhidos num centro de resíduos, onde apenas uma tinha valor comercial. Obtiveram-se 75 amostras após separação visual e ensaios de densidade. Avaliou-se o ponto de fusão dos plásticos, identificando os mais adequados para incorporar por via húmida. A via húmida revelou se ineficaz devido à fusão parcial do plástico no betume. O estudo prosseguiu pela via seca, formulando-se uma mistura com 10% de plástico, validada através de ensaios Marshall. Posteriormente efetuou-se ensaios de sensibilidade à água, deformação permanente, fadiga, módulo de rigidez, macro e microtextura, recuperação de betume e uma avaliação ambiental e económica. Os resultados obtidos mostraram maior flexibilidade e resistência à água, elevada resistência à deformação permanente, menor rigidez e suscetibilidade a variações de frequência e temperatura. Estes resultados indicam que a adição de plástico melhora as propriedades das misturas betuminosas e reduz custos, oferecendo uma alternativa sustentável para os resíduos plásticos na construção de estradas.
- Item Mobilidade sustentável : a contribuição da ferrovia para a descarbonização(2023) Gaspar, Pedro Miguel da Silva; Faculdade de Engenharia; ALMEIDA, CARINA DA CONCEIÇÃO MENDES DE; ANTUNES, VITOR FILIPE SILVAO setor dos transportes desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento socioeconómico dos países, permitindo o transporte de pessoas e mercadorias. Atualmente, este setor enfrenta inúmeros desafios na medida em que é um dos maiores emissores de gases com efeito de estufa. A implementação de novas políticas para contrariar estas emissões pode enfrentar alguns desafios sociais, considerando a necessidade de repensar hábitos e mentalidades. Num contexto de transição climática, será o setor capaz de assegurar que as necessidades de mobilidade de pessoas e bens em viagens transfronteiriças em Portugal e Espanha continuam a ser satisfeitas? O futuro da ferrovia em Portugal, enquanto parte da rede europeia, será determinada pelos investimentos projetados para as próximas décadas, nomeadamente no sentido de reduzir os tempos de viagem e aumentar as ligações, evitando a perda de mobilidade e de competitividade face a outros meios de deslocação. Este estudo avalia a viabilidade do comboio de alta velocidade como principal meio de transporte para viagens de média distância, analisando as pontes aéreas e ferroviárias à escala ibérica. O balanço das emissões demonstram que o comboio elétrico é consideravelmente menos poluente que o avião, embora o comboio a diesel emita duas vezes mais do que o comboio elétrico. Os resultados dos inquéritos comprovam que os principais critérios de escolha de um modo de transporte são o tempo de viagem e o preço do bilhete. O comboio revela-se mais vantajoso que o avião para viagens curtas, sendo que, à medida que a distância aumenta, o comboio torna-se menos vantajoso que o avião. Em conclusão, o comboio de alta velocidade é uma alternativa ao avião se o tempo viagem e o custo forem inferiores ou idênticos, embora as ligações analisadas revelem a inexistência de uma ferrovia de alta velocidade em Portugal e uma fraca conexão da rede o resto da Europa. Palavras-chave: Transporte ferroviário de alta-velocidade; Transporte aéreo; Península Ibérica; Ação Climática; Estratégias de Mobilidade.
- Item Reforço de solo-cimento com fibra de cânhamo para camadas de base e sub-base de pavimentos rodoviarios(2023) Martins, Filipe Alexandre Fernandes; Faculdade de Engenharia; ANTUNES, VITOR FILIPE SILVA; Crucho, João Miguel LopesA construção das camadas inferiores de pavimentos rodoviários frequentemente implica custos substanciais, tanto do ponto de vista económico e ambiental. Neste contexto, foi desenvolvida uma investigação laboratorial sobre a estabilização de uma areia argilosa com elevada plasticidade utilizando cimento e reforço através de fibras de cânhamo, visando reduzir tais custos. Foram produzidos provetes de solo estabilizado com cimento e reforçados com fibras de cânhamo, com teores de 0,1% e 0,2%, para avaliar o desempenho mecânico. Ensaios de compressão uniaxial e compressão diametral foram realizados após 1, 7 e 28 dias de cura, juntamente com ensaios de California Bearing Ratio (CBR), com e sem embebição. Os resultados indicam que a adição de fibras de cânhamo resultou numa melhoria nas propriedades mecânicas do solo em comparativamente ao o solo estabilizado apenas com cimento. Houve aumentos na resistência à compressão e tração indireta. Quanto aos ensaios de CBR, de modo geral, observou-se um aumento no desempenho. Desta forma conclui-se que a aplicação de fibras pode ser uma vantagem, tanto ao nível da engenharia como ao nível do desenvolvimento sustentável, sendo a mesma uma alternativa viável e mais ecológica para a execução das camadas de base e sub-base de pavimentos. Palavras chave: Desempenho mecânico; Estabilização de solo; Fibras de cânhamo; Pavimentos rodoviários; Sustentabilidade